Table Mountain
A Table Mountain (ou Montanha da Mesa, em português) é o ponto turístico que você não pode perder ao viajar para a Cidade do Cabo. Muita gente compara a cidade sul-africana ao Rio de Janeiro - nesse caso, a Table Mountain seria equivalente ao Pão de Açúcar, digamos assim, com a diferença de ser bem maior.
A Table Mountain tem pouco mais de 1.000m de altura e cerca de 3km extensão. Ela foi considerada uma das sete novas maravilhas do mundo e pode ser vista de diversas áreas da cidade. Além de chamar a atenção pela sua aparência externa desigual, é preciso lembrar que o local apresenta vasta flora e mirantes para diversas áreas da cidade, que proporcionam paisagens espetaculares.
Mesmo sendo um símbolo que pode ser observado em terra firme, fazer a subida e conhecer a Table Mountain lá de cima é sem igual. Pode não parecer, mas o topo da montanha é plano e cheio de trilhas; você pode passar o dia todo caminhando lá em cima e observando os inúmeros mirantes que ela tem. São tantos ângulos diferentes e todos com vistas tão bonitas que a vontade de curtir o visual e tirar fotos está presente a todo momento.
A subida pode ser feita de duas formas: através das trilhas e pelo bondinho. O tempo gasto para subir pelas trilhas depende da condição física visitante - pode levar de 50 minutos a 4 horas. Durante nosso passeio, vimos famílias com crianças, por exemplo, que levaram duas horas para chegar ao topo. O bondinho, que transporta 65 pessoas por vez, é rápido, viaja a uma velocidade de até 10m/s e são apenas 700m entre a estação de baixo e a estação de cima da montanha. O bondinho ainda faz uma volta de 360º em seu próprio eixo, o que permite que todos que estão nele possam ter uma visão panorâmica da subida.
Lá em cima você pode caminhar com tranquilidade e tirar muitas fotos. Não há necessidade de guia para fazer as trilhas, porém são oferecidas duas caminhadas guiadas gratuitas, uma às 10h e outra às 12h.
Caso queira passar todo o dia lá em cima e observar o pôr do sol, também é possível. Na parte superior da Table Mountain há um bom restaurante, que serve almoço, inclusive. Há uma grande variedade de produtos para vender e, se bater a fome, não deixe de passar pelo lugar.
Dicas:
- A estação do bondinho e a Table Mountain ficam fechadas quando venta muito ou quando há grande quantidade de nuvens e pouca visibilidade. Não é incomum ela estar fechada; por isso, na primeira oportunidade em que o tempo estiver bom, suba! No próprio site da empresa que cuida do lugar (http://tablemountain.net/) você pode conferir a situação do bondinho e ver se ele está funcionando ou se está fechado. Caso você esteja lá em cima e ouça uma sirene, desça, pois ela indica que a estação fechará.
- Como o ponto turístico é muito concorrido e as pessoas esperam que faça um dia bonito para visitá-lo, recomendamos comprar seu ingresso com antecedência. Não raramente, quando o dia está com poucas nuvens, principalmente aos finais de semana, forma-se uma longa fila para comprar o ingresso e, posteriormente, para entrar no bondinho. Compre antecipadamente seu ingresso pela internet (no site mencionado acima) e evite ter que enfrentar duas filas. Ter o ingresso consigo é uma mão na roda e dessa maneira você só precisará esperar sua vez de entrar no bondinho.
- Se estiver de carro, prepare-se para estacionar distante da estação do bondinho. Apesar de haver estacionamento, nos dias em que o parque fica cheio a quantidade de carros é muito grande e não há espaço para todos. Pensando no acesso, utilizar o ônibus City Sightseeing é uma boa maneira de conhecer o local.
- Caso queira conhecer a Table Mountain mais vazia, vá à tarde, quando o movimento é menor.
- Pessoas com carrinhos de bebê ou cadeirantes não terão dificuldades, pois boa parte das trilhas é pavimentada.
- Vá com um agasalho para se proteger dos ventos.
Valor: R205, para subida e descida pelo bondinho. O acesso à parte inferior da montanha pode ser feito de carro ou através da rota vermelha do City Sightseeing.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.