Istambul

Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii)/Türbe

0 avaliação
0% recomendam
0

Construída com o intuito de superar a Basílica de Santa Sofia (Aya Sofya) em beleza e magnitude, a Sultan Ahmet Camii, ou Mesquita Azul (nome não oficial), foi erguida durante o comando do sultão Ahmet I, entre 1606 e 1616. O imponente templo - que possui um número superior de minaretes e azulejos azuis em seu interior, que justificam o nome não oficial - possui uma arquitetura impressionante, e uma boa forma de admirar a bela construção é seguir caminhando a partir do Hipódromo de Constantinopla.

A Mesquita Azul é um ponto da cidade bastante procurado por turistas que vão a Istambul, mas é bom lembrar que o local é um templo religioso e, por esse motivo, a visitação é controlada. A entrada de visitantes é gratuita e, quando permitida (diariamente, exceto nos momentos de oração), se dá na porta situada no lado norte.

O interior da obra idealizada pelo sultão Ahmet impressiona pela beleza de seus famosos azulejos azuis, pela imponente cúpula, pelo chão coberto de tapetes, entre vários outros elementos. Bem próximo da mesquita está o túmulo do sultão (türbe), onde estão enterrados não só o criador da mesquita, mas também sua esposa (estrangulada até a morte no harém do palácio Topkapi) e filhos. O local pode ser visitado das 9h30 às 16h30.

Mesquita Azul - Informações importantes

- Não é permitido entrar calçado no recinto. Na entrada são fornecidas sacolas plásticas para que os visitantes carreguem consigo os seus sapatos;

- Mulheres devem cobrir a cabeça (cabelos) com um lenço ou véu antes de entrar no recinto;

- Fotos com flash não são permitidas no interior da mesquita. Além disso, por ser um local de orações, recomenda-se falar baixo.

Como chegar: Bonde elétrico, linha T1 Bağcılar-Kabataş (desça em Sultanahmet).

Sultan Ahmet Mh., Torun Sk, 19, Istambul

Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul Mesquita-azul
Avalie Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii)/Türbe