Acesso aos aeroportos de Nova York

Chegar e sair dos aeroportos é um assunto que sempre gera dúvida nos viajantes. Será que vou de táxi? Será que tem transporte público? Pois bem, aqui trataremos das principais formas de ter acesso aos três aeroportos que servem a cidade de Nova York, são eles o JFK, LaGuardia e o aeroporto de Newark

Vale lembrar que o aeroporto mais próximo de Manhattan é o LaGuardia, mas ele opera principalmente voos domésticos. Os aeroportos JFK, no Queens, e Newark, em New Jersey, ficam praticamente à mesma distância de Manhattan (Times Square). 

Algo para se ter em mente é que os táxis costumam ser uma boa opção para quem viaja em um grupo pequeno, porque embora sofram com o trânsito, oferecem conforto, são privados, e a tarifa cobrada vale para o grupo e não por pessoa. Você mal precisa esperar por eles e eles levarão diretamente ao seu destino. 

Os shuttles (vans compartilhadas) são ótimas alternativas para quem quer gastar pouco, mas como são pagos por pessoa, nem sempre são vantajosos quando se está em grupo. O ponto negativo do shuttle compartilhado é que há grandes chances de você não ir direto para seu hotel e ter que esperar que outras pessoas fiquem em suas acomodações primeiro - isso não é muito legal para quem está cansado e acabou de passar diversas horas entre aeroportos e voos. O transporte público é ideal para quem quer economizar o máximo que puder e os trens são perfeitos para fugir do trânsito, só é preciso levar em consideração que, utilizando o transporte público, você deverá manusear sua bagagem. 

Saindo do JFK 

Táxi - Os táxis entre o JFK e Manhattan têm a tarifa fixa de $52 + taxas, o que deve resultar em um corrida em torno dos $60. A grande maioria dos táxis transporta 4 passageiros, mais malas, mas há alguns táxis maiores que podem carregar 5 passageiros. Essa é uma opção confortável, basta sair do terminal de desembarque e procurar as placas de táxi que logo você encontrará um amarelinho para te levar ao seu destino. Todos os terminais do JFK têm táxis. Veja aqui mais informações. O trajeto entre Manhattan e o JFK leva cerca de uma hora, mas o tempo pode variar para mais e para menos a depender do trânsito. Em horários de pico (início e fim do horário comercial) saia com bastante antecedência.

O AirTrain é um monotrilho que circula 24h por dia entre os terminais do JFK e está interligado ao transporte público de NY. Ele está conectado ao metrô e ao LIRR (Long Island Rail Road), o que permite que você chegue a diversas áreas da cidade fazendo uma baldeação. 

AirTrain + Metrô
Para ir para Manhattan, pegue as malas no aeroporto, siga as placas para pegar o AirTrain e desça na Jamaica Station - ao sair da estação, você deverá pagar nas máquinas de autoatendimento pelo ticket referente ao AirTrain, que custa $5. Posteriormente, na máquina do metrô você poderá pagar pela corrida do metrô ou comprar um metro card e colocar quantos dólares de crédito preferir; nesse caso há a opção de comprar os tickets ilimitados de 7 dias ou 30 dias. No metrô, pegue a linha E para ir a Midtown (Penn Station) e as linhas J e Z para ir a Lower Manhattan/Brooklyn. Outra opção é pegar o AirTrain e ir até a Howard Beach Station e então pegar o trem A para Manhattan. 

A opção mais utilizada entre os turistas que querem ir para a área da Times Square é a combinação Airtrain - Jamaica Station - Linha E. 

Veja aqui as estações de metrô de Manhattan com elevador.

AirTrain + LIRR (Long Island Rail Road) - Essa é a opção mais rápida entre o JFK e Manhattan, o percurso entre os dois locais dura em torno de 20 minutos. O LIRR é um trem rápido que passa pela Penn Station, uma estação de trem localizada na 33rd St/8th Ave, que também está interligada ao metrô.

Ou seja, você sai de seu terminal do JFK, pega o AirTrain até a Jamaica Station e na Jamaica Station pega o LIRR até a Penn Station. Pode parecer um pouco confuso, mas não tem erro, essa é uma ótima opção para quem tem pressa e quer fazer o deslocamento de forma rápida. O LIRR custa entre $7 e $9,50 (a depender do horário que se pega o trem) e o AirTrain custa mais $5. 


É um excelente meio de transporte para quem está saindo do aeroporto e não tem tantas malas para carregar, para quem tem muitas malas, o deslocamento será mais complicado, nesse caso é melhor pegar um shuttle. Veja aqui mais informações sobre o AirTrain.


Shuttle - Os shuttles são vans compartilhadas que levam e buscam passageiros entre o aeroporto e seu destino. É um meio de transporte que se paga por pessoa, portanto, nem sempre é vantajoso, principalmente para quem está em grupo. Para quem está sozinho é uma das melhores opções para chegar e sair de um aeroporto e isso não não apenas para NY, como para diversas outras cidades dos Estados Unidos e do mundo.

Duas das empresas que fazem o transporte em NY são a Super Shuttle e Go Airlink NYC, o custo de uma viagem entre o JFK e a Times Square é de U$20-22 a depender da empresa. Você pode fazer a reserva do shuttle nos próprios sites das empresas citadas ou ao desembarcar em NY. 

Ônibus - O NYCAirporter é um ônibus executivo que circula entre estações trem e ônibus e vai para os aeroporto JFK e LaGuardia. É uma opção barata e confortável, indicada para quem não está com muita pressa. O trajeto entre o JFK e a estação de ônibus Port Authority custa $16. 
 

Saindo do Aeroporto de LaGuardia
La Guardia é um aeroporto do Queens, localizado a cerca de 14km da Times Square. O aeroporto é utilizado principalmente para voos domésticos e os meios de transporte para acessá-lo sem um carro alugado são: táxi, shuttle e ônibus. O metrô não chega até o lugar.
A diferença principal é que por ficar mais próximo da ilha de Manhattan, os custos de deslocamento até o La Guardia são menores e as corridas de táxis mais baratas. 

Táxi - Ótima opção para quem está em grupo pequeno e para quem quer conforto. Uma corrida entre o aeroporto e a área central de Manhattan deve custar em torno de $25-37. Considere, no entanto, que o trânsito para sair ou chegar ao aeroporto pode não ser dos melhores e apesar da curta distância até Manhattan, gasta-se cerca de 40 minutos nesse deslocamento, a depender das condições do trânsito, claro. Veja aqui mais informações sobre os táxis. 

Shuttle - Uma van compartilhada entre o LaGuardia e a área da Times Square custa cerca de $20 por pessoa, o que significa que o shuttle terá um valor vantajoso para quem viaja sozinho, mas quando se viaja em duas pessoas ou mais o táxi acaba por ser mais confortável e mais barato. 
Para utilizar o serviço de vans compartilhadas consulte os sites de empresas como a Super Shuttle e Go Airlink NYC. Considere que utilizando a van compartilhada o tempo será superior aos dos táxis, porque como a van transporta também outras pessoas que são deixadas em diferentes destinos, você pode ser o último a ficar em seu hotel. 

Ônibus da NYC Airporter partem a cada 30 minutos da Penn Station, Grand Central Station e Port Authority Bus Terminal. O custo do ônibus é de $13 entre Manhattan e o aeroporto de LaGuardia. 

Outros ônibus de linhas convencionais também chegam ao aeroporto e com eles pode-se ficar perto de uma estação de metrô para ter acesso ao restante da cidade. O ônibus M60 conecta o LaGuardia ao Upper Manhattan e algumas linhas de trem ao longo caminho (veja aqui); para ir do LaGuardia ao Queens ou Midtown Manhattan, utilize os ônibus Q70 e Q47. Veja mais informações sobre os ônibus que chegam ao aeroporto aqui.
Esse ônibus são pagos com o metro card (cartão recarregável que funciona para o metrô e para os ônibus de NY) ou com o valor exato da passagem, pois não há possibilidade de dar troco. O valor da passagem é de $2,50. 

Saindo do Aeroporto de Newark 
O Aeroporto de Newark está localizado a 26km da Times Square e fica em New Jersey, estado vizinho de Nova York. Mesmo ficando em outro estado, é um aeroporto muito utilizado por quem visita NY; passam por ele mais de 34 milhões de passageiros anualmente. 
Para sair do aeroporto de Newark, os passageiros contam com táxis, ônibus, shuttle, Airtrain e Path.

Táxi não é a forma de transporte mais barata para ir do aeroporto de Newark a Manhattan. Espere pagar ao menos $60-70 para ir até a área central da ilha, pois além da corrida e gorjeta ainda há um pedágio no caminho. Os preços podem variar de acordo com o trânsito ou a altura que se ficará em Manhattan. O táxi é interessante para quem está em até quatro pessoas, para quem tem pressa em chegar ou para quem busca conforto. Veja aqui mais informações. 

O shuttle, serviço de van compartilhada, custa cerca de $21 entre o aeroporto de Newark e a região da Times Square. O preço do transporte é bom para quem viaja sozinho ou em duas pessoas, mas quando o grupo é um pouquinho maior, o custo-benefício do táxi é mais vantajoso. O shuttle pode ser reservado ao desembarcar no aeroporto, ou com antecedência, pela internet. Ter o código postal do local onde você pretende ser deixado é fundamental para conseguir chegar ao endereço que se quer. Entre as empresas que oferecem esse tipo de serviço estão a Go Airlink Shuttle e Super Shuttle. Como o serviço é compartilhado com outras pessoas, saiba que você pode ser o primeiro a ser deixado em seu destino, como pode também ser o último; como não há regra, pode ser que você dê uma boa volta na cidade até chegar ao seu hotel.

O Newark Airport Express é um ônibus tipo executivo que transporta passageiros entre os terminais A, B e C do aeroporto de Newark e três pontos de Manhattan - Grand Central Station, Port Authority Bus Terminal e Bryant Park. Os ônibus passam nos pontos a cada 15 minutos ou 30 minutos entre 23h15 e 6h45. O custo é de $16 por passageiro ($28 se comprado ida e volta) e essa é uma opção de transporte indicada para quem não tem muita pressa em chegar ao hotel. Veja aqui mais informações. 

O Airtrain, monotrilho que interliga os terminais do aeroporto de Newark também está conectado ao transporte público de New Jersey. Saindo de seu terminal de desembarque, procure pelas placas do AirTrain e vá até a Newark Liberty Airport Station, onde você poderá pegar o NJ Transit (sistema de transporte público de trens e ônibus de New Jersey) ou o Amtrak (sistema de trens que vai para outros estados e passa pela Penn Stations, em Manhattan). 
Na Newark Penn Station, estação próxima ao aeroporto, passam transportes do NJ Transit e Amtrak e ainda há ligação com o Path, que é uma forma bem barata de se chegar à Manhattan.

O Amtrak não compensa muito pelo preço, utilizar o trem da NJ Transit ou Path são melhores opções para se chegar em Manhattan. 
Veja aqui um mapa do transporte ao sair do aeroporto para esclarecer seu funcionamento. 
Em resumo, para ir do Aeroporto de Newark até Manhattan, você pode usar:
Airtrain + Amtrak (até NY Penn Station) - $26 (preço do Airtrain incluído);
Airtrain + NJ Transit (até NY Penn Station); $12,50 
(preço do Airtrain incluído);
Airtrain + NJ Transit + Path (até World Trade Center ou 33St Station) - $5,50 + $2,75.

Esse texto sobre Acesso aos aeroportos de Nova York faz parte do guia de Nova York no Melhores Destinos

Comentários para Acesso aos aeroportos de Nova York

  • Missing Francisco Nobre há 8 meses

    Oi. Irei para NY em julho/2016. Meu voo chega no JFK, mas meu hotel é perto do EWR. Assim, terei que ir para Newark. Ficarei 10 dias e pretendo alugar um carro para todo o período. Ao invés de ir de táxi de NY para NJ e vice-versa, penso em alugar o carro no aeroporto JFK e ir direto para o Hotel em NJ e depois entregar o carro no JFK ao final na viagem. Vocês pensam que vale a pena isso, ou a dificuldade de trânsito entre as duas localidades torna recomendável ir por táxi, ônibus ou trem? Obrigado pela ajuda.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.