Vancouver

Como chegar a Vancouver

Vancouver tem o segundo maior aeroporto do Canadá e como está localizada na costa oeste do país, é um importante meio de chegada de turistas que viajam através do Pacífico, em países da Ásia ou Oceania. O aeroporto local fica a cerca de 13 km do centro, é moderno e ligado ao transporte público da cidade. 

 

Avião
Não há voos diretos entre o Brasil e Vancouver, sendo preciso fazer ao menos uma conexão para se chegar à cidade. Os aeroportos das cidades de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão) oferecem a possibilidade de utilizar companhias como a canadense Air Canada (conexão em Toronto), Delta, United, American Airlines e Aeroméxico — cada uma fazendo conexões em seus respectivos hubs. 

Se você mora em uma cidade de onde partem voos para os Estados Unidos, é possível que consiga chegar em Vancouver em um tempo razoável, desde que a companhia aérea americana tenha voos até Vancouver também. Se não vive em uma cidade de onde partem voos internacionais, pesquise sobre as alianças entre as companhias, de forma que a viagem não se torne tão longa e cansativa. 

Geralmente é preciso ao menos 17h de viagem para chegar a Vancouver. Se você faz conexão em um país que não seja o Canadá, deve ficar atento às regras de imigração desse país — quem faz conexão nos Estados Unidos precisa ter o visto estadunidense. Quem voa com a Air Canada (empresa canadense, cujas conexões são feitas em Toronto) precisa apenas do visto do Canadá. 

Localizado a cerca de 13 km do centro da cidade, o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) é um aeroporto moderno e de excelente estrutura para os turistas. Em 2014, foram mais de 19 milhões de passageiros passando pelo aeroporto. Quem já está no Canadá e quer fazer um voo doméstico para a cidade conta com o serviço de companhias como a Air Canada e West Jet. Considere que o Canadá é um país enorme e que mesmo os voos internos são longos, um voo entre a capital Ottawa e Vancouver tem quase 6h de duração. 

 

Sair do Aeroporto
Para sair do aeroporto você pode utilizar táxis, limousines ou o transporte público. Alguns hotéis oferecem shuttles gratuitos ou pagos até o aeroporto, consulte seu hotel para mais informações. 

Uma corrida de táxi entre o aeroporto e o centro da cidade custa ao menos $35 e é uma boa opção para quem está em família ou com malas. 

Para quem quer economizar, a melhor maneira é utilizar a linha de trem Canada Line - YVR Airport Station, que vai de downtown (centro) de Vancouver ao aeroporto em 26 minutos. Essa maneira de transporte também é bastante eficiente porque não se sujeita ao trânsito ou congestionamentos! O SkyTrain — nome do trem que faz esse trajeto — custa $5 + o valor regular da passagem até o seu destino. Os valores das passagens em Vancouver são calculados por “zonas”, quanto mais “zonas” você transita, mais caro é o valor da passagem. Na prática, se você quer uma única passagem para sair do aeroporto e ir para o centro da cidade, ela custará em torno de $9. Ao pegar suas malas no aeroporto, procure pelas placas da “Canada Line”, que indicarão onde você poderá pegar o trem com destino a downtown. 

Nossa dica para quem ficará em Vancouver por alguns dias e pretende utilizar o transporte público é pensar em quanto se espera utilizar o transporte público no mesmo dia. Se as viagens serão poucas, mais vantajoso utilizar o “single fare”, em que você paga o transporte por uso, mas se irá utilizar muitas viagens no mesmo dia, compre um “day pass”, que permite utilizar o transporte de modo ilimitado por $9.75. 

Há máquinas de autoatendimento para compra de passagens e pessoas que poderão auxiliá-lo caso haja dúvidas no próprio aeroporto. Nas lojas 7-Eleven e PharmaSave do terminal doméstico (piso 1), você consegue comprar os tickets diários para circular na cidade. Para mais informações, clique aqui.


Carro
O principal acesso a Vancouver é feito através da British Columbia Highway 1. São cerca de 972 km entre Vancouver e Calgary e 1.160 km entre Vancouver e Edmonton. Seattle, nos Estados Unidos, está a apenas 215 km por terra de Vancouver e, pela curta distância, pode valer a pena criar um roteiro de viagem que inclua as duas cidades. 



Ônibus
Ainda que muitas vezes sejam longas, as viagens de ônibus são uma das maneiras de conhecer o Canadá, principalmente para quem não tem um orçamento folgado. Dentro do Canadá, há a opção de utilizar empresas como a Greyhound e Pacific Coach Lines (para Victoria e Whistler). 

Para ir aos Estados Unidos, principalmente para Seattle, há a opção de viajar com a Quick Coach Lines

 

Trem 
Através da Pacific Central Station, estação de trens e ônibus de Vancouver, chegam trens de diferentes partes do país. A Via Rail, empresa de trens canadenses, recebe trens de cidades como Jasper, nas Montanhas Rochosas. Através de outras conexões, dá até para atravessar o Canadá por via férrea, saindo inclusive de Montreal, na porção leste do país. Para quem está nos Estados Unidos e quer dar um pulinho no Canadá, vale ficar de olho nos trajetos da Amtrak. 

Ferry 
Muita gente não sabe, mas a capital da Columbia Britânica é Victoria, uma cidade muito simpática e ligada a Vancouver através de ferries. Por se tratar de ilhas, o trajeto por terra não é dos mais simples; assim, pegar uma embarcação da BC Ferries pode ser uma alternativa para fazer uma viagem entre as duas cidades. 

  • Vancouver-international-airport-yvr

    Aeroporto Internacional de Vancôver (YVR) (Vancouver International Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    O Vancouver International Airport é o segundo maior aeroporto do Canadá e em 2014 recebeu mais de 19 milhões de passageiros. Ele está a cerca de 13 km do centro e é um aeroporto muito moderno, com quase 100 fingers para receber aeronaves e uma grande quantidade de lojas para fazer compras. Sua localização oferece paisagens...

Tudo que você precisa saber sobre Vancouver!

Esse texto sobre Como chegar a Vancouver faz parte do guia de Vancouver no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Vancouver

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.