Melhores Destinos
São Francisco
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde comer em São Francisco

Viver intensamente São Francisco é mergulhar fundo na deliciosa gastronomia californiana. No entanto, os sabores não se restringem ao cardápio americano. A influência dos imigrantes levou para a cidade receitas de todo o mundo. Cada ladeira reserva surpresas irresistíveis. Em pequenos ambientes, porções de felicidade são servidas em cafés, bistrôs, farmers markets, osterias, sushi bars, vinotecas, taquerias e tantas outras variações gastronômicas que nem o mais ambientado gourmet poderia imaginar.

Percorrer as ruas de São Francisco é uma constante tentação. Não é preciso procurar por ambientes elaborados e refinados para degustar refeições inesquecíveis; elas estão em todos os lugares. Quando menos esperar, você avistará uma vitrine onde poderá “namorar” os pratos dos clientes. As grandes janelas de vidro são como um chamado para momentos felizes à mesa. Sente-se e aproveite uma das mais de 5.000 opções oferecidas pela cidade.

Apesar de restaurantes serem encontrados em toda a São Francisco, algumas regiões são famosas pela alta concentração de espaços destinados às boas refeições. À beira da baía, grandes centros oferecem pratos elaborados, especialmente com frutos do mar e ingredientes fresquinhos vindo direto dos produtores locais. Na área do Fisherman’s Wharf você encontrará dezenas de restaurantes, porém a grande atração local vem direto dos barcos dos pescadores. Barraquinhas vendem frutos do mar (especialmente caranguejos-gigantes) e servem as iguarias in natura ou em sanduíches tradicionais.

No Píer 39 - um dos pontos turísticos mais procurados da cidade -, o melhor fica por conta de refeições bem elaboradas com lagostas e pescados. No Ferry Building Marketplace, a oferta é mais diversificada e segue a linha de espaços simples com comida refinada. O mercado oferece refeições gourmets de vários países e pequenas butiques que vendem queijos, pães e azeites artesanais, vinhos californianos e muitos produtos frescos. É perfeito para quem gosta de ver os ingredientes para depois saborear uma deliciosa refeição.  

Bairros e redutos étnicos são um convite à experimentação. Para quem busca sabores asiáticos, o ideal é uma volta por Chinatown e Japantown. Você encontrará restaurantes tailandeses, cambojanos, vietnamitas, japoneses, chineses e alguns menos prováveis, como o cingapuriano. Outro grande centro étnico é o bairro de North Beach, também conhecido como Little Italy. São tantas as opções para saborear a gastronomia italiana que vale perder-se entre as ruas até ser fisgado por um deles. Outros sabores latinos, como a culinária mexicana, também estão bem representados no Mission District.

A área ao redor da Union Square, além de excelente para compras, oferece boas oportunidades de restaurantes. Ela é um resumo de toda a cidade de São Francisco. A variedade é tanta que você ficará zonzo entre restaurantes de diferentes nacionalidades, especialidades, tamanhos e preços. É o tipo de lugar que agrada a todos.

As refeições em São Francisco sempre guardam boas surpresas, porém os hábitos são um pouco diferentes dos nossos. O café da manhã, para os americanos, é mais importante do que o almoço (ou lunch). Prepare-se para cafés fartos e quase sempre muito pesados. Bacon, panquecas, omeletes e tacos estão em todos os cardápios. As refeições com cara de almoço são ótimas para quem prefere passar o dia passeando, pois tão cedo você não sentirá fome. O horário usual para o café da manhã é até as 11h. Nos finais de semana, aproveite os brunchs.

No almoço, o mais comum na cidade é fazer apenas um lanche rápido e pouco elaborado, nada que tome muito tempo. Mas não quer dizer que você não encontrará menus caprichados para almoçar. Especialmente nas regiões mais turísticas, onde o fluxo de clientes é intenso durante todo o dia, os restaurantes servem pratos bem elaborados e com muita fartura.  

Restaurantes concentram boa parte da vida noturna da cidade de São Francisco, no entanto eles funcionam em ritmo de happy hour: abrem e fecham cedo. Por volta das 23h muitos deles já estarão com as portas fechadas. Se quiser aproveitar, tenha em mente que é preciso ir cedo. Para acompanhar a refeição, não deixe de pedir um bom vinho californiano. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Francisco