Dinheiro no Canadá
A moeda oficial do Canadá é o dólar canadense (CAD), representado pelo $ ou C$. Ela é a moeda utilizada no país e a que você deve ter em mãos para fazer suas compras. O dólar canadense tem notas de plástico de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares e moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos, 1 e 2 dólares.
Em relação ao real, o dólar canadense tem uma cotação inferior ao dólar americano e em tempos de dólar americano alto, pode ser uma boa alternativa fazer compras no país.
Para obter o dólar canadense, a maneira mais econômica atualmente é comprá-lo ainda no Brasil. A moeda é oferecida por diversas casas de câmbio, mas em algumas delas, de acordo com a quantidade comprada, pode ser necessário fazer reserva. Outra opção é fazer o saque de dólares canadenses em um caixa eletrônico direto de sua conta corrente já em solo canadense-nesse caso, há a aplicação de IOF de 6,38%, o valor é descontado de sua conta corrente no mesmo dia do saque e é utilizada a cotação do dólar no dia da retirada.
Não nos pareceu muito vantajosa a opção de levar dólares americanos para trocá-los por dólar canadenses no Canadá. A cotação estava ruim no aeroporto de Toronto, quase um dólar americano para um dólar canadense.
Os caixas eletrônicos estão espalhados por toda a cidade e cartões de crédito são amplamente aceitos pelos estabelecimentos locais. É possível pagar praticamente tudo com cartões de crédito, exceto o pagamento de pequenos valores como o de meio de transporte ou gorjetas. Em relação às gorjetas, muitas vezes é possível pagá-las com o cartão; na hora de fazer o pagamento, as máquinas perguntam qual percentual você gostaria de deixar para o atendente e você escolhe entre 15%, 18% e 20%.
Confira abaixo alguns valores* praticados na cidade:
Transporte: $3
Ferry para Toronto Islands: $7,25
Tour guiado na Steam Whistle: $10
Toronto City Pass: $64
CN Tower: $32
Ripley’s Aquarium: $29,98
Casa Loma: $24
Hockey Hall of Fame: $18
Tour no Rogers Centre: $16
Café no Tim Hortons: $1-5
Refeição simples: $10-25
*Os valores neste guia estão em dólares canadenses e foram apurados em junho de 2015.