Melhores Destinos
Berlim
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Dicas de Berlim

Documentação e visto para entrar em Berlim, Alemanha

Cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para permanência de até 90 dias na Alemanha e em outros países-membros do Acordo Schengen. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses em relação à data prevista para a saída do país. 

Ainda que não seja necessário visto para entrada na Alemanha, alguns documentos podem ser exigidos no momento do desembarque, como comprovantes de reserva de hospedagem, passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países-membros do acordo, entre outros.

Confira os detalhes da documentação que deve ser apresentada, segundo informações da Embaixada da Alemanha:

  • apresentar passaporte emitido nos dez anos anteriores e válido por, no mínimo, três meses para além da data de saída prevista;
  • comprovar recursos financeiros suficientes para se manter durante a estada; e
  • apresentar seguro-saúde de viagem válido para todo o Espaço Schengen e para a duração integral da estada, com uma cobertura mínima no valor de 30.000 euros.

Para ingressar na Alemanha, é obrigatório ter o seguro viagem válido em todo o Espaço Schengen. Contrate aqui com desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS.

Segurança

Em geral, Berlim é uma cidade tranquila. Mas não custa ficar atento, principalmente quando estiver em meio a uma grande concentração de pessoas. Ao andar de transporte público, também tenha cuidado para não deixar carteiras à mostra e bolsas e mochilas abertas.

Funcionamento de lojas e atrações

O comércio em Berlim costuma estar aberto das 10h às 20h durante os dias da semana. Nas sextas e sábados, o horário pode ser ampliado, e há muitas lojas fechadas no domingo. 

Já os museus costumam abrir diariamente (alguns fecham somente na segunda) das 10h às 18h. Na quinta-feira algumas atrações têm funcionamento estendido até as 20h ou 22h. Fique sempre de olho nos horários para não prejudicar a sua programação. 

Em todo o primeiro domingo do mês, os museus de Berlim têm entrada gratuita.

Berlin Welcome Card

O Berlin Welcome Card é um cartão muito útil para quem está na cidade a turismo. Com ele, é possível utilizar o transporte público e também obter descontos nos principais pontos turísticos. É uma excelente forma de economizar! Para saber mais e adquirir um cartão específico para a sua estada, é só clicar aqui

Museumpass

Para os amantes dos museus, uma boa pedida é comprar o Museumspass, válido por três dias. Ele dá direito a entrar em mais de 30 atrações e exibições, incluindo as que fazem parte da Ilha dos Museus.

Passeios guiados (quase) grátis em Berlim

Os passeios guiados a pé são uma excelente maneira de conhecer a cidade, oferecendo repertório histórico e também muitas curiosidades — o que, afinal, não falta em Berlim! Durante a nossa viagem à capital alemã, fizemos alguns desses passeios e recomendamos muito. Há diferentes temáticas e roteiros, e os preços não são preestabelecidos. Funciona assim: no fim do tour, os viajantes decidem com quanto contribuir — geralmente o valor esperado é de, no mínimo, entre 5 e 10 euros por pessoa. Veja alguns exemplos:

Gorjetas

A maioria dos bares e restaurantes não inclui a gorjeta na conta final, porém é de praxe que o cliente reserve ao menos 10% para o prestador do serviço.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim