Maior cidade do Canadá, quarta maior cidade da América do Norte, 5,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, dos quais mais da metade é de imigrantes-assim é Toronto, uma cidade moderna, organizada, plural e que abraça culturas de todas as partes do mundo. 

Composta por avenidas largas e edifícios altos que vez ou outra estão próximos a prédios de arquitetura vitoriana, Toronto, a antiga York, está localizada às margens do Lago Ontário, e é capital da província de mesmo nome, Ontário. A cidade é bastante urbanizada, tem muitas opções de restaurantes, festivais culturais durante todo o ano e uma mistura de culturas e tolerância às diferenças tão grande que nos faz sentir acolhido.

Cn-tower

É um lugar vibrante, que vive seus dias mais alegres durante o verão, período em que as pessoas ganham as ruas, aproveitam os dias de sol, vestem suas camisas azuis para torcer para o time de baseball ou simplesmente aproveitam para tomar um sol. No inverno, as ruas podem parecer um pouco vazias, mas parte disso é ilusão, já que Toronto tem o maior complexo comercial subterrâneo do mundo, o PATH. Embaixo da terra e sob uma temperatura constante e agradável, há toda uma estrutura, que inclui praças de alimentação e lojas refinadas. 

A CN Tower, um dos ícones de Toronto, é um passeio imperdível, lindíssimo e que permite admirar toda a cidade do alto. A paisagem é maravilhosa e quem não se contenta em vê-la só pelos mirantes, pode aproveitar a viagem para fazer um passeio pelo lado de fora da torre, a 365 metros de altura! Caminhar pelos largos quarteirões de Downtown é um programa clássico que leva aos principais pontos turísticos, entre eles a Yonge-Dundas Square, principal praça da cidade e cheia de movimento, o centro comercial Eaton Centre, a cervejaria Steam Whistle, o St Lawrence Market, um mercado com um monte de coisas gostosas para comer, e o bairro boêmio Distillery District.

Cn-tower Ripley-s-aquarium-of-canada Rogers-centre St-lawrence-market Toronto-islands Toronto-islands Harbourfront-centre Harbourfront-centre Distillery-district Bloor-yorkville

Se você é fã de esportes, vale a pena assistir a um jogo de baseball no Rogers Centre, visitar o Hockey Hall of Fame, que conta a história do hóquei e homenageia jogadores bem sucedidos. Um breve trajeto de ferry pelo lago poderá levá-lo a Toronto Islands, um arquipélago com uma paisagem deslumbrante e um pôr do sol lindo. O lugar é ótimo para pedalar ou para curtir um dia no parque. Outro passeio lindo e que definitivamente merece um dia do seu roteiro são as Cataratas do Niágara, que ficam na fronteira entre o Canadá e Estados Unidos. Os adjetivos não fazem jus à beleza do lugar, vá e veja você mesmo! 

Curioso é que Toronto, ainda que seja uma cidade grande e tenha um centro bastante cheio de atrativos, resguarda uma tranquilidade e segurança que muitos lugares com esse porte não oferecem. As comparações com Nova York são inevitáveis, mas o Canadá e Toronto são lugares que têm sua própria identidade, seu modo de viver e belezas infindáveis, a começar pelo povo, que, muito solícito, esbanja simpatia e está sempre pronto a se desculpar por qualquer razão.