Melhores Destinos
Genebra
Gisela Cabral

Dicas de Genebra

Visto

Cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para permanência de até 90 dias na Suíça e em outros países-membros do Acordo Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça). Contudo, no momento do desembarque, serão exigidos passaporte válido e outros comprovantes, como passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países-membros do acordo, entre outros.

Segurança

Em geral, Genebra é uma cidade bem segura para o turista, porém, nos últimos anos, tem aumentado a ocorrência de roubos protagonizados por batedores de carteira. A dica é ficar bem atento a bolsas, carteiras e outros pertences, como câmeras e aparelhos celulares, em áreas muito turísticas ou de muito movimento, a exemplo da estação central de trens.

Também é bom evitar andar muito tarde da noite pela região de Paquis.

Gorjeta

Na Suíça, não é muito comum deixar gorjetas em restaurantes, bares, cafés ou hotéis. Um valor referente ao serviço já está incluído na conta; além disso, estes profissionais costumam ganhar uma boa quantia por mês e não dependem de gorjetas para incrementar o salário. No entanto, alguns locais fazem questão de deixar "um algo mais" quando o serviço foi bem prestado. Algo em torno de 5, 10 francos, um pouco mais caso seja um grupo grande de pessoas.