O colorido das janelas e portas dos casarões coloniais hipnotiza os viajantes que chegam a Paraty. Os tons fortes se juntam ao intenso verde da Mata Atlântica, que acompanha toda a cidade e emoldura o mar. Por dentro da serra, cachoeiras dão um toque ainda mais espetacular à encantadora Paraty. A cidade alia turismo histórico, paisagens naturais exuberantes, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural. É destino para quem deseja descansar, mas não necessariamente desplugar do mundo. Lugar cativante e que desperta paixões entre os viajantes. Deixe-se levar por esse maravilhoso roteiro pela Costa Verde do Rio de Janeiro.  

Paraty Paraty Paraty Paraty Paraty

Fundada oficialmente em 1667, Paraty era apenas um pequeno povoado aos pés do Morro do Forte. A cidade cresceu e se tornou, entre os séculos XVIII e XIX, um dos maiores entrepostos comerciais do país. Rota do Caminho do Ouro, por onde escoavam as preciosidades vindas das Minas Gerais, e grande produtora de cana-de-açúcar, Paraty era ponto final da Estrada Real. Com a construção de um novo caminho, por onde levavam ouro e pedras preciosas diretamente ao Rio de Janeiro, a cidade perdeu importância e por muitos anos ficou esquecida, até ser redescoberta pelo turismo e se tornar um dos mais belos destinos do Rio de Janeiro e do Brasil. Os tempos agora são bem diferentes dos séculos passados, mas a circulação de estrangeiros continua intensa e a arquitetura colonial, bastante preservada, é uma bela maneira de viajar na história.  

Paraty

Caminhar pelas ruas construídas em pé de moleque é um verdadeiro retorno ao passado. Impossível não se encantar com o Centro Histórico. Ao anoitecer, as luzes amareladas são hiptonizantes, assim como todas as cores dos casarões coloniais. Junte a esse cenário toda a imensidão da Serra do Mar e você terá um cartão postal apaixonante. Paraty é um destino que foge completamente ao padrão unilateral de cidades turísticas. A cidade une história e paisagens naturais realmente estonteantes e, o melhor de tudo, Paraty está em uma das mais lindas baías do país e oferece mais de uma centena de praias e ilhas para quem deseja curtir os dias de sol. E para quem preferir o contato mais íntimo com a Serra do Mar, há ainda uma grande variedade de cachoeiras a serem desbravadas pelos viajantes.  

Paraty Paraty Paraty Paraty Paraty

As belezas naturais e a história da cidade são inegáveis. Mas ela vai além. Paraty tem um certo ar que inspira a produção cultural e o deleite gastronômico. O Centro Histórico tem lojas repletas de artesanatos, ateliês de artistas locais estão por toda parte, fotografias estampam as vitrines e as livrarias são mesmo um convite a horas a fio com um bom café. Impossível negar essa vocação diante de eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP e a Paraty em Foco, que reúne fotógrafos de todo o país. Tudo acontece em meio a dezenas de bons restaurantes que oferecem cardápios sofisticados, com misturas dignas de grandes chefs. As mesinhas ao ar livre, diante das igrejinhas históricas, arrebatam qualquer turista, enquanto os pratos agradam até os mais exigentes paladares. Ao sentar-se para jantar, não deixe de brindar com uma boa cachaça artesanal. Elas estão entre as melhores do país e você estará bebendo um pouco da história de Paraty.   

Paraty

Quer conhecer um pouco mais sobre Paraty e a Costa Verde do Rio de Janeiro? Veja tudo sobre as praias e cachoeiras, as melhores pousadas e restaurantes, os passeios de barco e lancha, além de dicas para organizar a sua viagem e torná-la ainda melhor. Aproveite para se perder entre as praias e ilhas paradisíacas, experimente um gelado e revigorante banho de cachoeira e ande sem rumo pelas ruas do Centro Histórico. Certeza que você sairá de Paraty apaixonado e com ainda mais vontade de voltar.