Nova Zelândia

Quando ir à Nova Zelândia

Quando ir

Visitar a Nova Zelândia está entre os sonhos de muitos viajantes. E escolher a época que melhor se enquadra nos seus planos fará toda a diferença na hora de conhecer o país. Apesar de ser um ótimo destino para viajar durante todo o ano, há alguns fatores que podem ajudar na escolha da data mais adequada, como o clima e a alta temporada. O inverno e o verão oferecem viagens bem distintas e por isso é muito importante avaliar o que mais se encaixa nos seus sonhos. Vale dizer que a Nova Zelândia está localizada no hemisfério sul, ou seja, as estações do ano coincidem com o mesmo período do Brasil, onde o verão marca o início do ano e o inverno o meio.

Ilha Norte e Ilha Sul                             

Quem viaja pela Nova Zelândia logo se acostuma a ouvir a divisão entre Ilha Norte e Ilha Sul. E não será diferente quanto ao clima. A Ilha Norte oferece clima sempre mais ameno e temperaturas mais elevadas. É lá onde estão os principais destinos de praia do país. Já a Ilha Sul é famosa pelo relevo montanhoso, glaciares e picos nevados durante todo o ano. O clima na Ilha Sul é sempre mais frio e o local é o preferido na temporada de inverno, quando as estações de esqui abrem as portas e recebem os turistas que estão em busca de esportes na neve. Independente da estação, tenha em mente que a Ilha Sul sempre terá temperaturas mais baixas. Quanto às chuvas, também há diferença entre as duas ilhas. O período mais seco na Ilha Sul é no auge do inverno, no mês de julho, quando há neve com maior frequência. Já a Ilha Norte tem menor incidência de chuvas no verão, entre os meses de dezembro e fevereiro.  

Wanaka-com-lake-hawea-e-lake-wanaka  

Verão na Nova Zelândia – Dezembro a Fevereiro

O verão marca a alta temporada na Nova Zelândia. Entre os meses de dezembro e fevereiro, quando grande parte da população está de férias, o calor atrai visitantes em busca de praia e muito sol. A temperatura média entre os meses de verão varia entre 20° C e 30° C e o tempo não chega a ficar extremamente quente. O verão também é ótimo para quem pretende fazer trilhas e curtir atividades ao ar livre. Esse é o período com maior incidência solar e os dias chegam a ter luz até 22h, o que permite curtir os parques e trilhas por muito mais tempo. A incidência de chuva varia entre as ilhas Norte e Sul. Enquanto o verão é mais seco na Ilha Norte, na Ilha Sul é quando há maior incidência de chuvas. Porém, com temperaturas mais altas, a chuva não chega a atrapalhar.

Para quem pretende viajar no verão, é importante se organizar com mais antecedência. É nesse período que o país recebe mais turistas e quando os moradores viajam mais. Isso faz com que os preços fiquem mais altos e seja difícil reservar uma campervan ou motorhome. Faça reservas com antecedência e não deixe para escolher hotéis e campings apenas no dia que chegar às cidades. A chance de estarem lotados é bem grande. Para viajar no verão, é preciso mais organização.

Coromandel-e-a-cathedral-cove

Outono na Nova Zelândia – Março a Maio

O outono na Nova Zelândia é marcado por uma leve queda nas temperaturas e uma grande mudança na paisagem. É nesse período que o país ganha intensos tons que variam entre amarelo e vermelho, decorando de maneira deslumbrante as beiras dos lagos e rios das cidades. O outono é um excelente período para viajar pela Nova Zelândia, especialmente por não ter chuvas intensas e pelas temperaturas serem bem amenas, entre 7° C e 21° C. Quanto mais perto do final da estação, mais frio será.

No outono, os dias começam a ficar mais curtos e já não é possível curtir os parques até mais tarde. Para compensar, o final da temporada de férias faz com que as atrações estejam bem mais tranquilas e os preços mais camaradas. Para viajar no outono, não é preciso se organizar com muita antecedência e os campings e hotéis dificilmente lotam, o que torna possível ter um roteiro mais solto e sem reservas antecipadas.

Arrowtown

Inverno na Nova Zelândia – De Junho a Agosto

O inverno na Nova Zelândia é o período mais procurado por quem pretende praticar esportes na neve, principalmente na Ilha Sul. Quando as temperaturas caem, o terreno montanhoso do Sul da Nova Zelândia se enche de neve e muitas estações de esqui abrem as portas. A cidade de Queenstown se torna o principal destino do país para viajantes que desejam se aventurar no esqui e snowboard. Ainda que essa seja a alta temporada para os esportistas da neve, o período é o menos recomendado para quem pretende viajar por todo o país. As temperaturas mais baixas, entre 1,5° C e 15° C, podem não ser tão agradáveis para quem deseja fazer trilhas ou conhecer as praias. Os dias são mais curtos (com luz até 17h) e por isso haverá menos tempo para curtir os passeios. A estação é a mais chuvosa na Ilha Norte, porém a mais seca na Ilha Sul, quando a chuva dá lugar à neve. Se você não pretende praticar esportes de inverno, evite viajar nesse período.

Para quem deseja viajar no inverno, a boa notícia é que os preços são mais baixos nas cidades que estão fora da rota dos esportes de inverno e não será difícil conseguir hotel ou uma campervan para viajar. Quem pretende viajar para Queenstown ou Christchurch, encontrará valores inflacionados pela alta temporada de esportes de inverno e pelas férias escolares que acontecem no mês de julho. Caso vá fazer o roteiro dirigindo, fique atento às rotas próximas a áreas de neve para não correr o risco de encontrar estradas fechadas. Mantenha-se sempre informado sobre as condições das rotas a serem percorridas.

Glaciar-franz-josef

Primavera na Nova Zelândia – Setembro a Novembro

A primavera é a estação mais instável da Nova Zelândia. Entre os meses de setembro e novembro, o tempo está se ajustando para sair do inverno e entrar no verão, por isso os dias são imprevisíveis. A temperatura começa a subir e fica entre 4,5° C e 18° C. É possível dar muita sorte e pegar um lindo céu azul, assim como há grandes chances de chuva com muito frio. Apesar de ser uma estação com preços mais baixos e atrações mais vazias, o período não é o recomendado para quem deseja garantir belos dias para fazer trilhas e visitar parques. A instabilidade do tempo pode atrapalhar muitos planos. A boa notícia para quem pretende viajar na primavera são as cores que chegam com a mudança da estação. Os parques estarão floridos e formarão um lindo cenário com as montanhas ainda nevadas do inverno.

A temporada da primavera permite embarcar para a Nova Zelândia sem organizar a viagem com muita antecedência. As passagens aéreas têm preços amigáveis e os campings e hotéis não estarão lotados. Será fácil também conseguir uma campervan ou motorhome para percorrer as estradas do país.

Queenstown

  • Alta temporada – dezembro a fevereiro;
  • Meses mais frios – junho a agosto;
  • Meses com mais chuva – junho a agosto na Ilha Norte e dezembro em alguns pontos da Ilha Sul;
  • Melhores meses para viajar – dezembro a maio para todos os turistas; junho a agosto para praticantes de esportes de inverno. 

Tudo que você precisa saber sobre Nova Zelândia!

Esse texto sobre Quando ir à Nova Zelândia faz parte do guia de Nova Zelândia no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir à Nova Zelândia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.