Salar de Uyuni

Quarto dia de passeio ao Salar de Uyuni

Fizemos o passeio do Salar de Uyuni em 4 dias e três noites, partindo de San Pedro de Atacama, no Chile, e retornando a San Pedro no fim da viagem. Abaixo você confere o cronograma de nossa viagem. Lembre-se que quem faz o passeio começando por Uyuni verá os pontos de interesse na ordem contrária. 

O quarto dia de nossa viagem ao Salar de Uyuni foi de retorno a San Pedro de Atacama, nosso ponto de partida quatro dias antes. Essa parte da viagem ocorre apenas se for do seu desejo retornar à cidade de partida. Como nosso voo de retorno ao Brasil sairia de Calama, nossa opção era retornar ao Chile também. 

O horário marcado para partida de nosso refúgio em Villa Mar era 5h. Quando acordamos, ainda era noite. Não houve café da manhã no refúgio, ele seria servido mais tarde. É importante considerar que essa parte da viagem já não é mais considerada um "passeio", e sim um "transporte". Os motoristas não ficam parando para que se tire fotos ao longo do caminho, eles farão isso apenas se você pedir. 

Viajamos cerca de 4h por estradas de terra até chegar no posto de imigração boliviana, onde tomamos nosso café da manhã. Esse foi o mesmo local onde estivemos no começo do passeio. Dessa vez fizemos o exercício contrário: trocamos os carros 4x4, que nos levaram por mais uma hora de estrada até a imigração chilena. A imigração do Chile, aliás, é muito mais rígida do que a imigração da Bolívia. No retorno ao Chile você deverá passar suas malas pelo raio-x e seu carro será inspecionado. Vale lembrar que as folhas de coca, tão populares na Bolívia, são proibidas no Chile. 

 

Tudo que você precisa saber sobre Salar de Uyuni!

Esse texto sobre Quarto dia de passeio ao Salar de Uyuni faz parte do guia de Salar de Uyuni no Melhores Destinos

Comentários para Quarto dia de passeio ao Salar de Uyuni

  • Rcy9j Míriam Fang há 6 anos

    Camille, qual o horário de chegada de volta em SPA?

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Míriam, o retorno foi em torno das 9h da manhã.

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Quanto tempo dura a volta do salar até SPA? Preciso calcular para poder comprar a passagem pra Calama.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Camille, eu tambem dependo desta informacao e segundo o teu relato, algo nao bate, pois, voce cita que saiu as 5 da manha e rodou 4 horas ate a fronteira boliviana e depois mais 1 hora ate o controle chileno, desconsiderando o tempo de espera durante a saida e entrada nos respectivos paises, voce nao poderia jamais ter chegado as 9 horas em San Pedro de Atacama, se durou isso tudo mesmo que relatou. Eu precisei mudar meus planos e dependo como a Larissa desta informacao, para ver se posso reservar voo no mesmo dia da chegada as 16h50 partindo de Calama e sem essa info, fica dificil arriscar. Agradeco a atencao e peco por favor que confirme, se eh isso mesmo que esta descrito..

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Gilberto, tudo bem? Devo ter confundido os horários... É complicado exigir precisão tendo feito a viagem já algum tempo... o horário previsto para chegada na imigração boliviana com a empresa que eu contratei era em torno das 9h, mas chegamos um pouquinho antes. Depois disso seguimos por cerca de 1h ou menos até a imigração Chilena e aí mais uns 20 minutos até sermos liberados. Às 10h30 eu estava no meu hotel, mas o horário previsto de voltar a SPA era 13h.
    Independentemente da minha experiência, você tem que consultar a empresa que pretende contratar, os horários podem não ser iguais. Intercorrências podem surgir ao longo da viagem e não é incomum os carros terem problemas mecânicos... Pessoalmente não acho uma boa comprar uma passagem partindo de Calama com tempo apertado, eu optaria por viajar apenas no dia seguinte e foi por isso que resolvi fazer o passeio para Uyuni no meio da minha estadia em SPA e não no fim.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Obrigado pelo esclarecimento, Camille. Estou pensando em fragmentar o roteiro pelo Atacama em 2 a fim de evitar a incerteza que eh o tramite da Bolivia pro Chile- Assim para qualquer eventualidade, terei uma margem de seguranca mais do que suficiente, mesmo que sacrifique alguma coisa no Atacama, que para retornar eh bem mais facil e menos oneroso, quanto ao custo de passagens de aviao que a Bolivia.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Gilberto. Foi exatamente assim que eu fiz, justamente pra evitar qualquer problema mesmo se o passeio atrasasse. Outro motivo que me motivou a voltar para SPA e ficar mais uns dias é que a viagem ao Uyuni é bela, mas um pouco sofrida. Na volta para SPA optei por ficar em um hotel melhor, com um bom banho e uma cama confortável para compensar os dias no alojamento.
    Boa viagem!

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    O mais pratico e ideal seria fazer uma volta englobando a chegada em Calama e ir direto a Uyuni de bus e depois fazer o Salar e o Atacama na sequencia e retornar ao aeroporto ou vice versa, mas ja que a logistica eh complicada demais, quem nao tem cao...

  • V9hmp Daniele Lima há mais de 5 anos

    Camille... socorro! rsrs

    estou planejando viajar ainda esta ano.. porem farei o inverso, pretendo ir de uyuni para SPA.

    Vou de avião de la paz para uyuni, chegando lá consigo comprar o pacote na hora para o tour por uyuni?? o de 4 dias é em media U$200 correto?

    e no ultimo dia eu acabarei o tour onde? em SPA?

    Grata

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Daniele!
    Consegue sim... você chega que horas? Porque o tour sai de manhã cedo. Pelo que sei, você consegue comprar o tour no próprio dia ou no dia anterior, que seria minha opção se eu estivesse na sua situação.
    O tour termina em SPA...
    Paguei US$220, saindo de SPA e voltando pra SPA, mas os passeios saindo de Uyuni são mais baratos, então acredito que o seu custaria menos que isso.
    Como você quer fazer o trajeto inverso do meu, manda e-mail pra alguma agência pra eles te informarem direitinho... eu usei a Cordillera Traveler, no site deles têm mais informações. Abs!

  • Wz27n Marcos Felipe Leal há 2 anos

    Bom dia,
    Estou querendo fazer este passeio. O custo de 200 dólares inclui as refeições? Em media se gasta quanto para fazer este passeio, sem incluir o aéreo?
    Mais barato ir pelo Chile ou pela Bolivia?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Bom dia, Marcos. Os US$220 que paguei na época era para todo o passeio, com acomodação e refeições (mas eu levaria algo mais para comer e água para beber).
    O passeio é mais barato pela Bolívia.

  • Missing Roseli Doretto há 1 ano

    Ola Camille, as acomodacoes no percurso da viagem sao bem simples é isso mesmo? Vc achou seguro? Minha ideia é sair de SP de carro, pf dê a sua opinião..

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Roseli. Sim, acomodações bem simples, ao menos na época que fui. Hoje acredito que tenha opções melhores e até hotéis, pelo que sei. Na ocasião levei um saco de dormir pra poder colocar na cama, por questão de higiene mesmo.
    Achei seguro também.

    Sobre ir de carro a partir de São Paulo, eu acho que é possível, sim. Mas a travessia pelo Salar do Uyuni e adjacências até San Pedro, eu acho complicado sem ter um guia e sem um outro carro de apoio. A área é gigante, não tem sinalização... e se acontecer alguma coisa com o carro no caminho, praticamente não tem como buscar socorro. Na época que fui, praticamente não tinha sinal de celular. O mais indicado seria fazer com o guia ou com um grupo com outros motoristas, porque assim um pode ajudar o outro.
    Toda essa região entre Uyuni e San Pedro de Atacama tem muitas área isoladas... tem quem faça por conta própria sim, mas é preciso experiência.
    Quando fiz o passeio para o Salar de Tara (no Deserto de Atacama) encontramos um casal que tinha passado a noite lá no deserto, no meio do nada, porque estava com o carro atolado e não conseguia sair. Então é preciso bastante cuidado...

    Abraços!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.