Fort Lauderdale

Transportes em Fort Lauderdale

Fort Lauderdale é uma cidade pequena e se locomover entre as atrações, praias e restaurantes não será difícil. A melhor maneira de passear pela cidade é com um carro alugado, especialmente para os turistas que chegam de Miami ou Orlando. Porém o carro não é obrigatório e dá perfeitamente para conhecer tudo usando outros transportes, como táxi, aplicativos de mobilidades (Uber e Lyft), ônibus, bicicleta e Water Taxi. Sem falar que caminhar por Fort Lauderdale, especialmente na orla e nos canais, é uma delícia!

De carro

O carro é o melhor meio de transporte para se locomover por Fort Lauderdale. Ele será útil especialmente para ir a locais mais distantes, como o outlet Sawgrass Mills, a praia de Lauderdale By The Sea e a Praia de Hollywood. Ainda que ele facilite a vida nos dias de percorrer atrações mais distantes, ele pode atrapalhar na hora de fazer passeios que são melhores de serem feitos a pé, como a região histórica do centro de Fort Lauderdale, os restaurantes da Las Olas Boulevard e a orla da cidade, que é ótima para caminhadas. Não se apegue ao carro tanto assim e aproveite a cidade de outras maneiras.

Quem pretende circular pela cidade de carro não encontrará problemas com engarrafamentos, como em Miami. A cidade tem fluxo tranquilo e há boa oferta de vagas, mesmo em regiões disputadas, como Las Olas. É preciso ficar atento aos locais onde há parquímetros para não ser multado. Há também estacionamentos privativos para quem pretende passar muito tempo em um local e não quer se preocupar com o tempo de cobrança nas vagas públicas.

Caso você esteja de carro e vá se hospedar na cidade, não se esqueça de perguntar ao hotel se ele oferece área de estacionamento e qual o sistema de funcionamento. Muitos hotéis dizem que há vagas de estacionamento públicas disponíveis para os hóspedes, porém são todas com a cobrança de parquímetro. A cidade não é muito difícil de ser entendida e um aplicativo de locomoção básico, como o Google Maps, dará conta das rotas entre pontos de interesse.

Transporte público

Em Fort Lauderdale não há metrô. O principal meio de transporte público na cidade é o ônibus. A rede atende toda a região de Broward County, o que inclui Fort Lauderdale. O sistema é bem organizado e com um mapa é fácil de entender as principais rotas. Na prática, as linhas seguem por trajetos quase sempre retos e parecem bastante com um grande mapa de metrô. Sabendo o número do ônibus que será necessário, ficará bem fácil usar o ônibus. Entre as principais linhas de interesse estão a 11, que percorre toda a orla de Fort Lauderdale até Pompano Beach; e as linhas 36, 72 e 22, que fazem o trajeto até o Sawgrass Mills a partir do Broward Central Terminal (terminal central de ônibus de Fort Lauderdale); e a linha 195, que liga a Fort Lauderdale Tri-Rail Station até Miami. Um aplicativo de locomoção certamente ajudará na hora de fazer o roteiro de ônibus. Para evitar muitas baldeações, vale fazer uma parte do trajeto de ônibus e outra de táxi, Uber ou Lyft. O custo da passagem em dinheiro é de USD 2 por trajeto. Há passes de três dias por USD 12, 7 dias por USD 20, passe diário por USD 5 e várias outras opções. Veja mais sobre a tarifa de ônibus em Fort Lauderdale.

Para economizar ainda mais, experimente o Sun Trolley que circula pela cidade. Ele faz sete diferentes rotas e é gratuito em quase todas. A única rota onde há cobrança é a Las Olas -Beach, que tem custo de USD 1 por viagem ou USD 3 por todo o dia. O trolley oferece até uma rota aquática que liga Las Olas ao centro histórico.

Para quem vai percorrer grandes distâncias, vale tentar usar o Tri-Rail. O sistema de trem liga uma grande parte da costa da Flórida, entre Miami e Palm Beach. A desvantagem é que as estações quase nunca são próximas à praia, por isso sempre será necessário outro transporte para completar o trajeto final.

Táxi, Uber e Lyft

Para quem não quer alugar um carro, não pretende andar em transporte público ou precisa apenas acelerar o tempo de um trajeto, o táxi, Uber ou Lyft serão grandes aliados. Os três funcionam bem e têm preços semelhantes, sendo que o Uber e o Lyft podem custar mais barato caso seja usado o sistema de compartilhamento de carro.

Bicicleta de aluguel

Há um bom sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas em Fort Lauderdale. O funcionamento é similar aos sistemas do Brasil e as bicicletas serão boas aliadas, especialmente para percorrer a linda orla da cidade. O custo do aluguel para uma viagem a cada 30 minutos é de USD 5. Um passe de sete dias tem custo de USD 26,50 (sempre com direito a viagens de apenas 30 minutos, depois é cobrado uma taxa a cada meia hora) e o passe anual sai por USD 47,70. O cadastro pode ser feito pelo site da empresa, mas ele não é obrigatório para o uso de passes de meia hora. Caso não queira usar os sistema compartilhado, à beira da orla é possível encontrar lojas que oferecem o aluguel de bikes por dia. O custo fica entre USD 25 e USD 40 dólares.

Táxis marítimos (Water taxis)

Apesar de não ser a maneira mais econômica de percorrer a cidade, os Water Taxis podem ser bons aliados dos turistas. O transporte dos passageiros acontece em embarcações que percorrem trajetos ao longo dos canais que cortam Fort Lauderdale. Eles chegam a grande parte das atrações turísticas e facilitam o dia de quem não quer se preocupar com roteiros. O tíquete vale por um dia e o passageiro pode descer e subir quantas vezes desejar dentro do período válido. Quanto mais cedo comprar, mais tempo poderá usar. A grande vantagem é que o Water Taxi vai também à vizinha Hollywood. As embarcações passam a cada meia hora e funcionam, no geral, entre 9h e 22h. O custo do ingresso normal é de USD 26. 

Tudo que você precisa saber sobre Fort Lauderdale!

Esse texto sobre Transportes em Fort Lauderdale faz parte do guia de Fort Lauderdale no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Fort Lauderdale

  • Hwwc2 Laura Bispo há 3 anos

    Tenho dúvidas, sobre onde comprar o passe para 7 dias, em Fort Lauderdale para onibus...

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.