São Francisco

Onde comer em São Francisco

Viver intensamente São Francisco é mergulhar fundo na deliciosa gastronomia californiana. No entanto, os sabores não se restringem ao cardápio americano. A influência dos imigrantes levou para a cidade receitas de todo o mundo. Cada ladeira reserva surpresas irresistíveis. Em pequenos ambientes, porções de felicidade são servidas em cafés, bistrôs, farmers markets, osterias, sushi bars, vinotecas, taquerias e tantas outras variações gastronômicas que nem o mais ambientado gourmet poderia imaginar.

Percorrer as ruas de São Francisco é uma constante tentação. Não é preciso procurar por ambientes elaborados e refinados para degustar refeições inesquecíveis; elas estão em todos os lugares. Quando menos esperar, você avistará uma vitrine onde poderá “namorar” os pratos dos clientes. As grandes janelas de vidro são como um chamado para momentos felizes à mesa. Sente-se e aproveite uma das mais de 5.000 opções oferecidas pela cidade.

Apesar de restaurantes serem encontrados em toda a São Francisco, algumas regiões são famosas pela alta concentração de espaços destinados às boas refeições. À beira da baía, grandes centros oferecem pratos elaborados, especialmente com frutos do mar e ingredientes fresquinhos vindo direto dos produtores locais. Na área do Fisherman’s Wharf você encontrará dezenas de restaurantes, porém a grande atração local vem direto dos barcos dos pescadores. Barraquinhas vendem frutos do mar (especialmente caranguejos-gigantes) e servem as iguarias in natura ou em sanduíches tradicionais.

No Píer 39 - um dos pontos turísticos mais procurados da cidade -, o melhor fica por conta de refeições bem elaboradas com lagostas e pescados. No Ferry Building Marketplace, a oferta é mais diversificada e segue a linha de espaços simples com comida refinada. O mercado oferece refeições gourmets de vários países e pequenas butiques que vendem queijos, pães e azeites artesanais, vinhos californianos e muitos produtos frescos. É perfeito para quem gosta de ver os ingredientes para depois saborear uma deliciosa refeição.  

Bairros e redutos étnicos são um convite à experimentação. Para quem busca sabores asiáticos, o ideal é uma volta por Chinatown e Japantown. Você encontrará restaurantes tailandeses, cambojanos, vietnamitas, japoneses, chineses e alguns menos prováveis, como o cingapuriano. Outro grande centro étnico é o bairro de North Beach, também conhecido como Little Italy. São tantas as opções para saborear a gastronomia italiana que vale perder-se entre as ruas até ser fisgado por um deles. Outros sabores latinos, como a culinária mexicana, também estão bem representados no Mission District.

A área ao redor da Union Square, além de excelente para compras, oferece boas oportunidades de restaurantes. Ela é um resumo de toda a cidade de São Francisco. A variedade é tanta que você ficará zonzo entre restaurantes de diferentes nacionalidades, especialidades, tamanhos e preços. É o tipo de lugar que agrada a todos.

As refeições em São Francisco sempre guardam boas surpresas, porém os hábitos são um pouco diferentes dos nossos. O café da manhã, para os americanos, é mais importante do que o almoço (ou lunch). Prepare-se para cafés fartos e quase sempre muito pesados. Bacon, panquecas, omeletes e tacos estão em todos os cardápios. As refeições com cara de almoço são ótimas para quem prefere passar o dia passeando, pois tão cedo você não sentirá fome. O horário usual para o café da manhã é até as 11h. Nos finais de semana, aproveite os brunchs.

No almoço, o mais comum na cidade é fazer apenas um lanche rápido e pouco elaborado, nada que tome muito tempo. Mas não quer dizer que você não encontrará menus caprichados para almoçar. Especialmente nas regiões mais turísticas, onde o fluxo de clientes é intenso durante todo o dia, os restaurantes servem pratos bem elaborados e com muita fartura.  

Restaurantes concentram boa parte da vida noturna da cidade de São Francisco, no entanto eles funcionam em ritmo de happy hour: abrem e fecham cedo. Por volta das 23h muitos deles já estarão com as portas fechadas. Se quiser aproveitar, tenha em mente que é preciso ir cedo. Para acompanhar a refeição, não deixe de pedir um bom vinho californiano. 

  • Pier-39

    Pier 39

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Se há um lugar visitado por todos os turistas que chegam à cidade pela primeira vez é o Píer 39. O altíssimo índice de visitantes tem razão para ser. À beira da Baía de São Francisco, essa área de lazer une bons restaurantes, ótimas oportunidades de compras, um aquário...

  • Chinatown-sao-francisco

    Chinatown

    Nota:  de 10 (0)

    Chinatown existe em todo lugar. A comunidade oriental de São Francisco, no entanto, não só é a mais antiga dos EUA - existe de 1848 - como também é a maior do mundo fora da Ásia. A presença de imigrantes chineses é tão forte na cidade que placas de identificação, letreiros, cardápios,...

  • Delica

    Delica

    Nota:  de 10 (0)

    O ambiente com cara de bistrô surpreende pela elegância e pela elaboração refinada dos pratos. A cozinha privilegia os ingredientes frescos da Califórnia para dar ainda mais sabor à tradicional culinária japonesa.

    À beira da Baía de São Francisco, dentro do Ferry Building Marketplace, você...

  • Ferry-building

    Ferry Building

    Nota:  de 10 (0)

    No encontro da Market Street com a Embarcadero, à beira da baía, está um dos lugares prediletos dos moradores de São Francisco. Com uma imponente torre de relógio, o Ferry Building marca o tempo dos viajantes que chegam ou partem de viagem. O prédio histórico data de 1898 e, até os anos 30, com a...

  • Fisherman-s-wharf

    Fisherman's Wharf

    Nota:  de 10 (0)

    Quem caminha pela área do Fisherman's Warf nos dias de hoje não imagina que em meados do século XIX o local era porto de pescadores - na maioria italianos - e o principal mercado de peixes da cidade. Remodelado nos anos 70, o local tornou-se um dos mais visitados pontos turísticos de São Francisco. No início do dia, muitos...

  • Ghirardelli-chocolate-marketplace

    Ghirardelli Chocolate Marketplace

    Nota:  de 10 (0)

    No final do século XIX funcionava neste prédio a antiga fábrica de chocolates da Ghirardelli. Hoje considerado local histórico pela cidade de São Francisco, o espaço virou uma grande praça e centro comercial com dezenas de lojinhas e restaurantes.

    Entre os espaços mais frequentados está a sorveteria e...

  • Lori-s-diner

    Lori's Diner

    Nota:  de 10 (0)

    O autêntico diner americano, inspirado na cultura dos anos 50, é ponto de encontro dos moradores, especialmente no café da manhã. Além da comida deliciosamente exagerada, o Lori’s encanta pela decoração saudosista. Em todos os detalhes você será remetido ao tempo em que as lanchonetes eram cheias de glamour....

  • North-beach

    North Beach

    Nota:  de 10 (0)

    Para aproveitar a noite dividindo espaço com californianos, os bairros de North Beach e Haigh-Ashbury escondem diversos bares e pubs em ruas residenciais.

    Alguns bons exemplos são o Zeki's Bar (1319 California St), o Aub Zam Zam (1633 Haight St) e o imperdível Bourbon and Branch (501 Jones St).

  • Original-joe-s

    Original Joe's

    Nota:  de 10 (0)

    Desde 1937 no coração de North Beach - tradicional reduto italiano em São Francisco -, o Original Joe’s atrai pela clientela que aguarda na porta. Difícil ignorar o fato de que um lugar com tantas mesas pode, ainda assim, ter filas. A razão não poderia ser mais óbvia. A qualidade da comida é realmente...

  • Pier-market

    Pier Market

    Nota:  de 10 (0)

    Entre os disputados restaurantes do Píer 39, este se destaca pela bela vitrine de frutos do mar e pela possibilidade de pegar uma das iguarias para viagem. Bem no meio do burburinho, o Pier Market é parada certa para amantes de frutos do mar. Difícil resistir a chegar perto da vitrine para ver os produtos sendo grelhados na churrasqueira gigante.

    O...

  • Super-duper-burger

    Super Duper Burger

    Nota:  de 10 (0)

    Ingredientes orgânicos, pães artesanais e produtos fresquinhos, tudo para preparar um dos melhores hambúrgueres de São Francisco. O Super Duper orgulha-se por se preocupar tanto com os produtos quanto com a natureza. A consciência ambiental atrai adeptos, é verdade, porém quem enche as filas são os clientes ávidos...

  • Tad-s-steak-house

    Tad's Steak House

    Nota:  de 10 (0)

    Sabe aquele bifão caseiro, bem temperado e suculento, coberto de cebola grelhada, que comemos apenas em casa? No Tad’s Steak House você encontrará essa mesma maravilha do lar. Um dos sofrimentos gastronômicos mais comuns entre os brasileiros quando estão viajando, a saudade do bife com batata frita, pode ser solucionada por lá.

    ...
  • The-cheesecake-factory

    The Cheesecake Factory

    Nota:  de 10 (0)

    O nome engana os mais desavisados. Quem nunca entrou no Cheesecake Factory pode acreditar que a típica torta americana é a única opção do restaurante. A grande (e ótima) surpresa é perceber que o Cheesecake tem um dos mais completos e variados cardápios da cidade. A boa nova não para por aí! Os...

  • Mission

    The Mission District

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais descolados bairros da cidade, o Mission District tem cara de vintage moderno. Como aquelas peças super na moda que encontramos dentro do armário das nossas avós, ou carros antigos, que nunca foram tão contemporâneos. Andar pelas ruas do Mission é ter a certeza de que raízes são feitas para serem lembradas e...

  • Union-square-sao-francisco

    Union Square e Market Street

    Nota:  de 10 (0)

    Diferentemente de outras cidades americanas, em São Francisco as compras são quase sempre feitas na rua e o principal encontro das grandes marcas está na região da Union Square. A praça é o centro fervilhante para turistas e moradores que pretendem encher sacolas. Prepare-se para bater muita perna. De rua em rua você...

Tudo que você precisa saber sobre São Francisco!

Esse texto sobre Onde comer em São Francisco faz parte do guia de São Francisco no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em São Francisco

  • 9akx2 Plinio Morais há quase 6 anos

    Para o Café da Manhã faltou o The Home Plate. Um típico breakfast americano muito bem servido e com ótimo preço! Local frequentado por moradores de SFO!
    - Home Plate
    2274 Lombard St, São Francisco

    http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g60713-d373595-Reviews-Home_Plate-San_Francisco_California.html

  • Missing Fabio há quase 6 anos

    Os dois programas gastronômicos obrigatórios de SF são comer fish and chips no Fisherman's Wharf e o king crab no Pier 39

  • 9akx2 Plinio Morais há quase 6 anos

    Concordo com o Fabio. Fiz os dois que ele mencionou... são obrigatórios e te fazem sentir em SFO.

  • Pvy9z Danubia Andrade há quase 4 anos

    Plínio, eu fui no Home Plate e amei! Obrigada pela dica!

  • Pvy9z Danubia Andrade há quase 4 anos

    Recomendo super : Roam Artisan Burguer na Union St. Melhor hambúrguer da cidade e os preços deliciosamente acessíveis! ;)

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.