Transportes na Ilha de Páscoa
Para conhecer a vila de Hanga Roa, caminhadas são suficientes e imprescindíveis; na hora de explorar o restante da ilha, no entanto, considere alugar um carro, pois os táxis são extremamente caros.
A pé
Essa é a forma de locomoção mais fácil dentro vila. Quem se hospeda em Hanga Roa pode chegar aos restaurantes e às lojinhas caminhando, ou até o Ahu Tahai, onde em todo final de tarde os turistas assistem ao pôr do sol.
Carro
Para quem viaja em até 4 pessoas, certamente é a melhor pedida para conhecer a ilha. Um carro, ou qualquer outro veículo alugado, dá a autonomia e o conforto necessários para fazer os passeios por conta própria.
Se optar por esse meio de transporte, aconselhamos estar sempre com um mapa e comprar um guia impresso da ilha para ter informações a respeito de cada ponto turístico que você visitar, e assim entender com mais propriedade os feitos da cultura rapa nui.
O lado negativo de estar com um veículo alugado é não ter completo domínio das estradas da ilha, que em muitos momentos estão cheias de buracos e carecem de cuidado. Desconhecer as estradas é um fato que pode ser contornado facilmente buscando informação com moradores locais e utilizando um mapa que demonstre os caminhos até os pontos turísticos.
Os carros alugados custam a partir de $40.000; no momento do aluguel é exigida a carteira de motorista.
Moto e quadriciclo
Está viajando sozinho ou com mais uma pessoa? Então considere alugar uma moto ou quadriciclo, cujos valores são mais em conta do que o aluguel de um carro. Uma moto custa cerca de $20.000 e o quadriciclo, $35.000.
O lado negativo desses veículos é seu limite de dois passageiros, além de sofrer diretamente com as condições do tempo - se chover, você se molha, e se estiver ensolarado, você pode se queimar.
Entre alugar um quadriciclo ou um carro, que têm valores próximos, o carro costuma valer mais a pena.
Táxi
Dentro de Hanga Roa as corridas de táxi têm preço fixo ($2.000) e podem até valer a pena em alguns casos, porém, se a ideia é ir a algum ponto que fica distante da vila, os preços são exageradamente caros - se você não viaja em grupo, muitas vezes não compensa.
Não há taxímetro na Ilha de Páscoa, fato que acaba causando certa insegurança ao ficar à mercê de um valor estipulado pelo taxista ou por sua cooperativa.
Caso queira ir a um lugar distante, considere alugar um carro em vez de fazer o trajeto em um táxi.