Nova Zelândia

Aoraki Mount Cook National Park e Lago Pukaki

0 avaliação
0% recomendam
0

A imensidão do Mount Cook atrai turistas de todo o mundo para o centro da Ilha Sul na Nova Zelândia. Do alto de seus 3754 metros, o Mount Cook está entre as mais espetaculares paisagens do país. E esse cenário grandioso acompanha os turistas muitos quilômetros antes de chegar até ele. Ainda na estrada, margeando o Lago Pukaki rumo ao Aoraki Mount Cook National Park, já será possível apreciar parte dos vinte e três picos que compõem essa montanha. O Mount Cook é a montanha mais alta da Nova Zelândia e a neve permanente dá ainda mais beleza ao lugar. Mesmo debaixo de sol forte, no auge do verão, será possível ver o Mount Cook reinando branquinho na paisagem. Parte da Cordilheira dos Alpes do Sul, o Mount Cook é visita imperdível para os amantes de paisagens e trilhas. 

Para quem vai ao Mount Cook, a passagem pelo Lago Pukaki é obrigatória. Os dois são vizinhos e o lago oferece linda vista para o Mount Cook. Difícil resistir a várias paradas na estrada para registrar o reflexo da montanha na água de azul intenso do Pukaki. À beira do Pukaki, está localizado um dos campings públicos com vista mais bonita do país. Mesmo que não vá passar a noite por lá, não deixe de parar a campervan ou o carro à beira do lago para tomar um café ou simplesmente ver o tempo passar de frente para as montanhas neozelandesas. 

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki

O que fazer no Aoraki Mount Cook National Park

A área onde está localizado o Aoraki Mount Cook National Park é repleta de atrações para os turistas, que podem curtir os cenários tanto em trilhas de fácil acesso quanto em escaladas desafiadoras. É um parque que oferece beleza a todos os tipos de turista. Por lá, será possível visitar lagos, glaciares, praticar esportes de aventura, realizar voos de helicóptero e ainda observar o céu à noite na única reserva de céu escuro da Nova Zelândia.

A base para quem chega ao Aoraki Mount Cook National Park é a Mount Cook Village, onde está o centro de atendimento ao turista e os principais hotéis para quem busca hospedagem na região. A vila é bem pequenina, há poucos comércios e é preciso salientar que não há um posto de combustível sequer, por isso, vá abastecido para passar os dias por lá. Ao chegar no centro de atendimento ao turista — DOC Visitor Centre —, não deixe de conversar com os funcionários para pedir ajuda sobre as melhores trilhas para o seu tempo de viagem. Eles são muito solícitos e sempre dispostos a dar dicas para o passeio render, além de estarem aptos a informar se há qualquer tipo de impedimento em algum dos trajetos de interesse. No local, há uma lojinha com souvenirs simpáticos, comidas básicas e banheiros para os visitantes.

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki

No Aoraki Mount Cook National Park, há diversas opções de trilhas. Os trajetos mais fáceis podem ser realizados em menos de meia hora e saem da Mount Cook Village. Há trilhas de apenas dez minutos, outras de meia hora. Porém elas não são as mais procuradas entre os turistas que desejam ver o Mount Cook mais de pertinho. As principais trilhas para quem vai ao Mount Cook são a Hooker Valley Track e a Blue Lakes and Tasman Glacier walks. As duas têm grau de dificuldade fácil, mas exigem tempo dos turistas. O ideal é fazer uma por dia para poder aproveitar bem o passeios.

A Hooker Valley Track é a trilha de nível fácil que oferece paisagens mais bonitas no Aoraki Mount Cook National Park. É de lá que saem muitas das fotos dos postais que divulgam a Nova Zelândia pelo mundo. A trilha tem o total de 10 km, ida e volta, e pode ser percorrida em três horas. Não há grande dificuldade no percurso, mas um pouco de aptidão física será necessária para as subidas mais longas. Todo o terreno é bem delimitado e em muitos pontos da trilha há calçamento e também lindas passagens por pontes pênsil. O melhor da Hooker Valley Track é que o cenário ao longo de todo o percurso é espetacular! O trajeto passa pelo Mueller Lake, Hooker River e termina de frente para o Hooker Lake, de onde se tem bela vista para o Mount Cook, que acompanha os visitantes durante boa parte da trilha. 

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki

A Blue Lakes and Tasman Glacier walks oferece aos visitantes paisagens diferentes e o Mount Cook praticamente desaparece nessa trilha. Esse roteiro é destinado a quem deseja ver mais do parque e chegar até o Glacial Tasman, o mais longo da Nova Zelândia, com 23 km de extensão. A trilha é bem curta, mas tem alguns trechos de subida cansativos. São 2,6 km no total, ida e volta, que podem ser percorridos em 1h40. A primeira parte da trilha, para os Blue Lakes, começa com uma subida que dá acesso a um belo mirante, de onde se vê o Lago Pukaki com a cadeira de montanhas ao fundo e também uma parte do glacial. Os Blue Lakes, na prática, são um pequeno lago de água esverdeada, que há muito tempo deixou de ser azul e no local há até uma placa indicativa explicando o porquê. A segunda parte da trilha leva até o lago de degelo do Glacial Tasman, onde é possível ver os blocos de gelo em flutuação e, no inverno, o lago congelado. Para quem deseja chegar mais perto do glacial, será necessário fazer um passeio de barco. A partir do mirante, é possível ver apenas uma pontinha do glacial. 

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki

Para quem quiser ir mais a fundo na experiência do Mount Cook, boas opções são os passeios de helicóptero e de avião, que podem incluir visitas, com trekking, ao Glacial Tasman e ao Mount Cook. O custo é alto (os passeios têm preços a partir de NZD 199, apenas com sobrevoo), mas são excelentes para quem tem o sonho de chegar pertinho da neve e, nesse caso, voando de helicóptero! Os viajantes mais experientes em escalada podem se aventurar nas rotas para alpinismo. São oferecidos, no Mount Cook, cursos e trilhas guiadas para escalar, fazer trekking e esquiar na neve, mas é bom preparar o bolso! Para esses passeios, será necessário desembolsar, no mínimo, NZD 650.  

Além dos passeios diurnos, quem visita o Mount Cook não pode perder a experiência de observar os astros em uma reserva de céu escuro. A região compõe grande parte da Aoraki Mackenzie International Dark Sky Reserve, única reserva de céu escuro do país e uma das poucas do mundo. Aproveite para fazer um passeio de observação astronômica! O Mount Cook está bem afastado de cidades grandes, o que permite ver as estrelas com muito mais intensidade. O passeio parte do Heremitage Hotel, tem custo de NZD 90 e acontece em todas as noites de céu aberto. 

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki

O que fazer no Lago Pukaki

Localizado à beira do Mount Cook, o Lago Pukaki oferece algumas das mais lindas vistas para a cadeia de montanhas dos Alpes do Sul. A State Highway 80, estrada que leva ao Mount Cook, margeia o lago de cor turquesa e é um presente para os turistas, que antes mesmo de chegarem ao Aoraki Mount Cook National Park já estarão apaixonados pela região. Ao percorrer a estrada, faça paradas nos diversos mirantes que oferecem lindos cenários para fotos. Um dos mais belos do percurso está localizado na ponta oposta ao Mount Cook, no lado sul do lago e onde está o centro de visitantes. No local, é possível experimentar deliciosos cortes superfrescos de salmão e, claro, curtir o visual para o Mount Cook. 

Seguindo pela estrada rumo ao Lago Tekapo, não deixe de fazer uma parada em um dos mais belos campings públicos da Nova Zelândia, o Lake Pukaki Overnight Campervan Parking. O local está à beira do Lago Pukaki e o pernoite é com vista para o Mount Cook. Uma experiência incrível para quem está viajando motorizado pela Nova Zelândia. 

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki

Os viajantes com mais tempo e disposição poderão investir em uma linda trilha de bike ao longo do Lago Pukaki. A Alps 2 Ocean Cycle Trail tem 301 km de pista e vai dos Alpes do Sul até o litoral leste, em Oamaru. O trajeto, que compõe a mais longa trilha para bike na Nova Zelândia, pode ser percorrido no período de quatro a seis dias, mas o trecho do Lake Pukaki é bem mais tranquilo. Serão apenas 42 km margeando o lago e sempre com lindo visual. Se quiser começar no Mount Cook, o trajeto terá mais 35 km de distância.   

Onde se hospedar no Mount Cook e no Lago Pukaki

A região do Aoraki Mount Cook National Park não oferece nas proximidades grandes cidades ou ampla oferta de hotéis. Caso vá ao Mount Cook em alta temporada (verão), é bom se organizar com antecedência, especialmente se o desejo for por uma cama de hotel e não um camping. A melhor opção de hospedagem no Mount Cook é o Hermitage Hotel, que tem amplo serviço de passeios e bons restaurantes, que podem ser utilizados também por não hóspedes. Outras boas opções para quem busca conforto são o Aoroki Mount Cook Alpine Lodge e o Aoroki Court Motel, ambos com linda vista para as montanhas. Se a pedida for por um lugar mais em conta, procure o YHA Mount Cook, da rede Hostelling International.

Para quem está acampando ou busca uma vaga para a campervan e o motorhome, a melhor opção é o Glentanner Park, bem pertinho da Mount Cook Village e com excelente infraestrutura, tanto de quartos quanto de camping. Outra opção, um pouco depois da Mount Cook Village e com infraestrutura básica, é o White Horse Hill Camping Ground, colado no Mount Cook.  

Para quem busca hospedagem mais próxima ao Lago Pukaki e não necessariamente nas imediações do Mount Cook, não será fácil encontrar opções com preços em conta. Há pouca oferta e a maioria é de casas ou lodges de luxo, como o Mt Cook Lakeside Retreat. Para aplacar a dor das altas tarifas, à beira do Lago Pukaki está um dos mais lindos campings públicos da Nova Zelândia, o Lake Pukaki Overnight Campervan Parking. No local, não há infraestrutura, mas o visual para o lago e o Mount Cook compensa tudo! 

A cidade mais próxima do Lago Pukaki e com opções de hospedagem a preços acessíveis é Twizel, localizada a 10 km da ponta sul do lago. É uma boa opção para quem está no meio da viagem para o Mount Cook e não vai seguir estrada no mesmo dia. Para boa relação custo/benefício, vale conferir o Mountain Chalets Motel e o The Barn at Killin B&B. Se quiser investir em uma noite mágica, não deixe de conhecer o quarto de vidro do SkyScape. Com bom preço e infraestrutura, o Lake Ruataniwha Holiday Park & Motels e o Twizel Holiday Park agradam a quem está viajando de campervan e motorhome e também oferece quartos simples. 

Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki

Como chegar ao Mount Cook National Park

Localizado no centro da Ilha Sul, próximo à Costa Oeste, o Mount Cook National Park tem como estrada de acesso a State Highway 80, que margeia o Lago Pukaki a partir da borda sul. Não há aeroportos próximos ao Mount Cook e o melhor acesso por via aérea é o Aeroporto de Queenstown (ZQN), distante 260 km da Mount Cook Village. Para quem viaja de ônibus, a melhor rota de acesso também é por Queenstown, com trajeto operado pela Intercity. 


Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lake-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki Aoraki-mount-cook-national-park-e-lago-pukaki
Avalie Aoraki Mount Cook National Park e Lago Pukaki