Museus em São Francisco
São Francisco é uma cidade repleta de atrações, mas é dentro dos museus que ela guarda alguns dos melhores segredos. Os temas dos acervos são os mais variados. De arte moderna a históricos cable cars, a viagem pelo mundo é das melhores. É exatamente por isso que os museus da cidade atraem todo tipo de visitante. Sempre haverá um centro cultural para despertar o seu interesse e o de muitos outros turistas. A regra vale para crianças e adultos.
A visita começa pelos espaços mais tradicionais, que em São Francisco recebem muita influência da arte moderna e contemporânea. A maior parte das exposições presentes na cidade remete a esses períodos, como as do SF MoMA (San Francisco Museum of Modern Art), do Young Museum e do Yerba Buena Center (conhecido também por sediar trabalhos de empresas como Apple, Microsoft e Google). No entanto, quem apresenta o pacote mais completo, representado por 4.000 anos de obras de arte e diversos períodos da história, é o California Palace of the Legion of Honor. O museu tem como destaque as coleções europeéias e artistas como Rodin, Renoir, Rembrandt, Monet, Pissarro, Matisse e Picasso até o contemporâneo autor de HQs Robert Crumb.
Alguns museus de arte mais segmentados também atraem grande público. Entre eles estão o Asian Art Museum (especialmente dedicado à arte asiática, é o maior do tipo nos EUA) e o Museum of The Africa Diaspora (dedicado à arte de povos africanos e seus descendentes). O Contemporary Jewish Museum, com mostras basicamente de arte judaica, destaca-se não só pelas exposições itinerantes, mas também pela incrível combinação de arquitetura clássica e contemporânea, com um prédio digno de muitos cliques.
Alguns centros culturais fogem das clássicas obras de arte e apresentam coleções menos tradicionais. É o caso do California Academy of Science, onde crianças e adultos divertem-se com experimentos em reproduções da floresta tropical, aquários e até um simulador de terremoto. Para quem quiser ver especificamente a vida marinha, a melhor pedida é o Aquarium of the Bay, com um incrível túnel onde você se sente dentro do oceano. Outro espaço que é um convite à pesquisa, aliada à diversão, é o Exploratorium. Os visitantes aprendem mais sobre ciência praticando e brincando ao mesmo tempo.
Para os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura local, São Francisco oferece opções curiosas. O Cable Car Museum e o San Francisco Railway Museum contam a história dos transporte símbolos da cidade. Já o San Francisco Fire Department Museum oferece uma boa mostra sobre o terremoto de 1906. No San Francisco Maritime and National Historical Park – USS Pampanito você circulará pelo submarino da II Segunda Guerra Mundial que permanece ancorado na Baía. O GLBT History Museum mostra como a comunidade gay da cidade foi fundamental para a construção de um ambiente pacífico e multicultural. E para fechar a rota de museus, não deixe de fazer uma visita ao acervo de uma das mais ilustres famílias da Califórnia no Walt Disney Family Museum. Para ver a arte em ação, circule pelas ruas do Mission District. As paredes, cobertas com grafites, falam muito sobre a história de São Francisco.