Ubatuba

Como se locomover em Ubatuba

Percorrer as praias de Ubatuba não é tarefa fácil de ser cumprida, nem mesmo por quem mora há anos naquele lindo trecho do Litoral Norte de São Paulo. Estamos falando de um destino com mais de cem porções de areia ligadas por quase 80 km de estrada, incontáveis trilhas e alguns trajetos possíveis apenas de barco. Para investir na tarefa de conhecer as praias de Ubatuba e percorrer a região, será necessário lançar mão de mais de um meio de transporte, especialmente se a ideia for se locomover entre as praias do Sul, Centro e Norte de Ilhabela. Carro e ônibus são excelentes pedidas para circular entre as praias mais distantes, mas botar o pé nas trilhas e fazer roteiros de barco faz parte de alguns dos mais lindos passeios de Ubatuba.

Para quem não pretende gastar tempo demais em deslocamento ou não está com o pique de conhecer várias praias, o mais recomendado é se hospedar na região próxima às praias favoritas. Essa escolha evitará problemas com estacionamento e, a depender da época do ano, o estresse de ficar horas em engarrafamentos. Se tudo o que você quiser for relaxar em apenas uma praia, não hesite em escolher uma hospedagem próxima a ela.

Se você faz a linha que pretende conhecer mais de uma praia por dia e em diferentes regiões de Ubatuba, será necessário investir em trajetos de carro ou de ônibus e, a depender da praia, um trecho de trilha ou mesmo um pequeno passeio de barco. Ficar a pé em Ubatuba deixa o turista preso apenas aos arredores da pousada. Sendo assim, comece a pensar em como se locomover por lá.

Ubatuba de carro

O carro é a maneira mais eficiente de se locomover entre as praias de Ubatuba, mesmo as mais distantes. A liberdade que o automóvel oferece permite visitar diversas porções de areia em um mesmo dia sem se preocupar com o horário dos ônibus. Alguns inconvenientes, entretanto, estão atrelados ao carro e muitos deles ao período de alta temporada.

Grande parte da rodovia Rio-Santos — que faz a ligação entre as praias de Ubatuba — é de mão dupla em pista simples. Com grande número de curvas sinuosas e longos trechos em declive, a velocidade de tráfego não é alta. Durante dias de pouco movimento, não há grandes engarrafamentos. Contudo, em feriados prolongados e finais de semana de sol, as estradas — principalmente as próximas ao centro — ficam impraticáveis. É comum passar mais de uma hora para ir até a praia vizinha. Nesse caso, o automóvel pode ser uma roubada. É preciso ficar atento ao calendário para não passar raiva e acabar perdendo a praia por estar parado na estrada. 

É importante frisar que a Rio-Santos é uma estrada com alto índice de acidentes, um pouco perigosa e repleta de radares com controle de velocidade. O número de multas é bem alto no Litoral Norte de São Paulo. Se a estrada estiver livre, nada de botar o pé no acelerador. Tenha calma e viaje com segurança para não sofrer acidentes e nem levar multas.

Quem vai de carro para Ubatuba precisa estar ciente de que a região não oferece estacionamentos em todas as praias e que em muitos casos há cobrança da Zona Azul. O sistema de vagas rotativas é válido para o dia todo e em todos os estacionamentos com Zona Azul localizados em Ubatuba. Na prática, isso significa que você precisará pagar apenas uma vez por dia e poderá trocar de praia sem a necessidade de pagar novamente. A Zona Azul pode parecer ruim, mas ela reduz a cobrança ilegal de guardadores de carro e dá mais transparência aos valores praticados.

Nem todas as praias de Ubatuba têm Zona Azul e, nesses casos, pode haver cobrança por ser estacionamento particular. Há praias onde nem estacionamento há. Cuidado para não deixar o carro na estrada e acabar multado por isso (é bem comum multa por estacionar no acostamento).

Para ficar tranquilo durante a noite e não passar raiva procurando vagas para o pernoite, prefira pousadas com estacionamento privativo. O conforto pode aumentar um pouco o preço da hospedagem, mas certamente garante a tranquilidade ao dormir.

Ubatuba de ônibus

Nem todo turista dirige ou está disposto a viajar de carro. Nesses casos, o ônibus poderá suprir bem a necessidade de locomoção em distâncias maiores. A rede de ônibus em Ubatuba é surpreendentemente eficiente e atende a grande parte das praias da região. Com o aplicativo certo de locomoção, será possível descobrir a melhor linha, o horário e até quanto tempo falta para o ônibus passar. Assim, você poderá continuar na praia até o último minuto antes de o transporte chegar ao ponto. Apesar de não permitir tanta liberdade de horário quanto o automóvel, o ônibus é um meio de locomoção barato e que não exige a incessante busca por vagas de estacionamento, que é um grande problema em dias de cidade cheia.

A empresa responsável pelo transporte urbano de Ubatuba é a Verde Bus, que opera em toda a cidade. Os pontos de ônibus, no geral, estão localizados à beira da Rio-Santos, de frente para a entrada das principais praias. Algumas rotas entram nos bairros e permitem outros circuitos fora da rodovia principal. A empresa opera com sistema de bilhete único, que permite circular com a mesma passagem dentro do período de 3h20. Quem não tiver o bilhete único poderá fazer o pagamento diretamente no ônibus. 

Para se locomover com facilidade e encontrar as linhas de ônibus, veja os aplicativos da Moovit (bastante eficiente em Ubatuba) e o Google Maps.

Ubatuba de táxi e Uber

Além do carro e ônibus, em Ubatuba vale se locomover também de táxi e Uber. O custo será mais caro, mas a opção é cômoda. Ao contar com serviço de táxi e Uber, será necessário se preocupar também com o trajeto de volta. Não há sinal de celular em muitas praias e muito menos pontos de táxi. Nesses casos, vale combinar um horário com o motorista para que ele vá buscar você na praia no horário combinado.

Ubatuba a pé

Diversas praias de Ubatuba são acessíveis apenas a pé. Andar em meio a esse lindo litoral é uma das mais prazerosas atividades para os viajantes que estão em Ubatuba. Invista em algumas trilhas e não deixe de caminhar até as praias mais próximas. Vale também percorrer toda a extensão da praia onde você estiver. Sempre há surpresas a serem descobertas. Fazer trilhas em Ubatuba não é perigoso e os percursos são bem definidos. Na dúvida, vale baixar aplicativos de locomoção por trilha, como o Wikiloc, para ter certeza de estar no caminho correto e saber quanto tempo levará o trajeto total. Boas trilhas para começar são a Trilha da Praia das Sete Fontes e a Trilha das Sete Praias.

Ubatuba de barco

Algumas praias de Ubatuba são acessíveis apenas pelo mar. É caso da Ilha das Couves, a Ilha Anchieta e a Ilha do Prumirim. Em outros casos, o transporte de barco pode ajudar a economizar no tempo das trilhas a pé, como acontece com a Praia do Bonete Grande. Não deixe de fazer ao menos um passeio de barco na região. Ubatuba é ainda mais linda quando vista pelo mar. Veja mais sobre os passeios de barco em Ubatuba.

Tudo que você precisa saber sobre Ubatuba!

Esse texto sobre Como se locomover em Ubatuba faz parte do guia de Ubatuba no Melhores Destinos

Comentários para Como se locomover em Ubatuba

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.