Ubatuba
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos de Ubatuba

As praias de Ubatuba são mesmo os principais pontos turísticos da cidade. Difícil imaginar algum turista que viaje para a região que não tenha como foco curtir alguns dias no mar. E não importa se o objetivo é surfar algumas ondas, praticar mergulho, se estirar na areia para pegar um bronzeado ou simplesmente relaxar com o barulho do mar. O fato é que as praias serão as principais atividades de quem está em Ubatuba. Ainda que praia e céu azul sejam o desejo de quase todo turista, sabemos que Ubatuba não vive apenas de dias de sol. Chuvas por lá são uma constante e em alguns momentos a visitinha à praia terá que ser adiada. E é nessa hora que você precisará de algumas alternativas para passar o tempo. Não se preocupe, porque não nos esquecemos do seu dia de sol! Se o seu negócio é mesmo o mar, acesse o nosso post especial sobre as praias de Ubatuba. Lá você encontrará tudo o que precisa para os dias de pé na areia.

Para começar o passeio por Ubatuba além da praia, invista em uma visita ao centro da cidade, onde estão preservados alguns edifícios que contam parte da história de Ubatuba após o século XIX. Um dos mais belos remanescentes é o Casarão do Porto — hoje centro cultural em funcionamento na Praça Anchieta —, que data de 1846 e serviu de ponto de negociação de produtos agrícolas que passavam pelo Porto de Ubatuba. Outro edifício presente na região e que data do século XIX é o Paço Nóbrega, onde atualmente funciona a Secretaria de Turismo de Ubatuba. Bem pertinho da Praça Anchieta, a Praça Matriz sedia um lindo coreto e o edifício da Igreja Matriz de Ubatuba (Igreja da Exaltação da Santa Cruz). A igreja marca o momento em que Ubatuba recebeu um novo porto e a população cresceu, exigindo a construção de uma nova sede. A Matriz demorou década para ser finalizada e foi aberta à população, ainda inacabada, na segunda metade do século XIX.

Ao terminar a sua voltinha pela zona histórica, aproveite para conhecer o Mercado de Peixes de Ubatuba (vale pedir petiscos preparados na hora com frutos do mar fresquinhos nas redondezas), a Feirinha de Artesanato e a Casa do Artesão de Ubatuba, as duas nos arredores da Praça da Matriz. Para relaxar de frente para o mar, siga até o Farol de Ubatuba, localizado na ponta da Praia do Cruzeiro, de onde será possível ver boa parte da orla do Centro. 

Para continuar o passeio, vá até a divisa entre a Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro. Passeie pela Avenida Iperoig, onde está a Praça Trópico de Capricórnio, e pela Rua Guarani, onde está a maior concentração de lojas, bares, restaurantes e pousadas de Ubatuba. Um percurso bem animado, especialmente à noite. Ao final da rua, estará o Aquário de Ubatuba, que agrada especialmente às crianças. Não podemos dizer que é um superaquário, mas será divertido para os pequenos. Caso não queira fazer a visita, aproveite o esqueleto de baleia jubarte exposto na Praça da Baleia. A foto é ótima!

Se o pique permitir, vale continuar a caminhada até o bairro do Itaguá, onde está a sede do Projeto Tamar. O lugar encanta crianças e adultos, que podem aprender a proteger o meio ambiente em uma visita interativa na qual podem ser observadas algumas tartarugas marinhas resgatadas no Litoral Norte de São Paulo.

Depois de percorrer essas atrações, é hora de voltar à praia! Certeza que a chuva já terá dado uma trégua. Veja mais sobre as praias e ilhas de Ubatuba.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ubatuba