Onde comer em Viena

Aqueles que apreciam a boa mesa não irão se decepcionar com a gastronomia austríaca, bastante influenciada por outros países da Europa e cheia de pratos deliciosos. Algumas iguarias locais, inclusive, fazem sucesso no mundo todo, a exemplo do wienerschitzel (schnitzel vienense): generosa porção de carne de vitela empanada, frita e servida, em geral, com uma apetitosa salada de batatas.

O schnitzel pode ser encontrados em vários bistrô-pubs de Viena (os Beisln), na lista abaixo selecionamos alguns estabelecimentos que são craques no preparo desta delícia. No entanto, não só de schnitzel vive a gastronomia austríaca, mas também de outros pratos, como o goulash, um substancioso ensopado de carne, em geral servido com bolinhos de pão.

Já o tafelspitz também merece destaque e pode ser enquadrado na categoria "comidas reconfortantes e muito indicadas para os dias frios". A iguaria nada mais é do que uma espécie de cozido preparado com as partes traseiras do boi, servido com acompanhamentos (vegetais, molhos etc). 

Outra dica gostosa e barata nas ruas de Viena são as salsichas (wursts) vendidas em barracas, situadas em vários pontos do centro da cidade. São salsichas de vários tipos, entre elas a Kasekrainer, recheada com queijo, acompanhada por um pãozinho e molhos como mostarda e ketchup. 

Doces e Cafés

Nos cafés de Viena-e também nos restaurantes-você vai ter a oportunidade de experimentar doces maravilhosos. Exemplo disso são tortas como a famosa Sacher-de chocolate, com camadas de geleia de damasco, servida com creme de chantilly-e sobremesas como o strudel de maçã e as panquecas do imperador (Kaiserschmarr'n).

Para acompanhar estas delícias você pode optar por uma xícara de chá ou de café, lembrando que é grande a varidade de cafés nos estabelecimentos de Viena. O nosso destaque, no entanto, vai para o tradicional e saboroso Wiener melange: café expresso servido em uma xícara grande, com leite vaporizado e espuma de leite. Super cremoso!

  • Cafe-aida

    Aida Café-Konditorei

    Nota:  de 10 (0)

    A poucos passos da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper), encontra-se o famoso café Aida, um estabelecimento com mais de 100 anos de história na capital austríaca, famoso por servir bolos e cafés deliciosos.

    O café, situado na Opernring, número 7, é, na verdade, apenas um dos vários espalhados pela cidade. Um...

  • Cafe-central

    Café Central

    Nota:  de 10 (0)

    A impressão que se tem ao cruzar a porta de entrada do Café Central é de estar voltando no tempo. Mais precisamente em 1876, quando o estabelecimento foi inaugurado e passou a ser frequentado por inúmeras personalidades, como Arthur Schnitzler, Sigmund Freud, Peter Altenberg e Leo Trotzki. 

    A decoração do café...

  • Cafe-demel

    Café Demel

    Nota:  de 10 (0)

    Que tal uma parada para saborear uma fatia de torta acompanhada de um café ou chá em um dos cafés mais elegantes e tradicionais de Viena? Aberto em 1786, e a poucos passos do Hofburg, o Demel já foi ponto de encontro da aristocracia e da burguesia vienense. Um local com uma atmosfera incrível, elegante, e onde você vai encontrar...

  • Café Kleines

    Nota:  de 10 (0)

    O famoso Café Kleines é considerado um ponto de encontro dos amantes da arte desde os anos 70. Situado na Franziskanerplatz, a pouco mais de 400 metros da Catedral de Santo Estevão, o local tem um ambiente incrível e também um cardápio cheio de delícias. Ah, se o tempo estiver favorável, sente-se do lado de fora,...

  • Café Mozart

    Nota:  de 10 (0)

    O Mozart é mais um dos que figuram na lista dos cafés tradicionais de Viena. Aberto em 1794, exatamente três anos após a morte do famoso compositor, o local ficou conhecido como Café Katzmayr e funcionou a plenos vapores até ser demolido, em 1882. Em 1929, no entanto, o local foi reinaugurado homenageando o gênio da...

  • Cafe-museum

    Café Museum

    Nota:  de 10 (0)

    A poucos minutos de caminhada da Karlsplatz está o tradicional café de Viena, inaugurado em 1899 e que já recebeu muitos clientes famosos, como o famoso pintor austríaco Gustav Klimt.

    O ambiente é elegante, aconchegante e o cardápio repleto de delícias da culinária local, a exemplo de pratos como o goulash, o...

  • Torta-sacher-do-cafe-sacher

    Café Sacher

    Nota:  de 10 (0)

    Você já ouviu falar na torta Sacher? A sobremesa austríaca coberta de chocolate puro e recheada, em camadas, com geleia de damasco? Sim, a deliciosa iguaria-adorada pelo imperador Franz Joseph-pode ser experimentada em boa parte dos cafés de Viena, entre eles, o famoso café Sacher, que se diz dono da receita original, criada em 1832.

    O...

  • Cafe-restaurant-griensteidl

    Cafe-Restaurant Griensteidl

    Nota:  de 10 (0)

    Eis aqui um dos cafés mais tradicionais de Viena. Situado na Michaelerplatz, na entrada no Hofburg, o Griensteidl tem um ambiente aconchegante, decoração elegante, além de um cardápio repleto de delícias para o desjejum, almoço ou jantar. 

    O café, batizado em homenagem ao farmacista Heinrich...

  • Cantinetta Am Ring

    Nota:  de 10 (0)

    A gastronomia austríaca é cheia de delícias, como o schnitzel e o goulash, mas se você quiser variar um pouco durante a sua estada em Viena, não deixe de conhecer o Cantinetta Am Ring, especializado na culinária italiana.

    O restaurante é pequeno e super aconchegante, além disso, o menu está recheado de pratos...

  • Figlmuller

    Figlmüller

    Nota:  de 10 (0)

    O schnitzel vienense-um crocante e delicioso escalope de vitela, famoso mundo afora e presente nos cardápios da maioria dos restaurantes de Viena-é o carro chefe do Figlmüller. Um restaurante tradicional e conhecido por servir uma das melhores receitas da cidade, um schnitzel com cerca de 30 cm de diâmetro, acompanhado de uma deliciosa salada...

  • Gastwirtschaft-steman

    Gastwirtschaft Steman

    Nota:  de 10 (0)

    No cardápio deste tradicional restaurante de Viena-muito popular entre os habitantes locais-você vai encontrar uma série de delícias da culinária austríaca. São pratos à la carte e menus fechados que, além de gostosos e bem servidos, são super "em conta".

    O carro-chefe do local é o...

  • Rua-graben

    Graben

    Nota:  de 10 (0)

    A Graben nada mais é do que uma das ruas mais famosas da capital da Áustria. Uma movimentada e centralizada zona de pedestres-da época dos antigos romanos-onde você vai encontrar uma porção de lojas tradicionais e também algumas marcas famosas, excelente para os que não perdem a oportunidade de fazer umas comprinhas.

    ...

  • Museu-kunsthistorisches-kunsthistorisches-cafe

    Kunsthistorisches Museum Wien

    Nota:  de 10 (0)

    Se você é daqueles viajantes que nao perdem a oportunidade de conhecer um bom museu, então não pode deixar de conhecer o Kunsthistorisches, considerado um dos mais importantes do mundo.

    Construído a mando do imperador Franz Joseph, o suntuoso prédio neoclássico tem uma série de elementos arquitetônicos de...

  • Mariahilfer-strasse

    Mariahilfer Straße

    Nota:  de 10 (0)

    Aqueles que não perdem a oportunidade de fazer compras durante a viagem não devem deixar de passar pela Mariahilferstrasse, a maior rua de compras de Viena. Um endereço onde estão vários shoppings e lojas interessantes-como C&A, H&M, Mango, Zara e Forever 21-alguns cafés, lanchonetes/restaurantes e muito mais.

  • Naschmarkt

    Naschmarkt

    Nota:  de 10 (0)

    Mercados são locais muito interessantes de serem visitados, pois a comida faz parte da cultura e, portanto, diz muito sobre aquela cidade, aquele povo. Em Viena, por exemplo, você encontra o Naschmarkt, um mercado onde você encontrará barracas que vendem todo tipo de alimento, com destaque para os queijos, especiarias, doces e muito mais.

    ...

  • Goulash-do-plachuttas-gasthaus-zur-oper

    Plachuttas Gasthaus Zur Oper

    Nota:  de 10 (0)

    O ambiente é moderno, clean e aconchegante. O atendimento também não deixa nada a desejar, mas a grande atração do Plachuttas Gasthaus Zur Oper é, sem dúvida alguma, o cardápio repleto de pratos da culinária local.

    No menu, delícias como o famoso schnitzel, crocante e super saboroso, servido com uma...

  • Pure-de-castanhas-com-geleia-de-frutas-vermelhas-do-rebhuhn

    Rebhuhn

    Nota:  de 10 (0)

    Na rua do Museu de Freud você encontra o Rebhuhn, um restaurante especializado na culinária austríaca. Aconchegante e com um ambiente bem informal, o local é conhecido por servir delícias como o famoso e crocante schnitzel de porco, acompanhado de uma espécie de salada de batatas, e também o goulash com batatas, saboroso...

Tudo que você precisa saber sobre Viena!

Esse texto sobre Onde comer em Viena faz parte do guia de Viena no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em Viena

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.