Trancoso

Praias de Trancoso

Falésias multicoloridas, coqueiros a perder de vista, um mar transparente e repleto de piscinas naturais… O visual paradisíaco das praias de Trancoso é capaz de causar paixões entre os turistas que chegam a esse charmoso vilarejo do Litoral Sul da Bahia. Do alto do Quadrado, bem aos fundos da Igrejinha, o mirante já anuncia as belezas que estão por vir. E basta caminhar até uma das praias de Trancoso para ter a certeza de estar em um dos mais belos destinos do litoral da Bahia e do Brasil.

Quadrado-de-trancoso

Para conhecer as praias de Trancoso, vale ir de carro, quadriciclo, mototáxi, ônibus e, claro, a pé. Aliás, andar é a melhor maneira de explorar as faixas de areia de Trancoso. Caminhadas como a de Trancoso até Arraial d’Ajuda ou à Praia do Espelho então entre os mais belos passeios a se fazer na região. A natureza também se mostra com outra cara nos passeios de lancha e quadriciclo, onde os turistas unem o prazer de curtir as praias à diversão. Vale investir em diversas maneiras de exploras a região. Veja mais sobre os passeios em Trancoso.

Praia-do-rio-da-barra

As praias de Trancoso mais movimentadas são a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos. Localizadas a poucos minutos a pé do Quadrado de Trancoso, Coqueiros e Nativos atraem grande parte dos turistas pelo fácil acesso e boa infraestrutura de restaurantes e quiosques. Como todas as praias de Trancoso, as duas têm lindo mar, boa faixa de areia e muitos coqueiros para emoldurar o cenário. 

Praia-dos-coqueiros

A Praia dos Coqueiros se destaca pela combinação de restaurantes charmosos que são a cara de Trancoso e também pelo ambiente mais sossegado afastado dos quiosques. E como ela está coladinha ao acesso ao Quadrado, fica fácil ir e vir durante todo o dia. Já a Praia dos Nativos conta com o visual do rio que desagua no mar, o que torna a paisagem ainda mais especial. A praia também é famosa pelas grandes festas que acontecem na alta temporada. Imperdível para os baladeiros de verão. Assim como a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos também tem boas opções de restaurantes e, como vantagem, oferece diversas hospedagens pertinho do mar.

Praia-dos-nativos

Seguindo rumo ao norte, você encontrará a Praia do Rio da Barra e a vizinha Praia de Taípe, esta já na divisa com Arraial d’Ajuda. As duas oferecem ambiente muito tranquilo e diversos pontos praticamente desertos. Cercadas pelas falésias em tons que variam entre bege, rosa e ocre, tanto Rio da Barra quanto Taípe são de beleza fascinante. A grandiosidade dos paredões rochosos que cercam as duas praias as transformam em visitas imperdíveis para quem está em Trancoso. 

Praia-do-rio-da-barra

A Praia do Rio da Barra é vizinha à Praia dos Nativos e pode ser alcançada em uma curta e deliciosa caminhada. Vale também ir de carro, mas, nesse caso, será necessário investir alguns reais em um estacionamento privativo no restaurante que atende aos turistas. Logo depois da Praia do Rio da Barra, quem encanta os viajantes é a Praia de Taípe. Com quiosques mais descontraídos e clima rústico, Taípe é a fronteira entre Trancoso e Arraial d’Ajuda. Não deixe de ir até lá espiar essa praia magnífica coladinha em Trancoso. Para apreciar o cenário, vale até experimentar o sobrevoo de parapente que decola do alto das falésias.

Praia-de-taipe

Partindo agora para o sul de Trancoso, logo depois da Praia dos Coqueiros, você chegará à Praia do Rio Verde. Apesar de ser vizinha a uma das mais movimentadas praias de Trancoso, a Praia do Rio Verde tem ambiente bem tranquilo e convidativo a um dia de relaxamento. A vantagem é que Rio Verde não está distante do Quadrado, tem estacionamento, oferece diversas opções de restaurantes e pousadas e, ainda assim, consegue estar quase sempre vazia. Uma delícia para quem quer aliar infraestrutura a um ambiente mais reservado.

Praia-do-rio-verde

A praia seguinte, depois da Rio Verde, é a Praia de Itapororoca, onde reinam as mansões e hospedagens de alto padrão. Na praia, não há quiosques ou restaurantes, apenas as fachadas das casas luxuosas que tomam conta do lugar. A vantagem? Itapororoca é praticamente deserta! Difícil encontrar essa linda faixa de areia em Trancoso cheia. Aproveite para relaxar sem se preocupar! O problema será apenas estacionar, já que não há vagas para os carros. Se encontrar uma abertura às margens da pista, aproveite! Caso não queira ir de carro, basta caminhar a partir da Praia do Rio Verde.

Praia-de-itapororoca

Logo depois da Praia de Itapororoca, será a vez de conhecer a quase desconhecida Praia de Patimirim. Queridinha entre os surfistas, Patimirim oferece boas ondas e, ao mesmo tempo, piscinas naturais para quem prefere a calmaria do mar. Não há placas que identifiquem a praia, mas, acredite, o carro chega bem pertinho da areia e o estacionamento é gratuito. Ótima pedida para quem não faz questão de quiosque e quer mesmo uma praia deserta para ser feliz. 

Praia-de-patimirim

Depois de Patimirim, será possível visitar ainda a Praia de Itaquena e a Praia da Barra do Rio dos Frades. Localizadas em área de proteção ambiental, as duas praias têm acesso proibido para automóveis, sendo possível chegar apenas de quadriciclo. Vale também ir caminhando pela faixa de areia a partir de Patimirim ou, se a energia permitir, a partir de qualquer outra praia de Trancoso. Itaquena e a Barra do Rio dos Frades são paraísos desertos. Só o que se vê por lá é natureza, mar e alguns turistas mais aventureiros que fazem o trajeto até a Praia do Espelho a pé.

Praia-de-itaquena

A Praia do Espelho (ou Curuípe) é uma das maiores atrações da região nos arredores de Trancoso. Fora do circuito central, muitas vezes ela deixa de ser visitada pelos turistas por pensarem que é longe demais chegar até ela. Acredite! Vale cada metro de estrada até o Espelho, que conta ainda com a Praia dos Amores e a Praia do Outeiro bem ao lado. Todas as três são repletas de piscinas naturais e cercadas por maravilhosas falésias coloridas. É aquele visual que tanto sonhamos ao embarcar para a Bahia.

Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores

Quem não tiver disposição para encarar os 17 km entre o Quadrado de Trancoso e a Praia do Espelho a pé não precisa se preocupar. Ela é acessível facilmente de carro, ônibus, lancha ou quadriciclo. Ainda que ir motorizado até o Espelho seja mais fácil, não podemos negar que emocionante mesmo é ir caminhando e passando por todas as formidáveis praias de Trancoso. Entretanto, se quiser ir direto ao ponto e sem sacrifícios, serão apenas 27 km de estrada de terra até o Espelho. 

Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores

A Praia do Espelho oferece boa infraestrutura, diversas pousadas e restaurantes que servem o melhor do tempero baiano. Já na Praia dos Amores, que se une à Praia do Espelho na maré baixa, a faixa de areia é deserta, tendo apenas uma escadinha que leva ao topo das falésias e à Pousada do Outeiro, de onde se tem uma vista maravilhosa para o mar e para as piscinas naturais. Com um pouco mais de tempo, será possível caminhar até a Praia do Outeiro, vizinha à Praia dos Amores e onde há algumas pousadas mais isoladas. Um trio de praias perfeito para um dia de passeio. Se o tempo permitir, aproveite para se hospedar ao menos uma noite por lá. Assim, você poderá curtir com bastante calma as praias em todas as marés.

Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores

Influência da maré e as piscinas naturais em Trancoso

O litoral baiano sofre grande influência das marés e é comum ver a mesma praia completamente diferente a depender da lua e da hora do dia. O fenômeno das marés pode mudar totalmente a experiência que cada turista tem nas praias de Trancoso. É possível ver a mesma praia com longa faixa de areia, água calma e repleta de piscinas durante a manhã e, ao final da tarde, uma praia quase sem areia e com mar bem agitado. Coisas da maré…

Nas luas nova e cheia, a maré sofre maior variação e tanto a alta quanto a baixa são mais perceptíveis. São as chamada marés vivas, quando a variação do mar ao longo do dia chega facilmente a dois metros nesse trecho do litoral da Bahia. Na prática, a maré baixa torna o mar tranquilo e as piscinas naturais bem perceptíveis, enquanto a maré alta leva boas ondas à praia e reduz bastante a faixa de areia. A maré viva, nas luas nova e cheia, é o período ideal para ver o fenômeno das piscinas naturais em Trancoso.

Praia-de-patimirim

Já as luas minguante e crescente têm a chamada maré morta, quando a variação do nível da água é pequena e quase imperceptível durante o dia. Isso significa que a praia fica no meio termo, nem com água de menos — a ponto de ver as piscinas naturais — e nem com água demais — a ponto de esconder a faixa de areia e criar ondas. É importante saber qual será a maré durante o período da viagem para ter ideia do que encontrar. Não espere ver piscinas naturais durante a maré alta e nem grandes ondas na maré baixa. A certeza, entretanto, é que, independente da maré, as praias de Trancoso são sempre esplendorosas.

Praia-dos-coqueiros

  • Praia-barra-do-rio-dos-frades

    Praia Barra do Rio dos Frades

    Nota:  de 10 (0)

    Chegar ao Rio dos Frades não é tarefa simples. O acesso ao encontro do rio com o mar só é possível de quadriciclo ou a pé. Localizada em uma região de proteção ambiental, a Praia da Barra do Rio dos Frades tem visual bem diferente se comparada a todas as outras de Trancoso. O encontro do Rio dos Frades com o mar...

  • Praia-de-itapororoca

    Praia de Itapororoca

    Nota:  de 10 (0)

    Cercada por mansões e condomínios de luxo, a Praia de Itapororoca, à primeira vista, não parece ser muito receptiva aos turistas. Encontrar a passagem para pedestres à beira da estrada ou um lugar para estacionar o carro não é tarefa fácil. Não se abale! Insista na tarefa de chegar à areia, afinal, todas...

  • Praia-de-itaquena

    Praia de Itaquena

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Itaquena é uma daquelas faixas de areia difíceis de serem exploradas. Localizada em área de proteção ambiental e com acesso apenas por quadriciclo ou a pé, Itaquena acaba ficando longo dos holofotes de Trancoso e quase não recebe visitas dos turistas. Queridinha entre os surfistas, Itaquena acaba ficando restrita...

  • Praia-de-patimirim

    Praia de Patimirim

    Nota:  de 10 (0)

    Paraíso bem escondido entre os moradores e surfistas, a Praia de Patimirim não é muito conhecida entre os turistas que visitam Trancoso. Distante 6,4 quilômetros do Quadrado, Patimirim acaba não entrando na lista de praias mais visitadas de Trancoso, o que é excelente para quem busca um cantinho sossegado para curtir um banho de mar....

  • Praia-de-taipe

    Praia de Taípe

    Nota:  de 10 (0)

    Oficialmente, a Praia de Taípe faz parte de Arraial d’Ajuda, mas ela está tão pertinho de Trancoso que é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Vizinha à Praia do Rio da Barra, Taipe é marcada por lindas falésias em tons de rosa, vermelho e ocre, com quase cinquenta metros de altura....

  • Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores

    Praia do Espelho e Praia dos Amores

    Nota:  de 10 (0)

    As famosas piscinas naturais da Praia do Espelho (também chamada de Curuípe), em Trancoso, são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia. Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre, as piscinas da Praia do Espelho se tornam um paraíso para os amantes do mar. O visual fica completo com os...

  • Praia-do-rio-da-barra

    Praia do Rio Da Barra

    Nota:  de 10 (0)

    Rio da Barra é uma das mais bonitas e isoladas praias de Trancoso. Afastada do Quadrado e com acesso de carro apenas por dentro de restaurantes, pousadas e condomínios, a Praia do Rio da Barra acaba se tornando um paraíso em meio aos dias agitados que vivem Trancoso, especialmente durante o verão. Localizada entre a Praia dos Nativos e a Praia de...

  • Praia-do-rio-verde

    Praia do Rio Verde

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Rio Verde é boa pedida para os turistas que buscam sossego e fácil acesso em meio ao burburinho de Trancoso. Localizada a apenas 2 km do Quadrado, Rio Verde pode ser tranquilamente visitada de carro, a pé, com quadriciclo ou mototáxi. Apesar de ser vizinha da agitada Praia dos Coqueiros, Rio Verde preserva o clima tranquilo e é...

  • Praia-dos-coqueiros

    Praia dos Coqueiros

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia dos Coqueiros é a mais popular entre os turistas que visitam Trancoso. O grande charme dessa faixa de areia é oferecer, na mesma praia, vários quiosques deliciosos e também cantinhos sossegados para quem deseja uma praia sem ninguém. Sendo assim, a Praia dos Coqueiros é pra todo mundo! Outro detalhe que torna a Praia dos...

  • Praia-dos-nativos

    Praia dos Nativos

    Nota:  de 10 (0)

    Praia mais movimentada de Trancoso, a Praia dos Nativos é marcada por uma boa mistura do popular com o refinado, onde quiosques mais simples convivem com pousadas superelegantes e festas badaladas, dando assim o tom dessa faixa de areia. A Praia dos Nativos agrada pelas boas opções para refeições à beira-mar e também pela...

Tudo que você precisa saber sobre Trancoso!

Esse texto sobre Praias de Trancoso faz parte do guia de Trancoso no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Trancoso

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.