Salar de Uyuni

Planejamento para ir Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é apenas uma parte de um passeio de carro entre Uyuni, na Bolívia, e San Pedro de Atacama, no Chile. O passeio pode começar em ambas as cidades e sua duração varia de acordo com o serviço contratado. Há passeios que têm duração de um dia, dois dias três dias, outros têm duração de 4 dias... Sugerimos que se opte pelo passeio mais completo, que permitirá conhecer uma maior quantidade de atrações ao longo do caminho e fazer a viagem com mais calma. As agências oferecem a opção de retornar à cidade de origem, ou seja, você não é obrigado a começar o passeio no Chile e ficar na Bolívia.

A maior preocupação com relação a essa viagem é a escolha da agência que realizará a aventura. Escolher uma agência com boa reputação é de suma importância porque isso implica diretamente em sua segurança e no seu conforto. Fazer a viagem por conta própria é algo que não se recomenda. Há diversos relatos de acidentes ao longo do caminho, problemas com os veículos, motoristas que se perderam, motoristas bêbados ou que dirigem como loucos. Uma viagem como essa requer muita atenção porque os solos em que se passa exigem experiência na direção e principalmente porque a viagem é feita em uma área muito isolada, por isso é que os carros de uma mesma empresa costumam andar juntos e um presta solidariedade ao outro em caso de eventuais problemas. Novamente: escolha uma agência bem indicada, pagar um pouco a mais pode garantir sua segurança. 

Antes de realizar seu passeio pelo Salar de Uyuni, leia sobre o assunto. Pergunte na cidade em que você irá começar o passeio quais as agências de turismo recomendadas, leia relatos na internet e se informe com guias turísticos sobre a empresa que eles indicam (são pessoas que entendem bem do assunto). Não há necessidade de contratar o passeio compartilhado com antecedência, você pode fazer sua reserva ao chegar em Uyuni ou em San Pedro de Atacama. Nas agências grandes, os passeios partem todos os dias. Pessoalmente você pode até barganhar o preço e ver mais de perto o serviço oferecido. 

O passeio tradicional pelo Salar de Uyuni é feito em veículos tracionados em um grupo compartilhado (6 turistas + motorista). Nesse passeio estão incluídas três refeições diárias e a hospedagem em "refúgios", que são lugares simples, muito simples mesmo. Esses refúgios nem sempre têm água quente nos chuveiros e os banheiros costumam ser compartilhados com outras pessoas. Não espere conforto se você viaja nesse tipo de tour. A infraestrutura é muito básica. Perrengues acontecem ao longo do caminho e é preciso viajar com a mentalidade de que não é uma viagem com regalias. 

Se a ideia de viajar em um tour compartilhado ou em instalações básicas não te agrada, é possível fazer o tour privado. No tour privado o valor cobrado por pessoa é bem mais caro, mas em compensação, você terá em seu carro apenas pessoas que conhece e poderá ficar em cada ponto de interesse o tempo que desejar. Nesse tour também existe a opção de ficar em hotéis de melhor infraestrutura no lugar dos refúgios (como água quente) e também com melhores refeições. Para quem quer fazer uma viagem com conforto e não se importa em pagar mais por isso, certamente o tour privado é uma opção melhor.

Abaixo algumas empresas que realizam o passeio:
Cordillera Traveler - testada pelo Melhores Destinos
Estrella del Sur 
Ruta Verde - conhecida pelos passeios privados
Red Planet Expedition 
Uyuni Tours
Blue Line
World White Travel

Nossa experiência
Depois de muito ler sobre o assunto, optamos por fazer o tour compartilhado, de 4 dias e 3 noites com a Cordillera Traveller. Partimos de San Pedro de Atacama e retornamos a San Pedro de Atacama, no Chile. Como esperávamos muito pouco da estrutura desse passeio devido aos relatos que lemos e histórias que nos contaram, em alguns momentos fomos até surpreendidos positivamente. Nosso motorista não era muito falante, mas dirigia com prudência e aparentava ter bastante experiência e conhecimento dos caminhos pelo deserto.

Fizemos a viagem apenas com a Cordillera, então não podemos dizer como é o serviço das outras empresas. Gostamos da escolha que fizemos e faríamos novamente o passeio com a empresa. Não foi tudo perfeito, claro, mas estávamos preparados mentalmente para dificuldades ao longo do caminho. Quem pretende fazer essa viagem precisa estar preparado também. Os pontos negativos do passeio foram os banhos gelados, o carro vizinho que deu defeito no primeiro dia (não ocasionou grandes atrasos e foi consertado no mesmo dia) e algumas refeições que não nos apeteceram. Afora esses pequenos contratempos, o passeio correu muito bem. Gostamos do guia, da cordialidade das pessoas, da possibilidade de ter horários maleáveis e de não ter sido um passeio corrido. Amamos as paisagens e quaisquer contratempos ao longo da viagem ficaram pequenos diante da beleza dos lugares que vimos. 

Os refúgios eram realmente simples e em duas noites não havia banho quente. As camas eram suficientemente confortáveis, com cobertores que nos esquentaram bem. Levamos um saco de dormir e ele foi de grande valia durante a noite, mais pela higiene de dormir em um lugar "nosso" e limpo do que pela necessidade de esquentar. Como viajamos em dezembro, não fazia tanto frio; quem viaja no inverno deve ficar atento à necessidade de roupas quentes e um saco de dormir de melhor qualidade. Caso não queira comprar um saco de dormir, você pode consultar sua empresa do passeio para fazer o aluguel. 

Tudo que você precisa saber sobre Salar de Uyuni!

Esse texto sobre Planejamento para ir Salar de Uyuni faz parte do guia de Salar de Uyuni no Melhores Destinos

Comentários para Planejamento para ir Salar de Uyuni

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 6 anos

    Camille, excelente guia! Parabens. 2 perguntas, por favor: 1) Eh facil comprar divisas bolivianas (BOB) em Sao Pedro de Atacama e vale a pena? Eh melhor trocar CLP diretamente ou dolares üela moeda boliviana? Outra coisa que senti falta no guia eh maiores informacoes a respeito do traslado do aeroporto de Calama ate Sao Pedro de Atacama, q parece que esta a uma distancia de 180 km. Sabe dizer, se ha servico de van compartilhada para efetuar esse transfer e quanto sai? Agradeco a atencao!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Gilberto! Obrigada pelo comentário!
    É fácil comprar a moeda boliviana em San Pedro de Atacama, sim, mas não me pareceu vantagem trocar dólares americanos para bolivianos; acabei trocando peso chileno e real para bolivianos mesmo, porque eu já tinha tinha comigo.
    Sobre o transporte para San Pedro, logo vai entrar no ar um guia só sobre San Pedro que tem essas informações, mas já te adianto que são 100km entre o aeroporto de Calama e SPA e há transporte compartilhado. Custou 12.000 pesos cada perna (tem desconto se fizer ida e volta). O transfer que fiz foi com a Trans Licancabur (http://www.translicancabur.cl/) Abs!

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 6 anos

    Muito obrigado pelas infos, Camille. Valeu mesmo!

  • Fhxpm Sarah Buckley há 6 anos

    Mt boas informações! Que tipo de roupa vcs usavam (de dia e de noite) no salar em dezembro? Tb vou nessa época e n sei quanta proteção para o frio é necessária.

  • 264mw Camille Panzera há 6 anos

    Oi, Sarah. De dia eu usava calça jeans e blusa sem manga/ ou blusa 3/4, mas sempre tinha um moletom ou um moletom + casaco para colocar por cima caso eu sentisse frio. Tinha alguns momentos que apenas a blusa sem manga era suficiente, mas em alguns lugares ventava bastante, então era preciso se agasalhar com algo mais forte.
    De noite não tinha muito o que fazer fora do abrigo, só fui ao ar livre uma vez durante a noite porque queria admirar o céu. Nesse dia usei mais ou menos a mesma roupa que usava durante o dia, mas coloquei uma calça como segunda pele antes da calça jeans. Todos os dias eu usei sapato de trekking e foi ótimo por causa da terra/areia que tem por lá.

  • Anapaula Ana há 6 anos

    Excelente! estou indo fazer esse viagem no mês que vem. MD, me ajudando denovo ;)
    Tenho uma pergunta. Vou fazer esse passeio saindo da Bolívia (4 dias até SPA) e os tours que eu li são na maioria ida e volta direto, porém gostaria de ficar uns dias em SPA antes de voltar pra Uyuni e de preferencia fazer a volta direto. Vocês tem alguma sugestão? Muito obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há 6 anos

    Oi, Ana! Eu não tenho certeza se tem como você fazer esse caminho direto, mas eu acredito que se você entrasse em contato com as agências que fazem o passeio, talvez conseguisse. Como sempre existem motoristas que fazem o caminho, talvez eles ofereçam esse tipo de serviço também.

  • Anapaula Ana há 6 anos

    Vou tentar. Obrigada!

  • Jk26e Gilberto Morais há 6 anos

    Ana,

    Estou planejando a mesma viagem que voce e tenho uma sugestao:

    Se voce ainda nao comprou passagem aerea, por que nao opta por um bilhete open jaw montado da seguinte forma:

    ida: tua origem no Brasil - La Paz
    Volta: Calama - tua origem no Brasil

    A Latam certamente tem voos para estes destinos e voce atrela tudo num unico bilhete.

    Alem disso, vejo outra vantagem, voce podera optar pelo tour de 3 dias que eh o que abrange tudo, pois o 4o dia, independente de qual sentido voce optar, eh apenas um traslado de volta e segundo relatos que andei lendo, ate meio perigoso, pois os motoristas correm mais para poderem cumprir o horario e nao tera nada de interessante a ser visto e o local nao tem infra estrutura alguma para compensar este transtorno desnecessario.

    Caso voce seja de Campo Grande ou opte em voar por la, ainda ha possibilidade de escolher uma companhia aerea boliviana que voa ate Uyuni, mas acho tambem valido e mais facil ir a La Paz, ficar 1 dia e meio la para se aclimatar com a altitude e depois prosseguir de onibus, trem ou ambos combinados ate Uyuni.

    Eh o que estou pensando em fazer. Espero ter ajudado.

  • Missing Diogo há quase 6 anos

    Para fazer o passeio no salar NAO CONTRATEM a empresa Creative Tours, tive um péssimo atendimento, cobranca de taxas abusivas e para piorar sofremos um capotamento no final da Tour, por sorte saimos bem.

  • Rcy9j Míriam Fang há quase 6 anos

    Primeiramente, parabéns por compartilhar as dicas :)
    Gostaria de saber se devo reservar com as empresas (tanto no Atacama como no Salar) com antecedência e com que prazo; seria possível nas vésperas ou eles costumam esgotar o serviço?

  • Anapaula Ana há quase 6 anos

    Oi Míriam, eu fui sem ter feito qualquer reserva.
    Cheguei na cidade de Uyuni a noite e na mesma rua onde o ônibus me deixou, cotei o tour em algumas agencias e fechei para o dia seguinte de manha. Foi tranquilo, muita gente estava fazendo o mesmo.
    Eu fiz o tour de 3 noites pelo Salar de Uyuni pela agencia da Sandra, eles me deixaram na fronteira com o Chile em um ônibus para San Pedro. Lá em San Pedro fiz a mesma coisa com os tours que estava pensando em fazer. Deu tudo certo!

  • Missing Hannah de Moliner há quase 6 anos

    Oi Ana, estava lendo seu relato e gostaria de fazer a mesma coisa que você! Uyuni - Atacama, ai passar um dia em San Pedro e voltar para o Brasil ou então para a Bolivia, se for mt cara a outra opção. Como vc acabou terminando sua viagem?

  • Anapaula Ana há quase 6 anos

    Oi Hannah, meu voo de volta ao Brasil era de Sta Cruz de la Sierra na Bolívia, então tive que voltar. Achei que conseguiria voltar por Uyuni mesmo num trajeto de um dia, porém perguntei em várias agências em San Pedro se eu conseguiria usar o mesmo ticket do Parque Eduardo Avaroa (na Bolivia) para voltar e não precisar gastar mais, cada agência me respondeu uma coisa, na dúvida resolvi não arriscar. A solução foi pegar um ônibus para Calama (não tinha ônibus direto de Uyuni), passei uma noite lá (hotel ao lado da rodoviária, baratinho) e de manhazinha (era bem cedo mesmo, por isso tive que dormir lá) peguei outro ônibus pra Uyuni.

  • Img20150122wa0089 Mayara Marelli há mais de 5 anos

    Camille, muito bom seu relato!
    Eu e minha irmã vamos fazer essa viagem em agosto desse ano, mas nunca fizemos uma viagem neste estilo e temos umas dúvidas em relação às malas...
    É viável levar mala de rodinha ou é melhor mochilão mesmo? E quando há as paradas nos abrigos, as malas grandes são retiradas do carro ou ficam lá a viagem toda?
    Outra dúvida é sobre as folhas de coca para o mal de altitude... É fácil conseguir essas folhas neste tour? Porque li que são proibidas no Chile, e como pretendo fazer o mesmo roteiro que você fez (saindo de SPA), fiquei na dúvida sobre onde consegui-las.
    Agradeço a atenção!!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Mayara! Obrigada pelo comentário! :)

    Sobre as malas: Não acho que seja necessário levar mochila. Muita gente leva porque em alguns momentos é mais prático, mas não é imprescindível... Eu levei uma mala média mesmo e não tive problemas... Se você não tiver uma mochila, não acho que precise comprar uma, mas é bom ter em mente que tanto em San Pedro como no passeio do Salar, não é muito bacana você ficar arrastando uma mala de rodinhas porque o solo não é liso, é tudo terra, brita e aí acaba machucando um pouco a mala. De repente você pode levar uma mala já mais velha, sabe?
    Se você for começar e terminar a viagem em San Pedro, outra coisa que você pode fazer é deixar parte dos seus pertences no hotel em San Pedro e pegar na volta. Também fiz isso e deu tudo certo.
    As malas são levadas em cima do carro e toda noite que você parar no abrigo o motorista tira, entrega a você e aí você pode usar o que quiser. Ao longo do dia você não terá acesso a mala porque ela fica na parte de cima do carro, por isso você deve levar tudo que precisar em uma mochila pequena dentro do carro.

    As folhas de coca você pode pedir ao motorista para arrumar... No meu caso, o motorista mesmo já tinha e na primeira noite passou em uma vendinha do primeiro povoado para comprarmos mais. É só pedir para seu motorista.

    Beijo e boa viagem. :)

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Uma alternativa para ja se aclimatar mais facilmente na altitude eh tomar a tal da Sorojchi Pills, que se encontra disponivel em farmacias. Recomenda se tomar antes de chegar numa localidade de altitude. Siga a bula e seja feliz. Outra dica para quem quiser evitar a 3a noite em precaria instalacao na Bolivia e tenha iniciado o tour em SPA, ha bus de Uyuni a Calama tambem, a companhia se chama Atacama 2000: http://www.recorrido.cl/es/bus/calama/uyuni/13-01-2016

  • Missing Guilherme Masson há mais de 5 anos

    Boa tarde Camille.

    Prentendo fazer uma viagem pela América do Sul em setembro deste ano, 2016, e minha intencao é passar pelo Salar de Uyuni.
    Consegui colher muitas informacoes e sanar muitas duvidas com seu post, muito obrigado e parabens.
    Tenho duvida em relacao a bagagem e a que tipo de mala levar. Como nunca fiz mochilao, nao sei ao certo como funciona esse assunto.
    Sei que muitos aconselham a levar aquelas malas "Cargueiros", mas li que durante o passeio elas ficam em cima do veiculo. O que voce me aconselha?
    Muito obrigado pela atencao e mais uma vez parabens pelo post.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Guilherme. Tudo bem?
    Obrigada pelo comentário! :D
    Minha experiência com mochilão não é muito grande, mas talvez eu possa ajudar... No "mochilão" como as pessoas chamam, muitos costumam levar suas mochilas ao invés de malas por causa da mobilidade que elas oferecem. A mala de rodinhas acaba ficando restrita a lugares em que o solo é regular, que não é o caso do Salar de Uyuni... Em todo caso, como você bem disse, as malas das pessoas que viajam pelo Salar passam o dia em cima do veículo e são retiradas no fim da tarde quando chega-se ao lugar em que os visitantes irão passar a noite. O motorista retira a mala de cima do carro, entrega a você, você pode usar tudo que tem em sua mala e na manhã seguinte deve juntar tudo de novo para colocar em cima do carro.
    Como você não terá acesso à mala durante o dia, o ideal é ter uma mochila menor para carregar dentro do carro e dela pegar as coisas que irá precisar durante o dia, como remédios, óculos, dinheiro, documentos, lenço umedecido, lanches, agasalho etc.
    Eu não levei um mochilão, levei uma mala convencional e uma mochila pequena dentro do carro e deu tudo certo. Não tive grandes dificuldades e também não acho que valha a pena comprar uma mochila cargueiro só pra essa viagem.
    Se você irá viajar para outros destinos nessa mesma viagem, se acha que viajar com mochila é mais fácil ou se pretende fazer novas viagens desse jeito, talvez valha fazer o investimento em uma mochila com 70L (ou quantos litros você achar necessário). Caso decida-se por comprar uma mochila, pesquise bastante sobre isso porque há mochilas ruins e outras muito boas. Avalie o tamanho da mochila, o material, a estrutura junto ao corpo, se tem abertura no fundo da mochila, etc.
    Sua viagem vai ser apenas para o Salar ou algum outro destino? Se sim, pra onde mais você vai?
    Qualquer coisa é só perguntar aqui! Abs!

  • Missing Guilherme Masson há mais de 5 anos

    Obrigado pelas dicas, era isso mesmo que imaginava mas queria uma ajuda.
    Pretendo comprar essas malas cargueiros, ainda pretendo viajar muito e acho que vale investimento.
    Além do Salar, nossa viagem começa no Chile, Santiago, passando pelo Atacama, depois Bolívia e, por fim, Peru, Cusco, MachuPichu e Lima.
    Ainda estamos montando o roteiro e as dúvidas acabam surgindo. Bem provável que venha perguntar mais coisas rara. Obrigado pela atenção.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Guilherme! Que bom que ajudei!
    Se você pretende fazer novas viagens com a mochila vai passar por vários lugares, eu acho que vale o investimento. Penso que vale mais a pena comprar uma mochila de qualidade que dure por muitos anos do que uma mais barata e que não vai durar muito.
    Pesquise no Google por "mochilão para viagem" que deve ter várias dicas! Boas viagens! :)

  • Condutoresimagens Sérgio Evangelista do Nascimento há mais de 5 anos

    Boa tarde Camille Panzera, tirei este ano para fazer um ano Sabático, estou com uma programação para rodar a Bolívia agora em março, e gostaria de saber se é fácil trocar moeda de Real por Bolivianos em qual quer cidade da Bolívia, pois vou dia dia de março para Santa Cruz de La Sierra, sigo depois de aviação até Sucre fico dia 12 e 13 , sigo de ônibus até em Potosi fico dias 14 e 15, sigo de ônibus até Uyuni (Salar) fico dias 15 até 18, sigo de trem agora para Oruro ficando dias 19 ate 21 e finalmente sigo para a capital Federativa La Paz, fico de 22 até 25, regresso novamente avião para a capital econômica do país que é Santa Cruz de La Sierra, fico 26 retorno para São Paulo dia 27 de março.
    Então minha duvida é consigo cambia o Real pelo Boliviano em qualquer cidade da Bolívia ou somente em Santa Cruz de La Sierra e La Paz?? é melhor mala pequena e uma mochila ou uma mochila cargueira de 65 litros????
    Obs: em abril estou indo para o Chile: Santiago (13 a 19 de abril) e Calama e San Pedro de Atacama (19 até 29 de abril) mais as duvidas do Chile faço na pagina do Chile...

    em maio Ilhéus, Itacaré, Península de Maraú.

    em junho Manus, Belém e São Luís.
    por enquanto é isso.
    meu whatsapp 11-981266282 quem for para esses lados nessas dadas entre em contato comigo.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Sérgio. Tudo bem?
    Minha experiência na Bolívia não é muito grande. Só troquei reais em San Pedro de Atacama e depois fiz o passeio pelo Salar... Acredito que em cidades com apelo turístico ou cidades grandes você consiga trocar real, a grande questão é se em cidades menores a cotação vale a pena. Pode ser interessante levar um pouco de dólar também. Fico te devendo essa informação... espero que outros leitores possam te ajudar. Coloca sua dúvida no fórum!
    Sobre a mala: Sempre viajei com mala e não com mochila, mas acho que nesse caso específico a mochila seria bem-vinda pela mobilidade que oferece.
    abs!

  • 2deyr Fred Aguiar há mais de 5 anos

    Oi Camille,
    Tudo bem? Estamos indo fazer um mochilão pela Bolivia, Peru, Chile e Argentina.
    Vi muitos relatos de pessoas reclamando dos tours para o salar de Uyuni, dizendo que os motoristas as vezes estavam bêbados, o pessoal das agências mentiam muito entre outros.
    Você sabe se é melhor visitar o salar de uyuni saindo do Atacama? As agências chilenas são mais confiáveis?
    Muito obrigado pela ajuda.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Fred.
    Eu fiz o passeio saindo do Atacama, com uma empresa que tem escritório tanto no Chile quanto na Bolívia. Acho que não existe tanta diferença entre as empresas dos dois países porque elas operam partindo dos dois lados, assim como seus motoristas.
    Na época conversei com alguns guias de San Pedro e eles me disseram que a Cordillera Traveler era a melhor opção, se é mesmo eu não sei, porque essa foi a única que testei.
    Acho que o ideal é ler o máximo de relatos que você puder e então decidir sobre qual empresa contratar. Abs!

  • Missing Maili há mais de 5 anos

    Boa noite Camille, tudo bem ? Comecei a pesquisar hj para ajudar minha filha ,que pretende ir para o Atacama ,Salar de Uyuni e Peru em junho . Qual vc acredita ,seja a melhor seqüência ? E lendo os comentários acima , qual acomodação mais razoável na Bolivia ?Salar de Uyuni ...

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Maili. Tudo bem? Bem... eu decidiria a ordem das cidades, primeiramente, pela questão geográfica - ou seja, começando pelo Peru ou pelo Atacama. Pela minha experiência, acho que o Atacama é mais cansativo, então talvez seja interessante começar a viagem por ali porque o pique no início da viagem é maior. Outro fator importante na minha escolha é o valor das passagens - priorizaria o trajeto que sairia mais em conta.
    Eu não me hospedei na Bolívia, fiz apenas o passeio do Salar... Os hotéis certamente oferecem mais conforto, mas são bem mais caros do que os "abrigos" que fiquei ao longo do passeio. Se quiser fazer o passeio mais barato realmente não tem muita escapatória, os locais são mais simples mesmo... se estiver disposta a gastar mais dinheiro, então opte pelo hotel.
    Abs!

  • Missing Maili há mais de 5 anos

    Fechamos a passagem , indo primeiro para o Peru ... Obrigada pela atenção Bjos

  • X6frp Rafaela Almeida há mais de 5 anos

    Oi Camille! Tudo bem? Adoro suas dicas e seus relatos já me ajudaram muito em viagens com Buenos Aires e Gramado. Agora estou querendo fazer uma viagem para o Atacama com a travessia para o Salar de Uyuni (4 dias e 3 noites) e tenho uma dúvida. Quanto saiu o seu passeio pela Cordillera Traveler?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Rafaela. Tudo bem? Muito obrigada pelo comentário! :D
    Na época meu passeio custou 130.000 pesos ou 220 USD e foi exatamente esse de 4 dias/3 noites.
    Sei que há empresas mais baratas e outras mais caras...
    Qualquer dúvida pode perguntar por aqui.
    Beijos

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Precisei mudar os planos e to pensando em partir de SPA para o tour do Salar de 3 dias/ 2 noites e voltar de onibus de Uyuni pra Calama ja diretamente pro aeroporto. Alguem fez esta volta de onibus de Uyuni a Calama? Foi confiavel?

    Segundo apurei, ha 3 saidas semanais, uma as 2as feiras as 3h30 da manha e outras nas quintas e domingos as 5 da manha. As companhias sao a Centenario e 11 Julio. Fonte: https://boliviatravelsite.com/travel-article.php?title=Uyuni%20Bus%20Terminal

  • Hcjz3 Anna Maria Bomfim de Oliveira há mais de 5 anos

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, indo por uyuni até o atacama, o passeio dura quantos dias e noites? Sei que indo por atacama e voltando são 3 noites e 4 dias, mas no meu caso vou por uyuni e paro no atacama. é uma noite e um dia a menos, ou não? preciso me programar para o resto da viagem. Mais uma dúvida, estou escolhendo os passeios do atacama, soube que tem os geisers nos dois lugares ( atacama e uyuni) pensei em não ir no do atacama, e optar por conhecer um outro lugar, já que vou no do uyuni. Ou acha que é imperdível ir nos dois? Não são muito parecidos?

    Obrigada, beijos!

  • X3nzm Marina Menezes há quase 5 anos

    Olá pessoal,

    qual a media dos preços dos passeios?
    Olhei em algumas agencias e o valor é muito alto por aqui.
    obrigada,

    Marina

  • Img20150122wa0089 Mayara Marelli há quase 5 anos

    Marina, fiz em maio o tour pro Salar de Uyuni com a Cordillera Traveller e paguei 220 dólares no tour de 4 dias (saindo de San Pedro e com a volta incluída). O tour que não incluía a volta (que terminava em Uyuni mesmo) era um pouco mais barato, mas não lembro quanto... A Cordillera Traveller e a World White Travel são as mais caras, mas são as que têm a fama de serem as melhores. Gostei bastante da Cordillera, e quando eu fui tinha uns brasileiros no mesmo hostel que eu em San Pedro que tinham ido com a World White e eles disseram que o serviço dessa agência foi bom também.
    Assim, pelo que eu tinha pesquisado antes de viajar, o tour pra Uyuni é uma coisa que vale a pena vc pagar mais caro e ir com a melhor. Pq são três dias no meio do nada, e relato de gente falando que passou por perrengue durante o tour é mato, rs. Por exemplo, eu tinha ido preparada pra ter a pior noite da minha vida no refúgio da primeira noite pq tinha lido horrores sobre isso, e no fim o refúgio que a gente ficou surpreendeu, era super de boa. Mas o motorista disse que é pq a Cordillera tinha uma espécie de convênio com aquele refúgio, que era o melhor, e que as outras agências ficavam com os ruins. Não sei até que ponto ele tava falando a verdade ou puxando pro lado da agência dele, mas realmente nesse refúgio só tinha os carros da Cordillera. Não me arrependi de ter fechado com essa agência, pq tava esperando altas aventuras (não no bom sentido, rs) e no fim foi tudo muito tranquilo.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 5 anos

    Marina, seria bem mais fácil ajudá-la se fosse mais específica, citando onde está e qual a duração do tour do salar que você procura.

    Se você estiver em Uyuni, o preço médio que li nos fóruns para o tour de 3 dias e terminando em San Pedro de Atacama com o transfer incluído na fronteira , Eh de uma média de 800 bolivianos.

    Se estiver em San Pedro de Atacama, espere pagar algo por volta de 200 dólares para 3 dias chegando em Uyuni.

    Espero ter ajudado.

    Uma dica: muitas informações, que são exaustivamente perguntadas aqui, são facilmente encontradas em fóruns como o Trip Advisor ou no esquema mochilao no fórum do mochileiros.com. Eh só digitar a frase que quer saber no site de busca que sempre aparece resultados, ex: "preço de pacotes para o tour de 3 dias no salar de Uyuni " com ou sem acrescido de "Trip Advisor". E melhor que terá respostas mais recentes de quem fez um determinado roteiro a pouco tempo. E o Trip Advisor tem reviews também em outras línguas como neste caso bastante em espanhol, inglês e alemão.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 5 anos

    Anna: sim. Eh isso mesmo. O tour completo de ponto a ponto (uyuni - San Pedro de Atacama são 3 dias, independente do sentido adotado).

    Quanto à sua dúvida, vou me basear na minha experiência da Patagônia Argentina e chilena nos pontos turísticos próximos da fronteira de cada um e com mesmas características: eu não me arrependi de forma alguma em fazer a navegaçao para os glaciares na regiao de Puerto Natales/Torres del Paine no lado chileno, como tambem a navegação no glaciar Uppsala e Perito Moreno do lado argentino, assim como os trekkings no Torres Del Paine (Chile) e de El chalten no monte Fitzroy e Torres (Argentina).

    Da mesma forma, Bariloche e Puerto Varas distam em linha reta cerca de 160 km entre si, o lago argentino Nahuel Huapi Eh dum jeito e coloração, enquanto o lago Todo los Santos (lado chileno) Eh de outra forma, portanto, não creio que ver salar, vulcão e géiser do outro lado seja necessariamente igual e desperdicio de tempo e dinheiro. Ao meu ver, parece experiencias que se complementam.

    Se fosse você, planejaria um roteiro de acordo com o tempo que você tem disponível. Se não pode aproveitar tudo a disposicao, aí sim acho válido prorizar e procurar atrativos diferentes como o tour astronômico no Atacama que Eh bem organizado. Sim, estou certo que o céu no salar de uyuni deva ser tão esplendoroso quanto, mas, a Bolívia Eh deficiente em termos de aproveitar e explorar o turismo ainda, sendo muito incipiente no tema, dai, a vantagem de se aproveitar bem no lado chileno, que não desperdiça oportunidades de negocio como essa.

  • Yghhv Jéssica Senna há mais de 4 anos

    Olá! Eu tenho uma dúvida..

    são muitos passeios que existem no Atacama e eu fiquei confusa..
    Se eu fizer o passeio de 4 dias e 3 noites pro Salar de Uyuni eu passo pelos mesmos lugares dos outros passeios? Eu imaginei que por ser uma viagem mais longa os outros locais estariam pelo caminho e teria a oportunidade de fazer todos em um único passeio.. será que é assim?

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 4 anos

    Não. Atacama Eh inteiro no Chile, enquanto o tour do Salar de Uyuni Eh todo na Bolivia. De San Pedro de Atacama até a fronteira com a Bolívia Eh rapido e os pontos de interesse estão todos em território boliviano. O que você vai ver em comum em ambos os lados são as lagunas Altiplanicas, géiser e salar, que também estão presentes no Atacama, além do altiplano boliviano.

  • A9tv6 Thaís Peixoto há mais de 4 anos

    Oi pessoal, li todos os coments e reparei que todo mundo que faz o paseio pelo salar está vindo ou indo para algum lugar. eu pretendo ir para a Bolívia apenas para fazer o passeio do deserto de sal.
    Perguntas:
    1. vcs acham loucura/despedício ir até lá só para isso?
    2. alguém tem mais info sobre os tours privativos ou aqueles que nao passamos mto perrengue? nao to a fim de pulga e as coisas abomináveis que tenho lido.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 4 anos

    Thaís,

    1) não, cada um eh cada um. A única coisa que você deve estar ciente eh que o tour propriamente dito do salvar dura 2 dias e meio e ira desembolsar de qualquer forma uma boa grana para os voos. Há muito o que se aproveitar nas proximidades, seja no Chile, na Argentina ou na propria Bolivia, mas isso vai ao encontro do teu interesse.

    2) Eh pedir muito não passar perrengue na Bolívia. Acho que deveria pensar 2x antes de fazer essa viagem. Mesmo pagando tour privado que sai em média 6x o preço do tour compartilhado (algo como USD 1200), jamais espere um tratamento VIP por isso. O veículo e o motorista devem ser os mesmos que fariam o tour compartilhado e o único diferencial seria hotéis de sal em todo o trajeto, no lugar de 1 ou 2 refúgios rústicos. Talvez nem mesmo a comida seja melhor, mas isso não posso afirmar, porque li poucos relatos de tours privados e não cheguei a nenhuma conclusão.

    Seria melhor, se quiser eliminar a probabilidade de pulgas levar seu próprio saco de dormir e um frasco de Lysoform que Eh vendido no Chile também e sai mais barato.

    Por último, ao meu ver, se você viajar sozinha com um motorista Eh teoricamente muito mais perigoso que um grupo de desconhecidos nos tours compartilhados. Normalmente, a única coisa unânime que tenho lido no Salar Eh que os grupos formados aleatoriamente nunca tiveram problemas (ao menos, os relatos indicam isso e faz todo o sentido, por ser uma barra encarar a parada lá e se o grupo for desunido e com problemas, já viu!).

    Em
    Suma, melhor pensar direito se o tour mesmo privado atende as tuas exigências e objetivos antes de fechar.

  • F7z2r Luan Modono há mais de 4 anos

    Ola, tudo bem? Eu nao tenho muitos dias disponiveis e tava querendo fazer o tour de apenas 1 dia. Mas há a possibilidade de eu chegar em uyuni bem cedo, vindo de la paz, e ja poder fazer o tour no mesmo dia? Obrigadoo

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 4 anos

    Sim. http://andes-salt-uyuni.com.bo/?itemview=1&id=4&lan=en A saída também Eh as 10h30, como nos tours de 3 dias. Se bobear, sai com o mesmo grupo que fará o de 3, porém, devem coordenar para que você retorne com o grupo que está fazendo o caminho inverso para terminar o salar ou ainda que optaram pelo frete de volta a Uyuni, onde devem ter começado o tour.

  • Missing Marcio Akira há mais de 4 anos

    Olá, estou planejando ir de carro para o atacama e fazer o passeio de 4 dias 3 noites para uyuni, neste caso teria que deixar o carro em algum estacionamento, alguém tem indicação?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Marcio. Existe estacionamento público em San Pedro, mas não tenho nenhum local específico para indicar. Talvez você pudesse conversar com o pessoal do hotel em que vai se hospedar para te indicarem um lugar... acho que vão conseguir te responder melhor.

  • Missing joao guimaraes há mais de 4 anos

    Chegarei em La Paz dia 06/04. Gostaria de ir para Uyuni, aceito sugestões de como chegar , temperatura , se existe opção de sair de La paz e parar em cidades como Potosí e Sucre antes de chegar a Uyuni ?

  • Missing Tamires Ferreira de Oliveira há 4 anos

    Olá. Estou planejando ir ao salar e atacama em fevereiro/2018. Tinha vontade de passar por la paz, mas as passagens estão bem caras (são paulo - la paz; la paz - uyuni; calama - são paulo). Pra baratear, farei só la paz e salar ou salar e atacama, já que ida e volta está saindo mais barato que múltiplos destinos.

    1-) Se comprar ida e volta pra Calama - Já li que as paisagens do salar e do atacama são parecidas e não valem tanto a pena. Tenho medo de deixar la paz e acabar ficando muitos dias fazendo passeios parecidos.

    2-) Se fizer ida e volta pra la paz - Consigo fazer o passeio do salar até o atacama, ficar por lá alguns dias e depois voltar pra uyuni pra pegar o voo de volta pra la paz - são paulo? Li o relato aqui de algum viajante, mas não consegui achar as empresas de ônibus que fazem o trajeto, para verificar os horários e preços.

    O que sugerem? Deixar o Atacama de lado ou desistir de la paz?

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Tamires.
    1 - Não acho as paisagens assim parecidas não. São passeios diferentes no Salar e Atacama.
    2 - Você consegue fazer o passeio do Salar saindo de Uyuni... mas acho que a dinâmica de ir de San Pedro pra Ir pra Uyuni, depois La Paz e São Paulo é meio complicada... seria menos problemático pegar o voo de volta em Calama.
    Pesquisando apenas ida ou apenas volta a passagem está muito cara?

  • Missing Tamires Ferreira de Oliveira há 4 anos

    Obrigada Camille.

    Se não são parecidas as paisagens, acho que vale a pena aproveitar para conhecer os dois destinos numa mesma viagem e deixar la paz para um outro momento :-(

    A diferença é grande. Enquanto encontrei voos por volta dos 3mil (ida e volta para duas pessoas) pra calama, o trajeto são paulo - la paz - uyuni - calama - são paulo está uma média de 6mil (ida e volta para duas pessoas).

    Li alguns relatos, muito gente não gastou tanto assim nas passagens. Não consigo saber se a diferença é pelo período que foram ou se eu que não soube pesquisar as passagens.. rs

  • Jk26e Gilberto Morais há 4 anos

    Oi Tamires,

    Na minha opinião, o deserto do Atacama e o Salar de Uyuni se complementam e pela logística, vale a pena fazê-los numa única viagem. Por isso, irei dia 7 ao Atacama e emendo dia 14 com o Salar.

    Experiência própria, já fui em todos os lados da Patagônia e garanto que somente com a cordilheira dos Andes separando os dois países, os atrativos de cada lado que na teoria parecem semelhantes (geleiras, parques, lagos, vulcões, etc) não são. Valeu toda a experiência em ambos os lados. E isso deve se aplicar perfeitamente ao Atacama e o Salar de Uyuni. E digo mais, se pudesse, e pra quem tem tempo disponível, vale a pena conferir também o vizinho norte da Argentina na Quebrada de Humahuaca que eh também localizado a poucas horas de San Pedro de Atacama e tem linha regular de ônibus para lá.

    Quanto a passagens, leve em conta que só a latam opera do Brasil pra calama e por isso, um bilhete open jaw (chegada num ponto e volta por outro), só funciona nas rotas que ela opera. Ou seja, você teria que cotar ida: Brasil - Santa Cruz de la Sierra e volta Calama - Brasil e comprar a parte um bilhete só de ida das companhias aéreas bolivianas que operam a rota doméstica de Santa Cruz a Uyuni, lembrando que a Amaszonas e creio que a BOA ambas operam está era, porém, não há voo direito e obriga de qualquer forma a fazer conexão em La Paz.

    Eu acho um erro e ia cair nisso de optar em iniciar em Uyuni pra terminar em San Pedro de Atacama, porque o preço do tour eh inferior. Ledo engano!
    Tem que levar em consideração o quanto custa a mais para voar pra Bolivia e chegar em Uyuni e a única maneira mais econômica, mas que desperdiça dias eh pegar o ônibus de calama a Uyuni,que só sai de manhãs e depois começar o tour em Uyuni somente na manhã seguinte

  • Missing Leonardo Pecoraro há quase 4 anos

    Ola, parabéns pelos relatos...

    Veja no que vc pode me ajudar...

    Chego na Bolivia por Sta Cruz, vou pegar um avião até Sucre e de la preciso ir ate Uyuni, 7 dias depois terei que voltar para Sucre onde meu avião partira para La Paz...

    você acha possível alugar um carro e ir ate Uyuni deixar o carro estacionado para fazer o Tour e depois retornar para Sucre, ou o melhor é pegar o ônibus mesmo ?

    o Tour de 4 noites e 3 dias, saindo de Uyuni ate o atacama, o retorno para Uyuni se faz em um único dia ?

    Grato!

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 4 anos

    Partindo de Uyuni, não existe a opção de tour de 4 dias, 3 noites. Não importa se for até San Pedro ou de volta a Uyuni, a previsão de chegada Eh as 13 horas pro primeiro ou 17 horas para a origem no mesmo dia.

    Fonte: www.solandinoexpediciones.cl

    A tour de 4 dias só se aplica para quem for de San Pedro de Atacama e voltar. E ambos são completos, não há prejuízo algum. O que pega para ser 4 dias Eh o horário de funcionamento da imigração boliviana que Eh restrita e impede de voltar no mesmo dia, além da condição da "estrada".

  • Missing Cadu Vargas há mais de 3 anos

    Eu fiz 4 dias de Tupiza para Uyuni com La Torre Tours (www.latorretours-tupiza.com), e realmente uma experiência inesquecível, muito profissionais, eu sugiro dar uma olhada. As empresas de Tupiza são um pouco mais caras que as de Uyuni, mas a diferença do conforto, comida, e segurança valem muito a pena. Uma vez terminado o tour em Uyuni, peguei um carro de Uyuni para San Pedro (direto)

  • Tata Bia Amorim há mais de 3 anos

    Ficarei entre 7 a 11 de Setembro chegando por Santa Cruz de la sierra. Penso em ir direto para o salar de ayuni mas queria ir saner se valeria a pena só esses dias que eu teria. Iria dia 7 mesmo para lá e voltaria dia 10 para Santa Cruz de La sierra. E há tour que engloba ao mesmo tempo a Isla Incahuasi ???

  • Missing MARTHA NOBRE há mais de 1 ano

    Cotei com a Cordillera Traveler. Achei o preço deles muito bom comparado a outras empresas... Gostaria de confirmar com vc se quando viajou com eles foi nessa faixa de 230 USD por pessoa no roteiro de 4 noites (incluso transporte, alimentação e hospedagem) saindo e retornando para San Pedro. Pergunto isso, porque realmente é um valor muito mais em conta quando comparado as demais empresas que cotei.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Martha. Quando viajei foi esse valor sim... incluía o transporte, alimentação e hospedagem, mas o passeio era bem simples, feito em abrigos sem tanta estrutura. Mas isso foi em 2014, imaginei que o preço atual seria bem mais alto.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.