Praia das Sete Fontes
A Praia das Sete Fontes faz parte do circuito sul das praias de Ubatuba e está entre as prediletas de quem deseja fugir do agito, mas não abre mão de infraestrutura. O acesso difícil ajuda a manter essa praia bem tranquila durante quase todo o ano. Para chegar por terra, será necessário fazer a Trilha das Sete Fontes, com trajeto de 4 km. Grande parte dos turistas que visitam a praia, entretanto, chegam pelo mar, com passeios de escuna, barco ou lancha.
A Praia das Sete Fontes tem boa faixa de areia, muita sombra debaixo das árvores e mar verde e calmo. Ótima pedida para famílias com crianças, que podem fazer o percurso até lá de barco. A Praia das Sete Fontes parece isolada, já que a vegetação é bastante densa, porém há diversos quiosques que servem comida e bebida aos visitantes.
Como chegar à Praia das Sete Fontes
Não é possível chegar a esta praia de carro. As duas opções de acesso são por trilha de 4 km (com partida da Praia da Ribeira) ou por mar, com trajetos de barco, lancha ou escuna. O principal ponto de partida para barcos até a Praia das Sete Fontes é a Marina no Saco da Ribeira. Para quem vai fazer a Trilha das Sete Fontes, o início do percurso é na Praia da Ribeira, onde o acesso é pelo canto direito da faixa de areia. O percurso não é muito difícil e há diversas escadas improvisadas para ajudar nas subidas e descidas mais complicadas. No caminho, todo por dentro da vegetação, ainda será possível visitar a lindíssima Praia do Flamengo, que, por não ter quiosque, é ainda mais tranquila que a Praia das Sete Fontes. Quem quiser seguir a trilha por mais tempo poderá visitar ainda a Gruta do Pirata, com mais 1,5 km de trajeto. Para retornar depois da trilha, vale pegar carona com um dos barcos que passam pelas praias levando outros turistas. O custo médio do trajeto é R$ 20 por pessoa. Outra opção é chamar um barqueiro por telefone ou combinar o horário do retorno.