Ubatuba

Hotéis em Ubatuba

A tarefa de onde se hospedar em Ubatuba pode não parecer muito fácil à primeira vista, afinal, estamos falando de um destino com mais de 100 praias e 80 km de litoral. Alguns detalhes, entretanto, ajudarão bastante na hora de decidir a localização que mais se aproxima dos seus planos para dias de folga. A oferta de pousadas e hotéis em Ubatuba é bem grande e não faltarão opções para ficar na cidade. Ainda assim, vale o alerta de que a cidade costuma ficar bem cheia em feriados prolongados, meses de férias e finais de semana com previsão de muito sol. Nesses casos, é bom estar prevenido e garantir a sua reserva com antecedência para não pagar muito caro ou até mesmo ficar sem uma boa cama para descansar.

Os hotéis e pousadas em Ubatuba oferecem tarifas e grau de conforto para todos os bolsos e tipos de viajantes. As opções vão de campings a hotéis de luxo, passando por deliciosas pousadas integradas à natureza. Certamente uma delas irá combinar com você! A maior variedade de hospedagem em Ubatuba está na região do Centro, principalmente entre a Praia Grande, a Praia do Itaguá, a Praia do Cruzeiro e a Praia de Perequê-Açu. Ainda que essa seja a área onde há a maior concentração de hotéis e pousadas, há outras opções ao longo de todo o litoral. Antes de escolher a pousada, vale prestar atenção a alguns detalhes que podem ser bem importantes no momento da viagem. Separamos algumas questões que ajudarão na hora de fechar uma reserva.

Se locomover entre diversas praias ou passar os dias em apenas uma delas?

O trânsito e a distância são quesitos que devem ser levados muito em consideração na hora de escolher a localização da hospedagem em Ubatuba. Especialmente nos dias de grande movimento, a estrada que liga as regiões Sul, Centro e Norte de Ubatuba pode ficar bastante congestionada. Locomover-se entre praias muito distantes tomará, facilmente, mais de uma hora em dias tranquilos. Já em dias de cidade cheia, não será improvável passar horas engarrafado, especialmente ao se aproximar do Centro. 

Caso você pretenda se locomover entre diversas praias das três regiões de Ubatuba, o mais recomendado é se hospedar na região central ou dividir os dias de hospedagem entre as diferentes áreas, usando duas bases diferentes. Se ficar no Centro, você estará bem posicionado para sair tanto para o Sul quanto para o Norte. No caso de escolher hospedagens em diversas regiões, você economizará muito tempo de deslocamento ao conhecer as praias mais próximas ao hotel.

Se a sua ideia é curtir apenas um região ou uma praia em especial, não hesite em se hospedar o mais perto dela possível. A dica vale especialmente na alta temporada. A energia e tempo gastos no engarrafamento pode estragar a viagem. Sendo assim, quanto mais perto da sua praia favorita, melhor.

Ficar perto do agito noturno e de ampla oferta de comércio e restaurantes ou se isolar do movimento?

Ubatuba tem muitas praias, é fato! Entretanto, nem todas elas são cercadas por bairros movimentados. Na verdade, boa parte dos bairros de Ubatuba é bem residencial, o que os torna ambientes muito tranquilos durante a noite. Se você quer ficar perto de um local animado, com boa oferta de restaurantes, bares e lojas, o mais indicado é se hospedar no Centro de Ubatuba, preferencialmente entre a Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro, onde está o charmoso centro histórico. É lá a maior concentração de serviços e também onde a noite de Ubatuba acontece.

Ao se hospedar em outras praias fora do circuito do Centro, tenha em mente que a oferta de restaurantes e bares à noite cai bastante. Quase sempre haverá uma opção disponível para atender aos turistas, mas o clima será bem mais pacato se comparado ao Centro. Caso pretenda fugir da noite de Ubatuba, então prefira as praias do Sul e do Norte.

Pousada com pé na areia é importante?

Se a sua ideia de alguns dias nas praias de Ubatuba é uma pousada com o pé na areia, a tarefa pode ser um pouco complicada. Por incrível que pareça, a região onde há maior concentração de pousadas e hotéis é também a que menos oferece opções de frente para o mar. As praias movimentadas do Centro de Ubatuba são mais urbanas e dificilmente há uma pousadinha charmosa com saída direto para a areia. Se o que você busca é esse cenário, melhor escolher outras regiões. Em praias como Itamambuca, Toninhas, Enseada, Lázaro, Fortaleza e Maranduba há hotéis com saída direto para a praia. Vale ainda investir em casas para aluguel, muitas de frente para o mar.

Pousadas e hotéis no Centro de Ubatuba

Quem optar por se hospedar na região central de Ubatuba contará com grande oferta de pousadas e hotéis. A Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro são as melhores localizações para estar perto dos restaurantes, serviços e vida noturna de Ubatuba, além do charmoso Centro Histórico da cidade. O ponto que pesa contra as duas praias é a qualidade de água para banho, que quase sempre está imprópria. Ainda que o passeio pela orla seja lindo, vai faltar aquele delicioso banho de mar pertinho do hotel. 

Já a Praia Grande oferece serviços aliados a uma boa praia para passar o dia. O ponto negativo é que a Praia Grande fica muito cheia em dias de alta temporada. Ainda assim, é ótimo contar com uma praia próxima ao hotel para um mergulho. Já na região da Praia do Perequê-Açu, onde também há boa oferta de hotéis e serviços, a qualidade da praia varia e há períodos em que ela é considerada imprópria para banho, mas o passeio na orla é sempre bom!

Pousadas e Hotéis no Sul de Ubatuba

A região Sul de Ubatuba conta com diversas praias onde há infraestrutura e restaurantes próximos. A oferta de pousadas e hotéis é bem menor se comparada ao Centro, porém maior se comparada ao lado Norte. Não há fartura de hospedagem, mas há boas pedidas por lá. A partir do centro, a primeira praia com ampla oferta de hotéis, pousadas e restaurantes é a Praia de Toninhas, que conta até com pousadas pé na areia. Hospedar-se na Praia de Toninhas ajuda a fugir do trânsito do centro e, ao mesmo tempo, a ficar perto de tudo. Na sequência, vale conferir a Praia da Enseada, onda há boas opções com acesso direto à praia. Na Enseada, apesar de não haver muitos restaurantes, há o suficiente para os dias de descanso. A oferta de hospedagem nessa área segue até Perequê-Mirim e conta com a vantagem de estar pertinho da Praia de Santa Rita.

Mais adiante, a ponta que separa o Saco da Ribeira da Praia do Lázaro tem grande oferta de restaurantes, um píer animado, acesso à Trilha das Sete Praias e conta com lindas faixas de areia nas redondezas. É uma localização para quem não quer se deslocar muito, mas deseja visitar diversas praias, entre elas a Praia do Sununga, a Praia Domingas Dias e a Praia do Flamengo. Boa pedida para ficar no Sul de Ubatuba.

Seguindo para o Sul, rumo a Caraguatatuba, a Praia da Lagoinha e a Praia da Maranduba têm ampla oferta de hospedagem. Maranduba é repleta de quiosques e restaurantes, tem comércio mais amplo e é mais procurada pelos frequentadores em dias de grande movimento. Já a Praia de Lagoinha tem ambiente tranquilo e clima mais residencial. As duas são as últimas praias com hospedagem no Sul de Ubatuba. Dessa forma, são boas para quem chega de Caraguatatuba e não quer ir até o Centro.

Pousadas e Hotéis no Norte de Ubatuba

O Norte de Ubatuba é onde está a menor oferta de hospedagem. Não há muitas opções próximas às praias e alguns dos hotéis e pousadas estão voltados para a Rio-Santos. A pouca oferta de hospedagem se reflete no baixo número de restaurantes, principalmente à noite, quando pode ser difícil encontrar estabelecimentos abertos para uma refeição. Caso opte por se hospedar no lado Norte, procure saber se há restaurantes nos arredores do hotel ou se ele serve refeições, senão você poderá ter que o por pé na estrada à noite.

A primeira praia rumo ao Norte onde há oferta de pousadas é a Praia do Itamambuca. Localizada nos arredores de um grande condomínio e com visual dividido entre o mar e o rio, essa região se destaca pelo clima descontraído, com muitos surfistas e gente descolada. Há restaurantes, bares e serviços que atendem bem às necessidades básicas em dias de viagem. Itamambuca é ótima pedida para estar hospedado em uma linda praia sem ficar distante demais do Centro.

Na sequência, a Praia do Félix é ótima para quem deseja ficar perto da praia e fugir do movimento noturno. Por lá, reina a tranquilidade depois do anoitecer e há pouquíssima oferta de pousadas e hotéis. O mesmo se repete nos arredores da Praia do Prumirim e da Praia de Picinguaba.

É bom dizer que, ao longo de todo o litoral de Ubatuba, há oferta de campings, muitos deles à beira-mar. Vale conferir o Itaguá Camping (Praia do Itaguá), o Sununga Camping (Praia do Sununga), o Camping Tio Gato (Praia do Itamambuca) e o Padang Surf Camping (Praia do Itamambuca). Casas para temporada também são comuns em toda Ubatuba. Se pousadas e hotéis não combinam com o seu estilo de viagem, experimente investir em uma hospedagem mais pessoal.

Tudo que você precisa saber sobre Ubatuba!

Esse texto sobre Hotéis em Ubatuba faz parte do guia de Ubatuba no Melhores Destinos

Comentários para Hotéis em Ubatuba

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.