Como chegar a Vancouver
Vancouver tem o segundo maior aeroporto do Canadá e como está localizada na costa oeste do país, é um importante meio de chegada de turistas que viajam através do Pacífico, em países da Ásia ou Oceania. O aeroporto local fica a cerca de 13 km do centro, é moderno e ligado ao transporte público da cidade.
Avião
Não há voos diretos entre o Brasil e Vancouver, sendo preciso fazer ao menos uma conexão para se chegar à cidade. Os aeroportos das cidades de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão) oferecem a possibilidade de utilizar companhias como a canadense Air Canada (conexão em Toronto), Delta, United, American Airlines e Aeroméxico — cada uma fazendo conexões em seus respectivos hubs.
Se você mora em uma cidade de onde partem voos para os Estados Unidos, é possível que consiga chegar em Vancouver em um tempo razoável, desde que a companhia aérea americana tenha voos até Vancouver também. Se não vive em uma cidade de onde partem voos internacionais, pesquise sobre as alianças entre as companhias, de forma que a viagem não se torne tão longa e cansativa.
Geralmente é preciso ao menos 17h de viagem para chegar a Vancouver. Se você faz conexão em um país que não seja o Canadá, deve ficar atento às regras de imigração desse país — quem faz conexão nos Estados Unidos precisa ter o visto estadunidense. Quem voa com a Air Canada (empresa canadense, cujas conexões são feitas em Toronto) precisa apenas do visto do Canadá.
Localizado a cerca de 13 km do centro da cidade, o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) é um aeroporto moderno e de excelente estrutura para os turistas. Em 2014, foram mais de 19 milhões de passageiros passando pelo aeroporto. Quem já está no Canadá e quer fazer um voo doméstico para a cidade conta com o serviço de companhias como a Air Canada e West Jet. Considere que o Canadá é um país enorme e que mesmo os voos internos são longos, um voo entre a capital Ottawa e Vancouver tem quase 6h de duração.
Sair do Aeroporto
Para sair do aeroporto você pode utilizar táxis, limousines ou o transporte público. Alguns hotéis oferecem shuttles gratuitos ou pagos até o aeroporto, consulte seu hotel para mais informações.
Uma corrida de táxi entre o aeroporto e o centro da cidade custa ao menos $35 e é uma boa opção para quem está em família ou com malas.
Para quem quer economizar, a melhor maneira é utilizar a linha de trem Canada Line - YVR Airport Station, que vai de downtown (centro) de Vancouver ao aeroporto em 26 minutos. Essa maneira de transporte também é bastante eficiente porque não se sujeita ao trânsito ou congestionamentos! O SkyTrain — nome do trem que faz esse trajeto — custa $5 + o valor regular da passagem até o seu destino. Os valores das passagens em Vancouver são calculados por “zonas”, quanto mais “zonas” você transita, mais caro é o valor da passagem. Na prática, se você quer uma única passagem para sair do aeroporto e ir para o centro da cidade, ela custará em torno de $9. Ao pegar suas malas no aeroporto, procure pelas placas da “Canada Line”, que indicarão onde você poderá pegar o trem com destino a downtown.
Nossa dica para quem ficará em Vancouver por alguns dias e pretende utilizar o transporte público é pensar em quanto se espera utilizar o transporte público no mesmo dia. Se as viagens serão poucas, mais vantajoso utilizar o “single fare”, em que você paga o transporte por uso, mas se irá utilizar muitas viagens no mesmo dia, compre um “day pass”, que permite utilizar o transporte de modo ilimitado por $9.75.
Há máquinas de autoatendimento para compra de passagens e pessoas que poderão auxiliá-lo caso haja dúvidas no próprio aeroporto. Nas lojas 7-Eleven e PharmaSave do terminal doméstico (piso 1), você consegue comprar os tickets diários para circular na cidade. Para mais informações, clique aqui.
Carro
O principal acesso a Vancouver é feito através da British Columbia Highway 1. São cerca de 972 km entre Vancouver e Calgary e 1.160 km entre Vancouver e Edmonton. Seattle, nos Estados Unidos, está a apenas 215 km por terra de Vancouver e, pela curta distância, pode valer a pena criar um roteiro de viagem que inclua as duas cidades.
Ônibus
Ainda que muitas vezes sejam longas, as viagens de ônibus são uma das maneiras de conhecer o Canadá, principalmente para quem não tem um orçamento folgado. Dentro do Canadá, há a opção de utilizar empresas como a Greyhound e Pacific Coach Lines (para Victoria e Whistler).
Para ir aos Estados Unidos, principalmente para Seattle, há a opção de viajar com a Quick Coach Lines.
Trem
Através da Pacific Central Station, estação de trens e ônibus de Vancouver, chegam trens de diferentes partes do país. A Via Rail, empresa de trens canadenses, recebe trens de cidades como Jasper, nas Montanhas Rochosas. Através de outras conexões, dá até para atravessar o Canadá por via férrea, saindo inclusive de Montreal, na porção leste do país. Para quem está nos Estados Unidos e quer dar um pulinho no Canadá, vale ficar de olho nos trajetos da Amtrak.
Ferry
Muita gente não sabe, mas a capital da Columbia Britânica é Victoria, uma cidade muito simpática e ligada a Vancouver através de ferries. Por se tratar de ilhas, o trajeto por terra não é dos mais simples; assim, pegar uma embarcação da BC Ferries pode ser uma alternativa para fazer uma viagem entre as duas cidades.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.