Toronto

Como chegar a Toronto

Avião

O Canadá está relativamente próximo do Brasil, bastam aproximadamente 10h de voo para sair de um aeroporto brasileiro e chegar ao Canadá. A única empresa que opera voos diretos entre o Brasil e o Canadá é a Air Canada, que tem voos partindo do aeroporto de Guarulhos diariamente e três voos semanais a partir do Galeão, no Rio de Janeiro. É possível viajar com outras empresas fazendo conexão em seus hubs, entre elas empresas americanas, como United, Delta, American Airlines e a panamenha Copa Airlines. Lembre-se de que, em caso de conexão nos Estados Unidos, além do visto canadense, você precisará do visto estadunidense. 

O Aeroporto de Toronto, Toronto Pearson Internacional Airport, é moderno, o mais movimentado do país e um dos mais importantes aeroportos da América do Norte. Ele opera mais de 1.200 voos diários e, nos últimos anos, teve um movimento de mais de 38 milhões de passageiros por ano. Ele está localizado a cerca de 26 km de Downtown, centro de Toronto, e tem todas as facilidades que um turista pode precisar, incluindo casas de câmbio e locadoras de carro. 

 

Como sair do Aeroporto de Toronto

Em junho de 2015, foi inaugurado o UP Express, um serviço de trem que faz o serviço entre o centro e o aeroporto da cidade. O trem é moderno, tem wi-fi, ar condicionado e faz o trajeto entre aeroporto e a Union Station (estação central) em apenas 25 minutos. Ele parte do aeroporto a cada 15 minutos e custa $27,50. Essa é a maneira mais prática para ir e voltar do aeroporto, principalmente para quem irá se hospedar no centro da cidade. 

Para quem visa economia e procura algo mais barato do que o UP Express, uma alternativa é utilizar o serviço de transporte público comum, que infelizmente leva um pouco mais de tempo para ser realizado. Nesse caso, como não há metrô até o aeroporto, você deverá pegar um ônibus até a estação de metrô e então seguir no metrô até seu local se hospedagem. Para quem quer sair do aeroporto e ir para Downtown, basta pegar o ônibus 192 até a Kipling Station e, de lá, pegar o metrô até a Yonge Station. 

Os táxis e limousines também estão disponíveis na saída dos terminais do aeroporto, mas é preciso ter em mente que esses meios de locomoção para uma única pessoa são mais caros do que o UP Express. Para quem está em um grupo pequeno ou tem muitas malas para carregar, ele poderá ser vantajoso pelo custo-benefício por passageiro, além da comodidade de ir até o hotel.

Caso esteja em um grupo de 4 ou mais passageiros, avalie a possibilidade de pegar uma limousine em vez do táxi, já que a limousine cabe mais pessoas e mais malas. 
Veja aqui mais informações sobre os táxis e limousines no aeroporto de Toronto. 

 

Trem

O trem é um tipo de locomoção bastante presente no Canadá e que serve diversas cidades grandes e pequenas do país. A principal estação de trem em Toronto é a Union Station, de onde partem trens para Ottawa e Montreal, por exemplo. 

Embora o serviço dos trens seja bom, não espere que seja rápido. Eles têm um preço um pouco salgado dependendo do trajeto e, como o tempo de deslocamento algumas vezes é similar ao dos ônibus, em determinadas situações é mais vantajoso utilizar o ônibus do que o trem. 

Para ver os trajetos e valor das passagens, visite o site da Via Rail
 

Ônibus 

Como dissemos, muitas vezes os ônibus são uma opção melhor do que os trens, porque o tempo de deslocamento para algumas cidades é similar entre os dois, com o diferencial de que os preços dos ônibus costumam ser melhores. Se você quer viajar de ônibus pelo Canadá, procure por empresas como a Coach e Greyhound, que estão presentes em várias cidades. 

Dica: antes de decidir por um trajeto de ônibus ou trem, consulte os sites das empresas que vendem passagens, veja o tempo do deslocamento e só então decida qual meio utilizar. 
 

Carro 

Viajar de carro pelo Canadá é uma boa escolha para quem gosta de dirigir, visto que as estradas do país têm asfalto em boas condições. Na costa leste do país, é muito comum as pessoas viajarem entre Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec City.

Entre Toronto e Ottawa, são pouco mais de 400 km de viagem de carro, que podem ser percorridos pela ON-7. Para quem parte da cidade de Nova York, são cerca de 800 km de viagem, via I-81 N e I-90W; a partir de Detroit, nos EUA, são cerca de 370 km pela via ON-401 E e ON-403 E. 

  • Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) (Toronto Pearson International Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Toronto, ou Toronto Pearson International Airport, é o maior e mais movimentado aeroporto do Canadá. Localizado a cerca de 26 km do centro da cidade, ele opera mais de 400 mil voos anualmente e recebe cerca de 38 milhões de passageiros a cada ano. Seu volume de passageiros é realmente impressionante e é por isso que ele...

  • Union-station

    Estação Union (YBZ) (Union Station)

    Nota:  de 10 (0)

    A Union Station, em Downtown, é a principal estação ferroviária de Toronto. É através dela que partem trens para outras cidades do país, como para Ottawa e Montreal, para outras cidades da província de Ontário e para outros bairros na própria cidade de Toronto. A estação, inaugurada em 1924,...

Tudo que você precisa saber sobre Toronto!

Esse texto sobre Como chegar a Toronto faz parte do guia de Toronto no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Toronto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.