Onde ficar em São Francisco
Escolher onde se hospedar na cidade de São Francisco é tarefa fácil - o que não significa que seja barato, muito pelo contrário. A oferta de hotéis é bem alta, porém o número de turistas que visitam a cidade é proporcional à quantidade de leitos. Não deixe a tarefa da hospedagem para última hora. Você corre os riscos de pagar ainda mais do que o normal e até de não encontrar vagas.
As atrações turísticas da cidade estão bem concentradas, bem como os hotéis. As duas áreas mais procuradas para hospedagem são a Union Square e o Fishermans Warf. Uma apresenta características bem diferentes da outra, por isso avalie qual se enquadra no seu perfil.
A região da Union Square é recheada de boas lojas, restaurantes, teatros e casas noturnas. O movimento começa cedo e vai, em média, até 1h. As ruas estão sempre cheias, o comércio é variado e o acesso ao transporte público é excelente. Por lá passam várias opções de Muni, Bart e também o histórico Cable Car, além de ser ponto de partida para os ônibus turísticos do tipo Hop-on Hop-off.
A proximidade com vários pontos turísticos e a localização bem central tornam a Union Square um dos melhores lugares para hospedagem em São Francisco, mas ela apresenta algumas desvantagens. Uma delas é o constante fluxo de pessoas na rua; não é lugar para relaxar e curtir a tranquila vida de São Francisco. O preço dos quartos também não ajuda; as diárias estão entre as mais caras da cidade.
Outro ponto negativo da Union Square é a proximidade com albergues que dão abrigo aos “homeless” (como são chamados os moradores de rua), especialmente na região formada pela Mason St, Mission St, Hyde St e Ellis St. Acreditem, não são poucos. Você certamente levará um susto, pois o número de moradores de rua é consideravelmente maior do que em muitas cidades brasileiras, porém não é comum registro de furtos, assaltos ou qualquer tipo de agressão aos turistas.
Em Fisherman's Warf, a realidade é bem diferente. À beira da baía de São Francisco, a região é totalmente voltada para o turismo. É tranquilo, agradável e você estará próximo de áreas como Pier 39, Ghirardelli Square e Embarcadero. É hospedagem para quem busca descansar de verdade. Não há confusão, buzina e o clima é eternamente de férias.
Estar próximo à baía pode significar estar longe de todos os outros pontos turísticos, especialmente porque a região não é tão bem servida de transporte público quanto a Union Square. O Cable Car, principal transporte da área, é lindo, porém um pouco demorado. Para quem gosta de curtir a noite, o Fisherman's Warf pode não ser tão atraente, já que o movimento diminui junto com o final do dia.
Para quem está de carro e quer economizar, uma opção interessante são os motéis da Lombard Street. Ao longo da avenida você encontrará dezenas de opções, bem mais econômicas que as inflacionadas Union Square e Fisherman's Warf. Mas o carro é fundamental para a locomoção de quem ficará nessa área. O barato pode acabar saindo caro, já que os estacionamentos em São Francisco têm preços bem salgados.
Quem procura hospedagem em apartamentos terá mais liberdade para escolher a localização. Bairros como Mission District (estilo hipster), Nob Hill (evite a região próxima a Chinatown), Haight Ashbury (antigo bairro hippie), Hayes Valley (para pessoas descoladas), North Beach (clima italiano) e Castro (bairro gay) são tranquilos e ótimos para viver o dia a dia dos moradores. A verdade é que São Francisco, no geral, é extremamente segura. Por isso, escolha um lugar com bom acesso ao transporte público e você poderá ir para qualquer cantinho da cidade. Dê preferência a apartamentos próximos aos parques - pequenos ou grandes, sempre cheios de verde, eles são a alma de São Francisco.