Transportes em Genebra
Transporte de graça
Ao hospedar-se em um hotel, albergue ou camping de Genebra, o visitante passa a ter direito a um Geneva Transport Card. Um cartão que dá direito ao uso de transporte gratuito e ilimitado durante todo o período da estada (UNIRESO: ônibus — TPG —, trem — CFF —, e barcos — Mouettes Genevoises). Tenha isso em mente na hora de fazer o check-in no seu hotel!
Geneva Pass
O cartão pode significar uma boa economia para o visitante. Com o Geneva Pass, ao contrário da maioria dos passes de outras cidades, o turista não precisa visitar uma grande quantidade de atrações para fazer o investimento valer a pena. A partir da terceira atração, o portador já começa a economizar. Isso sem contar com o uso ilimitado do transporte público.
Aplicativo que planeja rotas
Outra dica para quem vai usar o transporte público de Genebra é fazer o download gratuito de aplicativos que planejam a rota mais eficiente, levando em consideração os transportes públicos existentes na cidade (ônibus, bondinho elétrico, trem e barco). Basta estar conectado à internet, informar ao aplicativo o endereço de partida, o ponto a ser acessado e obter todas as informações atualizadas.
Entre no site da TPG (Transports Publics Genevois) e faça já o download do app para iOS ou Android, com versão em inglês.
Para planejar uma viagem de trem para cidades próximas, a dica é o SBB mobile, na versão em língua inglesa. Clique aqui para o download.
Ônibus e Bondinho Elétrico
Genebra é uma cidade que oferece um sistema de transporte público eficiente, sendo o ônibus e o bondinho elétrico os mais utilizados por pessoas que visitam a cidade. Caso você não tenha o bilhete que dá direito ao uso ilimitado de transporte público durante a sua estada (falamos dele no início deste texto), poderá comprar a sua passagem em máquinas automáticas que ficam nas paradas. O preço vai variar de acordo com a zona da cidade e o prazo de validade. Confira todos os preços aqui.
Mouettes de Genebra (táxis-barco)
Mouettes são barquinhos de cor amarela que cruzam o lago Léman levando passageiros de maneira eficiente. Isso sem contar que a viagem acaba sendo também um passeio pelo lago, que é um dos mais importantes pontos turísticos locais.
No total, são quatro linhas — M1, M2, M3 e M4. O tíquete que dá direito a um trecho, apenas, custa CHF 2 (adultos) e CHF 1.80 (crianças). Já o bilhete válido por 60 minutos custa CHF 3 (adultos) e CHF 2 (crianças). Mais informações no site oficial.
Alugue uma bicicleta
Muita gente prefere movimentar-se pela cidade de bicicleta e, dessa maneira, explorar cada cantinho sem pressa, aproveitando todas as paisagens. O Genève Roule é o jeito mais conhecido para o turista que deseja alugar a sua bike com tranquilidade e segurança.
Os preços de todas as bicicletas disponíveis podem ser conferidos aqui; também é possível fazer uma reserva com antecedência no site.