Praias de Maragogi

Menina dos olhos de muitos brasileiros ávidos por sombra e água fresca, as praias da pequena cidade alagoana impressionam pela beleza e pela transparência. Basta um dia de sol - e que o vento ou a chuva não insistam em remexer as águas - para que o potencial do mar de Maragogi seja revelado. 

Cercada por corais que formam um belo conjunto de piscinas naturais, Maragogi é um lugar para estar em contato direto com a natureza. Visitando as piscinas (também chamadas de galés), é certo que você se depare com muitos peixes e com diferentes espécies da vida marinha. São três conjuntos de piscinas onde há passeios de barcos: as galés "principais" - que são as maiores piscinas naturais de Alagoas -, Taocas e Barra Grande, que pode ser conhecida caminhando no período de maré bem baixinha. 

Maragogi tem várias praias diferentes e cada uma apresenta suas peculiaridades. Um detalhe que chama muito a atenção é que a diferença das praias entre a maré cheia e a maré baixa é incrível - na maré cheia o mar fica mais agitado, enquanto na maré baixa as praias ganham uma longa faixa de areia, permitindo que pequenas piscinas se formem e sejam acessíveis por meio de caminhadas. Em algumas praias, é possível andar até um quilômetro por "dentro" do mar, até que se chegue na água. 

Maragogi, a praia principal, é a que tem mais movimento devido aos vários bares e restaurantes ao longo da orla - a praia tem estrutura, mas há outras mais interessantes em Maragogi, não resuma sua viagem apenas à área central, que pode ter águas impróprias para banho. Se quiser conhecer uma das praias mais interessantes da região, vá até Peroba, na divisa com Pernambuco, e curta um mar sereno, com direito a admirar muitas piscinas formadas por corais. 

Xaréu é mais uma das praias que merecem destaque. O trecho de areia dessa praia não é extenso, mas, na maré baixa, é possível andar vários metros mar adentro e aproveitar uma praia com águas rasas, ideais para crianças. Ponta de Mangue e Barra Grande - talvez duas das praias que mais fazem sucesso na região - não podem ficar de fora da sua lista. Barra Grande tem um banco de areia que permite ir até as piscinas naturais na maré baixa e Ponta de Mangue é ideal para descansar.

Para conhecer a região em sua mais bela forma, certifique-se de fazer a viagem no período de maré baixa para, assim, poder curtir as piscinas naturais e as praias com longas faixas de areia. Confira o site do Meio Ambiente de Alagoas para ver as condições do mar na cidade; pode haver praias impróprias para mergulho, especialmente na área central, que tem mais gente.

  • Praia-de-burgalhau

    Praia De Burgalhau

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Areias claras, mar paradisíaco e com poucas ondas - Burgalhau tem o mesmo cenário de outras praias da região, mas é considerada por alguns visitantes uma das melhores praias de Maragogi. Além dos coqueiros e dos arrecifes vistos na maré baixa, nessa praia também está a foz de um rio. 

    A praia não tem tanta...

  • Praia-de-japaratinga

    Praia De Japaratinga

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    Japaratinga é um município vizinho de Maragogi e dá nome à principal praia da cidade. O lugar tem visual bucólico, ondas fracas e um mar muito bonito.

    Cercada por inúmeros coqueiros, a praia de Japaratinga é ótima para esquecer o movimento das grandes capitais e simplesmente relaxar.

    Essa praia é indicada para...

  • Antunes

    Antunes

    Nota: 2.5 de 10 (1)

    Antunes é uma praia tranquila, praticamente sem comércio e, portanto, bastante procurada por quem deseja relaxar.

    O local, como outras praias de Maragogi, tem coqueiros e fica com mar calmo no período de maré baixa. 

  • Praia-de-barra-grande

    Praia de Barra Grande

    Nota: 0.0 de 10 (1)

    Barra Grande é uma das praias mais legais de Maragogi. Suas águas são límpidas, calmas, ideais para famílias com crianças ou para quem prefere curtir um mar estilo piscina. A bela cor que atrai turistas de diversas cidades mantém-se nessa região e fica ainda melhor se você alcançar as galés de Barra...

  • Barreira-do-boqueirao

    Barreira do Boqueirão

    Nota:  de 10 (0)

    Barreira do Boqueirão é uma das praias famosas de Japaratinga, cidade vizinha de Maragogi. Essa praia tem um trecho pequeno de areia e alguns restaurantes e bares próximos ao mar que oferecem a estrutura de que um turista precisa para passar o dia.

    O mar por ali costuma ser calmo e fica parecido com uma piscina durante a maré baixa, mas,...

  • Bitingui

    Nota:  de 10 (0)

    Bitingui é uma das belas praias de Japaratinga, cidade vizinha de Maragogi. Essa praia é um paraíso para quem viaja em busca de tranquilidade e quer desfrutar de uma praia praticamente deserta.

    Na maior parte do ano, Bitingui, apesar de lindíssima, não recebe muitos visitantes, tornando o lugar uma pérola do litoral alagoano. ...

  • Pontal-do-boqueirao

    Pontal do Boqueirão

    Nota:  de 10 (0)

    Pontal do Boqueirão é um pouco diferente das outras praias de Japaratinga ou Maragogi. O local é tranquilíssimo e tem um mar esverdeado muito bonito, assim como outras praias próximas, mas sua diferença é ter algumas falésias nas proximidades de Barreira do Boqueirão. Essa praia está perto do Rio...

  • Praia-de-maragogi

    Praia de Maragogi

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Maragogi, como o próprio nome sugere, é a principal praia da cidade. Ela fica localizada no centro e é bastante movimentada, pois em suas proximidades estão instalados vários restaurauntes, bares, hotéis e pousadas; por causa do movimento, é uma praia com mais lixo na areia. A cor do mar nessa região...

  • Praia-de-peroba

    Praia de Peroba

    Nota:  de 10 (0)

    Peroba é uma praia do litoral norte de Maragogi, mais precisamente localizada na divisa entre Alagoas e Pernambuco. A praia tem muitos coqueiros, águas clarinhas e mornas, além de muitos corais no mar e, consequentemente, piscinas naturais na maré baixa. O lugar não tem um comércio tão forte, por isso fica mais vazio do que a...

  • Praia-de-sao-bento

    Praia de São Bento

    Nota:  de 10 (0)

    São Bento é um povoado de Maragogi conhecido pela fabricação do bolo de goma, biscoito artesanal feito com coco. Sua praia - com águas calmas, diga-se de passagem - é bastante visitada por pescadores e moradores da região; por isso, é comum ver meninos do povoado jogando bola perto do mar ou pessoas procurando mariscos...

  • Praia-de-xareu

    Praia De Xaréu

    Nota:  de 10 (0)

    Xaréu é uma praia a cerca de 8km do centro de Maragogi. Ela fica perto de uma pequena vila com casas de veraneio e não tem muito comércio na areia ou muito movimento de banhistas durante a semana, tornando-se ideal para quem viaja em busca de tranquilidade. 

    Essa praia de águas cristalinas e quentes se difere de outras praias de...

  • Praia-do-boqueirao

    Praia do Boqueirão

    Nota:  de 10 (0)

    Extensa e repleta de coqueiros, a praia do Boqueirão é mais um dos refúgios do litoral sul de Alagoas. Com pouco movimento, mas uma beleza fora de série, essa é mais uma das praias do litoral alagoano ótima para relaxar.

    Diferentemente de praias de grandes centros urbanos, aqui o movimento de pessoas é pequeno e você...

  • Praia-do-camacho

    Praia do Camacho

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Camacho está localizada no litoral sul de Maragogi. Sem muitos bares ou quiosques ao longo de seu trecho, essa praia é mais visitada por moradores e pescadores do que por turistas. Quando a maré está baixa, Camacho ganha um longo trecho de areia e é por isso que se vê muitas pessoas pegando mariscos nessa praia.

    Enquanto...

  • Praia-do-dourado

    Praia do Dourado

    Nota:  de 10 (0)

    A pequena praia do Dourado não é das mais populares de Maragogi. Enquanto para muitos turistas o lugar passa despercebido, para quem vive na região é uma praia usada como fonte de renda, pois em suas areias muitas pessoas pegam mariscos no período de maré baixa. Esse trecho da orla mantém as águas claras típicas...

  • Praia-do-patacho

    Praia do Patacho

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Patacho, em Porto de Pedras, é um paraíso para relaxar. O lugar tem milhares de coqueiros na beira do mar, recebe poucos visitantes, não tem comércio ou vendedores ambulantes e ainda oferece um mar calmo e de águas esverdeadas. Para aproveitar o sol, evite visitar o lugar no final da tarde, pois nesse momento é...

  • Praia-ponta-de-mangue

    Praia Ponta de Mangue

    Nota:  de 10 (0)

    Ponta de Mangue é uma das praias mais famosas de Maragogi. Ela fica no litoral norte da cidade e faz sucesso pelas águas claríssimas e mornas, principalmente no período do verão. Apesar de o nome sugerir que a água dessa praia pode ser turva, basta conhecê-la no período certo para ver que suas águas podem se...

Tudo que você precisa saber sobre Maragogi!

Esse texto sobre Praias de Maragogi faz parte do guia de Maragogi no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Maragogi

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.