Praia do Espelho e Praia dos Amores

1 avaliação
0% recomendam
1,0

As famosas piscinas naturais da Praia do Espelho (também chamada de Curuípe), em Trancoso, são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia. Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre, as piscinas da Praia do Espelho se tornam um paraíso para os amantes do mar. O visual fica completo com os intensos coqueirais que beiram a faixa de areia e também com o rio que desemboca no mar, dando um ar bucólico e ainda mais charmoso ao espelho. 

Além da Praia do Espelho, outras duas porções de areia vizinhas merecem a visita. E de tão coladas que são, é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Para ir além do Espelho, basta andar para a esquerda rumo à Praia dos Amores e depois até a Praia do Outeiro. As duas também com visual esplendoroso. Na maré baixa, Amores e Espelho se unem e viram uma só praia. Entretanto, na maré alta, o mar fecha a passagem entre as duas e a Praia dos Amores fica isolada, tendo acesso apenas pela trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar). Daí o nome, afinal, lá os casais apaixonados ficam isolados quando o mar sobe.

Para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho e à Praia dos Amores, é preciso visitá-las na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas. Na maré alta, apesar de as praias serem lindas, elas não oferecem piscinas naturais. E para ver o mar como espelho, é preciso ter condições perfeitas de vento, maré e tudo mais. É um visual um pouco mais raro, mas, sem dúvida, maravilhoso.

Para ter um belo visual das piscinas naturais, visite a Pousada do Outeiro, onde o restaurante é aberto ao público. De lá se tem uma das mais lindas vistas para a Praia do Espelho e também para a Praia dos Amores. A principal diferença entre as duas praias é que, no Espelho, há infraestrutura para os turistas, enquanto que na Praia dos Amores é tudo deserto, mas como elas são vizinhas, aproveite para circular entre as duas. Se a maré permitir, não deixe também de caminhar até a Praia do Outeiro, que está logo depois da Praia dos Amores. O passeio todo é lindo!

Quem visita a Praia do Espelho conta com vários restaurantes e quiosques à beira-mar. Para uma experiência inusitada, com cardápio surpresa, vale conferir o Restaurante da Silvinha (atende apenas com reserva). Se a pedida for por uma boa comida com frutos do mar aliada a ambiente aconchegante, não deixe de ir ao restaurante da Pousada do Baiano. Para ir além do tempero local, experimente o Sushi da Mel. Há várias opções à beira-mar e algumas delas aliam os restaurantes a pousadas. Excelente para passar alguns dias de descanso. Aliás, os moradores contam que o charme dos restaurantes de Trancoso, com caprichada decoração à beira-mar, teve início na Praia do Espelho, onde até hoje o clima é mesmo delicioso!

Como chegar à Praia do Espelho

O acesso à Praia do Espelho pode ser de carro, ônibus, quadriciclo, lancha ou até mesmo a pé. De carro, a partir de Trancoso, é só seguir por 18 km pela BA-283 (Estrada de Trancoso) e entrar onde indica a placa para a Praia do Espelho (Curuípe). De lá, serão mais 5 km em estrada de terra até a Praia do Espelho, onde há estacionamento pago (média de R$ 20 por carro). O acesso à praia é por uma rampa construída nas falésias. Para quem está de quadriciclo, o caminho pode ser um pouco mais curto passando pelas estradas de areia próximas à Praia do Rio dos Frades. Nesse caso, é recomendável fazer um passeio com guia.

Quem não estiver de carro poderá fazer o trajeto de ônibus. O transporte sai de Arraial d’Ajuda rumo a Caraíva e faz uma parada próxima ao Condomínio e Pousada Outeiro das Brisas, de onde é preciso caminhar por mais 1,4 km até a praia. A empresa que realiza a rota é a Viação Águia Azul. 

Os turistas que tiverem muita disposição poderão investir no trajeto a pé a partir de Trancoso. Se esse for o caso, serão 17 km de percurso à beira-mar. O ideal é fazer o trajeto na maré baixa, para não pegar a travessia do Rio dos Frades cheia. Consulte a tábua de marés antes de fazer esse passeio. Para a volta, vale pegar o ônibus que parte à tarde de Caraíva para Trancoso.

Para quem gosta de aliar praia e passeio, vale investir no tour de lancha até a Praia do Espelho. O custo varia de acordo com o número de passageiros e o percurso pode ser feito em grupo ou com uma lancha particular. O custo médio, em grupo, é de R$ 300. 

Onde se hospedar na Praia do Espelho

O mais comum entre os turistas que visitam a Praia do Espelho é fazer um bate e volta a partir de Trancoso. Ainda que o passeio valha cada minuto, recomendamos fortemente ao menos uma noite de hospedagem na Praia do Espelho. Com isso, será mais fácil pegar a maré certa e, consequentemente, as piscinas naturais. O ideal é não depender do tempo dos passeios para conhecer a Praia do Espelho e a Praia dos Amores. Com mais calma, será possível curtir e aproveitar muito mais! 

Trancoso oferece pousadas maravilhosas e a qualidade de hospedagem por lá é mesmo excepcional, porém, na Praia do Espelho, há excelentes opções para passar a noite. Uma das pousadas de destaque é a Pousada do Outeiro. Localizada no alto da falésia, ela oferece acesso à trilha com vista para a Praia do Espelho e para a Praia dos Amores. Outras boas opções, com o pé na areia, são a Pousada Enseada do Espelho, a Pousada Bendito Seja, Pousada Recanto do Espelho, o elegante Hotel Fazenda Calá & Divino e a Pousada e Restaurante do Baiano - Praia do Espelho. Veja as melhores opções de hospedagem na Praia do Espelho e em Trancoso.

Estrada de Trancoso, Trancoso - BA

Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores
Avalie Praia do Espelho e Praia dos Amores

  1. Missing Erly Junior
    Rio Grande - RS há 3 horas
    1,0
    Ruim

    A praia é bonita na maré baixa, na alta é uma praia igual as outras.

    Fui de carro com a família à praia do Espelho, quando ao chegar na praia, precisamente em frente a Pousada do Espelho, veio um cidadão me cobrando 30 reais para parar no local alegando "que o local tem patrão". Quando retornei o carro estava riscado. Por ter pago um preço extorsivo por deixar o carro ali, pedi explicações. Disse que queria falar com o "patrão", então o suposto guardador de carro ( que tá mais para Miliciano carioca, Jagunço moderno ou novo cangaceirinho) pegou um pedaço de pau para arremessar no carro e só não fez porque desci do carro e quase saí no braço com ele. Ao melhor estilo MILICIANO outros jagunços se aproximaram para dar apoio a este meliante. Só aí que vi que caí em uma armadilha. Só não aconteceu uma tragédia maior porque o tal "patrão" após eu dizer que não sairia dali sem ele aparecer, apareceu vestido com a camisa da pousada! Então, fiquei sabendo na hora que ele era gerente da pousada Recanto do Espelho e o mesmo acalmou a jagunçada. Até o momento eu não estava nem sabendo que aquele local era área da pousada, pois no local não havia cordas, marcações nem os jagunços estavam de camisa da pousada. Olha! Que experiência horrível! Não desejo para meu pior inimigo! Viagei mais de 20km de uma estrada de chão que tinha trechos que só passei por estar de carro tracionado. A praia tem uma placa que é proibido entrar com água e comida (ao melhor estilo milícia da zona oeste do Rio), pois você é obrigado a consumir produtos a preços exorbitantes que vai de uma água de coco a 12 reais até prato que sai por 180 reais por pessoa. A praia do espelho está estruturada estilo área da milícia carioca, com o seguinte modus operante: As pousadas e restaurantes dominam a faixa de areia; as pessoas são levadas por vãs que são emendadas com os donos de restaurantes; tudo isso bem cuidada por um monte de jagunços mal encarados que estão dispostos a tudo para extorquir na violência o usuário. Se você quer ir nessa praia... tudo bem... é bonita.... mas, vai preparado para o pior porque o poder público inexiste ali. É área de vale tudo! No geral, a praia não compensa pela dificuldade de acesso e pela milícia ali dominante. Sai fora que é CILADA!!!!

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.