Quando ir ao Salar de Uyuni
Todo o ano é época de visitar o Salar de Uyuni e os pontos de interesse em suas proximidades. Não há um período que seja "melhor" ou "pior", depende do seu gosto. O que acontece é que verão e inverno são diferentes, principalmente com relação à temperatura e a paisagem que se encontra ao longo do caminho.
O passeio ao Salar de Uyuni passa por locais com altitudes que são sempre superiores a 4.000 metros, o que significa que, mesmo no verão, você poderá enfrentar um pouco de frio, especialmente no início da manhã e durante a noite.
No inverno as temperaturas são rigorosas e, no verão, mais quentes, chegando a fazer calor em alguns momentos do dia. Na cidade de Uyuni, que dá nome ao salar, a temperatura média anual é de -6ºC; no inverno as médias estão em torno de -12ºC e, no verão, de 1ºC. Essas médias tão baixas podem assustar um pouco, então viaje equipado com roupas de frio e que protejam do vento. As temperaturas mais extremas são sentidas quando o sol não está presente, durante o dia as temperaturas são melhores, por isso a dica de se vestir em camadas e ir tirando ou colocando roupas conforme você for sentindo calor ou frio é aplicável aqui.
Inverno é a estação seca, bem fria, em que você verá as montanhas e vulcões ao longo do passeio cobertas por neve. No inverno, como o salar está bem seco, figuras geométricas se formam no sal. Já o verão é a estação chuvosa, em que o frio não é tão latente e faz calor - viajando nesse período, a grande expectativa é encontrar o Salar de Uyuni alagado. Assim, o deserto de sal fica coberto por uma camada de água, algo bem parecido com um espelho que reflete o céu.
Note, no entanto, que dependendo da quantidade de água que há no salar, a rota do seu passeio poderá mudar e pode não ser possível atravessá-lo com o veículo. Por isso, diz-se que uma boa época para viajar é após o período de chuvas, no fim do verão. Neve, gelo e chuvas podem exigir uma alteração no roteiro, para a própria segurança dos viajantes.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.