Salar de Uyuni

Quando ir ao Salar de Uyuni

Todo o ano é época de visitar o Salar de Uyuni e os pontos de interesse em suas proximidades. Não há um período que seja "melhor" ou "pior", depende do seu gosto. O que acontece é que verão e inverno são diferentes, principalmente com relação à temperatura e a paisagem que se encontra ao longo do caminho. 

O passeio ao Salar de Uyuni passa por locais com altitudes que são sempre superiores a 4.000 metros, o que significa que, mesmo no verão, você poderá enfrentar um pouco de frio, especialmente no início da manhã e durante a noite.

No inverno as temperaturas são rigorosas e, no verão, mais quentes, chegando a fazer calor em alguns momentos do dia. Na cidade de Uyuni, que dá nome ao salar, a temperatura média anual é de -6ºC; no inverno as médias estão em torno de -12ºC e, no verão, de 1ºC. Essas médias tão baixas podem assustar um pouco, então viaje equipado com roupas de frio e que protejam do vento. As temperaturas mais extremas são sentidas quando o sol não está presente, durante o dia as temperaturas são melhores, por isso a dica de se vestir em camadas e ir tirando ou colocando roupas conforme você for sentindo calor ou frio é aplicável aqui.

Inverno é a estação seca, bem fria, em que você verá as montanhas e vulcões ao longo do passeio cobertas por neve. No inverno, como o salar está bem seco, figuras geométricas se formam no sal. Já o verão é a estação chuvosa, em que o frio não é tão latente e faz calor - viajando nesse período, a grande expectativa é encontrar o Salar de Uyuni alagado. Assim, o deserto de sal fica coberto por uma camada de água, algo bem parecido com um espelho que reflete o céu.

Note, no entanto, que dependendo da quantidade de água que há no salar, a rota do seu passeio poderá mudar e pode não ser possível atravessá-lo com o veículo. Por isso, diz-se que uma boa época para viajar é após o período de chuvas, no fim do verão. Neve, gelo e chuvas podem exigir uma alteração no roteiro, para a própria segurança dos viajantes. 

Tudo que você precisa saber sobre Salar de Uyuni!

Esse texto sobre Quando ir ao Salar de Uyuni faz parte do guia de Salar de Uyuni no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir ao Salar de Uyuni

  • Missing joao guimaraes há mais de 4 anos

    Chegarei em La Paz dia 06/04. Gostaria de ir para Uyuni, aceito sugestões de como chegar , temperatura e algumas dicas de como fazer.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, João. As informações do Guia são mais voltadas para a viagem feita entre o Salar de Uyuni e Atacama... não tenho informações muito específicas sobre Uyuni porque pouco fiquei por lá. De toda forma, você pode ver sobre o clima aqui: http://www.weather-and-climate.com/
    Abs!

  • Missing Marcela Silveira da Silva há mais de 4 anos

    Oi Camille, boa tarde! Procurei no guia a época do ano que você visitou o Salar e não encontrei, poderia, por gentileza, me informar a época que você visitou o destino?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Marcela. Fui em dezembro de 2014! Bjs

  • Missing Marcionei Mendes há mais de 4 anos

    Oi Camille! Pretendo ir para o Salar ano que vem e gostaria de ver o espelho de água. Para não correr o risco de não conseguir atravessar, qual o mês que você sugere?
    Estava pensando em ir no final de março. Grande abraço!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Marcionei. Tudo bem?
    Na minha opinião o risco de não atravessar é só se chover muito... acredito que janeiro chova mais... março me parece um bom mês, mas é meio imprevisível se você vai conseguir ver o Salar alagado realmente. Vamos torcer para que sim! Minha sugestão é que você mande um e-mail para as empresas que realizam o passeio para ver se eles tem algo a acrescentar com relação a isso. Abs!

  • Missing Marcionei Mendes há mais de 4 anos

    Obrigado Camille! Tens alguma agência que faz o tour pelo Salar para indicar?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Olá! Fiz com a Cordillera Traveller e considero a experiência positiva.

  • Missing Marcionei Mendes há mais de 4 anos

    Muito obrigado! Vou entrar em contato com eles.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.