O que fazer
São Luís do Maranhão é um destino que reserva boas surpresas e não vai faltar o que fazer na cidade durante a sua viagem. Uma visita a São Luís rende um ótimo roteiro histórico e cultural, experiências gastronômicas memoráveis e também excelentes passeios pelas belezas naturais da região, como a extensa área litorânea e até mesmo os Lençóis Maranhenses.
Para te ajudar na viagem à capital do Maranhão, preparamos um post especial com tudo o que fazer em São Luís, incluindo detalhes sobre o Centro Histórico, as melhores praias, os principais museus, dicas de restaurantes, os passeios imperdíveis e, claro, os principais pontos turísticos. Vem com a gente conferir cada detalhe e aproveite ao máximo os seus dias em São Luís do Maranhão.
Escolha um bom hotel em São Luís do Maranhão
Escolher um bom hotel em São Luís é o primeiro passo para a sua viagem. E como a oferta de hotéis na capital do Maranhão não é grande, é bom reservar com antecedência para não pagar caro ou até mesmo ficar sem vaga. Especialmente nos meses de alta temporada, entre junho e agosto, as diárias ficam caríssimas e cada quarto é disputado.
Os hotéis em São Luís do Maranhão estão concentrados em poucas áreas da cidade, não sendo tão difícil escolher onde ficar. Os melhores hotéis em São Luís estão situados na região costeira da cidade, especialmente ao longo da Avenida Litorânea e Ponta d'Areia, incluindo ainda a Lagoa da Jansen. O Centro Histórico de São Luís, apesar de muito famoso e turístico, tem poucas opções de hospedagem.
Confira as melhores opções de hotéis em São Luís para a sua viagem.
Está programando uma viagem ao Maranhão? Confira nossas dicas sobre onde ficar em São Luís e onde ficar nos Lençóis Maranhenses.
Top 10 pontos turísticos de São Luís do Maranhão
Se você está perdido e não sabe por onde começar a viagem a São Luís, confira os principais pontos turísticos da cidade. E se quiser já organizar os seus dias por lá, veja o nosso post completinho com opções de roteiros pelos pontos turísticos de São Luís.
- Centro Histórico de São Luís
- Palácio dos Leões
- Casarões e azulejos da Rua da Estrela, Rua Portugal e Rua do Giz
- Mercado das Tulhas
- Mirante da Cidade
- Teatro Arthur Azevedo
- Museus de São Luís
- Champs Mall
- Espigão da Ponta d'Areia
- Praia do Calhau
Champs Mall na Praia da Ponta d'Areia
Visite o Centro Histórico de São Luís
O Centro Histórico de São Luís é o ponto de partida de quase toda viagem à capital maranhense. A história da colonização de São Luís do Maranhão remonta ao início do século XVII, quando a região, ocupada originalmente por indígenas tupinambás, foi invadida por franceses, que fundaram São Luís em 8 de setembro de 1612.
Poucos anos depois, São Luís passou ainda por invasões holandesas e portuguesas, que, enfim, deram continuação à colonização da região. Atualmente, o que se vê no Centro Histórico de São Luís são os casarões do período colonial português, erguidos entre os séculos XVII e XIX, sendo reconhecidos pela beleza arquitetônica e também pelos clássicos azulejos que decoram as paredes centenárias.
Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO desde 1997, o Centro Histórico de São Luís é uma visita imperdível, onde será possível apreciar a arquitetura, belos museus e ainda degustar o melhor da culinária do Maranhão. Confira abaixo mais detalhes sobre o que fazer no Centro Histórico de São Luís e aproveite cada minuto do passeio.

Faça um tour guiado gratuito pelo Centro Histórico de São Luís
Para entender melhor a história da capital do Maranhão, nada como começar a visita com um tour guiado pelo Centro Histórico de São Luís. E o tour pode ser gratuito! A opção do free walking tour é excelente para quem deseja ter uma visão geral da região e também para quem está com o tempo corrido para organizar uma visita por conta própria.
Os roteiros dos tours a pé pelo Centro Histórico de São Luís podem variar um pouco, mas certamente todos passam pelos principais pontos turísticos da região. Você conhecerá o Palácio dos Leões, o Mercado das Tulhas, a Catedral da Sé, e ainda a Rua da Estrela, Rua do Giz e Rua Portugal, entre as mais bonitas do Centro Histórico.
Juliane, a guia do meu grupo do Tour by Foot Civitatis
Ao escolher o seu tour guiado, não deixe de perguntar o tempo de duração, assim você tem uma ideia do que será possível ver. Em média, um tour a pé pelo Centro Histórico leva de duas a três horas. No caso do tour gratuito, lembre-se de que, ao final, haverá um valor sugerido pelo guia como pagamento. Para quem preferir, há também diversas opções de tour pago. Fica a seu critério qual deles escolher.
Na minha viagem a São Luís, fiz o tour gratuito da Tour by Foot Civitatis. Foram 2h30 de passeio com a guia Juliane, visitando os mais importantes pontos turísticos e aprendendo muito sobre a história e cultura local. Eu adorei cada minuto! Confira mais informações sobre o tour gratuito pelo Centro Histórico de São Luís e lembre-se de fazer a reserva com antecedência. Mesmo sendo um tour gratuito, a reserva é obrigatória e as vagas costumam se esgotar.

Fotografe os azulejos dos casarões coloniais na Rua da Estrela, Rua Portugal e Rua do Giz
São Luís é conhecida como a Cidade dos Azulejos. E o apelido não é à toa. No Centro Histórico de São Luís, é possível apreciar azulejos dos tempos coloniais em dezenas de sobrados. São mais de 80 padrões de azulejos catalogados, entre peças de origem francesa, holandesa e, principalmente, portuguesa.

Os azulejos do Centro Histórico de São Luís compõem o cenário das ruas estreitas do bairro. Usados originalmente para auxiliar no controle de temperatura e umidade das construções, hoje essas peças de arte dão ainda mais charme aos sobrados que marcam a região.
Para encontrar alguns dos mais lindos padrões de azulejos, vá direto à Rua da Estrela, Rua Portugal e Rua do Giz, as três estão entre as mais bonitas da área tombada de São Luís. Invista um tempo em registrá-los em diferentes formas e composições com as casas coloniais. Você terá lindos registros do Centro Histórico de São Luís e também um cenário incrível para os seus retratos.
- Endereço: Rua da Estrela, Rua Portugal e Rua do Giz, todas no Centro.
- Horário de funcionamento: 24h.
Veja São Luís do alto no Mirante da Cidade
Se você é o tipo de turista que ama uma bela vista, a visita ao Mirante da Cidade de São Luís é imperdível. Do alto do 10º andar, em um edifício situado em meio ao Centro Histórico, você terá visão panorâmica de 360º para a cidade. No local, é possível observar diversos cartões postais, apreciar o fenômeno da maré e até mesmo curtir o pôr do sol.
A visitação ao Mirante da Cidade é gratuita e dura entre 20 e 30 minutos por grupo com até 20 pessoas. Quando estivemos por lá, não era necessário agendamento. Bastava chegar à recepção do edifício, sendo o acesso por ordem de chegada. Na dúvida, consulte o site oficial.

Todos os visitantes devem fazer o cadastro antes da subida. O local para cadastramento é no andar térreo do Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves. Você, assim como a gente, pode achar estranho o local do cadastro de visitantes (em um dos guichês no serviço de atendimento ao público da Secretaria Municipal de Fazenda), mas é lá mesmo!
Atente-se ao horário e dias de funcionamento, bastante limitados, e não perca a chance de apreciar São Luís do alto.
- Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 15h às 18h30; sábado e domingo, das 9h às 11h30 e 13h30 às 17h30. Horários específicos em feriados.
- Endereço: Rua do Egito, 283 (Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves) - Centro.
- Site oficial.
Faça algumas compras e descubra novos sabores no Mercado das Tulhas
O Mercado das Tulhas, ou Casa das Tulhas, marca um dos pontos mais animados e visitados do Centro Histórico de São Luís. Situado em um dos mais lindos trechos do bairro, é o lugar certo para quem deseja fazer algumas compras de lembrancinhas, artesanatos e produtos típicos, além de experimentar sabores regionais do Maranhão.
Mercado das Tulhas
O edifício onde atualmente funciona o Mercado das Tulhas foi construído no século XIX. Na época, o local funcionava como um centro de armazenagem e venda de grãos. Hoje, o que se vê por lá é uma ampla oferta de lojas e bancas com uma variedade enorme de produtos, grande parte deles ligada à cultura do Maranhão. Dedique ao menos uma hora ao passeio e não deixe de dar a volta completa no quarteirão de lojas. Com sorte, você ainda verá uma belíssima apresentação de tambor de crioula ou rodas de pagode nos arredores do mercado, tornando ainda mais rica a visita.
- Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 8h às 20h; sexta, das 8h às 21h; sábados, das 8h às 18h; fechado aos domingos. Os horários podem sofrer alteração a depender de cada comércio e restaurante.
- Endereço: Acessos pela Rua da Feira Praia Grande, Rua da Estrela, Rua Portugal e Rua Djalma Dutra - Centro.
Mercado das Tulhas
Vá aos museus do Centro Histórico de São Luís
O Centro Histórico de São Luís, por si só, já é um grande museu, mas você poderá também visitar alguns bons espaços dedicados à arte, história e cultura local. Aproveite o passeio pelo bairro para investir em visitas que enriquecerão ainda mais o passeio. Confira as melhores opções de museus em São Luís localizados no Centro Histórico.
Obra em exposição no Centro Cultural Vale
Museu do Reggae
Em São Luís, o reggae vai muito além de um estilo musical. Na capital do Maranhão, o reggae se tornou um movimento cultural fortíssimo, que engloba música, dança e outras tradições. É tão forte que São Luís tem o título de Capital Nacional do Reggae.
Para entender mais sobre a forte influência do reggae na cidade, não deixe de visitar o inusitado Museu do Reggae, primeiro fora da Jamaica dedicado ao movimento cultural. Durante o tour guiado, será possível entender como o reggae chegou à cidade e resiste até hoje. Você verá ainda discos raros, equipamentos musicais históricos e homenagens aos principais clubes de reggae de São Luís. É possível até mesmo fazer aulas de dança agarradinho, do jeitinho que dançam o reggae no Maranhão.
- Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 18h; domingo, das 9h às 13h; fechado às segundas-feiras.
- Endereço: Rua da Estrela, 124 - Centro.
- Ingresso: entrada gratuita.
- Instagram oficial.
Museu do Reggae
Museu da Gastronomia
A culinária do Maranhão está bem representada no Museu da Gastronomia. Durante o tour guiado, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre os sabores, temperos e ingredientes da culinária local, além de entender como se desenvolveu a gastronomia e os principais pratos típicos maranhenses. É uma maneira diferente de saber mais sobre a história do Maranhão. Não perca a visita, é divertida!
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 10h às 16; domingo, das 9h às 14h.
- Endereço: Rua da Estrela, 82 – Centro.
- Ingresso: entrada gratuita.
- Instagram oficial.
Museu da Gastronomia
Centro Cultural Vale Maranhão
O Centro Cultural Vale é um espaço no Centro Histórico de São Luís dedicado a exposições temporárias, shows e atividades culturais com as mais diversas temáticas. Sempre com ótima programação, o espaço merece a visita a cada nova viagem a São Luís. Quando estive por lá, vi uma exposição belíssima sobre a Alcione, com um resgate da carreira da cantora que era de emocionar. Confira no site oficial a mostra que estará em cartaz durante a sua viagem e programe a visita.
- Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 19h; fechado aos domingos e às segundas-feiras.
- Endereço: Avenida Henrique Leal, 149 – Praia Grande, Centro.
- Ingresso: entrada gratuita.
- Site oficial.
Obra em exposição no Centro Cultural Vale
Além dos museus que já listamos acima, você encontrará no Centro Histórico de São Luís outros espaços dedicados a arte, cultura e história que merecem a sua visita. Se tiver mais tempo de passeio, vale conferir a Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho, a Casa do Tambor de Crioula, o Cafuá das Mercês, o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, o Museu de Artes Visuais, o Museu de Arte Sacra e ainda o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.
Visite o Palácio dos Leões
O Palácio dos Leões é uma das mais imponentes edificações do Centro Histórico de São Luís e ponto central da fundação da cidade, quando aconteceu a invasão francesa, em 1612. Situado em meio ao Forte de São Luís, na parte alta da cidade, o Palácio dos Leões é atualmente sede do Governo do Estado do Maranhão e também um importante marco histórico na região.
O local onde está o Palácio dos Leões abriga a sede do governo desde o início do século XVII, mas a base da atual edificação é do século XVIII, tendo sofrido diversas modificações ao longo dos séculos.
Palácio dos Leões
A fachada do edifício já vale a visita, mas se você der sorte, poderá até mesmo conhecer o palácio internamente. E digo “com sorte”, porque não é raro o Palácio dos Leões estar com as visitas suspensas (acredite, aconteceu comigo). Quem conseguir agendar o tour guiado terá a oportunidade de ver de perto algumas alas do palácio e salas de exposição, com obras de arte e mobiliários do período colonial.
Ao passar pela região onde está o Palácio dos Leões, não deixe de observar as estátuas que adornam a entrada; o encontro dos rios Anil e Bacanga; e também os belíssimos Palácio La Ravardière (antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia e atual Prefeitura de São Luís) e Palácio da Justiça, ambos vizinhos ao Palácio dos Leões. Se vale a dica, o pôr do sol por lá está entre os mais bonitos de São Luís. Aproveite o final de tarde para a visita.
- Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h.
- Endereço: Rua Dom Pedro II, s/n – Centro.
- Ingresso: acesso gratuito.
- Instagram oficial.

Assista a um espetáculo no Teatro Arthur Azevedo
Fundado em 1817, o Teatro Arthur Azevedo é considerado o segundo mais antigo do Brasil em funcionamento, perdendo somente para a Casa de Ópera de Ouro Preto (inaugurada em 1770). Situado em meio ao Centro Histórico de São Luís, o Artur Azevedo permanece como a principal casa para apresentações teatrais na cidade e recebe grandes nomes da arte em programação bastante intensa ao longo do ano.
Para conhecer a arquitetura e a história do Teatro Arthur Azevedo, vale fazer o tour guiado, com a opção de visita rápida (15 minutos) e completa (média de 1h). Se quiser ir a fundo na experiência, o ideal é comprar um ingresso para as apresentações e curtir cada minuto do espetáculo diante desse palco histórico.
- Horário de visitação: de terça a sábado, das 14h às 18h; domingo, das 10h às 13h. O tour é por ordem de chegada.
- Endereço: Rua do Sol, s/n – Centro.
- Ingresso: acesso gratuito para visitação guiada e preços variados para ingressos, a depender do espetáculo.
- Instagram oficial.
Teatro Arthur Azevedo
Conheça a Catedral Metropolitana de São Luís
A Catedral Metropolitana de São Luís, também conhecida como Igreja da Sé, é um dos edifícios mais imponentes do Centro Histórico de São Luís. Dedicada a Nossa Senhora da Vitória, a Igreja da Sé teve o primeiro edifício construído por jesuítas na segunda metade do século XVII, mas já passou por diversas modificações profundas ao longo da história.
Nos anos de 1920, a catedral teve a fachada quase totalmente modificada. Portanto, o que vemos hoje, pouco tem da arquitetura original. O maior destaque da Catedral de São Luís é o retábulo do altar-mor, construído em ouro e um importante registro do barroco brasileiro.
Altar-mor da Catedral de São Luís
A história da Igreja da Sé de São Luís teve início em 1615, quando invasores portugueses, em desvantagem no combate contra invasores franceses, solicitaram auxílio a Nossa Senhora, chegando à vitória na batalha. Em homenagem à santa, posteriormente a igreja foi dedicada a Nossa Senhora da Vitória.
Se você está no time de turistas que gosta de incluir igrejas históricas no roteiro, vale também investir em uma visita ao Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, à Igreja de São João e à Igreja do Desterro. O Convento das Mercês, apesar de ser originalmente uma obra religiosa, hoje funciona como um centro de cultura. Vale a visita pela arquitetura e exposições.
- Endereço: Praça D. Pedro II, s/n.
- Instagram oficial.
Vá às praias de São Luís
São Luís não está entre os destinos mais famosos do nordeste para quem busca praias. Mas se você estiver na cidade e quiser sentir o clima litorâneo, não será difícil encontrar um bom lugar para relaxar diante do mar.
Apesar de muitas praias de São Luís não serem próprias para banho, é possível, sim, encontrar alguns trechos onde o mergulho é permitido e até bem-vindo, em especial na região da Praia do Calhau. Além do banho de mar, quem vai à praia em São Luís poderá também apreciar alguns pontos turísticos, curtir os animados quiosques e restaurantes, praticar esportes como bike e kitesurfe, além de apreciar o sempre espetacular pôr do sol.
Dunas Beach na Praia do Calhau
Praia do Calhau
A Praia do Calhau, na Avenida Litorânea, é a melhor opção entre as praias de São Luís para quem busca aliar um quiosque pé na areia com um bom mergulho. A região costuma ter o mar próprio para banho e conta com diversas opções de bares e restaurantes para relaxar durante o dia e curtir também à noite. Boas opções de quiosques à beira-mar na Praia do Calhau são o Landruá, o Conchas Bar e o Dunas Beach, que oferece ambiente sempre animado, bons drinks e ótima comida.
Landruá
Outro destaque da Praia do Calhau é o Parquinho da Litorânea, uma área com atividades para toda a família, onde os quiosques são mais simples, mas sempre animados. Vale a pena alugar uma bike para percorrer a orla e também conferir o Mirante da Serpente, com escultura grandiosa e linda vista para o mar.
Vale destacar que a Praia do Calhau tem grande oferta de hotéis à beira-mar, o que sempre rende uma ótima estadia em São Luís. O melhor hotel da Avenida Litorânea, nos arredores da Praia do Calhau, é o Blue Tree Premium São Luís, que está entre os melhores hotéis da cidade. Além dele, vale destacar ainda o Praiabella Hotel, o Litorânea Praia Hotel e a Pousada Litorânea, os três de frente para a praia.
Praia do Calhau
Praia de São Marcos
A Praia de São Marcos se destaca entre as praias de São Luís pela orla com quiosques animados e também pelo bom vento, que atrai um grande público para a prática de kitesurfe. O trecho não está entre os melhores para banho, mas o passeio pode ser ótimo, especialmente ao final da tarde e com um belo pôr do sol. Durante o percurso pela orla, não deixe de conhecer a estátua dos pescadores, um dos famosos pontos turísticos do litoral de São Luís.
A região da Praia de São Marcos, junto à Ponta d'Areia, oferece ainda boas hospedagens, com destaque para o Luzeiros, considerado o melhor hotel de São Luís. Se estiver em busca de hotel na região, confira ainda o Brisamar Hotel & Spa São Luís, o Stop Way Hotel São Luís e o Soft Win Hotel São Luís, muito reservado por ter tarifas bem baratas.
Praça dos Pescadores
Praia e Espigão da Ponta d'Areia
A Praia da Ponta d'Areia marca o trecho entre o Espigão Costeiro e o Champs Mall. É uma beira-mar excelente para caminhar, especialmente ao pôr do sol, quando as cores do entardecer deixam tudo ainda mais espetacular.
A região da Ponta d'Areia é bastante segura e vale investir no passeio. Comece a caminhada a partir do Espigão, onde você terá a oportunidade de conhecer o Forte de Santo Antônio da Barra, com construção do século XVII. No local, é possível ver alguns canhões e uma pequena exposição sobre embarcações. Na mesma área, não deixe de registrar o letreiro da Ilha do Amor, uma das marcas de São Luís.

Bem pertinho dali, uma marina é ponto de partida de alguns passeios de barco que acontecem na orla de São Luís. Eles não saem com tanta frequência, não sendo tão comuns entre os turistas. Se quiser tentar o tour, experimente o Reggae Cruise ou o catamarã para entrar no clima da cidade.
Para os mais animados, na Praia da Ponta d'Areia não é raro encontrar praticantes de esportes como futebol, futevôlei, vôlei de praia e frescobol. Se não quiser encarar a atividade física, sente-se em um dos bares do Champs Mall para curtir os atletas e, claro, o entardecer. Peça um bom drink, bote o pezinho na areia e aproveite. Depois de curtir a Ponta d'Areia, estique a noite até a Lagoa da Jansen, uma área repleta de bares e restaurantes que também rende um bom jantar.
Ponta d'Areia
Fique atento à Tábua de maré em São Luís
A maré em São Luís é um fenômeno que pega muitos turistas desavisados. Isso porque a maré na região pode atingir até 8 metros, sendo considerada a maior maré do Brasil e uma das maiores do mundo.
A depender da hora do dia em que você estiver na praia em São Luís, o cenário será completamente diferente. Na maré baixa, a faixa de areia será bem longa. Já na maré alta, é provável que você não encontre um metro sequer livre de água para caminhar.
Praia de São Marcos na maré baixa
O fenômeno da maré em São Luís também influencia muito o dia a dia dos turistas que pretendem fazer os passeios para Raposa e Alcântara, já que ambos os passeios dependem de saídas de barco para acontecer. Nos períodos de maré muito baixa, é possível que os passeios nem aconteçam. Consulte então as agências de turismo antes de agendar qualquer atividade.
Para saber como estará o mar durante a sua viagem, consulte a tábua de maré em São Luís no site da Marinha.
Assista ao pôr do sol
O pôr do sol em São Luís é sempre um evento imperdível. A partir de diversos pontos da cidade será possível apreciar o entardecer. Alguns lugares, entretanto, estão entre os favoritos dos turistas, que podem aproveitar o momento aliado a um passeio turístico. Para quem está no Centro Histórico de São Luís, um belo ponto para apreciar o pôr do sol é a partir da mureta do Palácio dos Leões.
Se você prefere curtir o fim de tarde relaxando com o pé na areia e um drink na mão, a melhor opção são os restaurantes do Champs Mall, de frente para o mar na Ponta d'Areia. Para quem busca uma caminhada à beira-mar, os melhores pontos da orla para o fim de tarde são o Espigão Costeiro, a Praia da Ponta d'Areia e a Praia de São Marcos. Sempre boas pedidas para um pôr do sol inesquecível.
Palácio dos Leões
Aproveite o happy hour no Champs Mall
O Champs Mall é um dos lugares mais convidativos para um happy hour em São Luís. O espaço, localizado à beira-mar na Praia da Ponta d'Areia, funciona como um complexo de bares e restaurantes.
Muitos estabelecimentos oferecem bangalôs relaxantes com pé na areia. Você poderá escolher o seu predileto para tomar um bom drink e curtir o pôr do sol. Diversos restaurantes do Champs Mall têm menus especiais para o happy hour, com bebidas e petiscos a preços bem em conta. Perfeito para curtir o momento e ainda economizar um pouquinho na diversão.
Champs Mall
Experimente os restaurantes de São Luís
Uma das melhores experiências para quem está em São Luís é aproveitar os restaurantes e degustar os sabores regionais. Não deixe de experimentar o arroz de cuxá; a peixada e a caldeirada maranhenses; a juçara, fruta parente do açaí; o doce de espécie, típico de Alcântara; e, claro, o sempre rosa Guaraná Jesus. Sem contar os frutos do mar fresquinhos servidos nos restaurantes locais. A culinária maranhense reserva boas surpresas e vale investir nos menus típicos durante a viagem.
Carne de sol do Cafofinho da Tia Dica
Para quem está pelos lados do Centro Histórico, boas opções de restaurantes são o Cafofinho da Tia Dica, um clássico da cidade; o charmoso Flor de Vinagreira; e ainda o Restaurante Senac de São Luís, sempre com diversos pratos típicos no bufê a preço fixo.
Se você estiver na área da Avenida Litorânea em busca de bons restaurantes, não deixe de conferir o Cabana do Sol e a Casa de Juja, ambos com um caprichado menu regional.
Flor de Vinagreira
Quem quiser aliar o momento da refeição ao clima de praia, boas pedidas são os quiosques na Praia do Calhau, com cardápios bem caprichados e ampla oferta de pratos típicos. Vale conferir o Landruá, o Conchas Bar e também o Dunas Beach.
Se quiser investir em um happy hour com pé na areia, pôr do sol e boa comida, certamente a melhor opção são os restaurantes do Champs Mall. E já vou adiantar que os meus favoritos por lá são o Ferreiro Praia e o Azu. Aproveite!
Azu no Champs Mall
Assista a uma apresentação de Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi é uma das manifestações culturais mais lindas do Brasil e, em São Luís, ganha status de patrimônio. E não estamos exagerando! O Bumba Meu Boi do Maranhão foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019, provando ser uma tradição imperdível para quem está visitando a cidade.
Formado por um conjunto de elementos — que envolvem canto, instrumentos musicais, dança e vestimentas, entre outros —, o Bumba Meu Boi do Maranhão se apresenta com diferentes sotaques, como são chamados os cinco estilos de boi: matraca, orquestra, zabumba, baixada e costa de mão. Cada sotaque tem um tipo de apresentação distinto, sendo possível ver bois bem diferentes na sua viagem a São Luís do Maranhão.

Os festejos do Bumba Meu Boi fazem parte das comemorações juninas, sendo compostos por quatro etapas: os ensaios (abril e maio), o batismo (23 de junho, véspera de São João) e a morte do boi (entre julho e setembro). O auge da festa são as apresentações, que acontecem principalmente no mês de junho, com os festejos de São João.
A programação do Bumba Meu Boi em São Luís varia a cada ano, sendo alguns dos principais palcos da festa o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, a Praça Nauro Machado, a Praça Maria Aragão, além dos diversos arraiais que acontecem pela cidade.
Se estiver em São Luís entre os meses de maio e agosto, não deixe de procurar por um boi para celebrar essa tradição. Se quiser conferir os bois mais tradicionais de São Luís, procure por eventos do Boi de Maracanã, Boi de Mioba, Boi de Axixá, Boi Santa Fé, entre muitos outros. Todo boi vale a festa!
Curta um clube de reggae na noite de São Luís
O reggae é uma tradição forte de São Luís, a ponto de a cidade ser conhecida como a Capital Nacional do Reggae. Muito além de um estilo musical, o reggae em São Luís envolve um estilo de vida. E para entrar um pouquinho nessa onda, nada como conhecer uma das casas de reggae da cidade. Entre as mais tradicionais estão o Bar do Nelson, o Central Roots, o bar Chama Maré, o Rotatória Roots e o Habeas Copos, mas você encontrará outras opções pela cidade. Aproveite a noite de São Luís para curtir o clima, o ritmo e o jeito agarradinho de dançar reggae, um clássico do Maranhão.
Estique a viagem até os Lençóis Maranhenses
Muito difícil encontrar quem visite São Luís e não dê um jeitinho de esticar até as lagoas dos Lençóis Maranhenses. A dobradinha é quase irresistível e vale todo o esforço para conhecer os dois destinos na mesma viagem.
Oooook! A gente sabe que, na prática, muitos turistas têm como objetivo principal de viagem os Lençóis Maranhenses e não São Luís. Mas se você está mesmo focado na capital do Maranhão e esse é o seu destino principal, nosso conselho é dar um jeito de também ir aos Lençóis Maranhenses. Acredite, vale qualquer sacrifício!
Lençóis Maranhenses
Para conhecer os Lençóis Maranhenses, o ideal é uma viagem de, no mínimo, 3 dias. Para conhecer bem as bases principais (Barreirinhas, Santo Amaro e Atins), são recomendados dez dias de viagem. Mas se o que você tem são apenas algumas horas para um bate e volta de São Luís, não perca a oportunidade e vá mesmo assim! Os Lençóis Maranhenses são imperdíveis, seja por algumas horas ou por muitos dias.
Contrate aqui o seu transfer para Barreirinhas e confira mais dicas sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses.
Faça um passeio para Alcântara, São José Ribamar e Raposa
Para quem tem mais tempo em São Luís e está em busca de passeios próximos para explorar um pouco mais do Maranhão, os destinos de Alcântara, São José de Ribamar e Raposa são ótimas opções. Um bate e volta será suficiente e você terá a oportunidade de ir mais a fundo na história e cultura maranhense. Confira mais detalhes!
Passeio para Alcântara
O município de Alcântara preserva ruínas históricas dos séculos XVIII e XIX, dos tempos em que o local era um dos mais importantes núcleos da aristocracia do Maranhão. O passeio vale para quem busca um bate e volta e também para quem deseja curtir a região com um pouco mais de calma.
O tour até Alcântara pode ser realizado com agências ou por conta própria. O percurso até lá envolve uma travessia de barco de 1h30 saindo do Cais da Praia Grande, em São Luís. O horário depende sempre da maré, sendo importante se organizar com antecedência.
Em uma visita a Alcântara, você terá a oportunidade de ver diversas ruínas muito fotogênicas, além de igrejas e palácios dos tempos de colônia, com destaque para os arredores da Praça da Matriz. Vale ainda visitar o Museu Histórico de Alcântara, a Casa do Divino e a Casa da Cultura Aeroespacial, que conta detalhes do programa espacial desenvolvido no Centro de Lançamento de Alcântara. Para quem ficar mais de um dia por lá, boas pedidas são o passeio para os igarapés, a Praia da Baronesa e a Ilha do Livramento. Ah! E não se esqueça de experimentar os doces de espécie e a queijadinha, que é um dos mais tradicionais sabores do Maranhão.
Confira mais detalhes sobre o passeio de São Luís para Alcântara e veja mais informações sobre os passeios em São Luís.
Passeio para São José de Ribamar e Raposa
A dobradinha entre São José de Ribamar e Raposa é um clássico entre os passeios de São Luís. Os dois municípios litorâneos dividem com São Luís a mesma ilha e rendem um bom bate e volta para quem está na capital do Maranhão.
Raposa é um destino famoso pelo passeio de barco que passa por manguezais, igarapés e lagoas de água doce, conhecidas como fronhas maranhenses. Não são tão bonitas quanto os Lençóis Maranhenses, mas podem render um dia relaxante de banho em meio à Praia de Carimã. Por lá, também vale conferir as peças de renda de bilros, produzidas por rendeiras da região. Aproveite e garanta belas compras.
Já São José de Ribamar é muito procurada pelo turismo religioso. No lugar, existe uma grande estátua de São José que atrai muitos fiéis, assim como o Santuário de São José de Ribamar. Outro ponto de interesse religioso é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
O passeio para os dois municípios, que inclui trechos de carro e barco, é oferecido por agências de turismo de São Luís e vale a pena investir no tour, especialmente se você não passará correndo por São Luís.
Confira mais detalhes sobre o passeio para Raposa e São José de Ribamar.
Fique mais tempo em São Luís
Não é raro que São Luís seja considerada um destino de passagem, com estadias de uma ou duas noites, no máximo. Muitas vezes, o tempo na cidade não passa de algumas horas. Ainda que seja mesmo um roteiro fácil de ser cumprido em pouco tempo, vale investir em algumas noites a mais para explorar mais a fundo, e com mais calma, atrativos, cultura e história locais.
Especialmente no período das festas de São João e do Bumba Meu Boi, cada noite em São Luís será mágica e única. Portanto, fique um pouco mais de tempo por lá e aproveite a festa, sem deixar de lado toda a beleza do Centro Histórico e alguns momentos relaxantes de frente para o mar.

Monique Renne
Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

