Quando ir a Roma

Roma é uma cidade encantadora durante o ano todo e a melhor época para visitá-la, portanto, vai depender das preferências de cada um em relação ao clima e às expectativas de gastos antes e durante o passeio. Confira aqui o clima em Roma neste momento.

Na capital italiana, as estações do ano são bem definidas. No verão — cuja temperatura média/máxima fica na casa dos 30°C —, o movimento de turistas é maior, resultando em hotéis e restaurantes cheios e filas na porta de alguns pontos turísticos. Prepare-se também para gastar mais com hospedagem caso não se programe com antecedência.

O lado bom desse calorão todo, no entanto, é poder explorar a imensa quantidade de atrações ao ar livre que a cidade oferece, andar bastante a pé e, claro, tomar vários gelatos! Tenha em mente, apenas, que agosto pode ser um mês complicado por ser período de férias dos locais, o que pode resultar em lojas, restaurantes e até hotéis fechados.

Clima ameno

Aqueles que preferem um clima mais ameno — temperaturas na casa dos 20 graus — e a cidade um pouco mais tranquila (se é que isso é possível em Roma) podem considerar a temporada entre abril e junho e também de setembro a outubro. É bom ressaltar, entretanto, que o período da Páscoa costuma ser um dos mais procurados do ano por católicos do mundo todo e isso reflete diretamente nos preços de hospedagem. Abaixo, confira a tabela climática anual de Roma: 

Tabela-climatica-de-roma

A partir de novembro, o clima começa a mudar e as chuvas passam a ser mais frequentes, motivo pelo qual muita gente acaba desistindo de visitar o destino nesse período. Pretende ir a Roma no Natal ou no ano-novo? Então saiba que essa época costuma atrair uma quantidade menor de turistas do que a Páscoa, os preços também costumam estar mais atraentes, mas pense bem caso não goste de frio, pois de dezembro a fevereiro as temperaturas podem cair bastante. 

Tudo que você precisa saber sobre Roma!

Esse texto sobre Quando ir a Roma faz parte do guia de Roma no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Roma

  • 19154631003775333224247373977n Barbara Bueno há mais de 4 anos

    Aproveito para dar a dica sobre as temperaturas mês a mês em Roma. Fiz uma tabelinha que pode ajudar quem quer saber se faz muito frio ou muito calor... rs -> http://www.brasilnaitalia.net/2013/08/temperatura-media-das-principais-cidades-italianas.html Abs

  • Missing Fabio Serette há 10 meses

    Sempre nas dicas sobre Roma e Itália, falam de Abril a Junho ou Setembro e Outubro. Mencionam o inverno como de Dezembro a Fevereiro. Nada, absolutamente nada, sobre Novembro, como se tal mês não existisse no calendário. Tenho férias este ano em Novembro e não acho nada sobre Novembro na Itália, a não ser alguns sites sobre temperatura média. Acho que quem faz esses guias deve ficar dormindo em Novembro.

  • 19154631003775333224247373977n Barbara Bueno há 10 meses

    Fabio, essa foi ótima! :D Na verdade novembro é um mês barato para se viajar porque é considerado baixa estação seja nas cidades da arte, na praia ou mesmo nas montanhas. É a época che chove bastante em toda Italia, cenário cinza, mas ótimo para tomar um vinhozinho, fazer tours gastronômicos... Deixo aqui a minha tabela de alta e baixa temporada: https://www.brasilnaitalia.net/2009/05/alta-ou-baixa-temporada-escolha-o.html

  • Missing Fabio Serette há 10 meses

    Obrigado, Bárbara. Já tinha verificado o índice anual de chuvas em Roma para Novembro e percebi que é um dos meses mais chuvosos. Tenho receio apenas de Veneza estar inundada...rss. A temperatura de 6 a 14 graus não nos incomoda (se estivermos secos..rss). Acabei optando por Novembro, pois consegui preços ótimos com pontos na Azul e coincidiu com um período de férias. Vamos torcer para termos alguns dias de Sol pelo menos. Ficarei 9 dias na Itália e 6 em Portugal. Quem sabe um passeio de 1 dia nos alpes nevados da Suíça. Obrigado novamente.

  • 19154631003775333224247373977n Barbara Bueno há 10 meses

    Oi Fabio,
    Ano passado novembro foi atípico: super ensolarado. Mas a normalidade é a clássica chuvinha fina. De qualquer modo, não acho que tire o charme da viagem. Mesmo Veneza, com maré alta (a "acqua alta") tem lá o seu charme. Já estive lá quando minha filha tinha só 4 meses e foi ótimo. Sobre o tour nos Alpes, tem o tour Bernina saindo de Milão: https://guias.brasilnaitalia.net/tour-bernina-express-alpes-grupo/

  • Missing Fabio Serette há 10 meses

    Sim Bárbara, vi as fotos de Veneza no seu blog. O passeio pra St. Moritz é esse mesmo. Mas eu iria de trem por conta própria até Tirano e depois pegava o Trenino. Fica metade do preço desse tour do link. A questão sobre marcar isso com certa antecedência esbarra somente nas condições meteorológicas. Se for possível decidir na hora (ou alguns dias antes), talvez façamos isso. Se tiver nevado um pouco (não chovendo), em St. Moritz, seria interessante tbém, pois a previsão é para o dia 23 de Novembro. Obrigado.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.