Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Eixample e a Passeig de Gràcia

O Eixample é uma das regiões mais charmosas e encantadoras de Barcelona. Localizado acima da Praça da Catalunha, o Eixample é conhecido pelos quarteirões planejados, avenidas largas e obras modernistas. É uma expansão além dos muros que marcavam a cidade medieval e um passeio imperdível na cidade.

O distrito do Eixample é bem grande e engloba diversas atrações, entre elas a Casa Batlló, La Pedrera - Casa Milà, a Sagrada Família, o Recinto Modernista de Sant Pau e a elegante Passeig de Gràcia, uma das mais belas avenidas de Barcelona. Rende facilmente dois dias inteiros de passeio, mas uma boa pedida é se hospedar por lá para todos os dias poder percorrer as belas ruas do bairro.

Eixample e a Passeig de Gràcia

História do Eixample

O Eixample é uma expansão da cidade medieval de Barcelona. Construída fora da área murada, a região foi projetada pelo engenheiro Ildefonso Cerdá, que propôs uma grade contínua de quarteirões do mesmo tamanho.

O projeto de ampliação da cidade, iniciado a partir de 1860, previa amplas avenidas, belos jardins e bons espaço entre as edificações. Bem diferente do que é encontrado nos bairros mais antigos, como o Gótico e o Born.

Eixample e a Passeig de Gràcia

Parte das vias do Eixample foi projetada para correr paralelamente ao mar e o restante é perpendicular, sendo que vértices dos quarteirões coincidem com os pontos cardeais. Até mesmo a localização das árvores nas ruas (uma a cada 8 metros) foi fixada no plano original. 

Vale destacar ainda o detalhe chanfrado em cada ponta de quarteirão, uma das principais características do Eixample. Ao invés de um vértice em ângulo reto nas esquinas, as pontas dos quarteirões tem cortes de 45º, que dão ainda mais amplitude às avenidas. O detalhe previa que, no futuro, as pessoas usariam “locomotivas particulares”, como definiu Cerdá. 

O desenvolvimento do plano de expansão durou quase um século. Hoje, apesar da região não seguir mais o projeto original, o Eixample ainda se caracteriza pela grande simetria, o que rende incríveis imagens áreas.

Eixample e a Passeig de Gràcia

O que fazer no Eixample

Prepare-se para uma deliciosa caminhada por uma das mais deslumbrantes regiões de Barcelona. O Eixample é um convite a passeios sem pressa, com muitas paradas para conhecer atrações incríveis. E como o Eixample é bem grande, vale dividir a visita em dois ou mais dias para aproveitar tudo com calma.

O distrito do Eixample é dividido em seis bairros: L'Antiga Esquerra de l'Eixample, la Nova Esquerra de l'Eixample, Dreta de l'Eixample, Fort Pienc, Sagrada Família e Sant Antoni. Ainda que haja uma divisão administrativa, na prática, você caminhará livremente entre os bairros, sem perceber onde começa um e termina o outro. O melhor é deixar a nomenclatura de lado é usar a avenida Passeig de Gràcia como ponto de referência.

Eixample e a Passeig de Gràcia

Arredores da Passeig de Gràcia

Para conhecer o Eixample, comece o passeio pela Praça da Catalunha e siga rumo à Passeig de Gràcia, conhecida por ser uma das mais belas avenidas de Barcelona. Vale percorrê-la de ponta a ponta para observar as obras modernistas e também para aproveitar algumas oportunidades de compras.

A primeira grande atração que você encontrará ao longo da Passeig de Gràcia é a fantástica Casa Batlló. Um dos principais pontos turísticos de Barcelona e uma das obras mais famosas do arquiteto espanhol Antoni Gaudí, a Casa Batlló é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO e o edifício é visita imperdível para quem está na capital da Catalunha.

Eixample e a Passeig de Gràcia

No mesmo quarteirão da Casa Batlló, outros edifícios apresentam diversos estilos arquitetônicos, o que fez a região ganhar o nome de Ilha da Discórdia (Illa de la Discòrdia) ou Maça da Discórdia (La Manzana de la Discordia). Ao percorrer o local, não deixe de apreciar a Casa Amatller, com projeto de Josep Puig i Cadafalch; a Casa Mulleras, do arquiteto Enric Sagnier; a Casa Lleó Morera, projetada por Lluís Domènech i Montaner; e, para finalizar, a Casa Josefina Bonet, de Marcel-li Coquillat.

Seguindo adiante pela Passeig de Gràcia, você encontrará a Casa Milà - La Pedrera. O inusitado edifício criado por Antoni Gaudí é uma das construções mais famosas do Modernismo Catalão e mais uma visita imperdível ao longo da avenida.

Eixample e a Passeig de Gràcia

Um pouquinho adiante, você chegará ao encontro da Passeig de Gràcia com a movimentada Avenida Diagonal, onde você poderá conferir de perto a Casa Comalat, com projeto de Salvador Valeri i Pupurull e sob grande influência de Gaudí; a Casa les Punxes, obra modernista projetada por Josep Puig i Cadafalch e que hoje funciona como um coworking; e ainda o Palau Macaya, mais uma obra de Josep Puig i Cadafalch, onde está o centro cultural Caixa Forum.

Arredores da Sagrada Família

A Sagrada Família, além de ser uma das mais importantes obras de Barcelona, é também o nome do bairro que cerca a igreja. Parte do Eixample, os arredores da Sagrada Família reservam outras atrações para você visitar. Vale passar todo o dia por lá.

O roteiro da região começa pelo espetacular Templo Expiatório da Sagrada Família, obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí e um dos motivos que leva tanta gente a Barcelona. A visita à Sagrada Família é um dos melhores passeios da cidade e vale reservar algumas horas para percorrer todo o edifício.

Eixample e a Passeig de Gràcia

Não se apresse. O ideal é acompanhar todas as informações do audioguia ou do tour guiado para entender o porquê de cada detalhe da obra. Você sairá de lá apaixonado por tudo o que viu. Lembre-se apenas de garantir o ingresso com antecedência, já que este é um dos pontos turísticos mais disputados de Barcelona.

Após percorrer toda a Sagrada Família, siga rumo ao Recinto Modernista Sant Pau, um dos mais surpreendentes passeios na cidade. Obra do arquiteto catalão Lluís Domènech i Montaner, o conjunto de edifícios do Recinto Modernista Sant Pau foi projetado para ser um hospital cercado por belos jardins. Hoje, o local é um dos mais belos representantes da arquitetura modernista. Impressionante e imperdível!

Eixample e a Passeig de Gràcia

Se você ainda tiver com tempo após visitar a Sagrada Família e o Recinto Modernista Sant Pau, siga rumo à Praça de Touros La Monumental. Mais uma obra no estilo modernista, o espaço já foi, de fato, local de touradas, mas hoje é destaque pela beleza arquitetônica e grandes eventos e espetáculos. 

De lá, dê uma passadinha no Teatro Nacional da Catalunha, na casa de concertos L'Auditori e siga até o Mercat dels Encants de Barcelona, o mais famoso mercado de pulgas da cidade. Ao chegar, não deixe de olhar para o alto: você estará diante da Torre Glòries, o grande edifício repleto de cores que marca o horizonte de Barcelona. Vale até subir para apreciar o mirante, localizado a 125 metros e altura.

Tour e passeios pelo Eixample

Se quiser conhecer melhor o Eixample e toda a região próxima, experimente fazer um passeio guiado. Há diversas opções de tour gratuito, mas vale também investir em experiências mais completas. Veja algumas opções de tours e passeios que passam pelo Eixample em Barcelona. 

Onde comer no Eixample

O Eixample é riquíssimo em opções de restaurante e vale explorar todo o bairro em busca de boas pedidas. Para começar, invista em nos mercados, que sempre oferecem produtos para levar para casa, mas também balcões onde são servidos pratos típicos e cheios de sabor. Na região do L'Antiga Esquerra de l’Eixample, confira o Mercat del Ninot; próximo à Casa Batlló, veja o Mercat de la Concepció; já nos arredores da Sagrada Família, você encontrará o Mercat de l'Abaceria.

Se você está em busca de um lugar com muitas opções e uma experiência gastronômica incrível, uma ótima pedida é o restaurante El Nacional, uma espécie de conglomerado de restaurantes, que atendem a todos os gosto. É um lugar lindo e estrategicamente bem posicionado pertinho da Casa Batlló. Outras boas sugestões de restaurantes no Eixample são a clássica Cerveseria Catalana, o charmoso Brunch & Cake, a tapera Paco Meralgo, o italiano La Patsa Lab e o restaurante de comida galícia O'Retorno.

Veja mais dicas de onde comer em Barcelona.

Eixample e a Passeig de Gràcia

Compras na Passeig de Gràcia e no Eixample

A Passeig de Gràcia é um dos principais pontos de compras em Barcelona. Grande parte das lojas na região é voltada para o mercado de luxo, sendo assim, não espere muitas pechinchas por lá.

Você encontrará na região diversas marcas mundialmente famosas, entre elas a sempre disputada Louis Vuitton, além de Gucci, Dior, Burberry, Balenciaga, Hermès, Cartier, Dolce&Gabbana, Ermenegildo Zegna, Fendi e também a popular Mango (para dar um respiro ao bolso). Independente das compras, a avenida vale o passeio.

Hotéis no Eixample - Onde ficar

O Eixample é uma das melhores regiões para hospedagem em Barcelona e também a nossa favorita na cidade. É perfeito para quem deseja um lugar um pouco mais tranquilo e ainda assim próximo a atrações importantes.

Use a Praça da Catalunha e a avenida Passeig de Gràcia como ponto de referência na hora de escolher a hospedagem: quanto mais próximo das duas, melhor localizado você estará. Dê preferência às regiões conhecidas como L'Antiga Esquerra de l’Eixample (à esquerda da Passeig de Gràcia) e a Dreta de l’Eixample (à direita da Passeig de Gràcia). Você terá estações de metrô bem próximas e linhas de ônibus bem eficientes.

Hotéis próximos à Praça da Catalunha

Hotéis nos arredores da Passeig de Gràcia

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Barcelona

Eixample e a Passeig de Gràcia

Passeig de Gràcia, 12, 1er pis
Barcelona
08007