Melhores Destinos
Bruxelas
Gisela Cabral

Pontos turísticos de Bruxelas

Um dos melhores pontos de referência e de encontro em Bruxelas é a Grand Place, a praça considerada uma das mais bonitas da Europa. Quem se hospeda nos arredores da área pouquíssimas vezes precisará utilizar o transporte público, que é bastante eficiente, diga-se de passagem. 

Confira aqui o nosso mapa de Bruxelas;

Na Grand Place em si encontram-se várias atrações, a exemplo da Maison du Roi (o Museu da Cidade de Bruxelas), a Prefeitura (Hôtel de Ville) e o museu da cerveja. A dica aqui é reservar um tempinho para admirar a beleza da praça, apenas. Esse é aquele tipo de lugar onde é possível passar um dia inteiro e ainda assim não conseguir visualizar todos os detalhes da maravilhosa arquitetura.

Arte-nas-ruas-do-centro-de-bruxelas

Depois de explorar o lugar, você pode aproveitar para bater perna pelos arredores, onde estão várias lojas, bares, casas de chocolate/waffles e a famosa estátua do Manneken-pis, o garotinho fazendo xixi. Não se assuste, porém, ao se deparar com uma escultura minúscula e que "se veste" para datas importantes. Em um museu nas proximidades, estão expostos pelo menos 900 looks da estátua, lembrando que o tíquete para a Maison du Roi também dá direito à entrada no Garderobe Manneken pis.

"Praça gourmet"

Outra área que vale a pena ser explorada nas redondezas é a do Sablon. Considerada a meca dos antiquários, a Place du Grand Sablon está cercada de belas construções, incluindo, ao centro, a fonte de Minerva, de 1751. A cerca de 200 metros dali, também encontra-se a Place du Petit Sablon, um pequeno jardim com fonte, criado pelo arquiteto Henri Beyaert, em 1890. Rodeado por 48 estátuas de bronze, o ponto turístico é ideal para momentos de descanso depois de umas boas caminhadas. 

A pouco mais de um quilômetro do Sablon, está a praça que abriga uma igreja dedicada a Sainthe Catherine. Registros dão conta de que a primeira capela do local foi erguida em 1200, porém a estrutura que se vê por lá, hoje em dia, é datada de 1854, em estilo romanesco, gótico e renascentista. Rodeada de restaurantes especializados em peixes e mariscos, é difícil imaginar que vários barcos de pesca navegaram um dia pela área que foi, por séculos, um importante mercado de peixes.


Muito conhecido pelo mercado de pulgas diário e pelos cafés da place du Jeu de Balle/Vossenplein, o Marolles é outro bairro de Bruxelas que não pode passar despercebido. Inclusive, aconselhamos que você encerre o passeio pela área, assistindo ao pôr do Sol na praça Poelaert, que fica na parte de cima. Para acessar este terraço, basta pega o elevador gratuito, saiba mais aqui.

Tours 

Aqueles que desejam saber mais sobre a história de Bruxelas podem optar por um tour guiado como os da Sandeman's New Europe, que saem a todo momento da Grand Place. Os passeios são rápidos e mais superficiais, geralmente em inglês e espanhol, além de gratuitos (os guias trabalham com sistema de gorjetas).

Mas se você não fala inglês, espanhol ou simplesmente prefere um tour mais aprofundado, e em português, pode entrar em contato com a jornalista brasileira Viviane Vaz, da Id Internacional. A agência de turismo belga é bastante séria e também promove tours nos arredores da capital, em cidades como Ghent e Bruges. É só mandar um e-mail para contact@id-international.eu.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bruxelas