Vancouver

Vancouver ou Toronto

Vancouver ou Toronto? Esta é uma dúvida constante entre as pessoas que pretendem viajar para o Canadá, tanto a lazer quanto para estudar em um intercâmbio. As duas cidades têm seus encantos e ótimos passeios, mas são diferentes e têm suas peculiaridades, então, se você precisa escolher entre as duas, é preciso ter uma ideia do que irá encontrar.

Toronto é o centro financeiro e maior cidade do Canadá. Localizada na porção leste do país, às margens do lago Ontário, a cidade tem uma região metropolitana com mais de 6 milhões de habitantes. Muitos bancos, escritórios e empresas multinacionais estão localizadas na cidade. Como opção de lazer, existem vários programas culturais e esportivos; entre seus maiores pontos turísticos estão a CN Tower (uma das maiores torres do mundo), a Casa Loma, o Hockey Hall of Fame, o Royal Ontario Museum, o Rogers Centre (onde acontecem jogos de baseball) e Toronto Islands, um arquipélago lindo que é como um parque enorme. 

Granville-island

Vancouver, na costa oeste do Canadá, é uma cidade relativamente recente, com cerca de 2.4 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Ela está na costa do Oceano Pacífico e chama a atenção pelo fato de possuir um centro cosmopolita e urbanização que se integram à natureza. Considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo, Vancouver está em uma região de muitas ilhas, montanhas, florestas e seu relevo é gracioso. Estão entre os principais pontos turísticos da cidade: o Stanley Park (ideal para pedalar), a Ponte Suspensa Capilano, a praia English Bay, o bairro de Gastown com seu relógio a vapor, a Robson Street e Granville Island. 

A temperatura média anual de Toronto é de 7.7 °C e em Vancouver a média é 10.4°C, porém costuma fazer bem mais frio nos meses de inverno em Toronto do que em Vancouver. No verão, faz calor nas duas cidades e não é raro que em ambas os termômetros atinjam mais de 28 ou 30°C. Em contrapartida, chove mais e com bastante frequência em Vancouver, principalmente no inverno. O frio é realmente uma característica forte de Toronto e, nesse sentido, a cidade está melhor preparada, pois possui uma rede subterrânea de comércio, o PATH, que é ligada ao metrô e se torna um excelente abrigo nos dias de frio, neve e chuva. A neve faz parte do inverno de Toronto; já em Vancouver não neva com frequência, apenas nas montanhas que ficam nos arredores da cidade. 

O transporte público de ambas as cidades é bom e organizado, mas em Toronto ele está um pouco sobrecarregado. No geral, preferimos o transporte de Vancouver e uma boa característica do lugar é que há bastantes ciclovias. 

Toronto é comparada com São Paulo, enquanto Vancouver é comparada ao Rio de Janeiro e essas comparações representam bem as duas cidades no contexto brasileiro. Em Toronto, uma cidade realmente grande e cheia de opções, você tem a oportunidade de conhecer museus, ver gente de todos os lugares do mundo, experimentar restaurantes variadíssimos, curtir diversas opções da noite e caminhar por uma cidade muito moderna, com edifícios altos e espelhados.

Cn-tower


Em Vancouver, uma cidade menor e menos agitada, o que chama a atenção são as opções de atrações ao ar livre, os parques, as praias e um ritmo de vida mais leve. Mesmo que a água do mar seja gelada, as praias são uma opção de lazer muito popular... Estar ao ar livre e curtir a natureza é um diferencial dessa região. Ao mesmo tempo que a cidade tem praias, tem também montanhas que ficam cobertas pela neve durante o inverno. Grouse Mountain, a 14 km de Vancouver, e Whistler, a cerca de 120 km, são refúgios para esportes de neve. 

Os gostos entre as cidades se dividem e, ainda que separadas por mais 4.000 km de distância, refletem a boa estrutura e segurança presentes nas cidades canadenses. Quem gosta de grandes centros urbanos talvez prefira Toronto e quem gosta uma cidade mais desacelerada possivelmente será cativado por Vancouver. Nossa sugestão é (se possível) conhecer as duas cidades, porque mesmo que tenham suas diferenças, cada uma tem seu encanto. 

Confira nosso Guia de Toronto.

Tudo que você precisa saber sobre Vancouver!

Esse texto sobre Vancouver ou Toronto faz parte do guia de Vancouver no Melhores Destinos

Comentários para Vancouver ou Toronto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.