Quando ir a Pisa

Pisa tem um clima temperado e úmido, já que fica perto do mar. A época mais chuvosa acontece durante o fim do outono e o começo do inverno (outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro). Quase não chove durante o mês de julho e a temperatura pode ultrapassar a marca dos 30 graus. Abaixo, um resumo das estações em Pisa:

A primavera (20 de março a 20 de junho) é uma excelente época para visitar Pisa, principalmente no final da estação. Isso porque durante o mês de março ainda chove e faz frio, com temperatura máxima em torno de 12 graus e mínima de 5 graus. A partir de abril, no entanto, os dias começam a ficar ensolarados, com pouca possibilidade de chuva. As temperaturas ficam agradáveis, com máxima por volta dos 20 graus. Em maio, a temperatura já pode chegar a uns 25 graus, anunciando a chegada do verão. Além das temperaturas agradáveis, a primavera enche de cores as paisagens toscanas, com uma variedade incrível de flores nos jardins. Outra vantagem é que os dias, assim como no verão, ficam mais longos, com pôr do sol às 21h.

Durante o verão (21 de junho a 22 de setembro), a temperatura máxima fica na média dos 30 graus, podendo chegar a 35, principalmente em julho, auge da estação. A temperatura mínima fica em torno dos 18 graus. Ou seja, casaquinhos são bem-vindos durante a noite. As chuvas são muito raras nessa época e é possível ver lindos campos de girassol nas paisagens toscanas.

O outono (23 de setembro a 21 de dezembro) é uma boa época para visitar Pisa, por causa das temperaturas mais amenas. Em setembro, ainda é esperada uma temperatura máxima de cerca de 25 graus. A partir de outubro, no entanto, já cai para uns 20 graus, bom para quem gosta de clima fresco. Entretanto, as chuvas começam a chegar (outubro é o mês mais chuvoso do ano). Novembro e dezembro já indicam a chegada do inverno e as temperaturas caem bastante, podendo atingir a mínima de 5 graus. A época é mais chuvosa, principalmente entre o final de outubro e dezembro, então a umidade pode atrapalhar um pouco os passeios durante esses meses. O ideal é optar por setembro. 

O inverno (22 de dezembro a 19 de março) em Pisa costuma ser rigoroso: a temperatura mínima pode ficar um pouco abaixo de 0 grau. A máxima costuma ficar em torno de 7 graus. O mês de dezembro é bastante chuvoso, mas as chuvas tendem a ficar mais raras a partir de janeiro. Apesar do frio intenso, raramente neva na cidade. Uma desvantagem é que os dias ficam muito curtos: o sol aparece lá pelas 9h e se põe por volta das 16h.

A principal festividade na cidade de Pisa é a Luminara, em homenagem a San Ranieri, padroeiro da cidade. Em 16 de junho de todos os anos, todas as luzes ao longo da beira do Rio Arno são apagadas e substituídas por mais de 70 mil velas. O efeito da luz é incrível! As velas são refletidas na água do rio, e a cidade ganha contornos maravilhosos. No dia seguinte, uma regata fecha as celebrações a San Ranieri. Se estiver planejando uma viagem à Toscana em junho, não deixe de ir a Pisa entre os dias 16 e 17.

Tudo que você precisa saber sobre Pisa!

Esse texto sobre Quando ir a Pisa faz parte do guia de Pisa no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Pisa

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.