Fort Lauderdale
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Transportes em Fort Lauderdale

Fort Lauderdale é uma cidade pequena e se locomover entre as atrações, praias e restaurantes não será difícil. A melhor maneira de passear pela cidade é com um carro alugado, especialmente para os turistas que chegam de Miami ou Orlando. Porém o carro não é obrigatório e dá perfeitamente para conhecer tudo usando outros transportes, como táxi, aplicativos de mobilidades (Uber e Lyft), ônibus, bicicleta e Water Taxi. Sem falar que caminhar por Fort Lauderdale, especialmente na orla e nos canais, é uma delícia!

De carro

O carro é o melhor meio de transporte para se locomover por Fort Lauderdale. Ele será útil especialmente para ir a locais mais distantes, como o outlet Sawgrass Mills, a praia de Lauderdale By The Sea e a Praia de Hollywood. Ainda que ele facilite a vida nos dias de percorrer atrações mais distantes, ele pode atrapalhar na hora de fazer passeios que são melhores de serem feitos a pé, como a região histórica do centro de Fort Lauderdale, os restaurantes da Las Olas Boulevard e a orla da cidade, que é ótima para caminhadas. Não se apegue ao carro tanto assim e aproveite a cidade de outras maneiras.

Quem pretende circular pela cidade de carro não encontrará problemas com engarrafamentos, como em Miami. A cidade tem fluxo tranquilo e há boa oferta de vagas, mesmo em regiões disputadas, como Las Olas. É preciso ficar atento aos locais onde há parquímetros para não ser multado. Há também estacionamentos privativos para quem pretende passar muito tempo em um local e não quer se preocupar com o tempo de cobrança nas vagas públicas.

Caso você esteja de carro e vá se hospedar na cidade, não se esqueça de perguntar ao hotel se ele oferece área de estacionamento e qual o sistema de funcionamento. Muitos hotéis dizem que há vagas de estacionamento públicas disponíveis para os hóspedes, porém são todas com a cobrança de parquímetro. A cidade não é muito difícil de ser entendida e um aplicativo de locomoção básico, como o Google Maps, dará conta das rotas entre pontos de interesse.

Transporte público

Em Fort Lauderdale não há metrô. O principal meio de transporte público na cidade é o ônibus. A rede atende toda a região de Broward County, o que inclui Fort Lauderdale. O sistema é bem organizado e com um mapa é fácil de entender as principais rotas. Na prática, as linhas seguem por trajetos quase sempre retos e parecem bastante com um grande mapa de metrô. Sabendo o número do ônibus que será necessário, ficará bem fácil usar o ônibus. Entre as principais linhas de interesse estão a 11, que percorre toda a orla de Fort Lauderdale até Pompano Beach; e as linhas 36, 72 e 22, que fazem o trajeto até o Sawgrass Mills a partir do Broward Central Terminal (terminal central de ônibus de Fort Lauderdale); e a linha 195, que liga a Fort Lauderdale Tri-Rail Station até Miami. Um aplicativo de locomoção certamente ajudará na hora de fazer o roteiro de ônibus. Para evitar muitas baldeações, vale fazer uma parte do trajeto de ônibus e outra de táxi, Uber ou Lyft. O custo da passagem em dinheiro é de USD 2 por trajeto. Há passes de três dias por USD 12, 7 dias por USD 20, passe diário por USD 5 e várias outras opções.

Para economizar ainda mais, experimente o Sun Trolley que circula pela cidade. Ele faz sete diferentes rotas e é gratuito em quase todas. A única rota onde há cobrança é a Las Olas -Beach, que tem custo de USD 1 por viagem ou USD 3 por todo o dia. O trolley oferece até uma rota aquática que liga Las Olas ao centro histórico.

Para quem vai percorrer grandes distâncias, vale tentar usar o Tri-Rail. O sistema de trem liga uma grande parte da costa da Flórida, entre Miami e Palm Beach. A desvantagem é que as estações quase nunca são próximas à praia, por isso sempre será necessário outro transporte para completar o trajeto final.

Táxi, Uber e Lyft

Para quem não quer alugar um carro, não pretende andar em transporte público ou precisa apenas acelerar o tempo de um trajeto, o táxi, Uber ou Lyft serão grandes aliados. Os três funcionam bem e têm preços semelhantes, sendo que o Uber e o Lyft podem custar mais barato caso seja usado o sistema de compartilhamento de carro.

Bicicleta de aluguel

Há um bom sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas em Fort Lauderdale. O funcionamento é similar aos sistemas do Brasil e as bicicletas serão boas aliadas, especialmente para percorrer a linda orla da cidade. O custo do aluguel para uma viagem a cada 30 minutos é de USD 5. Um passe de sete dias tem custo de USD 26,50 (sempre com direito a viagens de apenas 30 minutos, depois é cobrado uma taxa a cada meia hora) e o passe anual sai por USD 47,70. O cadastro pode ser feito pelo site da empresa, mas ele não é obrigatório para o uso de passes de meia hora. Caso não queira usar os sistema compartilhado, à beira da orla é possível encontrar lojas que oferecem o aluguel de bikes por dia. O custo fica entre USD 25 e USD 40 dólares.

Táxis marítimos (Water taxis)

Apesar de não ser a maneira mais econômica de percorrer a cidade, os Water Taxis podem ser bons aliados dos turistas. O transporte dos passageiros acontece em embarcações que percorrem trajetos ao longo dos canais que cortam Fort Lauderdale. Eles chegam a grande parte das atrações turísticas e facilitam o dia de quem não quer se preocupar com roteiros. O tíquete vale por um dia e o passageiro pode descer e subir quantas vezes desejar dentro do período válido. Quanto mais cedo comprar, mais tempo poderá usar. A grande vantagem é que o Water Taxi vai também à vizinha Hollywood. As embarcações passam a cada meia hora e funcionam, no geral, entre 9h e 22h. O custo do ingresso normal é de USD 26. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Fort Lauderdale