Ubatuba
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias de Ubatuba

Com mais de cem praias disponíveis para ser feliz (oficialmente são 102), Ubatuba é um paraíso para os amantes das porções de areia à beira-mar. E por mais que a cidade fique cheia nos feriados e finais de semana de sol, com tantas praias não será difícil encontrar um cantinho mais sossegado para descansar sob a sombra de uma árvore e tomar um refrescante banho de mar. Ubatuba é um dos destinos mais procurados por turistas e surfistas no Litoral Norte de São Paulo e a fama de lindas praias — muitas com boas ondas para o surfe — se confirma a cada quilômetro da Rio-Santos. Coladinha a Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba divide com a vizinha a beleza do mar em tom de esmeralda e a exuberante vegetação da Mata Atlântica. O visual em terra não perde para o mar. Um espetáculo para todos os lados.

Ilha-do-prumirim

Circular entre as praias de Ubatuba pode não ser tarefa simples, são mais de 80 km de costa com praias ligadas pela Rio-Santos. A melhor maneira de conhecer diversas atrações é ter um carro à disposição, mas não será difícil conhecer o litoral de ônibus, Uber, bike e a pé, afinal, há lindas trilhas em meio à mata que levam a cantinhos bem especiais da cidade. Se estiver em dúvida sobre a melhor maneira de percorrer as praias, veja o nosso post sobre como se locomover em Ubatuba.

Ubatuba é dividida em três regiões: Sul, Centro e Norte. O ideal, para facilitar a visita às praias, é se concentrar em cada uma das regiões em um mesmo dia para evitar grandes deslocamentos e também os engarrafamentos, que são frequentes na alta temporada e podem atrapalhar o dia de passeio. As três regiões oferecem lindas praias e merecem ser exploradas. Há praias movimentas em todas elas, assim como praias boas para famílias, para a prática de surfe, com infraestrutura de quiosques e também aqueles paraísos quase sem ninguém. Por isso, não se limite a apenas uma região de Ubatuba, muito menos a uma só praia! 

Praia-do-tenorio

Como são muitas opções para conhecer em Ubatuba, fizemos aqui uma pré-seleção de praias por região para ajudar na escolha do destino do dia de passeio. Ao todo, visitamos 51 praias e nos encantamos por muitas delas. Não é fácil escolher, mas há praias que cabem em cada estilo de viajantes. Os detalhes de cada uma delas você pode conferir nos locais cadastrados ao final deste post, mas preparamos também um resumão para facilitar a sua decisão.

Praias do Sul de Ubatuba 

A região Sul de Ubatuba é a que oferece mais opções de praias para os turistas que visitam o Litoral Norte de São Paulo. O fácil acesso para quem está no sul do estado atrai visitantes de Santos, São Sebastião e Caraguatatuba. As praias do Sul costumam ser mais populares, especialmente se comparadas às praias do Norte, mas na região também há paraísos tranquilos que merecem um dia inteiro de passeio.

Praia-da-sununga

Para quem busca ambientes mais desertos, algumas belas praias do Sul irão agradar. É o caso da Praia do Bonete, a Praia Grande do Bonete, a Praia Deserto e a Praia do Cedro do Sul, todas na rota da Trilha das Sete Praias. Essas praias são rodeadas por exuberante natureza e praticamente não há turistas por lá. O início da Trilha das Sete Praias é pela Praia da Fortaleza, que também merece uma visita, assim como as pequenas e encantadoras Praia Brava da Fortaleza e a Praia do Costa. Todas na mesma via de acesso. Seguindo a rota adiante, não deixe de passar pela Vermelha do Sul, boa opção para curtir uma praia vazia e com mar delicioso, assim como a Praia Dura, que tem mar raso, longa faixa de areia e é excelente opção para crianças. Outra trilha que leva a praias bem tranquilas é a Trilha das Sete Fontes, onde o trajeto de 4 km a pé começa pelo lindo visual do Saco da Ribeira, passa pelas águas em tom de esmeralda da Praia do Flamengo e termina na espetacular Praia das Sete Fontes.

Praia-do-cedro-do-sul-e-praia-deserto

Entre as praias que aliam infraestrutura a um belo cenário, nossas favoritas são a Praia da Sununga (onde está a Gruta que Chora), a Praia do Lázaro e a Praia Domingas Dias. As três estão coladas uma à outra e um dia de passeio será ideal para ver todas elas. Nas praias, há quiosques, vendedores ambulantes, o mar é ótimo para banho e o número de frequentadores é na medida certa para não lotar. Excelentes opções para ir com a família. Ainda no Sul, vale conferir a Praia da Enseada, de onde partem os principais passeios para a Ilha Anchieta e também a Praia de Santa Rita, que em dias tranquilos é um paraíso.

Praia-domingas-dias

Para quem gosta de agito, praia com muita gente, música, quiosque, vendedores ambulantes e total infraestrutura, no Sul de Ubatuba a melhor opção é a Praia da Maranduba. Vale, entretanto, o alerta de que essa é a praia mais cheia da região. Quase tão cheia e movimentada quanto a Praia Grande, no Centro. Se você quer movimento, mas não tanto, procure a Praia de Toninhas, que é vizinha à Praia Grande, tem boa infraestrutura e ainda oferece um belo mar onde frequentemente são avistadas tartarugas.

Praia-de-toninhas

Praias do Centro de Ubatuba

O Centro é a região mais disputada pelos turistas em Ubatuba e também a que oferece o menor número de praias. O grande movimento se deve à maior concentração de hotéis e restaurantes da cidade. Hospedar-se no Centro de Ubatuba facilita a locomoção entre as praias do Sul e do Norte e diminui um pouco a distância entre as praias. Apesar de ser muito movimentado e sediar a praia mais cheia de Ubatuba, o Centro reserva algumas boas surpresas, onde será possível curtir um dia de sol sem precisar disputar espaço na areia. A região tem praia boa para passear ao final da tarde, sentar-se em um quiosque à beira-mar, praticar mergulho de snorkel, surfar, passar o dia quase sem ninguém e também para conhecer gente (em alguns casos, muita gente). 

Praia-do-cedro-ou-cedrinho

A Praia Grande marca a passagem do Sul para o Centro e é a faixa de areia mais procurada de Ubatuba. Ela é o termômetro que mede o índice de turistas na região. Se a Praia Grande estiver lotada, é bom preparar o espírito para enfrentar congestionamento em diversas faixas de areia. Entretanto, se ela estiver vazia, a chance de encontrar com facilidade uma praia quase deserta é bem grande. A Praia Grande é das mais animadas, a areia é repleta de quiosques, restaurantes, vendedores ambulantes, música e, claro, muita gente! Se o que você espera de Ubatuba é agito, pense em ir para a Praia Grande. Agora, se você gosta de lugares agitados, mas prefere uma praia um pouquinho menor, a Praia do Tenório pode ser uma boa. Por lá, o mar é maravilhoso e não faltam opções de serviços com pé na areia. Ainda na linha de praias bem movimentadas, a Praia do Perequê-Açu agrada principalmente aos moradores da região. O agito também é certo por lá, mas, infelizmente, nem sempre a água está própria para banho.

Praia-do-tenorio

Para fugir um pouco do agito, vale conhecer a Praia Vermelha do Centro. Uma das favoritas dos surfistas, essa praia raramente fica cheia e sempre tem um cantinho mais tranquilo para curtir o visual. A partir de lá, siga até a Praia do Cedrinho, uma das mais bem preservadas do Centro e onde o mar esmeralda e superlimpo faz a festa dos turistas que gostam de mergulho livre. Há grandes chances de ver uma bela tartaruga nadando ao lado.

Praia-vermelha-do-centro

Se o que você busca é um passeio sem compromisso pela orla, com direito a paradinhas sob as árvores, lojinhas de artesanatos e produtos de praia, quiosques e restaurantes, a Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro (ou Iperoig) são ótimas opções. Apesar de não serem próprias para banho, elas oferecem um delicioso calçadão à beira-mar. Vale para um final de tarde sem pressa. É nessa região onde está a maior concentração de restaurantes e bares de Ubatuba, por isso será fácil estender o passeio até mais tarde. Esse é o melhor ponto de Ubatuba depois que a noite cai.

Praia-do-itagua

Praias do Norte de Ubatuba

A proximidade do Norte de Ubatuba com a Costa Verde do Rio de Janeiro reflete diretamente nas praias e faz dessa região um verdadeiro espetáculo de cenários naturais, muitos deles desertos e em áreas de proteção ambiental. É nesse trecho onde está a reserva natural de Ubatuba e algumas das mais bem preservadas praias do Litoral Norte de São Paulo. É um bom ponto para quem gosta de ambientes mais virgens e sem construções que alterem a natureza. Ainda que o forte do Norte de Ubatuba sejam as praias desertas, por lá também será possível encontrar opções com boa infraestrutura aliada a lindo visual.

Praia-brava-do-camburi

Praia do Félix está entre as mais populares de Ubatuba e oferece mar transparente, muita sombra e boa infraestrutura para passar o dia. Ela conta ainda com duas vizinhas maravilhosas: a Praia do Português (ou Prainha do Félix) e a Praia das Conchas. Com mar transparente e uma linda piscina em meio a dois paredões de rochas, a Praia do Português — que tem acesso bem fácil a partir da Praia do Félix — é um ótimo ponto para quem gosta de praticar snorkeling. O mesmo vale para a Praia das Conchas, que pode ser acessada por trilha de vinte minutos e oferece, além do mar maravilhoso, a areia coberta de conchas. Um trio que é ótima opção para um dia de passeio. 

Praia-do-portugues-prainha-do-felix

Bem pertinho da Praia do Félix, outra praia movimentada e com boas opções de restaurantes é a Praia do Prumirim, que além de ser linda ainda tem fácil acesso para a Ilha do Prumirim. Já a Praia de Picinguaba atrai o público que deseja pegar o barco para a Ilha das Couves. E como a praia tem um bom mar para banho, vale uma paradinha por lá. Com um pouco mais de movimento, a Praia da Almada agrada pelo mar tranquilo e boa infraestrutra. Ideal para quem está com criança. A partir dela, ainda será possível conhecer a Praia do Engenho e a Praia Brava da Almada, que figura entre as praias mais desertas da região. Também com infraestrutura de quiosques e restaurantes, mas com clima bem mais rústico, a Praia do Camburi agrada ao público alternativo. Chegar até lá exige disposição, já que a estrada costuma ser bem ruim. Por isso ela raramente fica cheia.

Praia-do-prumirim

Muito procuradas por surfistas, a Praia Vermelha do Norte e a Praia de Itamambuca aliam bem o ambiente tranquilo ao agito dos atletas das ondas. Itamambuca figura na lista das mais bonitas de Ubatuba. Apesar de não ser deserta, a longa faixa de areia nos permite ter a sensação de estarmos em uma praia sempre tranquila. Já a Praia Vermelha do Norte ganha atenção não só pelas ondas, mas também pelo fácil acesso.

Praia-de-itamambuca

Para quem gosta de faixas de areia longas e firmes, ideais para a prática de esportes na areia, a Praia da Fazenda é o lugar perfeito. Com mar calmo, cercada de verde e parte integrante da área de proteção do Parque Estadual da Serra do Mar, a Praia da Fazenda é um bom destino para famílias que estão com crianças, não querem muito movimento e preferem ambientes mais naturais. Por lá, os pequenos poderão brincar tranquilamente. Outras praias na região e que oferecem faixas de areia longas e compactas, aliadas ao mar calmo, são a Praia do Ubatumirim e a Praia do Estaleiro do Padre. As duas são separadas por um rio e oferecem quiosques à beira-mar. Nos dois casos, carros circulam pela faixa de areia, cenário incomum que não se repete em outras praias de Ubatuba.

Praia-da-fazenda

Quem busca praias mais desertas e nativas contará com diversas opções no Norte de Ubatuba, a começar pela Praia do Puruba, que se difere das outras da região por ter um cenário espetacular que alia a água do mar ao encontro de dois rios. Na sequência, a Praia do Leo ganha destaque pelo mar tranquilo e em tons de azul. Para fugir do movimento, mas ainda encontrar um público interessante, visite a Praia Brava do Camburi. Por lá, o mar é maravilhoso e a praia recebe surfistas em busca de boas ondas. Mesmo nos dias de maior movimento em Ubatuba, a Brava do Camburi estará vazia.

Praia-do-leo

Praias nas Ilhas de Ubatuba

As praias de Ubatuba não se limitam ao continente e a região oferece algumas ilhas para curtir durante a viagem, sendo que as mais procuradas são a Ilha das Couves, a Ilha Anchieta e a Ilha do Prumirim. Todas elas valem a visita e são igualmente espetaculares. Se o tempo permitir, vá às três! O custo do transporte que leva até elas é baixo e não será preciso investir em grandes passeios para visitá-las. 

Ilha-das-couves

A Ilha do Prumirim é a mais fácil de chegar. Localizada de frente para a Praia do Prumirim, no Norte de Ubatuba, a Ilha do Prumirim tem mar espetacular, transparente e com tons que variam entre verde e azul. Uma grande área de areia recebe os turistas, que podem curtir o mar tranquilo e raso sem preocupação. O trajeto entre a Praia do Prumirim e a Ilha do Prumirim é o mais comum, leva apenas cinco minutos e tem custo de R$ 25 por pessoa (ida e volta).

Ilha-do-prumirim

A Ilha das Couves, também na porção norte de Ubatuba, tem como principal acesso os barcos que partem da Praia de Picinguaba. Considerada um dos mais espetaculares cenários de Ubatuba, a Ilha das Couves oferece duas diferentes praias, que são igualmente belas. O passeio até lá tem custo médio de R$ 40 por pessoa e o trajeto leva apenas 15 minutos.

Ilha-das-couves

A Ilha Anchieta se destaca entre as três principais ilhas de Ubatuba por ser a que oferece mais atrações. E, a depender da disposição dos turistas, vale até encarar algumas trilhas por lá. O passeio mais comum à Ilha Anchieta tem visita à Praia do Presídio, Praia do Sapateiro, Praia das Palmas e Praia do Engenho (onde está o aquário natural) ou ainda o roteiro que inclui a Praia do Sul (por trilha é preciso agendar um monitor) e a Praia do Leste (com acesso apenas pelo mar). E a ilha atrai não só pelas praias, mas também pela história e natureza exuberante do lugar. O passeio tem custo a partir de R$ 60 e pode ser feito de escuna, lancha e flexiboat. A entrada na Ilha Anchieta é paga e o ingresso, por pessoa, custa R$ 14.

Ilha-anchieta

Qual a melhor praia de Ubatuba?

A resposta é só uma: depende! Não dá para dizer que uma ou outra praia de Ubatuba é melhor, afinal, os turistas desejam coisas diferentes. Há quem prefira muito agito e quem sonhe com uma praia deserta. Há quem não abra mão de um bom serviço à beira-mar e outros que preferem levar a própria bebida para relaxar sem se preocupar. Tem a galera do surfe, que curte mesmo é boas ondas, e a galera família, que quer um mar tranquilo para as crianças. Sem contar que as praias mudam muito de acordo com a previsão do tempo e do número de turistas na cidade. Uma praia que durante a semana praticamente não tem ninguém pode virar um grande carnaval nos feriados prolongados. Sendo assim, o melhor é descobrir a sua melhor praia de Ubatuba.

Ilha-do-prumirim

Apesar de não ser possível dizer qual a melhor praia, nós temos as nossas favoritas. A lista vai ajudar um pouquinho na sua escolha ao chegar a Ubatuba. É bem fácil ficar perdido na hora de escolher entre mais de cem praias, então um empurrãozinho na hora de começar o passeio por essa região do Litoral Norte vai fazer toda a diferença. Vamos lá!

As praias que nós mais gostamos em Ubatuba

Temos algumas favoritas entre as praias de Ubatuba e vamos conta para vocês! No Norte de Ubatuba, adoramos a Praia do Prumirim e a Ilha do Prumirim, por serem lindas e fazerem uma dobradinha perfeita para um dia de passeio. A Ilha das Couves também é espetacular, mas, para curtir com calma, é preciso ir em um dia de semana bem vazio. 

Outra praia que adoramos foi a Praia do Português (ou Prainha do Félix). Ela é pequena e tem o mar realmente maravilhoso para mergulhar. A Praia do Português conta ainda com a vantagem de ter acesso pela graciosa Praia do Félix. Vale também uma visita à Praia do Puruba, que alia bem o banho de mar ao banho de rio. E se falarmos de praias bem preservadas e quase desertas, ficamos com a Praia Brava do Camburi, um dos destaques da nossa viagem.

Praia-do-prumirim

A Trilha das Sete Praias, no Sul de Ubatuba, encantou-nos um bocado, especialmente pela Praia do Cedro do Sul, a Praia Deserto e a Praia do Bonete Grande. Já a Trilha das Sete Fontes tem a charmosa Praia do Flamengo e, claro, a Praia das Sete Fontes

Para dias em que quisemos um pouco mais de movimento, a pedida foi a Praia do Lázaro, em conjunto com a Praia da Sununga e a Praia Domingas Dias. Três lindas porções de areia vizinhas que servem para um dia inteiro de passeio. Se a vontade for conhecer gente, indicamos a Praia de Itamambuca. E não podemos deixar de falar da Praia do Cedrinho, que, com ares de praia nativa, foi uma excelente surpresa em meio às movimentadas atrações do Centro de Ubatuba.

Praia-das-sete-fontes

Não é difícil perceber que nós gostamos de várias praias em Ubatuba. E basta um fio de sol para que elas ganhem ainda mais cor e o cenário seja sempre mais bonito. Caso esteja chovendo (acontece muito, é verdade), não se deixe levar pela primeira impressão. Tente outra vez ir à mesma praia, porém com sol. Você verá como faz diferença! 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ubatuba