Melhores Destinos
Foz do Iguaçu
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu

Ao pensar nos pontos turísticos de Foz do Iguaçu, nada diferente das Cataratas poderia vir à mente. A cidade tem diversos atrativos, mas não é preciso nem pensar duas vezes para saber que são as cachoeiras as grandes responsáveis pelo turismo na região. Foz é uma cidade bastante completa. Um destino que reúne belezas naturais e humanas, que ganhou destaque há poucas décadas e atiça o imaginário de brasileiros e de muitos estrangeiros. 

O Rio Iguaçu, que faz a divisa entre o Brasil e a Argentina, é o grande autor das Cataratas do Rio Iguaçu, uma das sete maravilhas da natureza. O merecido título pertence a esses dois países, que dividem a beleza das quedas d'água. A maior parte das quedas, no entanto, fica do lado argentino, por isso é tão importante reservar pelo menos um dia para cada parque — um dia para o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, outro dia para o Parque Nacional Iguazú, na Argentina. Mesmo que qualquer texto tente explicar com exatidão a sensação de visitar esse patrimônio da humanidade, é apenas ao vivo que as palavras fazem sentido. 

A diferença entre o parque argentino e o brasileiro é grande, por isso conheça ambos os lados e nenhum cantinho das cataratas terá sido negligenciado. No Brasil, a principal caminhada é a da Trilha das Cataratas, com 1200 m, de onde se tem uma ótima visão panorâmica para as cachoeiras que se formam pelo lado argentino. Entre as atividades do parque está a caminhada em passarelas incríveis acima da água e a visão, bem de pertinho, de quedas d'água, sentindo no rosto os respingos da água que cai. A estrutura e transporte dentro do parque brasileiro é melhor e mais confortável. 

Já do lado argentino, o passeio é mais cansativo, porém muito mais "selvagem". São três trilhas principais, sendo todas elas muito interessantes. Indicamos começar pela trilha que leva à Garganta do Diabo (a mais visitada do parque, com 220 m), seguir para a trilha superior (1700 m), e por último fazer a trilha inferior (1400 m). Dentro do parque argentino, o transporte entre as trilhas é feito num trenzinho, que não passa com a frequência que todos gostariam. Apesar do transporte mais fraco, é do lado argentino que se vê a utilidade de trilhas com acessibilidade — pais com carrinhos de bebê ou pessoas com cadeiras de rodas têm facilidade para circular. Os gostos pelos dois parques ficam divididos, muita gente prefere as paisagens do lado argentino, mas a verdade é que ambos os parques se complementam. 

Como nem só de cataratas vive a cidade de Foz do Iguaçu, não deixe de conhecer também Itaipu Binacional, que, em contraposição à beleza advinda das cachoeiras, foi um desafio completamente humano, nunca visto antes. Itaipu oferece diferentes tipos de passeios, alguns focando na paisagem local, outros no funcionamento da hidrelétrica e outros, ainda, permitem navegar nas águas da represa e admirar o pôr do sol. Opções não faltam! 

Reserve um tempinho de sua programação para conhecer o Parque das Aves, com viveiros enormes, onde os visitantes podem entrar e ter mais contato com os pássaros. Não tão populares, mas nem por isso menos importantes, são o templo budista Chen Tien e a mesquita Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, símbolos da diversidade cultural da cidade.

O Marco das 3 Fronteiras, reformado nos últimos anos, também é um passeio muito legal em Foz, principalmente no fim de tarde, ao pôr do sol. O local tem cenários bonitos, shows de dança durante a noite e locais para comer. Além disso, é símbolo da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 

O complexo Dreamland, que tem Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo, Dream Motor Show e Maravilhas do Mundo, são outros pontos turísticos de Foz do Iguaçu que cada vez mais ganham adeptos. O Museu de Cera é divertido para quem gostaria de ver de perto réplicas de alguns ídolos. Já o Bar de Gelo, é bacana pelo ambiente congelante e porque durante a visita, que dura até 30 minutos, o turista pode beber à vontade dentro do local, além de apreciar um espaço feito completamente por gelo!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu