Pontos turísticos do Recife
Quem gosta de centros urbanos com diversas opções de pontos turísticos tem grandes chances de se apaixonar pelo Recife, afinal há muito para ver e fazer. Para deixar a viagem ainda mais interessante, não dá para deixar Olinda fora do roteiro. A cidade vizinha do Recife possui um dos centros históricos mais famosos do país e igrejas que são verdadeiras obras-primas.
É legal que a capital pernambucana preserve muito de seu período colonial. A mistura do legado deixado pelas ocupações portuguesa e holandesa aliado às obras de revitalização da cidade tornam todo o conjunto de pontos turísticos bem atrativo para os turistas.
Reserve ao menos um dia para caminhar pelo Recife Antigo e visitar locais que estão na mesma área, como o Marco Zero - onde tem início a contagem oficial de distâncias -, o novo Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus e seus edifícios coloridos, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff. Atravessando a Ponte Buarque de Macedo será fácil conhecer a Capela Dourada, possivelmente a igreja mais bonita do Recife, construída entre os séculos XVII e XVIII e toda coberta por ouro em seu interior. Tente também ir ao Forte das Cinco Pontas e à Casa da Cultura, onde funcionava uma prisão e hoje há lojinhas de artesanato.
Saindo um pouco da parte antiga do Recife, é imprescindível fazer uma visita à Praia de Boa Viagem, famosíssima na capital; à Oficina Brennand, cheia de obras de Francisco Brennand, pintor e escultor recifense; e ao Instituto Ricardo Brennand, um espaço com exposições interessantes para pessoas de todas as idades.
No Centro Histórico de Olinda, comece o passeio na Igreja do Carmo, datada de 1580, e, então, suba pela Rua São Francisco até alcançar o Convento de São Francisco, com muitos azulejos pintados. Continuando a subida, será fácil avistar o chamado Alto da Sé, onde ficam boas lojinhas, o Elevador Panorâmico e a Sé - a Catedral de Olinda, que tem uma das mais belas vistas da cidade. Na descida pela Ladeira da Misericórdia, vale a pena ir até o Mosteiro de São Bento, do século XVI. Fazendo esse caminho sugerido, subir as ladeiras ficará menos árduo.
Um lado positivo do turismo no Recife e em Olinda é que o valor cobrado para visitar a maioria dos pontos turísticos é simbólico.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Recife
- Excursão a Porto de Galinhas
- Chip eSIM Civitatis Brasil
- Seguro viagem Civitatis
- Excursão à praia dos Carneiros
- Tour pelo Recife e Olinda
- Excursão a Olinda e ao Instituto Ricardo Brennand
- Excursão a Igarassu e Itamaracá