São Francisco
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir a São Francisco

São Francisco é conhecida por ter um clima ao mesmo tempo constante e maluco. Em um dia é capaz de você morrer de calor e, uma hora mais tarde, sentir frio com a chegada da neblina - para ser mais local, a fog. Os moradores já sabem e avisam aos turistas: melhor andar rápido se quiser observar a vista no Twin Peaks, pois a fog está chegando. O céu, azul e ensolarado, em nada evidencia que dentro de poucos minutos tudo estará tomado pela densa névoa branca, mas os moradores, bons meteorologistas, não erram. O céu azul vai embora em poucos minutos e ganha contornos de paisagem invernal. A roupa de verão dá lugar ao casaco de inverno. E assim segue o ano na cidade com o clima mais louco dos EUA.

Se você viajar para São Francisco desavisado, poderá congelar ainda no primeiro passeio. É difícil entender como uma cidade californiana pode ter um clima tão pouco convidativo a um banho de mar. A verdade é que, independentemente da estação do ano, São Francisco sempre dará um arrepio na espinha ao final da tarde. E não é de emoção, é de frio mesmo.

Dezembro, janeiro e fevereiro - inverno no hemisfério norte - são os meses mais frios.  A temperatura varia entre 7°C e 13°C e os ventos são, consideravelmente, mais desagradáveis. A incidência de chuvas é maior, porém o índice pluviométrico é baixo e não chega a atrapalhar o passeio, só aumenta a sensação de frio. Este é o período da baixa temporada em São Francisco. Os hotéis estão mais baratos e a cidade, mais vazia - o que facilita na hora dos passeios.

A primavera, entre março e junho, é um espetáculo à parte. Lotada de parques, São Francisco ganha cores incríveis entre as cerejeiras do Jardim Japonês e as espécies raras do Jardim Botânico. A temperatura começa a aumentar e torna-se muito mais agradável caminhar pela cidade. Os hotéis ainda estão com bons preços e a cidade não está lotada. 

No verão, de julho a setembro, os termômetros marcam mínima de 11°C e máxima de 21°C. Durante o verão praticamente não há incidência de chuvas. É nesse período também que a cidade está mais cheia. O clima de férias é dos melhores e você poderá aproveitar vários eventos e festivais. O aumento do número de turistas traz consigo a alta dos preços de hospedagem. Quem pretende visitar São Francisco neste período deve efetuar as reservas com bastante antecedência. 

A melhor época para visitar a cidade (apesar dela ser maravilhosa o ano inteiro) é no outono. O clima é agradável, tem menos vento e a temperatura varia de 10°C a 21°C. Tudo isso torna os meses de setembro a novembro ideais para os turistas que gostam de bater perna na rua. Os parques estão todos “pintados” de laranja, vermelho e amarelo e a paisagem é cinematográfica. Além de a cidade estar linda, o período não é tão lotado e os hotéis estão mais em conta.

Seja qual for a época escolhida para visitar a cidade, é quase certo que você sentirá calor e frio no mesmo dia. Por isso, esteja preparado para variações climáticas e leve sempre um casaco na bolsa. Diferentemente dos moradores, você não conseguirá prever com tanta precisão quando a fog chegará. Mas, se ela o pegar no meio do caminho, aproveite a paisagem. É emocionante ver a Golden Gate tomada pela neblina. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Francisco