Melhores Destinos
Toronto
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Como se vestir no frio de Toronto

Faz muito calor em grande parte do Brasil e muitos dos brasileiros não estão acostumados a se vestir em destinos com baixas temperaturas. Para quem visita Toronto ou outras cidades do Canadá, nossa recomendação é que, mesmo viajando nos meses de verão, não deixe de fora da mala um casaco, porque o tempo sempre pode mudar de uma hora para a outra e porque as noites sempre são mais frescas do que o dia.

Toronto e seus moradores estão habituados aos dias frios, afinal, faz frio uma boa parte do ano. Todo lugar fechado tem calefação, os restaurantes têm aquecedores, assim como as lojas e até o transporte público. A cidade tem muitas passagens fechadas, além do PATH, uma rede de passarelas subterrânea que tem lojas, restaurantes e todo tipo de serviço. Utilizar o PATH, que tem calefação, é uma ótima pedida para passear sem sofrer com o frio que faz ao ar livre. É por causa do PATH que a cidade pode parecer vazia no inverno, mas a verdade é que muita gente caminha pela cidade subterrânea, que é ligada ao metrô e shoppings.

Vestir-se no inverno para um frio intenso é chato. Dependendo da temperatura ao ar livre, você precisa colocar várias camadas de roupa e às vezes isso deixa os passeios menos confortáveis. Antes de sair, nossa sugestão é que você pense na programação do dia. Se você irá ficar em um local fechado, é indicado usar menos camadas de roupas, pois lugares fechados têm calefação. Se você irá andar bastante em lugar abertos, reforce o agasalho. 

No frio, as pessoas costumam se vestir de um modo conhecido como estilo cebola, que significa dizer que a pessoa irá se vestir em camadas; ela coloca ou tira camadas de roupas de acordo com a necessidade. Quanto mais frio, mais camadas as pessoas usam (três ou quatro, geralmente; se está menos frio, duas camadas). A dica é sempre olhar a previsão do tempo antes de sair, assim você tem mais noção de como se vestir. 

De dentro para fora, veja abaixo como você pode se vestir e construir camadas para se manter quentinho em um passeio pelo Canadá. 

Primeira camada: 
Segunda pele - É a camada de contato com o corpo e que geralmente fica bem justa. Para esse tipo de roupa, é interessante usar um tecido que retém o calor. Há roupas de segunda pele para as pernas e para a parte superior do corpo. 

Segunda camada: Essa é a camada de roupa que fica à mostra; nos membros superiores, você pode usar uma suéter bem quente e nos membros inferiores, uma calça jeans. Se você sente muito frio, pode valer a pena usar dois suéteres, por exemplo; tudo depende do calor que se sente e das roupas que você tem disponível. 

Terceira camada: A terceira camada é a camada externa, mais pesada, que não pode ser esquecida nos dias mais frios. Um casaco de boa qualidade, que suporte bem o o frio e os ventos, faz muita diferença! Se você tiver um casaco mais longo, que vai até o joelho, por exemplo, ainda melhor para esquentar mais as pernas. Ao entrar em um local com calefação, você pode tirar essa camada de roupa e usar apenas as camadas inferiores. Um casaco de boa qualidade é bem caro, mas garante que você passeie por lugares frios sem sufoco. 

Extremidades - aquecer as extremidades do corpo, como mãos, pés e orelhas é tão importante quanto qualquer outra parte. Se está muito frio, você pode usar meias de lã, luvas, cachecol, balaclava, gorros, protetores de orelha e por aí vai. Tudo depende do frio que está fazendo e do componente que te deixa confortável. 

Na hora de escolher as luvas, uma boa dica é escolher uma que tenha duas camadas, uma externa, como couro, e outra interna, mais macia ao toque. Note que, assim como as roupas, as luvas têm tamanho; escolher uma luva que fique justa nas suas mãos é ideal para que não haja oportunidade do frio entrar. Outra dica bacana é usar uma luva que permita utilizar o touch screen do telefone, assim você não precisa tirá-la toda vez que quiser mexer no seu celular. 

Os pés também merecem cuidado especial no frio. Meias de boa qualidade e que tenham uma camada grossa fazem muita diferença para se manter quente. Não se limite a usar meias de cano baixo, você pode (e deve) utilizar também meias de cano alto, que vão até o joelho. Os sapatos, fechados, claro, também são melhores se oferecerem uma proteção contra o vento, contra chuva e tiverem uma sola com reentrâncias, para que a aderência ao solo seja maior. Se for época de neve, há calçados e botas específicos para isso, que oferecem mais conforto e segurança ao caminhar. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Toronto