O que levar ao Salar de Uyuni
A viagem ao Salar de Uyuni pode demorar até 4 dias e os lugares que se visita ao longo do caminho são bem pequenos e com comércio muito limitado, portanto, leve em sua mala de viagem tudo aquilo que você possa precisar na viagem. Abaixo você confere uma lista de itens que podem ajudá-lo a ter uma viagem mais confortável.
- Água (ao menos um galão de 6 litros por pessoa). Leve também uma garrafa de água pequena para abastecer e deixar dentro do veículo;
- Protetor solar;
- Óculos de sol;
- Boné ou chapéu;
- Toalha;
- Papel higiênico;
- Roupas para se proteger do vento e do frio. É recomendado levar, principalmente no inverno, segunda pele, casaco corta-vento, gorro, cachecol e luvas;
- Tênis ou calçado de trekking;
- Hidratante para o corpo, rosto e boca (principalmente). Sugerimos usar Bepantol ou similares na boca;
- Lanterna;
- Saco de dormir. O saco de dormir não precisa, necessariamente, ser superresistente ao frio. Se você tiver um saco de dormir simples já ajudará bastante com relação à higiene. As camas dos abrigos costumam ter bons cobertores, mas devem demorar muito tempo a serem higienizados, se é que são. Com um saco de dormir você pode dormir em paz, sabendo que está dentro de um local limpo. As agências turísticas também costumam alugar sacos de dormir, principalmente no inverno;
- Escova e pasta de dente;
- Lenços umedecidos e lenços desinfectantes (podem ser utilizados para passar nos vasos sanitários);
- Mochila. Nela você levará pertences que serão utilizados durante o dia e deixará na mala (que fica em cima do carro) as coisas que irá precisar somente à noite.
- Dinheiro: Boliviano (BOB) é a moeda utilizada na Bolívia e para fazer o passeio pelo Salar de Uyuni você deverá ter um mínimo necessário do dinheiro local. Ao menos BS. 180 são necessários para que você realize a viagem; esse dinheiro servirá para pagar a entrada de parques ao longo do passeio e você precisa tê-lo ao entrar na Bolívia. Não saia do Chile, por exemplo, sem ter bolivianos em mãos na esperança de depois trocar seu dinheiro.
As agências recomendam que se leve em torno de BS. 250 para pagar o eventual uso de banheiros ou outros gastos ao longo da viagem. Nós sugerimos levar BS 300, por garantia.
Saúde:
- Soro para umedecer o nariz ou produto para desobstruir as vias respiratórias;
- Remédios para dor de cabeça, dor de estômago, enjoo e qualquer outro medicamento que você faz uso;
- Pílulas para o mal de altura são indicadas devido às altitudes elevadas do passeio;
- Planeje-se para comprar remédios os quais você faz uso contínuo no Brasil, não conte que irá comprar os mesmos medicamentos em outro país;
- Mastigar folhas de coca (vendidas apenas na Bolívia) ajuda a amenizar os efeitos da altura.
Alimentação:
As agências turísticas que realizam os passeios pelo Salar de Uyuni oferecem café da manhã, almoço e jantar, mas recomendamos que você leve alguns lanches para comer ao longo dos passeios. Compre biscoitos, barras de cereais, salgadinhos, sucos, castanhas, latas de atum e outros tipos de snacks. Não se esqueça de que alimentos de origem vegetal e animal não podem atravessar as fronteiras dos países; na fronteira chilena há inspeção de bagagem.
Esses lanches também podem ser úteis caso você não goste muito de algumas das refeições servidas.
Se você tem alguma restrição alimentar, certique-se de levar alimentos próprios para sua dieta. Se for vegetariano, avise à empresa que fará seu passeio.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.