Como chegar a Perth

Perth é a capital do estado de Western Australia (Austrália Ocidental) e em sua região metropolitana há mais de 2 milhões de habitantes. Ela está localizada na costa do Oceano Índico, que é o lado menos popular do país, e é tão afastada de outras grandes cidades que é considerada a cidade com mais de um milhão de habitantes mais isolada do mundo. Ela está a cerca de 3.940 km de Sydney, 4.340 km de Brisbane e 3.420 km de Melbourne. 

Avião
Em um país de dimensões continentais como a Austrália, e tão longe do Brasil, um avião é a maneira mais rápida, não apenas de chegar ao país, como de viajar dentro dele. Não há empresas brasileiras que voam para a Austrália, mas há diversas outras companhias estrangeiras que têm acordos com empresas brasileiras ou que operam em nosso país e viajam para a Austrália. 

Algumas das empresas estrangeiras que têm voos no Brasil (Aeroporto de Guarulhos) e voam para o Aeroporto de Perth fazendo apenas uma conexão são a Emirates (que faz conexão em Dubai), Etihad (conexão em Abu Dhabi), Qatar (conexão em Doha), South African (conexão em Joanesburgo) e Singapore (conexão em Singapura). Aos brasileiros, é permitido o despacho de 2 malas com até 32 kg cada. 

Algo a se ter em mente é que nem todas as empresas que operam nos aeroportos da costa leste da Austrália, como Brisbane ou Sydney, operam também em Perth. Para quem tem como destino a costa leste do país, uma empresa que viaja pelo Oceano Pacífico poderá oferecer voos mais rápidos, mas para quem viaja a Perth (costa oeste), talvez uma empresa que viaja pela África terá uma jornada de viagem mais curta. Vale sempre a pena conferir não apenas os valores cobrados pela passagem, mas o tempo total de viagem.  

Se você chega à Austrália pela costa leste, como é o caso das cidades recém citadas, Brisbane, Sydney ou Melbourne, considere que serão necessárias mais 4h de voo para chegar a Perth. Para quem necessita comprar voos internos na Austrália, as principais empresas que operam no país são a Virgin Australia, Qantas e Tiger Air. Lembre-se de que a política de franquia de bagagem nos voos internacionais é diferente dos voos internos e não se esqueça de analisar as regras de despacho de bagagem de cada companhia. 

Como sair do Aeroporto de Perth 
O Aeroporto de Perth, Perth International Airport, está a cerca de 12 km do centro da cidade. É um aeroporto de grande porte, com três terminais domésticos e um terminal internacional. Para ir de um terminal a outro, há um serviço de ônibus gratuito disponível que funciona 24h e passa nos terminais entre uma e três vezes a cada hora-quanto mais movimentado o horário do aeroporto, mais vezes passam os ônibus. Aqui você pode conferir o horário dos ônibus entre os terminais. 

Para sair do aeroporto e ir até Perth, as opções são utilizar um carro alugado (pode ser alugado no próprio aeroporto), ônibus público, shuttle ou táxi. Entre as empresas de aluguel de carro que estão no local, há a Avis, Hertz e Europcar. Uma corrida de táxi entre o aeroporto e o centro de Perth custa em torno de $38.

As linhas de trem do Transperth não alcançam o aeroporto e o único transporte público que chega ao local são os ônibus, através das linhas 37 e 40. Os ônibus passam apenas nos terminais 3 e 4 do Aeroporto de Perth e, além de outros locais, vão até a Esplanade Bus Port, que é como uma rodoviária onde se pega ônibus de várias linhas. A Esplanade Bus Port também está ligada a uma estação de trem, que é outra opção de transporte para chegar ao seu destino final. 

O shuttle, ou transfer, a partir do Aeroporto de Perth é feito através da Perth Airport Shuttle e consiste em um transporte compartilhado que vai até alguns locais da cidade mais centrais do que o próprio aeroporto. Esse transfer não vai para endereços residenciais, apenas para lugares públicos e pontos de interesse, como uma grande estação de trem ou hotel. Ele custa $15 e você pode ficar no ponto que escolher, mas lembre-se que, ao utilizá-lo, talvez você necessite ainda de um transporte adicional, como um táxi ou um ônibus.
 

Trem 
Para quem gosta de aventuras e tem tempo disponível para fazer uma viagem diferente, existe uma rota de trem que liga Perth, Adelaide e Sydney. A viagem dura alguns dias e tem paradas ao longo do caminho, nas quais é possível descer do trem e fazer passeios para conhecer os arredores das estações. É uma viagem com paisagens variadas, em que pode se conhecer melhor o interior da Austrália, mas não é uma alternativa barata ou rápida para viajar. Para mais informações, clique aqui.

Carro
Viajar de carro passando por várias cidades é um programa clássico nas férias dos australianos, o único “porém” é que as distâncias entre as cidades podem ser realmente muito grandes e levar vários dias. As condições nas estradas do país são muito boas e para quem gosta de pegar a estrada, viajar na Austrália é uma excelente ideia. Há locais onde você pode viajar horas sem cruzar com um outro veículo. 

Embora seja um país muito grande, lembre-se que a área central da Austrália é um deserto, e que as estradas principais ficam próximas da costa. 

Entre Perth e Adelaide são 2.700 km, feitos pela National Highway A1, que também é a mesma estrada para quem viaja a partir de Sydney ou Melbourne. Para quem parte do norte da Austrália Ocidental, a opção principal é a mesma A1, uma estrada que praticamente roda toda a Austrália próxima ao mar. 

  • Perth-international-airport-per

    Perth Airport (PER)

    Nota:  de 10 (0)

    O Perth International Airport ou aeroporto de Perth é o principal meio de chegada de estrangeiros ao estado de Western Australia. Ele está localizado a cerca de 12 km do centro da cidade e está ligado ao transporte público através dos ônibus da Transperth, sistema de ônibus local. 

    O aeroporto possui 4 terminais, sendo...

Tudo que você precisa saber sobre Perth!

Esse texto sobre Como chegar a Perth faz parte do guia de Perth no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Perth

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.