Onde comer em Aracaju
A gastronomia em Aracaju é deliciosa e repleta de frutos do mar e também do mangue — o caranguejo e o aratu estão em todos os cardápios! E tem ainda preparos típicos do interior do Sergipe que viraram sucesso na capital do estado, além de frutos e temperos regionais que dão um toque especial aos preparos!
Confira a seguir nossas dicas do que e de onde comer em Aracaju.
Onde comer caranguejo em Aracaju
Em Aracaju, o caranguejo está por todos os lados: nos manguezais, em forma de escultura gigante em uma das mais movimentadas avenidas da cidade e, também, no cardápio de muitos restaurantes. Geralmente acompanhado de vinagrete, o crustáceo é sem dúvidas o carro-chefe gastronômico da capital sergipana. Embora não seja tão simples manusear o martelinho na tentativa de quebrar a casca e obter a sua carne, vale muito a pena provar essa iguaria tipicamente aracajuana — entre uma cervejinha e outra, apreciar esse petisco é quase uma terapia 😂. Entre os locais mais recomendados para provar no caranguejo, estão o Cariri e o Rei da Sopa, na Passarela do Caranguejo, além de beach clubs como o Staleiro 79 e o Duna.
Onde comer frutos do mar em Aracaju
Os pratos com frutos do mar, sempre frescos, também têm destaque especial na culinária sergipana. São moquecas de diversos tipos, camarões e peixes em diferentes preparos, além de ingredientes não tão tradicionais, como é o caso do aratu, um pequeno caranguejo que costuma ser servido em caldos e em recheios de pastéis. Uma das moquecas mais famosas em Aracaju é a do Pitú com Pirão da Eliane. No delicioso restaurante Caçarola, no segundo andar no Mercado Municipal Antônio Franco, a boa pedida é o Camarão de Cueca, como é chamada a moqueca de camarão por lá. E para se fartar provando várias das delícias sergipanas, conheça o buffet do restaurante Mangará.
Onde comer carne de sol em Aracaju
Outro preparo bastante apreciado em Aracaju é a carne de sol, que costuma vir acompanhada de vinagrete, arroz, feijão fradinho, pirão de leite, mandioca frita e farofa. O Carne de Sol do Ramiro é sem dúvidas o local mais famoso para provar essa saborosa iguaria nordestina. O restaurante O Miguel também é elogiado pela carne de sol.
Bares em Aracaju
Para curtir a noite e provar petiscos bastante regionais, todos os caminhos levam à Passarela do Caranguejo. Lá estão diversos restaurantes, um ao lado do outro, a maioria com música ao vivo e clima bastante descontraído. Além da Casa de Forró Cariri, um nome clássico na noite aracajuana, também ganham destaque o Porto Madero, Terra Tupi, Amanda e o Laguna. Os cardápios são bem semelhantes, com caranguejo, pastéis, caldos de frutos do mar, carne seca e outros pratos que podem ser compartilhados. Em outra área da cidade, descontraído e com ótimo cardápio de petiscos e cervejas artesanais próprias, está a Cervejaria Uçá.
Restaurantes contemporâneos em Aracaju
Se a ideia for fazer uma refeição mais demorada, em que os sabores sergipanos são trabalhados em sua excelência, não deixe de visitar o Seu Sergipe Bistrô, da chef Seichele Barboza, que participou do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo. Outra opção de restaurante com clima mais aconchegante é o Sollo, que fica em frente à praia de Aruana e serve apetitosos pratos como risotos, massas e carnes.
Beach clubs em Aracaju
Para curtir a vida à beira-mar (ou rio), escolha passar o dia em um dos seguintes restaurantes que funcionam como beach clubs: o Staleiro 79, na Praia do Mosqueiro; o Duna Beach Club Bar, e o Prainha Bar, à margem do Rio Vaza Barris.
Comidas tradicionais de Aracaju e do Sergipe
Uma vez em Aracaju, não deixe de provar as delícias dos mercados e feiras da cidade. O Sergipe é o maior produtor de mangaba do Brasil, então, como é de se imaginar, o fruto está por todos os lados: picolés, sorvetes, geleias, doces e sucos. As castanhas, além de frescas, tem ótimos preços em Aracaju. Experimente ainda as tapiocas, supertradicionais por lá.