Dicas de Berlim
Visto
Cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para permanência por até 90 dias na Alemanha e em outros países-membros do Acordo Schengen (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça), porém no momento do desembarque serão exigidos passaporte válido e outros comprovantes, como passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países-membros do acordo, entre outros.
BERLIN WELCOME CARD
É um cartão muito útil para quem está na cidade a turismo, pois com ele é possível utilizar o transporte público e também obter descontos nos principais pontos turísticos. É uma excelente forma de economizar! Para saber mais e adquirir um cartão específico para a sua estadia é só clicar AQUI.
Pontos de informação turística
- Térreo (entrada norte) da estação central de trens (Hauptbahnhof);
- Portão de Brandenburgo;
- Número 22 da Rua Kurfürstendamm;
Tours a pé gratuitos (gorjetas ao final do percurso)
Uma boa opção de tour gratuito é o Sandemans New Europe. Para saber mais sobre o percurso, locais e horários de saída, clique aqui.
Segurança
Berlim é uma cidade bastante segura, no geral, porém é bom ter cuidado com bolsas e carteiras, principalmente nas estações de trem e metrô. Também é aconselhável que o visitante evite áreas desertas muito tarde da noite, especialmente mulheres desacompanhadas.
Telefones de Emergência
- Embaixada do Brasil em Berlim (somente casos de emergência): 0171-3222442 - mais informações sobre a embaixada aqui.
- Ambulância: 112.
- Polícia: 110.
Gorjetas
A maioria dos bares e restaurantes não inclui a gorjeta na conta final, porém é de praxe que o cliente reserve ao menos 10% para o prestador do serviço.