San Gimignano - conheça essa charmosa cidade da Itália!
Bastante conhecida entre os turistas, San Gimignano é uma das cidades mais populares da Toscana, na Itália. Essa pequena joia medieval, considerada Patrimônio da Unesco, está cercada por muros e sua principal marca é a presença de suas várias torres ao longo do seu centro histórico.
Construir torres no período medieval significava mostrar que a família que a construía tinha poder e dinheiro. Havia, então, uma disputa entre as famílias locais para construírem suas torres cada vez maiores e assim demonstrarem seu poder para o restante da população. Dada a quantidade de torres presentes, San Gimignano é conhecida como a “Manhattan medieval”.
Como chegar a San Gimignano
San Gimignano está a cerca de 60 km de carro de Florença, por isso é uma cidade que muitas pessoas visitam em um bate-volta a partir da capital da Toscana, de ônibus ou de carro, já que não há trem para a cidade. Caso esteja de carro, você encontrará nos arredores do Centro Histórico (fechada para veículos não autorizados), estacionamentos onde poderá estacionar pagando pelo tempo de permanência do veículo.
Uma prática comum é também fazer um passeio com agências turísticas para San Gimignano - veja aqui a Excursão a Pisa, San Gimignano e Siena, que é uma das mais populares por incluir cidades bem famosas no roteiro e a Excursão a San Gimignano, Siena e ao Chianti.
Onde ficar em San Gimignano
O que ver e fazer em San Gimignano
- Visitar o Palazzo Cívico - edifício do século XII, onde fica o Museu Cívico, com salas muito bem adornadas por dentro e belos afrescos. Além do museu, o edifício também serve de acesso para a Torre Grossa, que é uma das torres de San Gimignano abertas à visitação!
- Subir a Torre Grossa - A Torre Grossa é a maior torre de San Gimignano. Ela tem 54 m de altura oferece um visual panorâmico belíssimo. É um lugar incrível para observar a cidade porque edifícios de pedra construídos em San Gimignano contrastam com o verde da área rural ao seu redor.
- Visitar a Collegiata, a Catedral de San Gimignano - forma como é a chamada a catedral da cidade e que merece uma visitação! A Praça do Duomo, a Praça da Cisterna e a Igreja de Santo Agostinho também merecem uma visita, caso você tenha tempo.
- Caminhar pelas ruelas da cidade sem pressa - o mais legal de San Gimignano mesmo é poder circular por suas ruelas estreitas, caminhar por suas muralhas, admirar as pequenas lojinhas que vendem produtos artesanais, provar um bom queijo, sentar-se em um restaurante e tomar um vinho… ou, claro, um gelato (sorvete). San Gimignano é um lugar realmente muito bonito para ser vivido com pressa, por isso deixe-se perder pelas ruas da cidade!
- Tomar um sorvete na Gelateria Dondoli - A premiada gelateria já recebeu títulos por oferecer o melhor sorvete do mundo! Se é o melhor mesmo, eu não sei dizer, mas o que provamos estava bem gostoso e não dá para deixar de conhecer o lugar ao fazer sua visita à San Gimignano.