Melhores Destinos
Viena
Gisela Cabral

Onde comer em Viena

Aqueles que apreciam a boa mesa não irão se decepcionar com a gastronomia austríaca, bastante influenciada por outros países da Europa e cheia de pratos deliciosos. Algumas iguarias locais, inclusive, fazem sucesso no mundo todo, a exemplo do wienerschitzel (schnitzel vienense): generosa porção de carne de vitela empanada, frita e servida, em geral, com uma apetitosa salada de batatas.

O schnitzel pode ser encontrados em vários bistrô-pubs de Viena (os Beisln), na lista abaixo selecionamos alguns estabelecimentos que são craques no preparo desta delícia. No entanto, não só de schnitzel vive a gastronomia austríaca, mas também de outros pratos, como o goulash, um substancioso ensopado de carne, em geral servido com bolinhos de pão.

Já o tafelspitz também merece destaque e pode ser enquadrado na categoria "comidas reconfortantes e muito indicadas para os dias frios". A iguaria nada mais é do que uma espécie de cozido preparado com as partes traseiras do boi, servido com acompanhamentos (vegetais, molhos etc). 

Outra dica gostosa e barata nas ruas de Viena são as salsichas (wursts) vendidas em barracas, situadas em vários pontos do centro da cidade. São salsichas de vários tipos, entre elas a Kasekrainer, recheada com queijo, acompanhada por um pãozinho e molhos como mostarda e ketchup. 

Doces e Cafés

Nos cafés de Viena-e também nos restaurantes-você vai ter a oportunidade de experimentar doces maravilhosos. Exemplo disso são tortas como a famosa Sacher-de chocolate, com camadas de geleia de damasco, servida com creme de chantilly-e sobremesas como o strudel de maçã e as panquecas do imperador (Kaiserschmarr'n).

Para acompanhar estas delícias você pode optar por uma xícara de chá ou de café, lembrando que é grande a varidade de cafés nos estabelecimentos de Viena. O nosso destaque, no entanto, vai para o tradicional e saboroso Wiener melange: café expresso servido em uma xícara grande, com leite vaporizado e espuma de leite. Super cremoso!