São Francisco

Dicas de São Francisco

Gerais

- A língua oficial dos Estados Unidos é o inglês. Em São Francisco, as placas de identificação costumam estar em três línguas: inglês, espanhol e chinês. Raramente você encontrará alguém que fale português, porém os moradores são extremamente simpáticos e sempre farão um grande esforço para ajudar, não importa em qual língua.

- A moeda oficial é o dólar (USD). Cartões de crédito, débido e travel cards são amplamente aceitos. Tenha sempre mais de uma opção para pagamento, pois às vezes os sistemas não funcionam tão bem. Quem precisar sacar algum valor em moeda poderá recorrer a um dos inúmeros caixas eletrônicos de ATM espalhados pela cidade.

- O padrão de voltagem em São Francisco é 110V. As tomadas são de dois pinos chatos paralelos. Caso esqueça o seu adaptador, procure lojas como Walgreens e CVS, que sempre têm o produto com bom preço.

- O fuso horário de São Francisco é de -5 horas em relação a Brasília. Na maior parte do ano (normalmente entre março e novembro), prevalece o horário de verão, com fuso de -4 horas.

Documentos

- Brasileiros precisam de visto americano e passaporte válido para entrar nos EUA. Veja mais informações no post sobre como tirar o visto americano.

- Ao embarcar para os EUA, tenha em mãos todos os documentos necessários para comprovar o seu tempo de permanência e também a passagem de volta. Veja mais informações nas dicas na hora de passar pela imigração americana.

- A carteira de motorista brasileira tem validade para quem pretende dirigir nos EUA. Por isso, não deixe de levá-la.

Segurança

- Evite andar com o passaporte na rua, mas tenha sempre uma cópia com você e outra on-line - em um e-mail, por exemplo. Dê preferência a andar com a carteira de motorista (documento com validade internacional). Deixe o passaporte no cofre do hotel e só retire caso seja extremamente necessário.

- São Francisco é uma cidade muito segura, principalmente na área turística. No entanto, você verá muitos moradores de rua, especialmente nos arredores de áreas com albergues, como o encontro das ruas Mason, Mission, Hyde e Ellis, próximas à Union Square. Evite andar muito tarde sozinho.

- O número de emergência nos EUA é 911.

- Não há Embaixada do Brasil em São Francisco, apenas o Consulado Geral.

Endereço: 300 Montgomery Street, Suite 300 - San Francisco, CA 94104.

Tel: (415) 981-8170
Fax: (415) 986-4625

- A cidade de São Francisco está localizada em uma região constantemente atingida por terremotos. Não custa nada ver o plano de evacuação do hotel onde você estará hospedado.

Saúde

- Nunca viaje sem um plano de saúde internacional. É impossível prever quando um problema de saúde ou um acidente acontecerá.

- Cuidado com o consumo de frutos do mar. Apesar de serem frescos, nunca é demais verificar a procedência do estabelecimento que vai servir a sua refeição. Esses alimentos estão em quase todos os restaurantes da cidade e normalmente são seguros. Caso você apresente algum tipo de reação alérgica, não deixe de procurar ajuda médica.

- As farmácias dos EUA são verdadeiros paraísos e vendem de tudo, porém para remédios mais fortes, como antibióticos, é necessária uma receita médica. 

Clima

- Tenha em mente que o clima de São Francisco, apesar de maluco, é bem previsível. Esteja sempre preparado para o dia quente entardecer muito frio. Se for ficar na rua até mais tarde, leve sempre um casaco consigo.

- Se o céu estiver azul, corra para fazer os passeios que oferecem belas vistas da cidade, como a Ilha de Alcatraz, a ponte Golden Gate e Sausalito.

Telefonia e internet

- Você poderá adquirir um chip de celular com internet em lojas como a AT&T. O processo é rápido, barato e nada burocrático.

- Wi-fi é comum por toda a cidade de São Francisco. Em algumas regiões, como a Union Square, o sinal é aberto. 

Tudo que você precisa saber sobre São Francisco!

Esse texto sobre Dicas de São Francisco faz parte do guia de São Francisco no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de São Francisco

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.