Salar de Uyuni

Acomodação no Salar de Uyuni

Como você já deve saber, as acomodações do passeio feito pelo Salar de Uyuni são bem básicas. No passeio tradicional, que é compartilhado com pessoas de diferentes origens, os quartos normalmente são também compartilhados, como em um albergue. Chamam esse tipo de acomodação de "refúgio" e são locais bem simples, com pouca estrutura, onde você encontrará chuveiro, banheiros e deverá fazer o jantar e tomar o café da manhã. A hospedagem nesses refúgios está incluída no valor pago pelo passeio. 

Para quem faz o passeio particular e quer mais conforto, há a possibilidade de ficar em hotéis com melhor estrutura, que são da rede Tayka. A rede tem 4 hotéis nas redondezas do Salar de Uyuni.

Cada empresa de turismo que leva turistas ao Salar de Uyuni tem o seu próprio refúgio. No nosso caso, fizemos o passeio de 4 dias e 3 noites com a Cordillera Traveller. Achamos as camas confortáveis e os cobertores suficientes para suportar o frio que fazia à noite (viajamos em dezembro). Ressaltamos, no entanto, que um saco de dormir é conveniente para deitar em um local limpo... Certamente as roupas de cama dessas camas que utilizamos não são lavadas todos os dias. Com um saco de dormir pessoal, mesmo que não seja resistente ao frio, sabemos que estamos dormindo em um local limpo e não em um local onde muitas outras pessoas já se deitaram. 

Fizemos o passeio saindo de San Pedro de Atacama, então a "ordem" de parada de quem começa o passeio em Uyuni será inversa a nossa apresentada abaixo. 

Primeira noite:
O refúgio da primeira noite ficava localizado em um povoado próximo à Laguna Colorada. Nos quartos havia 6 camas e cada pessoa do nosso grupo do carro ocupou uma delas. 
Havia um banheiro compartilhado com três vasos sanitários e, em um cômodo, dois chuveiros. A água dos chuveiros e da torneira eram geladas, o que tornou o banho uma verdadeira aventura, principalmente considerando que estávamos a mais 4.000 metros de altitude, o que deixou a água bem gelada mesmo. 

Segunda noite: 
O refúgio da segunda noite era o que chamam de "hotel de sal". Embora a gente possa pensar que "hotel de sal" é apenas um lugar, na verdade não há apenas um "hotel", e sim vários. Nesse lugar, tudo era construído de sal, inclusive as paredes, as mesas e até o chão (era como uma areia, mas era sal). 
Nessa acomodação havia vários quartos disponíveis. Alguns quartos tinham duas camas, outros tinham três. Algumas pessoas do nosso grupo de passeio dormiram sozinhas, outras com mais uma pessoa e outras em trio. As camas eram confortáveis o suficiente. 
No hotel de sal havia um banheiro compatilhado, com 4 sanitários e 2 chuveiros em funcionamento. Havia água quente nos chuveiros e o banho era bom, considerando as circunstâncias. 
Detalhe: não havia luz elétrica nos quartos, apenas na área comum onde foram feitas as refeições, por isso uma lanterna foi extremamente necessária. 

Terceira noite: 
Na terceira noite ficamos em um refúgio pequeno, mas que tinha quartos com duas ou três camas. No banheiro havia apenas uma pia, dois vasos sanitários e dois chuveiros. A água da pia era fria, mas existia a opção de pagar 10 bolivianos pela água quente do chuveiro (que não funcionou nada bem, mesmo pagando pelo valor cobrado). Os vasos sanitários estavam sujos e a higiene não era o forte desse lugar. 
As camas eram de mola, mas suficientemente confortáveis para uma noite. 

Tudo que você precisa saber sobre Salar de Uyuni!

Esse texto sobre Acomodação no Salar de Uyuni faz parte do guia de Salar de Uyuni no Melhores Destinos

Comentários para Acomodação no Salar de Uyuni

  • Img5906 ann misoles há mais de 6 anos

    oii Camilletd bem?Estou pensando ir em Setembro e minha primeira vez que vou fazer como mochileira...(muito ansiosa e perdida kkk) entao queria mais saber se e muito frio mes de setembro?

    E uma duvida,se quiser ir ate no San Pedro ATACAMA de la do Uyuni tem imigracao e tem que carimbar de novo o passaporte?

    obrigada desde ja!
    bjs

    Ann

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Ann! Tudo bem? Faz bastante frio, mas já é menos do que em julho ou agosto. É bom que você vá com bons agasalhos. Eu fui em dezembro e durante a noite fazia frio, uns 10 graus... nas noites de setembro acredito que você pegaria temperaturas negativas ou próximas de zero.
    Toda vez que passar pela fronteira, sair de um país pra outro, tem que passar na imigração e carimbar o passaporte.
    Beijos

  • Missing Alex há mais de 5 anos

    Olá Camille, td bem?

    Pretendo fazer um roteiro agora em Julho, passando por Santiago, Atacama e esticar até o salar de uyuni. Por acaso você conhece alguma agência que faça esse passeio de ida e volta partindo de San Pedro de Atacama para o Salar de Uyuni e volta para San Pedro de Atacama?

    Obrigado.
    Alex

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Alex. Acredito que quase todas as agências façam o retorno para San Pedro. Foi o que eu fiz... saí de San Pedro, fui para Uyuni e voltei para San Pedro. Utilizei a agência Cordillera Traveller. Abs!

  • Missing Alex há mais de 5 anos

    Ótimo Camille, obrigado pela resposta! Abs.

  • Missing joao guimaraes há mais de 4 anos

    Chegarei em La Paz dia 06/04. Gostaria de ir para Uyuni, aceito sugestões de como chegar e tbém se é epoca de frio.

  • Missing Raphael Peixoto Saraiva há 4 anos

    Oi Camille, estou planejando de ir agora em abril de 2018 logo após a estação das chuvas, poderia me indicar a empresa do passeio saindo de Uyuni em direção à San Pedro ?

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Raphael. A empresa que fiz o passeio foi a Cordillera Traveler.

  • Missing Cadu Vargas há mais de 3 anos

    Enquanto as hospedagens agora tem dentro das mesmas hospedagens básicas quartos privados com banheiro privativo, tem um custo adicional claro, mas acho que valem a pena, pessoalmente eu não conheço, mas os meus companheiros durante a viagem ficaram lá e falaram muita cosa boa. Eu fiz com La Torre Tours, muito profissionais

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.