O que fazer em Toronto
A Cidade de Toronto (antiga York) foi fundada em 1834 e hoje sua região metropolitana já tem mais de 5,5 milhões de habitantes, número que a torna a maior cidade do Canadá. Grande parte da cidade é nova, moderna, com ruas largas e edifícios altos, mas em meio à modernidade há espaço para bairros boêmios, com prédios antigos e de estilo inglês.
O que fazer em Toronto - por onde começar
Caminhar é uma excelente maneira para conhecer Toronto, principalmente o centro da cidade, onde estão alguns de seus principais pontos turísticos. É no coração de Toronto que fica a Yonge-Dundas Square, que, como gostam de dizer, é a “Times Square” de Toronto. A praça é cercada por grandes letreiros de propagandas, sempre sedia eventos e fica no cruzamento entre a Dundas St e a Yonge St, a maior rua do mundo. Ali estão lojas diversas, além do Eaton Centre, um ótimo centro comercial para fazer compras e que dá acesso ao PATH, um sistema de comércio subterrâneo com quase 30 km de extensão.
Como faz muito frio em Toronto, o PATH, com suas ruas subterrâneas que têm redes de lojas, bancos, restaurantes e praças de alimentação, é um alívio para poder passear e ver coisas diferentes sem passar frio, já que lá dentro é tudo aquecido.
Percorrendo as ruas de Downtown, você notará que, de diversos ângulos, a CN Tower se fará presente. A torre de comunicação é uma das mais altas do mundo e um dos mais importantes pontos turísticos de Toronto e do Canadá. Com uma vista panorâmica deslumbrante, tanto de dia quanto à noite, é realmente imperdível. Lá de cima, você pode ver Toronto por completa e, em dias sem nenhuma nuvem, dizem que dá até para ver as Cataratas do Niágara, que estão a 140 km de distância de carro do centro.
Na CN Tower, você pode jantar em um restaurante panorâmico, andar em uma plataforma de vidro ou fazer a Edge Walk, uma caminhada do lado de fora da torre, em uma plataforma vazada que fica a 356 m de altura-é a atividade desse tipo mais alta do mundo!
A partir da CN Tower, é bem facinho visitar outros pontos de interesse caminhando, entre eles o Rogers Centre, o Ripley's Aquarium of Canada, ótimo para crianças, e a Steam Whistle. O Rogers Centre é um estádio de baseball que ferve nos dias de jogos do Blue Jays, o time de baseball de Toronto. O estádio tem um teto retrátil e é uma experiência bacana para conhecer mais do esporte, que ainda não é muito popular no Brasil.
Também relacionado ao esporte, que é uma paixão dos canadenses, pode valer a pena uma visita ao Hockey Hall of Fame, um museu dedicado ao hóquei e às estrelas do esporte no país. Brasileiros podem se sentir deslocados, afinal, não é um esporte que estamos acostumados a acompanhar, mas o museu é interativo e pode render um bom passeio.
Já a Steam Whistle é uma cervejaria artesanal, que tem tours guiados para mostrar o processo de produção da cerveja-é um lugar onde os torcedores do Blue Jays sempre visitam antes dos jogos. Para os amantes da bebida, a visita guiada vale a pena, porque ainda garante algumas degustações e brindes.
Escolha um bom hotel em Toronto - nossas dicas de hospedagem!
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Toronto. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.Conheça o lado cultural de Toronto
Para conhecer um pouco da antiga Toronto, visite a Casa Loma, um “castelo” da cidade. A residência, que tem 98 quartos, pertenceu a um empresário riquíssimo e hoje se tornou um museu onde os visitantes podem conhecer suas acomodações e ver de perto o glamour de uma residência de família abastada antigamente. Perto da Casa Loma, fica o Spadina Museum, um museu-residência, onde todas as visitas são guiadas, e que conta a história da família Austin, que viveu na casa no passado. Para quem gosta de passeios culturais, outras alternativas são a Art Gallery of Ontario, o gigante museu de história natural e cultura Royal Ontario Museum, que tem fósseis de dinossauros, e o Ontario Science Centre, ideal para famílias com crianças.
Aproveite os mercados de Toronto e o Distillery District
Um lugar gostoso de se visitar é o St Lawrence Market, um mercado com várias barraquinhas de comida e restaurantes, onde você pode comprar desde frutas frescas a um delicioso sanduíche de lagosta ou de bacon-é um dos lugares mais tradicionais de Toronto, não deixe de ir! Outra opção para encontrar vários lugares deliciosos próximos uns aos outros é o Kensington Market, uma área com restaurantes e brechós que costuma ficar movimentada durante o fim de semana. O Distillery District, um distrito com vários galpões industriais onde antigamente ficava uma destilaria, é hoje um bairro charmoso, com galerias de arte, ateliês, lojas, restaurantes e cervejarias artesanais, que são uma boa pedida para desgustar bebidas ou curtir a noite.
Passe um dia em Toronto Islands
O centro de Toronto é uma área muito urbana, mas basta sair um pouquinho de Downtown para poder contemplar cenários naturais. Um deles é Toronto Islands, um arquipélago do Lago Ontário que fica a apenas alguns minutos de ferry do centro. As ilhas arborizadas têm canais para andar de caiaque, parques para fazer piquenique, ciclovias, praias e uma atmosfera ótima para curtir uma atividade ao ar livre. O lugar é encantador, ideal para andar de bicicleta e aproveitar um dia de sol, principalmente no verão.
Visite as Cataratas do Niágara!
Mais distante um pouco, a cerca de 140 km de Toronto, fica um dos lugares mais bonitos do Canadá e, para algumas pessoas, um dos lugares mais bonitos do mundo: as Cataratas do Niágara! As quedas d’águas na fronteira entre Canadá e Estados Unidos são maravilhosas e, por estarem próximas à capital da província, encaixam perfeitamente em um passeio bate-volta. Na hora de programar sua viagem a Toronto, reserve ao menos um dia para visitar esse lugar! As cataratas têm uma força d’água impressionante, chegam a ter um volume de água de 2.400m³/s e uma delas tem 792 m de extensão! Dá para acreditar?
Dica de Toronto
O Toronto City Pass é um combo que dá direito à entrada em 5 pontos turísticos da cidade (CN Tower, Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Centre) por um preço mais em conta do que seria se os ingressos fossem comprados separadamente. Se você quer visitar vários desses lugares, pode ser uma compra vantajosa.