Salar de Uyuni

Como chegar ao Salar de Uyuni

O passeio do Salar de Uyuni pode começar em San Pedro de Atacama, no norte do Chile, ou na cidade de Uyuni, na Bolívia. Se você iniciar a viagem em Uyuni, terminará em San Pedro; se começar em San Pedro, terminará em Uyuni. Embora a viagem termine em cidades diferentes, as agências turísticas oferecem a possibilidade de retornar à cidade de partida ao fim do passeio. 

A escolha de onde começar o passeio dependerá dos seus planos de viagem. Para quem já está viajando pela Bolívia ou pelo Peru, será mais prático começar a viagem em Uyuni. Para quem está no Chile, a melhor ideia é ir para San Pedro, aproveitar para conhecer o Atacama e fazer a viagem do Salar de Uyuni. 

Muita gente diz que prefere começar a viagem em Uyuni e não em San Pedro, pois o trajeto completo dura menos dias e a partir de Uyuni o preços dos passeios são bem mais atrativos. Exatamente o mesmo roteiro saindo de Uyuni, na mesma agência, recebe um desconto significativo quando comparado aos preços dos passeios contratados no Chile.
A ordem de parada nos atrativos turísticos será contrária, é claro - se em Uyuni o passeio começa pelo Cemitério de Trens e no Salar de Uyuni, esses são os últimos pontos visitados por quem parte de San Pedro. 

Para chegar a San Pedro de Atacama 
Para os brasileiros, o primeiro passo é pensar em como chegar de sua cidade até Santiago do Chile. Atualmente, há voos diretos entre Guarulhos e Santiago com a Tam, Lan, Gol e Sky; partindo do Aeroporto do Galeão, há voos com a Lan e Tam. O segundo passo é pensar no trajeto entre Santiago e Calama, que tem cerca de 2h de duração - as duas empresas que operam nesse trecho são a Lan e a Sky. 

No contexto geral, a melhor opção para os brasileiros chegarem a Calama é utilizar a Tam/Lan. Como a Tam se juntou à Lan, você consegue comprar em um único localizador a passagem saindo de diversas cidades brasileiras e indo até Calama, fazendo o trecho interno no Chile com a Lan.

Outra opção para viajar entre Santiago e Calama ou mesmo entre Santiago e San Pedro de Atacama, é utilizar os ônibus. As viagens de ônibus no Chile são bastante confortáveis, o "porém" é que a viagem entre a capital chilena e San Pedro dura quase 24h. 

Entre Calama e San Pedro de Atacama são cerca de 100 km de viagem. Esse trajeto pode facilmente ser feito com agências de transfer. Veja aqui mais informações

Para chegar a Uyuni
Antes de pensar em chegar em Uyuni, é preciso pensar primeiro em como chegar à Bolívia e não há tanta oferta de voos entre as capitais brasileiras e as grandes cidades bolivianas.
Partindo de São Paulo, há voos para La Paz, com a BoA, e para Santa Cruz de La Sierra, com a BoA, Gol e Tam. Outra alternativa é voar para a Bolívia com a Lan, Avianca e Sky, mas normalmente seus voos são mais demorados devido ao local de conexão nos trajetos.
Chegando por Santa Cruz de La Sierra será melhor fazer um voo interno no país até La Paz ou até Uyuni. 


Após chegar em La Paz, as opções para ir até Uyuni são as seguintes:

1 - Avião - É a maneira mais rápida para fazer a viagem entre La Paz e Uyuni, e a mais cara também. O voo dura cerca de 40 minutos e as companhias que operam nesse trecho são a Amaszonas e Tam (não é "nossa" Tam brasileira, e com essa empresa não é possível comprar passagens pela internet). É um trecho caro se formos considerar o tempo de viagem. 
Também há voos com a Tam Boliviana para Uyuni a partir de Sucre (Bolívia). 

2 - Ônibus turísticos
São ônibus que fazem o trajeto entre Uyuni e La Paz (e vice versa). Eles viajam sempre durante a noite, saem de La Paz  no fim do dia e chegam a Uyuni cerca de 7h da manhã. A viagem dura em torno de 10h e embora o preço seja atrativo, pesa contra o sacolejo que você deverá sofrer nas estradas. 

3 - Ônibus convencional ou ônibus + trem
Para chegar em Uyuni, primeiro é necessário fazer um trajeto de ônibus entre La Paz e Oruro (4h de viagem) e então pegar um novo ônibus de Oruro para Uyuni. A viagem de ônibus deve durar em torno de 12h no total. 

Em Oruro há a opção de tomar um trem para Uyuni ao invés de pegar ônibus. O trajeto de trem não funciona todos os dias, mas é uma maneira diferente de viajar. Veja aqui mais informações

Tudo que você precisa saber sobre Salar de Uyuni!

Esse texto sobre Como chegar ao Salar de Uyuni faz parte do guia de Salar de Uyuni no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar ao Salar de Uyuni

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há mais de 6 anos

    Quem vai do sul do Brasil e pensa chegar ao salar Uyuni por via terrestre, tenho as melhores rotas. Saindo de onibus por Foz do Iguaçu, Norte da Argentina via pela bela Salta, quebrada de Humauaca e Tilcara com suas serras coloridas e culturas. Daí cruzamos a fronteira com Bolívia e chegamos a Uyuni no trem andino partindo de Tupiza. Várias programações a serem consultadas. A volta segue passando pela histórica e misteriosa Potosí e a bela cidade branca Sucre. Partimos de volta ao Brasil por Santa Cruz de la Sierra, Corumbá e Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Entre em contato e conheça outras rotas interessantes para Bolívia e Peru terrestre. Espero seu contato.
    genarioguia@hotmail.com
    86 999261169 whatsssap 85 32460867

  • Missing Mariana há 6 anos

    Oii, deixa te fazer uma pergunta! Já li, já procurei, mas não encontrei nada que pudesse me esclarecer. Pelo que entendi, você comenta que há a possibilidade de começar o tour pelo Salar, ir para o Atacama e depois voltar para o Salar, é isto ou fiz confusão? É porque não encontrei ninguém que tenha feito isto Uyuni - Salar - Atacama - Uyuni. Pode ser que tenha feito uma pesquisa "fraca", mas confesso que já procurei horrores e não encontrei nenhum relato sequer!!! = \

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há 6 anos

    nao..voce pode comecar por onde queira. por uyuni e fazer todo circuito ou por san pedro de atacama..nao importa. so que , comecando na bolivia eh mais barato.

  • 264mw Camille Panzera há 6 anos

    Oi, Mariana. Como disse o Genario, você pode começar o passeio por onde preferir. Eu comecei por San Pedro de Atacama, e no quarto dia de viagem voltei para San Pedro. Tem que faça o passeio começando pela cidade de Uyuni e fazendo o trajeto inverso do que fiz, retornando a Uyuni no final. Não sei se está claro pra você, mas o passeio do Salar de Uyuni (que além do próprio salar tem várias outras atrações) é diferente do que se vê no Deserto do Atacama... Geralmente as pessoas fazem o passeio do Salar de Uyuni + hospedagem em San Pedro do Atacama para conhecer os dois "destinos". Para ter certeza se você pode começar o passeio em Uyuni e retornar a Uyuni, sugiro mandar um e-mail para as empresas que realizam o trajeto. Eu fiz com a Cordillera Traveler, tem explicado aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/planejamento-para-ir-salar-de-uyuni-165-1892-p.html
    Abs!

  • Missing Mariana há 6 anos

    Obrigada, Genario e Camille. De fato, minha dúvida é como voltar do Atacama para a Bolívia, já que farei o passeio do salar primeiro e depois partiria para a hospedagem no Atacama. Pensei seguir Atacama - Arica - La Paz, mas gostaria de saber se tem como voltar do Atacama para Uyuni, pois aí faria Uyuni- Oruro - La Paz. Enfim, uma rota alternativa! Irei enviar email para as empresas, Camille. Obrigada mais uma vez vocês!!
    Abs!

  • Missing Diogo há 6 anos

    Fiz o roteiro saindo de La Paz, peguei um voo da Amazsonas (voo super tranquilo), realizei o passeio de 3 dias pelo salar e voltei de avião novamente. O grande problema eh achar uma emresa confiavel para fazer o passeio, contratei a Creative Tours e não recomendo a ninguém.

  • Missing SIMONE BARRETO há 6 anos

    Genario, moro em São Paulo e gostaria de uma forma mais em conta para chegar ate Salar de Uyuni, e você comentou que daria para chegar por Foz do Iguaçu, seria somente essa cidade ou tem outras opções? Obrigada. Simone

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Meus circuitos podem comecar por Corumba MS ou Foz do Iguacu. Faco uma rota circular terrestre-apenas um voo entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    CORUMBA-SANTA CRUZ- SAMAIPATA-SUCRE-POTOSI-UYUNI-TUPIZA-VILLAZON-LA QUIACA-SALTA-FOZ DO IGUACU.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Esse meu roteiro pode comecar em Corumba e vamos ate Foz do Iguacu passando por todos esses destinos. Em media de 18 a 20 dias. O encontro pode ser em qualquer das duas cidades pontas. Dai partimos em Trem, onibus, taxis e aviao. Minimo de duas pessoas para viagem e no maximo 5. Precos para 02 U$1.100 03 pessoas U$1.000 4 e 5 pessoas U$900,00 por pessoa com todos os servicos incluidos-transportes a partir das cidades pontas/Foz ou Corumba, acomodacoes em quartos duplos com banheiro privativos e cafe da manha, passeios em Samaipata, Sucre com mercado de Tarabuco e Parque Jurassico, Mina de prata de Potosi, Expedicao 3 dias ao Salar Uyuni, tour em Salta e passeios a Humauaca e Tilcara. cambio de R$4,00 ate julho de 2016 eu garanto. Qualquer informacao mais detalhada estou no genarioguia@hotmail.com ou whatsapp 86 999261169. Sou guia dos lencois maranhenses a Jericoacoara a 20 anos e nos meses de marco, abril, maio, outubro e novembro aos paises andinos.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    https://goo.gl/maps/w5gzNhs24YT2

    CLIQUE NESSE LINK PARA ENTENDER A LOGISTICA DA VIAGEM.

  • Missing Natalia há quase 6 anos

    Excelentes dicas Camille.
    Irei fazer o tour pelo Salar no final do ano, mas estou com uma dúvida, irei chegar de madrugada a Uyuni, e pretendo comprar o tour pela manhã, para o mesmo dia, você sabe se é possível fazer isso, ou terei que passar um dia na cidade, e comprar para o dia seguinte?

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Nao, nao precisa passar um dia. A partir das 9 da manha comecam a sair os tours. Na avenida principal da estacao tem varias agencias. Toda Uyuni. Eu fiz e recomendo Sr. Braulio. Ele fica bem enfrente da estacao no meio do cruzamento em pe agenciado tours e passeios ao salar. Se voce vai chegar pela madrugada so pode ser em trem? O trem andino passa la vindo de Oruro ou de Villazon na madrugada. Faca reserva de hotel. Complicado chegar a Uyuni de madrugada com frio intenso e altitude e procurar hotel. Todos dormindo e se seu hotel nao tiver calefacao, prepare-se para o frio. As camas e cobertores parece molhados. Uma dica aqui bacana para os viajeiros. Comprem no Brasil em supermeracados LISORFORM spray da Bombril que desinfeta roupas de cama, traveseiros, cobertores, enfim, o quarto todo e banheiro. Isso eh basico pra viajante em hoteis mais baratos e suspeitos na limpeza. Hoteis frequentados por mochileiros carregam muitas pulgas em suas mochilas e os gringos na sua maioria poem suas mochilas em cima da cama quando chegam aos quartos. Se voce estiver na Bolivia ou na Argentina pode comprar la, da Johnson que eh melhor e mais barato. Bombril comprei ontem aqui em Fortaleza por R$24,00. Na Bolivia ou Argentina nao passa de R$8,00. Eu acrescento ainda mais um spray para mosquitos e pulgas-insetos em geral nas minhas viagens-kits basicos. Qualquer outra informacao sobre meus roteiros, so falar...

  • Missing Natalia há quase 6 anos

    Muito obrigada Genario, dicas preciosas, irei comprar esse Lisorform.
    Na verdade, chegarei de ônibus, sairei de Potosí as 18h30 e chegarei a Uyuni por volta da 01h.
    E me fala , você lembra quanto saiu o tour para o Salar?

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    escreve no genarioguia@hotmail.com ou whastapp 86 999261169

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Tour de 1 dia ou mais? Um dia em media 150bs..os maiores de 3 4 dias ai chegam a U$200 em media.

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Natalia. Você já sabe o dia em que irá chegar em Uyuni? Se sim, recomendo que mande um e-mail para a agência que você tem interesse em fazer o passeio. Através da reserva por e-mail você pode garantir sua vaga e, mais importante ainda, garantir que vai realizar o passeio com uma empresa bacana. Outra opção é só chegar nas agências de manhã cedo, como disse o Genario, mas realmente sugiro que você pesquise antes e decida com qual empresa vai atravessar o Salar antes. Abs!

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Tour de 1 dia ou mais? Um dia em media 150bs..os maiores de 3 4 dias ai chegam a U$200 em media.
    U$1= BS 6,8
    R$1= BS 1,6

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Outra dica em Uyuni: Quem chegar pela madrugada a cidade nao conte com banho ou agua quente disponivel na maoiria dos hoteis e hosteles. Geralmente liberam agua quente a partir de 7 manha. No maximo lavar as maos com agua extremamente gelada. Uma cidade a 4.000 metros de altitude e em cima de sal, nao espere agua doce com facilidade. Voce vai conferir na hora do banho.

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Ola!

    Vou primeiro para San pedro e seguirei para o salar, mas voltarei novamente pra SPA, pois pego o avião em Calama.
    Quanto tempo dura a volta do Salar até SPA?

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Larissa. Eu separei 4 dias pra fazer o passeio inteiro, mas ele leva 3 dias e meio. Abs!

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Larissa, vai depender de sua disponibilidade. Tem roteiros para todos os tempos. Ate para seu tempo seja ele qual for. Voce diz: Quero fazer em tantos dias, basta pagar! E claro, tem os programados de 2 3 4 5 6 dias. Dica: Nao ha a menor necessidade de ser longo demais. Voce vai cansar e sentir muita falta de um bom banho. 3 dias com duas noites ta de bom tamanho. Nunca faco roteiros que tenha que voltar ao ponto de partida. Sempre sigo em frente e circulo para volta a origem-casa. Sempre uso porta de entrada e outra de saida. Faca uma boa viagem.

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Oi!

    Bom, estou na dúvida: fechei 5 noites no Atacama e programei de ir para o salar dia 7 de maio e voltar dia 11. Será que é mto tempo?

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Ta bom! Faca sua viagem e nao se preocupe tanto antes dela comecar...aproveite o que for!

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Larissa! Se você fizer o passeio de 3 noites, saindo dia 7, vai voltar a San Pedro no dia 10. Foi o passeio que eu fiz e embora a gente passe perrengues mesmo, eu curti demais! Com certeza um dos lugares mais lindos que já vi! Não acho que seja muito tempo de viagem porque você vai poder fazer as coisas com calma. Minha sugestão é você pegar um hotel bacana do dia 10 para o dia 11, porque depois de fazer o Salar você "merece um lugar melhor", um bom banho e uma cama confortável! Pelo menos foi assim que eu me senti quando voltei e não me arrependo nem um pouco de ter ficado em um hotel com melhor estrutura. haha
    Outra coisa: também acho melhor ter uma noite em San Pedro depois de ir ao Salar porque dessa maneira você se garante contra imprevisto e não chega em cima da hora pra pegar seu voo. Beijos!

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Muito obrigada pelas dicas Camille!
    Desculpa incomodar, mas tenho mais uma dúvida:
    Consigo fazer o roteiro abaixo em 4 dias completos?

    Valle de la Luna
    Valle de la Muerte
    Geysers El Tatio
    Lagunas Escondidas
    Laguna Cejar
    Ojos del Salar
    Laguna Tebinquinche
    Lagunas Altiplânicas
    Piedras Rojas
    Tour Astronômico
    Salar de Tara
    Termas de Puritama

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Larissa, não é incômodo nenhum! Precisando pode perguntar aqui!
    Eu fiz praticamente todos os passeios que você comentou, só não fiz o Piedras Rojas e Lagunas Escondidas. Fiquei 4 dias em SPA, fui para o Salar e depois fiquei mais 2 dias em SPA. Como eu tive um tempinho livre sem fazer passeios, eu acho que você conseguiria fazer todos os passeios que citou se organizasse tudo direitinho.
    Por exemplo... Piedras Rojas, se não me engano, não dá pra fazer "sozinho". Se você quiser ir pra lá, tem que fazer um passeio que englobe outras coisas também. No meu caso, não valia a pena ir pra lá, porque eu ia acabar fazendo passeio repetido.
    Você chega em San Pedro que horas? O negócio é chegar e já ir procurando as agências pra ir organizando o que você vai fazer em cada dia. As agências não têm todos os passeios todos os dias, elas vão revezando sua programação. Então minha sugestão é você chegar na cidade e já ir passando nas agências pra ver o que elas têm, em qual dia e qual horário. Você não precisa fazer todos os passeios com a mesma agência, vai fazendo de acordo com os lugares que você quer visitar... e não se esqueça de primeiro ir nos lugares de menor altitude pra depois ir nos mais altos, para o seu corpo de aclimatar.
    O tour astronômico você tem que ver como está a lua... faça o mais distante da lua cheia porque nesse período o céu está menos iluminado.
    Outra coisa, analisa direitinho se com esse tanto de passeios você não vai ficar muito cansada. O calor cansa, a altitude cansa e fazer passeio também cansa. Eu queria subir um vulcão, por exemplo, mas acabei desistindo da ideia porque sei que voltaria muito destruída. Faça aquilo que seu corpo suporta...
    Qualquer coisa é só chamar aqui! Beijo

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Nossa, escrevi um textão e acho que não respondi direito sua pergunta. Tenho minhas dúvidas se você consegue fazer tudo isso em 4 dias inteiros porque é bastante coisa. Talvez dê, mas é aquilo que disse, tem que olhar nas agências.

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Entendi, Camille.
    Bom, acho que vou ficar 5 dias então rs. Quero fazer o máximo de passeios que conseguir.
    Eu vou para o atacama dia 2/05, mas ainda não comprei o voo pra Calama, você conseguiu comprar a passagem do Brasil?
    E é melhor eu fazer uma pré reserva de passeio aqui ou quando chegar lá mesmo?
    Ah, acabo de ver que dia 6/05 é lua cheia, rs.

    Obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Larissa! Comprei tudo no site da Tam... comprei saindo de Vitória, inclusive, mas você pode comprar pelo site da Lan também.
    Não vejo necessidade de reservar os passeios antes... o único que reservei foi o de Uyuni, o restante fiz quando cheguei. Você pode mandar um e-mail para as agências desde já para saber qual a programação delas, mas talvez ainda seja muito recente para terem isso definido.
    Olhei aqui e essa data não é lua cheia. Tem certeza?
    http://www.calendario-365.com.br/calend%C3%A1rio-lunar/2016/maio.html
    Se você conseguir fazer o passeio dia 5 ou 6 será perfeito. Faça com a Space Obs, é a melhor agência!

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Ah... e já procura a agência do tour astronômico quando chegar também, porque em cima da hora não costuma ter vaga!

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Suuuper obrigada, Camille!
    Acho que por enquanto é isso rs.
    E realmente o calendário que vi estava errado.
    Grata mais um vez pelas dicas.
    Beijão

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Dica: Lua plena dia 06.05 mas dia 04 ja tem lua e perdura ate 3 noites apos a plenitude. Meses de abril e maio , meses ceu claro. Bolivia tem titulo de ceu mais azul da America do Sul.

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Camille, tudo bem?

    No Hostel que irei ficar eles me fizeram uma proposta de pacote para todos os passeios abaixo por $65.000. Você acha que vale a pena ou lá eu consigo mais barato que isso?

    Geysers del Tatio y Machuca, 04:00 a 12:30 hrs.

    Visitando: Campo Geotérmico del Tatio, piscina termal, poblado de Machuca.

    Valor $ 22.000 (entrada $ 5.000). Incluye desayuno.

    Valle de la Luna, 16:00 a 20:30 hrs.

    Visitando: Cordillera de la sal, Valle de la muerte, valle de la luna, vista a la puesta del sol.

    Valor $ 12.000 (entrada $ 3.000).

    Lagunas Altiplánicas y Salar de Atacama, 06:30 a 14:00 hrs.

    Visitando: Laguna Chaxa (Flamencos), Lagunas Miscanti y Meñiques, pueblos de Toconao y Socaire.

    Valor $ 35.000 (entrada $ 5.500). Incluye desayuno.

    Laguna Cejar 16:00 a 20:30 hrs.

    Visitando: Laguna Cejar (piscinas de sal), Ojos del Salar, Laguna Tebinquiche para ver la puesta del sol .

    Valor $ 20.000 (entradas $ 17.000). Incluye snack.

    Salar de Tara 08:00 a 16:00 hrs.

    Visitando: Bofedal de Quepiaco, Monjes de la Pakana, Salar de Tara

    Valor $ 55.000. (entrada $0.-) Incluye almuerzo.

    Termas de Puritama 09:00 a 13:30 hrs o 14:00 a 18:30 hrs.

    Valor $15.000 (entrada $ 15.000 durante la mañana y fin de semana; y $ 9.000 durante la tarde de Lunes a Viernes)

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Queridas, os servicos em Uyunir sao todos iguais. Trocentos carros e guias, todos primando ser o melhor e agradando para garantia do futuro. Tem economias que nao valem a pena. Voce economiza U$5 aqui e perde 15 ali. Nao contrate nada sem antes de chegar. Se voce viaja sozinha principalmente. As chances de conhecer alguem que vai fazer o mesmo que voce sao grandes e ai ja ajuda. Nao criem expectativas antes de tudo comecar. Planejar tudo bem, mas nao defina 100%. Afinal nao eh um rally, eh uma viagem..Eh dica de quem aprendeu a viajar viajando, faz sentido! Deixe a viaje te surpreender, acreditando sempre que sera para o melhor.

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Larissa. Eu concordo com o Genario, não vejo motivo pra contratar agora... Já pensou se no primeiro passeio você não gosta da agência? Aí você será obrigada a fazer todos os outros passeios com eles... fica meio chato.
    Eu esperaria chegar lá pra contratar tudo... não é apenas pelo valor, mas a experiência do passeio, a qualidade do guia, a quantidade de pessoas no passeio também fazem diferença... Fiz amizades durante a viagem e depois combinamos de fazer outros passeios juntos, foi bem legal.

  • Missing Larissa há quase 6 anos

    Tá certo pessoal! Obrigada!

  • Missing Caroline M há quase 6 anos

    Boa tarde! Meu marido e eu estamos indo pro Salar na última semana de fevereiro. Saímos dia 25 de Curitiba (võo Gol), ficamos um dia em Santa Cruz. No dia seguinte partimos pra La Paz e para o Uyuni com a BoA de Aviación. Pretendemos fazer o tour de 3 dias (27 a 29 de fevereiro). Mais alguém lá nesse período? Já sabem quanto está o tour de 3 dias nas agências?
    Por email, algumas me responderam. Segue a cotação que me deram:
    Tito Tours: 750Bs
    Expediciones Empexsa: 800Bs
    Bolivia Travel Site: 143 dólares
    Cordillera Travel: 145 dólares
    Bolivia Expedition: 150 dólares
    El Mundo Verde: 150 dólares
    Quechua Connection: 180 dólares
    Inca World Travel: 195 dólares
    White World Travel: 185 dólares

    Alguém indica alguma dessas? Provavelmente contrataremos na hora com a Cordillera...

  • Missing Caroline M há quase 6 anos

    Quanto ao dinheiro, a Casa de Cambio El Tajibo, em Santa Cruz, me passou no dia 18/01 que trocam 1 real por 1,75Bs.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    Procure Senor Braulio na avenida ferroviaria enfrente a estacao. Ele fica no cruzamento da avenida.ANDES SALT EXPEDITIONS. - EM MEDIA O TOUR DE 4 DIAS BS1.300. O DOLAR TA FIXO EM BS6,80 A QUASE 10 ANOS. REAL SEMANA PASSADA. EM SANTA CRUZ BS1,60. HOJE 03.02 NA REGIAO DE POTOSI SUCRE E LA PAZ TA TUDO PARADO PARA TRANSPORTE TERRESTRE. NAO TA TENDO ONIBUS. LEIA O JORNAL EL DEBER.http://www.eldeber.com.bo/ CARNAVAL NA BOLIVIA EH UMA CHATISSE. UMA MELADEIRA DANADA. MUITO CHATO, JA VIVI NA BOLIVIA UM PAIS MARAVILHOSO, MAS CARNAVAL EH UM SACO.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 6 anos

    QUANDO DESEMBARCAR EM VIRU VIRU TAXI DO AEROPORTO A CIDADE 20KM MEDIA DE BS70. SE QUIZER UM HOTEL BARATO E RAZOAVEL PRA NOITE, PECA TAXI PRA DEIXAR NA CALLE SUCRE ENFRENTE AO BURG KING PROXIMO A PRACA DAS ARMAS. MELHOR PONTO PRA FICAR EM SANTA CRUZ-TEM TUDO E MELHOR LOCALIZACAO. CHAMA RESIDENCIAL IKANDIRE. UNS BS200 CASAL http://www.residencialikandire.com/ OUTRO DETALHE: QUANDO VOLTAR DA BOLIVIA, RESERVE U$25 DOLARES POR PESSOA PARA SAIDA NO AEROPORTO NA VOLTA AO BRASIL. NAO ACEITA CARTOES. SE FOR FAZER SAQUE EM CAIXAS ELETRONICOS NO MAXIMO U$200 E 5% TAXAS DEBITAM NA SUA CONTA.http://www.bancounion.com.bo/ MELHOR E PREFIRA EM HORARIO COMERCIAL E SEMPRE NA CAIXAS NA PROPRIA AGENCIA. PARA VOLTAR AO AEROPORTO MESMO PRECO E NEGOCIA COM CHOFFER. SE QUER HOTEL MELHOR ESSE QUASE DO LADO DO IKANDIRE http://www.sensescorp.com/ FACA CONTATO COM O IKANDIRE E FALE COM DONO. MARCELO NO WHASTAPP +591 75021952 . SEU VOOU DEVE SER VIA LA PAZ. QUALQUER PROBLEMA COM ALTITUDE-CADA CASO UM CASO-PROCURE PELO FUNCIONARIO DA BOA OU SEGURANCA DO AEROPORTO EL ALTO E PECA AUXILIO MEDICO- PORRE DE OXIGENIO 0800 E DA UMA MELHORADA. NOS HOTEIS COSTUMA TER TAMBEM. SEMPRE PERGUNTE NO HOTEL NO CASO DE ALGUMA EMERGENCIA. PARA TOUR SALAR LEVE UNS DOIS PACOTES DE LENCOS UMUDECIDOS. DEIXE PRA COMPRAR LA EH MAIS BARATO. COMPRE TAMBEM UM SPRAY CHAMADO LYSOFORM DA JONHSON. EXECELENTE PARA USAR NOS BANHEIROS, TRAVESSEIROS, TOALHAS...TRAGA UNS PRA CASA, EXECELENTE. TEM NOS SUPERMERCADOS E FARMACIAS. QUALQUER OUTRA DUVIDA, SO PERGUNTAR. BOA VIAGEM.

  • Bhz1 Jackson Vinícius Cunha há mais de 5 anos

    Estou indo para a Bolívia e pretendo, nos últimos dias, passar por Uyuni. Mas não tenho tenho nem muito $ então pretendo fazer um tour de umnou dois dias. É possível? Com ida e vinda de Uyuni.
    Qual ta o valor desses passeios e consigo comprar durante a manhã do mesmo dia, é isso?
    Outra coisa: Têm dicas de hostels em Uyuni? E o que levar de essencial para o tour? Faz muito frio mesmo?

  • F23y9 Pâmella Miranda há mais de 5 anos

    Olá pessoal. Boa noite!
    Eu e uns amigos pretendemos fazer Salar Uyuni + Deserto do Atacama + Ilha de Páscoa no final de janeiro. Alguém tem dicas?
    A dúvida que tenho é de quanto tempo gastaria com transportes. Vamos pegar voo para Santa Cruz. Gostaria de saber se voo de Santa Cruz para Uyuni ou Potosi são viáveis? Ou ir por terra seria melhor?
    Depois que terminar o Deserto do Atacama, melhor lugar para pegar voo para Santiago seria Calama?
    Quantos dias seriam necessários:
    Salar Uyuni?
    Deserto do Atacama?
    Ilha de Páscoa?

    Se puderem ajudar ficaria muito feliz! Obrigada!

  • Qm9nz Pedro D'Onófrio há mais de 5 anos

    Olá, estou planejando passar o fim de ano (dezembro / janeiro) no Atacama e fazer o passeio ao Salar de Uyuni. Li que esta é a época de chuva na região. Gostaria de saber se a chuva atrapalha ou impede algum passeio pelos desertos, ou torna a viagem ao Salar mais perigosa ou algo do tipo. Enfim, o tempo que tenho disponível para ir é no revveillon. Vale a pena ir nessa época? Obrigado!!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Pâmela. Não sei informar sobre os voos pois não os fiz.
    - O aeroporto mais próximo de San Pedro é Calama.
    - O Salar de Uyuni é um passeio, sendo que o mais completo leva 4 dias/3 noites. Sugiro 4 ou 5 dicas no Atacama e 5 na ilha de Páscoa.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Pedro. A chuva não costuma atrapalhar a viagem, na verdade ela deixa o passeio mais bonito porque se chover o salar fica espelhado, refletindo as nuvens e as estrelas durante a noite.
    É claro que se houver uma quantidade de chuva fora do esperado, talvez você encontre alguma dificuldade para realizar a viagem. Recomendo a você que faça o passeio com uma empresa que tenha bons reviews na internet.
    Eu fiz a viagem em dezembro e foi tranquilo.

  • F23y9 Pâmella Miranda há mais de 5 anos

    Obrigada pelas dicas!

  • Qm9nz Pedro D'Onófrio há mais de 5 anos

    Muito obrigado, Camille!!

  • Missing yeda lins há mais de 5 anos

    Boa noite, já estive no Atacama e agora quero conhecer o salar de yuni... mas vocês recomendam apenas indo por São Pedro? Tem algum roteiro a partir de La Paz? Obrigado!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Yeda. As principais opções para quem quer chegar pela Bolívia são as que apresentei no texto. Como fiz a viagem saindo de São Pedro e não conheço outras regiões da Bolívia, não tenho nenhum roteiro específico para sugerir. Abs

  • Missing yeda lins há mais de 5 anos

    Ok, obrigada. É que li sobre uma cia aérea que faz La Paz a Utuni. Queria saber tb sobre a segurança na Bolivia. Me sinto em casa no Chile, já na Bolívia, fico em dúvida se terá a mesma limpeza e organização, no que diz respeito aos passeios. Obrigada,

  • Missing Jéssica Vidal há 5 anos

    Oi Camille. Queria entender uma coisa..vi em vários lugares, mas de fato você é a pessoa que melhor explica sobre tudo, então prefiro perguntar aqui, rs
    É possível ir ao Salar de Uyuni passear e voltar sem ter a necessidade de fazer a travessia até o Atacama?

  • 264mw Camille Panzera há 5 anos

    Oi, Jéssica. Não sei se entendi bem a sua pergunta... mas vou tentar responder.
    Você gostaria de ver o Salar (deserto de sal), apenas? Se for isso, você só conseguiria fazer se estivesse na Bolívia, em Uyuni.
    É que geralmente a gente fala no "passeio do Salar de Uyuni" como uma viagem, que ao longo do percurso tem outras atrações, sendo a principal delas o deserto de sal de Uyuni. O Salar fica bastante distante de San Pedro de Atacama, por isso, para quem começa a viagem em San Pedro, ele é a última atração do passeio. Já para quem começa a viagem em Uyuni (Bolívia), o deserto de sal é a primeira atração praticamente.
    Por exemplo, se você está em San Pedro de Atacama, o salar de Uyuni não é um passeio como os outros que se oferece na cidade, que saem de manhã cedo e voltam no fim da tarde. Agora, se você estiver hospedada na cidade de Uyuni, aí acredito que consiga ver somente o salar, indo e voltando no mesmo dia.
    Não sei se respondi direito sua pergunta... me explica melhor que eu tento te ajudar! Bjs

  • Missing Jéssica Vidal há 5 anos

    Você pegou a ideia, Camille. Sei que a viagem é cansativa e conta com alguns percalços e sinceramente não estou tão disposta a passar tanto perrengue. Por isso queria saber se existe esse 1 dia só pra conhecer uma parte que fosse do Salar já estando em Uyuni, assim como você disse. Como eu tenho pouco tempo, escolhi Peru e Bolívia apenas, pra ir ao Atacama teria que ter mais uns dias e não tenho como..
    Obrigada pela ajuda!

  • 264mw Camille Panzera há 5 anos

    Ah, entendi, Jéssica!
    Então é o que expliquei mesmo. Só acho que você teria que conversar com as agências para ver se consegue um passeio apenas para o salar saindo de Uyuni. Como não é uma atividade tão popular, é melhor confirmar se fazem isso primeiro.
    Ps.: Não sei se você sabe, mas existe um passeio ao Salar de Uyuni privativo, em que você se hospeda em hotéis. Se não quiser passar perrengue e fizer outra viagem para essa região, de repente seria uma alternativa para você. Bjs

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há 5 anos

    Tem horas que vocês se confundem ao passar tantas informações que no final não vão ser úteis! Viagens a Bolívia são extremamente imprevisíveis..vivi naquele país e conheço bem as manhas e artimanhas do.povo colla como são conhecidos. Por isso que ofereço meus serviços e roteiro exatamente para que você não caia em armadilhas e roubadas literias. Vou contar o último golpe na Bolívia para alertar os mais resolvidos e resolvidas que insistem....

    GOLPE DA FALSA BLITZ DO DINHEIRO FALSO.

    VOCÊ PEGA UM TAXI EM LA PAZ E DAÍ UMA BLITZ. SACOU NÉ! O CHOFER É AMIGUINHO DOS FALSOS PACOS. AÍ, REVIRA MOCHILA E SUA CARTEIRA ATRÁS DE DINHEIRO FALSO. OS CARAS SÃO MÁGICOS. VOCÊ NÃO CONSEGUE VER O GOLPE E SÓ VAI DÁ CONTA FALTA DA GRANA LONGE.

    QUE FAZER..PREFERENCIALMENTE TAXI DO.HOSTEL OU HOTEL DE INDICAÇÃO. EU SÓ VOU.COM MEU AMIGO DOM MAURICIO OU INDICADO DELE. NADA DE MOSTRAR CARTEIRA OU DOCUMENTOS ORIGINAIS. SÓ MOSTRA CÓPIAS E OS ORIGINAIS SÓ NA DELEGACIA. É NESSA HORA QUE TUDO ACABA. OUTRA DICA; PEÇA AS CREDENCIAIS DE POLICIA DE TODOS..ÚLTIMA DICA..COMECE A GRITAR..POLICIA POLICIA! CORREM TODOS. ELES TEM MAIS MEDO DE VOCÊ QUE NEM IMAGINA.

    UMA PAREJA AQUI DAS DÚVIDAS CAIU NESSA NA CIDADE E PERDEU U$600 E A GRANDE CHANCE DE VIAJAR COMIGO.

    QUANDO QUIZEREM IR A BOLIVIA, DEEM UMA LIDA NOS PERIÓDICOS LOCAIS E VEJAM COMO ESTÃO AS COISAS POR LÁ.

    MELHOR MANEIRA DE CONHECER SALAR TODO BOLIVIANO NÃO É POR UYUNI E SIM COMEÇANDO EM TUPIZA E ACABANDO EM UYUNI.

  • Missing Jéssica Vidal há 5 anos

    Camille, mas uma pergunta..encontrei umas divergência quanto ao tempo por la. Queria saber se há a possibilidade do Salar estar alagado nos meses de novembro e dezembro. Obrigada mais uma vez ! Beijos

  • 264mw Camille Panzera há 5 anos

    Oi, Jéssica. É no verão que isso ocorre, mas eu acredito que dependa diretamente da quantidade de chuva que houver nos dias/semanas anteriores à sua visita. Eu, por exemplo, fui pra lá no dia 9 dezembro se não me engano... Choveu no dia anterior, mas o salar estava seco.
    Acho que não existe uma informação exata sobre isso, depende um pouco de sorte. Nesse link aqui diz que janeiro tem mais dias de chuva:
    http://www.weatherbase.com/weather/weather.php3?s=22358&cityname=Uyuni-Bolivia
    Se fosse pra escolher entre novembro e dezembro eu tentaria dezembro!
    Bjs

  • Xc93r Hermann Kloth há 5 anos

    Pessoal, Gostaria de Fazer Chile, Bolívia (Uyuni) e Peru. Porém do Chile partiria de Santiago e gostaria de fazer o trecho de carro!

    É possível alugar o carro em Santiago e devolver em Calama? Se sim é viável este trajeto, tem lugar para dormir e fazer a viagem em 2 dias, abastecer o carro e tal? As paisagens sao Bonitas?

  • M2z4z Isabel Huixian Zhou há 5 anos

    Oi, Camillie. Vi quase todos os comentários em cima. No meu caso, comprei passagem de ida e volta entre Santiago e Calama. A ideia original foi somente visitar o SPA. No entanto, quando pesquisei a viagem entre Brasil e o Salar, percebi que era mais viável e prático fazer entre Calama e Uyuni. Queria perguntar se sabe como fazer passagem ida e volta entre os dois lugares. Como só tenho 3 dias, se conseguir visitar o Salar, não vou no SPA. Muito obrigada.

  • 264mw Camille Panzera há 5 anos

    Oi, Isabel. Não entendi muito bem sua dúvida...
    Você ir e voltar para Uyuni? Me explique melhor...

  • M2z4z Isabel Huixian Zhou há quase 5 anos

    Oi, Camille. Sim, quero fazer viagem de Calama para o Salar e voltar para Calama. Obrigada~~

  • 264mw Camille Panzera há quase 5 anos

    Isabel, eu não conheço a opção de ir de Calama para o Salar, apenas de San Pedro para o Salar. Mas acho que existem ônibus que fazem essa viagem entre Calama e Uyuni (a cidade próxima de onde fica o salar). Voos entre os dois destinos também não conheço.
    Se você fizer o passeio do Salar saindo de San Pedro, as empresas geralmente também oferecem a oportunidade de voltar para San Pedro no fim da viagem. Só é preciso ver direitinho se essa alternativa se encaixa no tempo que você tem disponível... o ideal seria entrar em contato com as empresas para ver se existe a opção de fazer o passeio saindo de Calama.

  • Missing Marcos há mais de 4 anos

    Olá Camille! Irei para SPA em agosto e ficarei uma semana lá. Gostaria de saber se carro normal consegue fazer a viagem de SPA a Uyuni. Além disso, quais passeios de SPA dá pra fazer sem guia? Vou com meu irmão e pretendemos fazer por conta própria pra ter mais liberdade.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Marcos.
    O passeio de Uyuni eu, definitivamente, não recomendo fazer com carro normal e sem guia. Já ouvi umas histórias bem ruins sobre gente perdida, carro estragado no meio do nada... acho melhor fazer com uma empresa mesmo, é mais seguro. Geralmente os carros de uma mesma empresa saem juntos, então um dá suporte ao outro em caso de algum imprevisto no caminho. Além disso, os motoristas conhecem a estrada... menos chances de ter problemas.
    Em SPA você pode ir por conta própria para as Termas Geométricas, Geysers del Tatio, Laguna Cejar e se não me engano o Valle de la Luna também... Agora, lugares mais extremos, só com estrada de terra, tenha cuidado. Quando fui ao Salar de Tara com uma empresa turística, o motorista resolveu mostrar um local menos popular e ao chegarmos lá encontramos um casal pedindo ajuda, porque estavam com o carro atolado. Eles passaram a noite no deserto, dentro do carro porque não conseguiram sair o veículo - era uma Hilux. Todos do grupo ajudamos o carro a sair e logo em seguida atolou mais uma vez. Enfim... o que sugiro é ter bastante critério ao escolher os lugares que você for por conta própria... porque embora muita gente faça isso, é bom entender que existem certos riscos.
    Talvez seja melhor escolher os passeios que você for fazer sozinho depois de chegar lá e conversar com as pessoas da cidade para entender melhor o caminho.
    Abs!

  • 1527230113555884877939679000245054916696498o rita há mais de 4 anos

    Olá Camille,

    Estou com uma viagem programada pro Chile e to no processo de montar meu roteiro . Gostaria de saber se eu consigo fazer esse passeio San Pedro - Uyuni em menos de quatro dias, pois só queria conhecer o deserto de Salar ?? Li em algum post que daria para fazer em um dia mas acho que é pra quem já esta na bolivia.

    Obrigada pela atenção

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Rita. 4 dias foi o tempo que eu levei entre sair de San Pedro, atravessar a Bolívia, chegar ao Salar de Uyuni e voltar pra São Pedro. Resumindo: no quarto dia de manhã eu já estava de volta a San Pedro. Um dia não dá pra ir de San Pedro até Uyuni fazendo o passeio.

  • Missing Luana há mais de 4 anos

    Olá, Camille. Quero fazer bolivia e Peru, priorizando três locais: la paz, cuzco, e Uyuni. Chegarei por Santa Cruz e minha dúvida é sobre os roteiros: Santa Cruz - la paz - cuzco - la paz - uyuni - Santa Cruz ou Santa Cruz - uyuni - la paz - cuzco - la paz - Santa Cruz. Sabe me dizer? Não gostaria de tirar uyuni do roteiro, e vi que muita gente que vai pra la também faz Chile, seja antes ou depois, o que não é meu interesse. Se puder me ajudar, agradeço muito.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Luana. Infelizmente não fiz esse roteiro... na Bolívia estive apenas no Salar, então não tenho uma opinião sobre isso. Fico devendo. Abs

  • 20150714092522 Liliane há mais de 4 anos

    Olá Camille!
    Muito boas suas dicas, mas ainda preciso de sua ajuda!
    Vou sair de São Paulo para Bolívia, vi que tem as opções de voos para La Paz e para Santa Cruz de La Sierra, qual desses destinos fica mais fácil acesso até Uyuni?
    Pensei no roteiro de 6 dias, quero conhecer o Salar de Uyuni e o Deserto do Atacama, esse tempo é o suficiente?
    Qual o valor aproximado gastaria com os passeios e hospedagens? Tem necessidade de fechar os passeios antes?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Liliane. Tudo bem?
    La Paz está mais perto de Uyuni, mas me parece que atualmente a oferta de voos saindo de São Paulo é maior para Santa Cruz (Gol e BoA).
    A questão é que se você pretende ir para o Atacama também, acho bem melhor viajar pelo Chile, que é um país muuito mais estruturado e com muito mais variedade de voos - até tinha no MD promoção recente para Calama. Foi o que eu fiz na época. Fui de SP para Calama com conexão em Santiago... fiquei alguns dias em San Pedro de Atacama, depois fiz o trajeto até o Salar de Uyuni e voltei para San Pedro.
    Eu acho que você poderia ficar um pouquinho mais... talvez 8 dias.
    Infelizmente não tenho estimativa de preços... isso varia muito do estilo de viagem de cada um.
    O passeio do Salar acho bom reservar antes, os demais não.
    Beijos

  • 20150714092522 Liliane há mais de 4 anos

    Tudo ótimo Camille!
    Obrigada pelo retorno!
    Mais uma vez parabéns pelo site, muito bem contextuado e com muitas informações, sempre utilizo quando quero pesquisar sobre algum lugar..rs
    Sobre o Roteiro, pensei de início pela Bolívia, porque achei que o preço seria mais atrativo,
    Você pontuou muito bem a estrutura que terei vindo por Santiago, o que acho que vou levar em consideração.
    Acho que vale a pena ir até Santiago para conhecer e depois comprar o voo até Calama, no retorno tem voo direto de Calama para São Paulo? ou preciso voltar para Santiago?
    Grata,
    Liliane

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Liliane.
    Obrigada pelos comentários! :)
    O valor do passeio do Salar realmente é mais atrativo saindo da Bolívia, mas como a oferta de voos e transporte para lá é bastante inferior, não acredito que o custo-benefício seja melhor do que indo pelo Chile. Essa é minha opinião, talvez alguém aqui possa compartilhar uma experiência diferente... aguardemos.
    Não há voos diretos entre SP e Calama, a conexão em Santiago será necessária.

  • Img3165 SERGIO TIAGO DA SILVA há 4 anos

    Boa noite Camile
    Eu e um grupo de Amigos de ILHA SOLTEIRA, SP faremos uma viagem de Moto por Machu Picchu e Salar de Uyuni.
    Você saberia me informar sobre a estrada de Uyuni (ruta 701) até Calama (ruta 21) se ainda tem muitos Kms sem asfalto????
    Pois queremos sair de Uyuni e ir até San Pedro de Atacama e depois retornaremos até Ilha Solteira-SP
    As imagens do Google Maps são de 2012 e são de rípio, sem asfalto uma boa parte da estrada...
    Grato
    Aguardo informações...

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Sergio. Praticamente toda a viagem que fiz entre Uyuni e San Pedro era de terra, porque fiz a viagem pelo deserto. Sei que existe esse outro caminho, mas como não passei por ele, não sei dizer as condições da estrada.
    Talvez se você entrar em contato com as empresas de turisto de San Pedro possam te dar informações mais precisas. Abs!

  • Ezr9j Raquel Diehl há quase 4 anos

    Olá Camille, obrigada pelas ótimas dicas sobre o deserto!!! Gostaria de saber quando faz o passeio até Uyuni tem que levar toda bagagem junto certo? Não tem como deixar nada para guarda em San Pedro, em um hostel por exemplo? Se tem que levar a bagagem, então o volume tem que ser pequeno? o que vc recomenda levar então para uma viagem de onde farei o passeio de 2 dias para Uyuni e depois ficarei uns dois dias para passeio no Atacama? Obrigada.

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Oi, Raquel. Você não tem que levar toda sua bagagem junto... você pode levar apenas o que acha que precisará. Se seu hotel/hostel aceitar guardar suas coisas, melhor ainda. Eu pedi para a pousada que fiquei em San Pedro guardar minhas coisas enquanto fazia o trajeto para Uyuni e no meu retorno peguei meus pertences. Sobre o que levar, dê uma lida aqui: https://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-levar-ao-salar-de-uyuni-165-1887-p.html

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 4 anos

    Sergio,

    Se nao for tarde esta info, fiz em Setembro o tour do Salar e depois voltei de Uyuni pra Calama de onibus. A estrada na Bolivia continua de ripio. A partir de Ollague, na fronteira, ja no lado chileno eh totalmente asfaltada. Mesmo de ripio, ela me pareceu em bom estado de conservacao e manutencao.

  • 7473j Zanine Tomé há quase 3 anos

    Camille, uma dúvida por favor. Pelo que li, vc saiu de San Pedro do Atacama , fez toda a excursão e depois regressou de volta para San Pedro de Atacama no Chile. Tudo combinado com a agência que contratou. Para essa volta, você teve que pagar algo a mais por isso? Lembra quanto? E essa volta levou quanto tempo? Muito obrigado.

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Zanine. Boa tarde. Pelo que me recordo, não paguei nada a mais. Se paguei, foi pouca coisa. Essa volta começou na tarde do último dia do passeio. Viajamos um pouco e dormimos em um local que já ficava no caminho de retorno. Saímos desse local de manhã, em torno das 5h... pegamos a estrada e chegamos em San Pedro por volta das 10h.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há quase 3 anos

    Genario Lins há menos de 5 segundos Remover
    Saídas Rota Andina com Salar de Uyuni completo. Partidas de Foz do Iguaçu PR rumo ao norte da Argentina com Salta, Humauaca e Tilcara. Seguindo Tupiza e Uyuni com 3 dias tour salar. Em seguida Potosi e Sucre com mercado Tarabuco e Parque Cretácico. Vôo entre Sucre e Santa Cruz de la Sierra. Para finalizar, o Forte Inca de Samaipata. Volta ao Brasil por Corumbá. 15 dias de emersão nas culturas Incas e Aimaras. Toda logística e acompanhamento para sua segurança e tranquilidade. Grupos mínimos de 3 e máximo de 5 viajantes. Preço por pessoa U$1.250,00 Dólar Turismo/dia incluídos todos transportes terrestres-Bus Cama- Vôo na Bolívia- Vans e táxis transfers- Hostel, Hotéis categoria Booking acomodações duplas com café da manhã- Tour 3 dias Salar Uyuni-entradas dos parques exceto Uyuni.

    Partidas em Março/Abril e Maio.

    Forma de pagamento: 50% 40 dias antes da data de partida e os 50% restantes em Foz do Iguaçu.

    Opções de pagamentos:

    01:Boletos bancários identificados com 3 meses de antecedência a data de partida em 3 parcelas.

    02. 50% 40 dias antes da partida e 50% restantes na partida em Foz Iguaçu cartão crédito.

    Genário Guia
    Wapp +5586999261169
    genarioguia@hotmail.com

    Facebook ROTA ANDINA SALAR UYUNI

  • Jdnrp Erika Dernovsek há quase 3 anos

    Oi pessoal, boa noite! Estou chegando agora no forum e dei uma olhada para tentar achar uma resposta para minha situação, mas acho que não tem. O que acontece e que vou para Atacama e Uyuni em fevereiro. Parte da viagem farei sozinha e parte com meus amigos. Eles chegarão depois de 3 dias e não querem conhecer Uyuni, então vou sozinha, primeiro para Uyuni. Queria saber se tem como eu chegar em Calama e pegar algum transporte direto para Uyuni, para no dia seguinte eu iniciar a jornada de volta a San Pedro fazendo todos os passeios ate encontra-los lá. Alguém conhece esse tipo de transfer?

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 3 anos

    Tem uma alternativa, porém, o problema eh se você consegue chegar no mesmo dia em Uyuni. Tem ônibus de Calama a Uyuni e do sentido inverso também (eu voltei de Uyuni a Calama, evitando dormir na 3a noite no refúgio tosco, preferindo assim pegar um hotel mais decente na própria Uyuni após terminar o tour no 3o dia sem a necessidade do transfer e refúgio tosco da 3a noite e voltar no dia seguinte de manhã bem cedo pra Calama).

    O problema eh que não tem uma tabela amplamente divulgada e os horários são escassos e restritos. Deve sair um na parte da manhã e já li que dependendo do dia tem um que parte ao meio dia. Não vou passar os horários que tinha visto porque a fonte não eh seguro, mas eh mais ou menos isso, se muito uma saída entre 4 a 8 da manhã e outra por volta do meio dia Tem que ver se você consegue coordenar com o horário da chegada do teu voo pra não ter que ficar um dia em Calama aguardando o bus.

    A cia que peguei eh a Frontera Del Norte que eh chilena e que eu saiba a única que faz o trajeto direto, sem necessidade de troca de ônibus na fronteira entre Bolívia e Chile, eh a mais cara e não espere uma maravilha, porém, condição do bus eh mais aceitável que os bolivianos (Buses 11 Júlio e Centeno, Centenário, algo assim). O preço da Bolívia pro Chile era de 150 bolivianos (aproximadamente 75 reais, isso em setembro de 2017). Boa sorte.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 3 anos

    Erika,

    Complementando:

    Só recomendo começar o tour por Uyuni, se você tiver a sorte de chegar de noite em Calama perdendo só este dia de viagem da tua origem até Calama ou ainda chegando a Calama bem cedo, contando com a sorte em pegar um ônibus até as 11 ou 12 horas, chegando por volta das 20 horas em Uyuni e dormindo lá pra pegar a saída do tour por volta das 9 a 10 horas. Conte no mínimo com 2 dias de viagem perdido nisso. A menos que vá voar de São Paulo até umas dez da noite e contar com a sorte de pegar o primeiro voo na manhã seguinte pra Calama e ter a opção do bus na hora do almoço.

    Se não der certo, sem pânico, aí acho melhor, se tiver a passagem já comprada eh ir direto pra San Pedro de atacama, passar o dia lá e começar o tour no dia seguinte de San Pedro. Não dará pra fazer neste caso com menos de 4 dias. Ou você faz o que eu fiz que eh chegar em uyuni de tarde no terceiro dia e passar a noite lá e pegar um ônibus as 5 da manhã pra Calama que da Frontera Del Norte prossegue depois para San Pedro ou fazer o que a Camille fez que eh optar pelo tour de 4 dias, cuja terceira noite eh apenas um transfer de volta à San Pedro de Atacama, chegando por volta das 10 da manhã e com tempo ainda de aproveitar lá para um tour no começo da parte.

    Só tenha em mente uma coisa importante: eu fiquei uma semana no atacama e fiz todos os passeios me aclimatando com altitudes mais altas e fazer o Salar de Uyuni de cara, sem aclimatação, pode não ser uma boa ideia. Eu que não me senti mal no Salar de Tara a 4800 metros , achei o primeiro dia do tour do Salar de Uyuni pra quem começa do Chile muito pesado e não me senti muito bem. Claro que isso varia para cada um.

    Mas, eu acho recomendável deixar o Salar de Uyuni por último, até porque eh mais bonito que o atacama. E pode ser que você até “se decepcione” com as paisagens do atacama ao já ter visto o Salar de Uyuni anteriormente, ainda que o atacama eh excepcional.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 3 anos

    Horários de ônibus de Calama a Uyuni:

    ticketsbolivia.com

    Não me perguntem, se eh confiável, apenas encontrei e estou divulgando. Peguei de um fórum do Trip Advisor, onde recomendo fazer este tipo de consulta ou sites como mochileros.com.

  • 4t9zd Mauricio Rebello há mais de 2 anos

    Estou iniciando o planejamento para esta viagem e fiquei com algumas duvidas com relação aos caminhos. Saindo de San Pedro, seria um passeio pelo Deserto do Atacama até chegar a Uyuni para o Salar. Depois eu deveria seguir para Bolivia para não fazer o mesmo trajeto de volta? E o caminho seria de trem ate Oruro e depois um vôo para la Paz e depois para o Rio de Janeiro?

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há mais de 2 anos

    Dica: acabou tour salar pega um ônibus até villazon as 6 manhã. Chega na fronteira com Argentina meio dia. Atravessa fronteira fácil e vai pra rodoviária de Salta. Ônibus pra salta +5 hs viagem. Passa um dia em salta ou desce em humauaca no caminho. Salta tem ônibus para puerto Iguazu via Corrientes na flecha bus. Tudo muito fácil, gasta menos ou igual e conhece mais lugares.

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há mais de 2 anos

    Uyuni-villazon-la quiaca-salta-foz. Uyuni a villazon 60 bolivianos- táxi villazon fronteira 10bolivianos- la Quiaca Salta R$50,00 salta a foz R$350,00

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há mais de 2 anos

    https://www.facebook.com/rotaandina.com.br/

    Da uma olhada no meu link. Boa viagem

  • Missing Pablo Marques há 11 meses

    Olá, tudo bem?.  Chego com minha esposa dia 14/01 em Santa Cruz de La Sierra (Se a COVID permitir). Meu intuito é conhecer a cidade por uns 3 dias e depois ir para Uyuni e se possível ir até o Atacama. Estou com dúvidas em como chegar até lá.  Vi que por avião é o mais recomendando,  mas é bem caro,  ônibus, trem e carro, percurso é bastante demorado, mas o preço é bem mais atrativo.  O que recomenda em termos de custo X benefício? Temos 14 dias de Bolívia. 

  • 6118d3ac9cb4eb3a1a346ee44f520356 Genario Lins há 11 meses

    Bom dia Pablo..me add e
    Wapp +5585992673605 por favor.. fica mais fácil te orientar. Obrigado

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.