Quem gosta de centros urbanos com diversas opções de pontos turísticos tem grandes chances de se apaixonar pelo Recife, afinal há muito para ver e fazer. Para deixar a viagem ainda mais interessante, não dá para deixar Olinda fora do roteiro. A cidade vizinha do Recife possui um dos centros históricos mais famosos do país e igrejas que são verdadeiras obras-primas.
É legal que a capital pernambucana preserve muito de seu período colonial. A mistura do legado deixado pelas ocupações portuguesa e holandesa aliado às obras de revitalização da cidade tornam todo o conjunto de pontos turísticos bem atrativo para os turistas.
Reserve ao menos um dia para caminhar pelo Recife Antigo e visitar locais que estão na mesma área, como o Marco Zero - onde tem início a contagem oficial de distâncias -, o novo Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus e seus edifícios coloridos, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff. Atravessando a Ponte Buarque de Macedo será fácil conhecer a Capela Dourada, possivelmente a igreja mais bonita do Recife, construída entre os séculos XVII e XVIII e toda coberta por ouro em seu interior. Tente também ir ao Forte das Cinco Pontas e à Casa da Cultura, onde funcionava uma prisão e hoje há lojinhas de artesanato.
Saindo um pouco da parte antiga do Recife, é imprescindível fazer uma visita à Praia de Boa Viagem, famosíssima na capital; à Oficina Brennand, cheia de obras de Francisco Brennand, pintor e escultor recifense; e ao Instituto Ricardo Brennand, um espaço com exposições interessantes para pessoas de todas as idades.
No Centro Histórico de Olinda, comece o passeio na Igreja do Carmo, datada de 1580, e, então, suba pela Rua São Francisco até alcançar o Convento de São Francisco, com muitos azulejos pintados. Continuando a subida, será fácil avistar o chamado Alto da Sé, onde ficam boas lojinhas, o Elevador Panorâmico e a Sé - a Catedral de Olinda, que tem uma das mais belas vistas da cidade. Na descida pela Ladeira da Misericórdia, vale a pena ir até o Mosteiro de São Bento, do século XVI. Fazendo esse caminho sugerido, subir as ladeiras ficará menos árduo.
Um lado positivo do turismo no Recife e em Olinda é que o valor cobrado para visitar a maioria dos pontos turísticos é simbólico.
A Capela Dourada é uma das igrejas mais bonitas do Recife e simboliza toda a riqueza do período colonial no Brasil. Construída entre os séculos XVII e XVIII, ela fica dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também abriga um Museu de Arte Sacra.
A capela é riquissíma em detalhes de ouro; para onde quer que se...
O Instituto Ricardo Brennand é um dos pontos turísticos mais interessantes do Recife, pois tem a capacidade de agradar pessoas de todas as idades. É o local ideal para quem aprecia artes, objetos antigos e arquitetura. Com uma bela paisagem ao ar livre, árvores, cafeteria e edifícios em forma de castelo medieval, é difícil...
Ao fazer um roteiro pelo Centro Histórico de Olinda, o Mosteiro de São Bento é um dos locais que você não pode deixar de conhecer. A obra de estilo barroco, fundada entre 1586 e 1592, destaca-se entre as demais por possuir um belo conjunto arquitetônico, que inclui pinturas e um trabalho muito detalhado em ouro - os guias...
A Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, é uma das mais importantes do Recife. Ela é pequena, cheia de edifícios antigos e coloridos, entre eles um casarão onde foi construída uma das primeiras sinagogas das Américas.
Aos domingos acontece uma feira de artesanato que torna a rua ainda mais interressante.
Quem perdeu o Carnaval de Recife e Olinda e não conseguiu ver os bonecos gigantes em ação não precisa ficar triste! A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos criados para participar do Carnaval nas duas cidades, permitindo que os turistas tenham uma clara ideia da dimensão, da estrutura e do modo de...
O Alto da Sé é uma região de Olinda muito visitada por turistas. Nesse local concentram-se alguns pontos turísticos - como o Elevador Panorâmico e a Igreja da Sé -, além de lojinhas e barracas que vendem artesanato. Para quem quer chegar ao Alto da Sé, é mais vantagem subir pela Rua São Francisco, que tem...
A Casa da Cultura é um antigo presídio recifense, desativado há cerca de 40 anos, que hoje funciona como ponto turístico. O local, construído a partir do princípio panóptico, foi revitalizado e agora abriga lojinhas de artesanato e escritórios. É um ponto de parada muito interessante para tirar fotos,...
O Centro Cultural Judaico de Pernambuco é um ponto turístico relativamente novo no Recife, pois as escavações que permitiram descobrir a localização da antiga sinagoga da Rua Bom Jesus foram feitas apenas há pouco mais de 15 anos.
O centro cultural fica onde esteve uma das primeiras sinagogas da América -...
O Convento de São Francisco, datado de 1585, faz parte de um conjunto arquitetônico que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de Santana e a Capela de São Roque.
Na propriedade, que tem vários ambientes, chamam a atenção os trabalhos feitos em madeira, as pinturas e, principalmente, os azulejos portugueses que...
O Elevador Panorâmico do Alto da Sé não é uma atração antiga e histórica como a maioria dos pontos turísticos dessa região de Olinda, porém é um local bacana para contemplar e tirar fotos da vista da cidade. A entrada é gratuita e a subida pode ser feita no próprio elevador ou pelas...
O Forte de São Tiago das Cinco Pontas foi a última construção holandesa no Recife e tinha como objetivos proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros e ajudar na distribuição de água potável.
Durante uma restauração, o Forte perdeu uma de suas pontas, mas o nome "cinco pontas"...
A Igreja do Carmo, com construção iniciada em 1580, é uma das obras mais simbólicas de Olinda. Estrategicamente construída no alto de um morro, foi a primeira igreja da Ordem dos Carmelitas na América Latina.
Depois de um longo período fechada para reformas, a igreja oferece visitas gratuitas aos turistas, que podem...
O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o...
A Oficina Brennand pertence ao artista pernambucano Francisco Brennand, que herdou a propriedade de seu pai e transformou-a em um museu a céu aberto. O lugar tem ambientes distintos e serve como oficina para produção de uma das cerâmicas mais resistentes do Brasil e também como museu para expor as obras de Francisco.
A Oficina...
A Igreja da Sé, ou simplesmente Sé de Olinda, é uma das igrejas mais famosas da vizinha do Recife. Seu exterior é imponente e em seu interior poderão ser observados alguns detalhes em ouro e azulejos portugueses, entretanto não se vê a mesma riqueza de detalhes de outras igrejas da região
O ponto forte do lugar...
A Torre Malakoff foi construída entre 1853 e 1855, durante a guerra da Crimeia, e era a entrada para o Arsenal da Marinha. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Recife, que hoje abriga um espaço cultural e científico com exposições diversas e um observatório astronômico.
Vale a pena subir pelo elevador...
Esse texto sobre Pontos turísticos do Recife faz parte do guia de Recife no Melhores Destinos