Onde comer em Bangkok
“Comer bem” faz parte da cultura tailandesa e isso é algo que fica bastante evidente em Bangkok, uma cidade extremamente gourmet. Na capital você encontrará uma quantidade enorme de restaurantes e barracas que vendem e servem o melhor da gastronomia do país, além de estabelecimentos especializados em comida internacional e fast food, opções para os que não gostam de sabores exóticos ou têm alguma restrição alimentar.
Leite de coco, molho de peixe, capim-limão, manjericão-tailandês, ervas aromáticas e especiarias estão entre os ingredientes utilizados no preparo de pratos tradicionais, famosos por combinarem diferentes sabores - doce, salgado, azedo e apimentado. O noodles de arroz e o arroz propriamente dito são dois elementos que não podem faltar em uma tradicional cozinha tailandesa.
Para quem não conhece muito a culinária do país, a nossa dica são pratos famosos como o Pad Thai, macarrão de arroz salteado com camarões, queijo tofu, entre outras carnes, além de ovos e condimentos como alho e pimenta. Sopas com noodles também são muito apreciadas, a exemplo da Sen Lek, que leva pedaços de porco, brotos de feijão cozidos e que fica ainda mais deliciosa com uma pitada a mais de chilli. Já o Gang Keow Wan é um prato à base de pasta verde de curry, bambu, leite de coco, frango e manjericão-tailandês. Simples e divino!
Comida de rua
Quer conhecer uma nova cultura? Comece pela cozinha. A culinária tailandesa, por exemplo, diz muito sobre a origem do povo, os costumes e as tradições; além disso, é totalmente sem frescuras. Prova disso é a grande quantidade de barracas que vendem comida deliciosa - e muito barata - em praticamente todas as esquinas.
Não deixe de experimentar essas iguarias, mas se cerque de cuidados ao escolher o local, evitando, assim, problemas de saúde que possam vir a estragar a sua viagem. Confira algumas dicas:
- só tome água mineral engarrafada;
- evite o consumo de gelo (quando não souber a procedência da água);
- antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo (confie no seu instinto!);
- desconfie sempre de alimentos crus, como frutas, legumes/verduras, peixes, especialmente se estiverem expostos;
- observe também se a barraca/restaurante é frequentada/o por outros turistas e locais;
- se você sentir qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento, como diarreia, febre etc., procure um médico imediatamente.