Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Orlando
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Busch Gardens Tampa

O Busch Gardens é o maior parque temático da cidade de Tampa, a cerca de 120km de Orlando. É famoso entre os turistas que querem sentir frio na barriga, pois tem algumas das montanhas-russas mais impressionantes da Flórida. 

Podemos dizer que ele é uma mistura de parque de diversões com zoológico, em imensas proporções. O tema é África, inclusive, é possível fazer um safari entre rinocerontes, zebras e girafas — elas buscam comida na sua mão. Mas também faz referências a outros continentes, incluindo um habitat de cangurus e uma área infantil nova em folha que remete à fauna da América do Sul. 

Nesse post, a gente descreve as atrações, uma por uma, e traz as melhores dicas para que sua experiência seja inesquecível!

Busch Gardens Tampa

Busch Gardens: clique nos links para ler o que mais te interessa

Busch Gardens: o que você precisa saber

O Busch Gardens é um parque grande, mas rola de vencer as principais atrações em um dia. As áreas têm nomes ligados ao continente e à cultura africana: Congo, Jungala, Stanleyville, Safari of fun, Bird Gardens, Pantopia, Nairobi, Egypt, Cheetah Hunt e Morocco. Nas diferentes áreas, há restaurantes, lanchonetes e lojas com produtos temáticos. 

Busch Gardens TampaSua história é antiga, mais antiga do que qualquer parque da Disney: abriu em 1959 como uma instalação da cervejaria Anheuser-Busch Tampa. Seis anos depois, inaugurou o Serengeti Plains. É muito diferente dos zoológicos tradicionais porque ali você não vê jaulas, é uma ampla área dedicada a recriar uma paisagem africana.

O Busch Gardens faz parte do grupo United Parks, que na Flórida mantém também o SeaWorld Orlando, o Discovery Cove Orlando e os parques aquáticos Aquatica de Orlando e Adventure Island Tampa Bay. Todos têm proposta relacionada a animais. Já adianto que comprar ingressos para dois ou mais deles em pacote sai bem mais em conta do que individualmente, mas a gente explica melhor isso no tópico sobre ingressos.

Busch Gardens Tampa Serengeti Plain SafariNa sequência, a gente relaciona e detalha melhor as atrações, inclusas e não inclusas, mas antes seguem algumas dicas importantes, coisas que são importantes saber antes de chegar ao parque:

  • Aplicativo: Vale baixar gratuitamente o aplicativo do Busch Gardens. Além de servir como ingresso, tem um mapa bem completo e fácil de entender, que mostra em tempo real a sua localização dentro dele. Também mostra o horário dos shows, te mostra as facilidades do parque e até o tempo estimado de espera para cada montanha-russa. 
  • Horário de funcionamento: Fique atento ao horário de funcionamento na data escolhida, ele pode variar. Chegue cedo, quando as atrações estão mais tranquilas e ainda não faz tanto calor. Normalmente, o parque fecha às 19h, mas em alguns dias, pode ficar aberto até 21h. O Busch é um parque bem arborizado, mas já alerto que o calorão pode castigar os visitantes, especialmente no verão (junho a setembro). 
  • Passes de fila rápida: existe passe de "quick queue", que a gente descreve melhor no tópico sobre ingressos. Mas rola de ver como está o movimento no dia e, apenas se achar necessário, adquirir o fura-fila, lá dentro do parque mesmo. Dá para fazê-lo na hora, pelo aplicativo. Temos um tópico exclusivo sobre isso. 
  • Cashless: Nenhuma loja ou lancheria do parque aceita dinheiro em espécie, então leve seu cartão de crédito ou débito internacional, ou pague via Apple Pay/Google Pay. Se você só tem dólares, vai ter que procurar um dos quiosques “Cash-to-Card” dentro do parque para criar um cartão de débito pré-pago.
  • Armários: nas atrações mais intensas, não dá para ir com mochila, bolsa, ou objetos avulsos. Há várias áreas de lockers (armários) espalhadas pelo parque, normalmente junto às montanhas-russas tem. Em 2025, custava 4 dólares para usar por até 2h, mas também dava para escolher uma espécie de passe, que valia para qualquer locker do parque durante o dia, por 12 dólares. 
  • Plano de alimentação: é possível comprar um plano de alimentação chamado All-Day Dining Deal, com refeições em determinados restaurantes por um preço fixo. A gente explica isso melhor no tópico de restaurantes. Para quem sente muita sede, a dica é comprar um copo refil de bebidas, para enchê-los sempre que quiser nas máquinas de refri e afins. 

Busch Gardens TampaFoto: Busch Gardens/Divulgação

Como chegar ao Busch Gardens

O Busch Gardens está em Tampa, um município da Flórida de cerca de 400 mil habitantes. A cidade conta com aeroporto, mas é mais comum de os brasileiros chegarem por Orlando e percorrerem essa distância por terra. 

O parque fica a sudoeste da cidade de Orlando, a cerca de 120km pela rodovia I-4 Express. O tempo estimado é de 1h30min, em boas estradas. O estacionamento do parque é pago. 

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Para quem está sem carro, quem comprou ingresso pode utilizar um transfer gratuito que sai de alguns pontos de Orlando. Ele não tem custo algum, mas deve ser reservado antecipadamente. Se você estiver viajando em alta temporada, certifique-se de fazê-lo bons dias antes para encontrar vagas nos ônibus. Consulte mais detalhes e faça sua reserva neste link: shuttle do Busch Gardens

Como comprar ingressos

É possível comprar ingressos antecipadamente pela internet ou por meio de agências de turismo no Brasil. Também dá para adquirir ingressos na hora na bilheteria da entrada do parque, mas não é mais barato e, se for alta temporada, pode ter fila. 

A nossa parceira, Civitatis, vende o ingresso para o Busch Gardens — veja os preços e todas informações. A vantagem de comprar por ali é que você já vê o preço final, em reais mesmo, com a possibilidade de parcelar. Pode comprar ingresso só para o Busch Gardens Tampa ou em combo para os outros parques do United Parks na Flórida: tem o Adventure Island Tampa Bay, parque aquático que fica ali pertinho, o famoso SeaWorld, em Orlando, e um parque aquático ao lado desse último, chamado Aquatica

Busch Gardens Tampa

Também é possível comprar ingresso pelo site oficial do parque. Vale ficar de olho em promoções que ocorrem durante o ano. O preço do ingresso do SeaWorld Orlando varia de acordo com a temporada e também com o dia da semana: em finais de semana e feriados nos Estados Unidos, custa mais caro. 

Tenha em mente que o mau tempo causar o fechamento antecipado ou impactar negativamente no horário de operação do parque, ou mesmo interromper as atividades dos brinquedos. Se a experiência for afetado por chuva, relâmpagos, calor extremo, ventania, neve, granizo, fechando as atrações por mais de 60 minutos, é possível solicitar um ingresso de retorno no guichê de Guest Relations. 

Combos de parques do United Parks

Existem combos promocionais de ingressos para os parques do grupo SeaWorld na Flórida, que tecnicamente se chama United Parks. Eles incluem SeaWorld Orlando, Aquatica, Busch Gardens e o parque aquático vizinho do Busch, Adventure Island Tampa Bay. As promoções podem variar durante o ano. 

  • Single-day ticket: o ingresso tradicional para um dia no parque
  • Two-day two-park ticket: você escolhe dois parques para conhecer
  • Three-day ticket: combo de três parques do grupo
  • Four-day ticket: inclui os quatro parques durante 14 dias, com visitas Ilimitadas e estacionamento gratuito

Agora, se você quer visitar o Busch Gardens em combinação com o Discovery Cove, que é o parque mais exclusivo do grupo, a compra é por esse link aqui. Ele é bem diferente dos demais parques, tem uma proposta de resort all inclusive sem acomodação. E é conhecido pelas interações com golfinhos. Leia o post completo

Mapa do Busch Gardens

Como o parque não é pequeno, o mapa vai ajudar você a se localizar. Dependendo do quão organizado que você é, dá para fazer um roteiro que inclua todas as atrações desejadas caminhando menos. 

Você pode acessá-lo em alta qualidade neste link. Nele, também há o caminho para baixar o aplicativo do parque, que inclui o mapa com a sua localização dentro dele por GPS — isso sim facilita a vida. 

Busch Gardens Tampa

 

Montanhas-russas

As montanhas-russas são um dos principais motivos para conhecer o Busch Gardens Tampa. Elas são conhecidas por sua intensidade e variedade, oferecendo opções para todos os níveis de aventura. E costumam estar vinculadas com a temática de cada área. 

Repare que normalmente não há uma idade mínima para conhecer as atrações, porém há altura mínima e, em a. Alguns brinquedos contam também com altura máxima. E lembre-se de retirar todos os seus pertences que podem cair no meio do passeio, inclusive sapatos folgados no pé (há um espaço para deixar itens não valiosos de última hora quando chega sua vez de ir na montanha-russa). 

Iron Gwazi

Sem dúvidas, essa entra no pódio de montanhas-russas mais emocionantes do parque, quiçá até da Flórida. A Iron Gwazi é a montanha-russa híbrida (que mistura aço e madeira em sua estrutura) mais rápida e íngreme do mundo. São 91° de inclinação, atingindo 122 quilômetros por hora. É vish atrás de eita. 

O bicho é grande, também: 62 metros. É a montanha-russa mais alta do parque. E para causar aquele desespero gostoso, o pico da adrenalina é bem no começa: o carrinho sobe devagarinho, você vê o parque do alto e daí despenca para a queda mais doida de todas. Depois, não dá mais nem tempo para pensar: tem três inversões e diversos momentos com força G negativa, que é aquela sensação de flutuar, saindo do assento. Achei ela extensa também. 

  • Intensidade: extrema
  • Características: alta, íngrime e veloz, com inversões
  • Altura mínima exigida: 1,22m

SheiKra

A minha favorita do Busch Gardens: andei duas vezes seguidas e queria mais. Mas admito que foi a que mais me deu medo, vendo de fora. Tudo por causa da sua queda vertiginosa de 90 graus. 

Busch Gardens Tampa

Tente ir na fileira da frente, que leva 8 pessoas. Quando o trem para na bordinha, a 60 metros de altura, e inclina lentamente pra você ficar de cara virada pro chão, ah nessa hora você reza. Mas, acredite se quiser, depois é uma delícia. É uma montanha-russa suave. Ou o mais suave que pode ser algo com velocidade de 112 km/h, com looping e um mergulho em um túnel subterrâneo. 

  • Intensidade: extrema
  • Característica: quedas muito íngrime, veloz e com looping
  • Altura mínima exigida: 1,37m

Tigris

Se você gosta de loopings, precisa ir na Tigris: ela gira tanto que lá pelas tantas a gente nem sabe mais o que é pra cima e o que é pra baixo. A montanha-russa percorre mais de 550 metros de aço projetados para imitar a agilidade do mais poderoso felino do mundo.

O brinquedo tem loopings para frente e para trás, além de quedas de tirar o fôlego, uma subida de quase 46 metros em direção ao céu e inversões impressionantes. Detalhe: isso a 96 quilômetros por hora. 

Busch Gardens TampaMas já vou avisando: vá preparado para mudar de direção. Ela começa a ir pra frente, mas daí anda pra trás, faz que vai vencer o primeiro looping e despenca no sentido inverso. Ali eu quase dei mau jeito na nuca hehe. Dependendo da sua sensibilidade, você pode sair um pouco enjoado. 

  • Intensidade: alta
  • Características: muitos loopings, para frente e para trás
  • Altura mínima exigida: 1,37m

Kumba

Em dialetos africanos, Kumba significa “rugido do leão”, e essa montanha-russa fica na área do Congo, pertinho do habitar do "rei da selva". Ela atinge 96km/h, com quedas de 30m e aspirais que giram 360 graus. São 7 inversões ao longo de seus 1.200m. 

Busch-gardensA emoção começa no começo mesmo, com uma queda de 41 metros. Os loopings te fazem sentir a perda do peso do corpo. Ah, sabia que ela tem um dos maiores loopings verticais do mundo? Vale dar um play no vídeo, eu fico tonta só de olhar:

  • Intensidade: alta
  • Características: queda de 41 metros e muitos loopings
  • Altura mínima necessária: 1,37m

Phoenix Rising

É uma montanha-russa familiar, de velocidade média, mas já dá um bom frio na barriga, viu? Especialmente porque é suspensa, aqui a gente vai com os pés balançando a uma velocidade de 70km/h. Tem voltas e reviravoltas divertidas. 

Busch Gardens TampaFoto: Divulgação Busch Gardens

Localizada na área de Pantopia, pertinho do carrossel e do restaurante onde ocorrem shows musicais, é inspirada na lenda da fênix: a ideia é deixar imaginação e a adrenalina voarem enquanto você sente a força dos ventos. 

  • Intensidade: moderada
  • Características: montanha-russa suspensa, vai a 70km/h
  • Altura mínima exigida: 1,07m
  • Altura máxima: 1,96m

Cheetah Hunt 

Essa é a montanha-russa mais longa do Busch Gardens. Tem 1,3km de extensão, passa sobre o teleférico e pertinho da savana — embora tão rápido que você nem vai ter tempo de procurar algum bicho. A volta leva cerca de 1m30s. 
A Cheetah Hunt leva os aventureiros até o topo, depois desce por meio de curvas que simulam os movimentos do guepardo na natureza. Diferente daqueles brinquedos que fazem suspense e sobem até os picos devagarinho, essa já parece ligada no modo turbo de começo.

Ela é cheia de adrenalina, e também achei uma delícia, com o cenário mais massa de todos. Mas também costuma ser uma das atrações com bastante fila.

  • Intensidade: alta
  • Características: extensa e veloz, belo cenário natural
  • Altura mínima exigida: 1m22

Cobra's Curse

É uma montanha-russa de velocidade moderada que tem como um grande diferencial os carrinhos que giram em seu próprio eixo. Fica na área "Egito", e Cobra's Curse significa a "maldição da cobra", por isso o tanto de hieróglifos pintados nas paredes. Vi até uma menina fazendo o sinal da cruz na largada do brinquedo. 

Primeiro, o seu carrinho sobe de elevador até uma plataforma na cara da cobra, onde se conecta na montanha-russa e começa a andar. A atração chega a 65 km/h durante mais de 640 metros de trilhos sinuosos, andando para frente, para trás e girando. 

Isso eu só descobri depois, mas os carrinhos giram aleatoriamente, com frequência e direção determinadas pela distribuição de peso dos assentos. É uma montanha-russa para a família se divertir junto. 

  • Intensidade: moderada
  • Características: anda para frente e para trás, o carrinho gira também
  • Altura mínima exigida: 1,07m

Montu

Essa já foi a montanha-russa invertida mais alta e rápida do mundo. Montanha-russa invertida é a que o trilho fica em cima da cabeça dos aventureiros, e os pés ficam soltos, balançando. A volta é cheia de loopings e bem longa também, totaliza 1m10s. 

Busch Gardens TampaFoto: Divvulgação/Busch GardensA atração atinge 122km/h, é muito rápida, e tem nada menos que sete inversões, incluindo um looping vertical a 18 metros de altura. A gente está o tempo todo de cabeça para baixo. Eu admito que saí meio tonta, não quis ir uma segunda vez. Não vá logo depois do almoço, hein?!

O parque também se gaba dela ter uma manobra de Immelmann. Obviamente, eu precisei dar um Google: é uma manobra acrobática aérea que consiste em um meio loop, seguido por uma rolagem de 180° e finaliza com o voo nivelado e invertido em relação ao ponto inicial. Mas eu não lembro de nada disso, mal consegui manter os olhos abertos. 

  • Intensidade: extrema
  • Características: montanha-russa invertida com 7 inversões
  • Altura mínima exigida: 1,37m

Outros brinquedos

Falcon’s Fury

Ainda na onda de brinquedos intensos, o Falcon's Fury é um dos mais temidos do Busch Gardens. É uma torre de queda de 90 metros, você vê de vários cantos do parque. E como se não fosse o suficiente, quando você chega no topo, os assentos ainda giram 90° para baixo, que é para você despencar de cara para o chão. E a vista lá de cima é um espetáculo, a melhor vista de todo o parque. 

Busch Gardens Tampa

Como o nome sugere, o brinquedo desce tão rápido que lembra um mergulho de um falcão no ar, durante a caça: a queda chega a 96km/h. Obviamente, reduz a velocidade nos últimos metros, quando os assentos "desviram" para que você termine o brinquedo sentado retinho. Ela leva um minuto de tensão para subir, mas a queda dura uns quatro segundos — tente manter os olhos abertos. 

Os segundos antes do lançamento, quando o assento vira, essa parte me deixou preocupada, é verdade. Mas você acreditaria que a queda não foi tão apavorante quanto eu imaginava? Tem montanhas-russas mais velozes no Busch. Mas tem gente bem corajosa do meu grupo que não topou ir, realmente é um brinquedo de respeito. 

  • Intensidade: extrema
  • Característica: torre de queda, com assentos virados para o chão
  • Altura mínima exigida: 1,37m

Serengeti Flyer

Sabe quando a gente era criança e tentava ir o mais alto possível no balanço do parquinho, com a ilusão de uma hora alcançar o céu? Pois a Serengeti Flyer leva essa brincadeira a níveis homéricos, em um balanço de 41 metros de altura. O frio na barriga que dá, só indo pra entender. Na fila mesmo, a gente sente o ventão que o brinquedo faz e já fica ansioso. 

O brinquedo conta conta com dois pêndulos idênticos que balançam progressivamente até atingir a velocidade máxima de 109 km/h, proporcionando múltiplos momentos de força G negativa. A Serengeti Flyer permite que 40 pessoas participem de uma vez. Os participantes vão sentados em duas fileiras de 10 pessoas, uma de costas para outra, em cada uma das duas gôndolas. Se não tem tanto movimento, podem usar uma gôndula só.

Quando você só enxergar o céu, tenta soltar as mãos e curtir a sensação de voar. 

Busch Gardens TampaFoto: Busch Gardens/Divulgação

  • Intensidade: alta 
  • Característica: balanço gigante veloz (chega a 109km/h)
  • Altura mínima necessária: 1,22m

Congo River Rapids 

É um rio artificial com correnteza onde as pessoas fazem uma espécie de rafting em botes circulares. Cabe toda a família dentro do bote, e é justamente isso que torna a atração tão divertida: ver a reação dos seus parentes ou amigos. 

Você passa por jatos, mini quedas d'água e uma espécie de caverna aquática. Não é um percurso extenso, e também não envolve grandes emoções — em comparação com os brinquedos que trouxemos antes, é mamão com açúcar.

Busch Gardens Tampa

Mas atente que molha bastante, e tem um lado onde o povo sai mais encharcado que o outro — mas acho difícil adivinhar qual vai ser. O que mais molha é os pés, pois entra muita água no fundo do bote. Eu levei um chinelo de dedo para usar nesse brinquedo e fui alvo de inveja pelos amigos. Não pode entrar no brinquedo descalço. 

  • Intensidade: baixa/moderada
  • Característica: bote em corredeiras, molha bastante
  • Altura mínima necessária: 1,07m

Stanley Falls Flume 

Esse splash é uma atração bem familiar, vai casal, vai pai e filho, vai vô e vó. Ele molha um pouco — bem menos que o Congo Rivers. Mas ouvi falar que vai ser fechado :/

É uma espécie de trilho de água onde passam pequenos barquinhos para duas pessoas, em formato de troncos. O brinquedo faz um passeio em um cenário que remete à selva antes de mergulhar em direção a uma queda de quase 13 metros, que é o grand finale

Busch Gardens Tampa

  • Intensidade: baixa
  • Característica: splash com queda de 13 metros, molha um pouco
  • Altura mínima exigida: 1,17m

Serengeti Express Train

Essa atração aqui é imperdível para a família inteira, até para os filhos adolescentes, que uma hora precisam sentar um pouco e descansar. É um trem com as laterais abertas que te leva para apreciar a beleza da Serengeti Plain, a savana do Busch Gardens, e ver alguns animais de perto.  

Pode ser que você veja girafas, zebras, antílopes, avestruzes e outros gigantes da África. O trem faz paradas nas áreas do Congo, Nairóbi e Stanleyville. Você só sobe e senta, não tem nenhum tipo de cobrança adicional. 

  • Sem exigência de altura

Busch Gardens Tampa

Skyride (teleférico)

No teleférico do Busch Gardens, você tem uma bela vista do parque, das montanhas-russas e dos animais também, especialmente na Serengeti Plain

As cabines circulam entre as áreas do Egito e do Congo, a aproximadamente 15 metros de altura. 

  • Altura mínima exigida: 1,42m, ou qualquer altura acompanhado por responsável

Busch Gardens Tampa

Ubanga-Banga Bumper Cars

É o que chamamos no Brasil de carrinho bate-bate. É um clássico, e não importa quantas vezes a gente já andou na vida, sempre arranca risadas. Especialmente se estamos confrontando parentes ou amigos. 

  • Altura mínima exigida: 1,32m, ou a partir de 1,07 acompanhado

Áreas infantis

Sesame Street Safari of Fun

A principal área infantil do Busch Gardens tem como tema a Vila Sésamo, um programa que muitos papais e vovós lembram bem porque já passou na TV brasileira. E se no SeaWorld a área remete a uma cidade, ali tem uma pegada meio selva, muito bonita. Em horários específicos, dá para conhecer os personagens e assistir a espetáculos infantis. 

Tem até montanha-russa por lá, onde os pais podem acompanhar seus pequenos. A Air Grover é perfeita para a primeira vez dos pequenos em uma montanha-russa, com subidas e descidas moderadas. O carrinho imita um avião pilotado pelo personagem Grover:

Busch Gardens Tampa

Veja os outros brinquedos da brinquedos da Sesame Street Safari of Fun:

  • Casa da Árvore do Elmo: simula uma gigantesca casa na árvore com caminhos para a criançada se divertir nas alturas. 
  • O Elmo's Safari Go-Round: é um lindo carrossel, um pouco menor que o Classic Carousel que há na Pantopia.
  • Rosita’s Djembe Fly-Away: É um carrossel pequeno onde as crianças ficam sentadas em cadeirinhas. 
  • The Count's Zambezi Rally: a criançada dá voltas e mais voltas na pista em seu próprio carro de corrida. 
  • Big Bird's Whirly Birdie: Trata-se de uma mini roda-gigante para crianças pequenas. Muito fofinha também. 
  • Snuffy’s Elephant Romp: brinquedo com elefantinhos que sobem e descem. A família toda pode participar. 
  • Zoe-Patra and the Hippos of the Nile: um tranquilo passeio em barquinhos com uma descida. 
  • Bert & Ernie’s Watering Hole: área molhada com jatos, baldes e outros brinquedos com água. Tem duas áreas distintas, para diferentes faixas etárias. 
  • Telly’s Jungle Jam: área sombreada para a família descansar um pouco, entre tanta brincadeira. 
  • Cookie Monster Cloud Bounce: grande área de pula-pula. A área de recreação é coberta, sombreada e monitorada.

Busch Gardens TampaCasa da Árvore do Elmo

Wild Oasis

Quando eu visitei, essa área infanto-juvenil era a grande novidade do Busch Gardens. O pórtico é super instagramável, com uma queda d'água e várias imagens de animais. Tem uma área molhada, onde a criançada corre entre jatos, e um grande brinquedo de escalada, com caminhos bem divertidos entre as árvores, de onde é possível admirar várias espécies. 

Ali, também fica o Habitat Hideaway, uma área multi-espécies onde os visitantes poderão encontrar capivaras, tamanduás-bandeira, macacos e uma variedade de aves tropicais. É uma região bem voltada à fauna da América do Sul. 

Busch Gardens Tampa

Os brinquedos: 

  • Tree Top Drop: Uma torre de queda de 10,6 metros com uma experiência multimídia imersiva em um ambiente temático de cenote.
  • Canopy Climb: Desafie-se em quatro níveis de estruturas de escalada, percorrendo 60 metros de trilhas horizontais e subindo até 13,7 metros de altura.
  • Enchanted Falls: Uma área interativa com jatos d’água, fontes e torres de spray, perfeita para os pequenos exploradores se refrescarem e se divertirem.
  • Rainforest Quest: Uma caça ao tesouro educativa e autoguiada que proporciona uma imersão no mundo da natureza.

Outros brinquedos infantis

Tem outros dois brinquedos infantis espalhados pelo parque, que precisam entrar no radar de famílias com crianças. 

  • Gwazi Gliders: é uma atração infantil localizada na área do Marrocos (Morocco). Nesse brinquedo, crianças embarcam em cabines suspensas que giram suavemente, simulando um voo. Durante o passeio, os pequenos têm a sensação de flutuar no ar. A atração é destinada a crianças pequenas, com limite máximo de altura de 1,42 metro. Bebês de colo não podem participar. 
  • Grand Caravan Carousel: é um carrossel tradicional e encantador localizado na área Pantopia. Ele oferece uma experiência nostálgica para famílias, montando em cavalos, camelos e charretes decoradas, com cores vibrantes. Mas atente que, para ir no brinquedo, menores de 1,07m devem estar acompanhados por um responsável maior de 14 anos. 

Habitats de animais

A maior área dedicada aos animais, e também um dos diferenciais do Busch Gardes, é justamente a Serengeti Plain, uma ampla área de 26 hectares que reproduz uma savana africana. Você tem a chance de observar animais fascinantes, como zebras, girafas e avestruzes, enquanto aprende mais sobre as espécies e seus habitats. 

O nome remete a é um grande parque nacional no norte da Tanzânia. Até dá para ver um pouco caminhando, entre as áreas Pantopia e Edge of Africa, no trem Serengeti Express Train, ou mesmo de teleférico. Mas se tiver disposto a pagar, vale fazer um safari sobre um caminhão do parque ou tours que se aproximam de animais específicos. Falamos sobre isso a seguir. 

Busch Gardens Tampa

Seguem as outras áreas de animais, devidamente enumerados para que você possa localizar no mapa do parque

  1. Gorilas e Chimpanzés
  2. Cangurus
  3. Lory Landing (aviário)
  4. Orangotangos e Tigres
  5. Elefantes Asiáticos
  6. Centro de Cuidados com Animais
  7. Animal Connections
  8. Point dos pinguins
  9. Hipopótamo, Hiena, Leão e Suricatos
  10. Guepardos

Experiências com animais pagas

O Serengeti Plain Safari é uma das experiências mais inesquecíveis que você pode ter no Busch Gardens. Você até esquece que está na costa da Flórida. 

Realizado com hora marcada, é um passeio de aproximadamente meia hora em uma espécie de caminhão panorâmico. Ele roda por uma estradinha de chão na área do parque que reproduz uma savana africana — a Serengeti Plain, que tem 26 hectares. Um guia especializado vai junto com o grupo, dizendo curiosidades sobre as espécies, às vezes, dizendo até o nome que deram a cada animal. 

Busch Gardens Tampa

A gente viu zebras, gnus, rinocerontes e antílopes, que caminham livremente pelo terreno. Até pode ter algum animal que chega mais perto do veículo, mas em nenhum momento fiquei com medo. 

O ponto alto é quando as girafas se aproximam do caminhão, já esperando um ranguinho. A gente pode dar alface para elas, folha por folha. Se você der bobeira, a língua gigante e escura delas vai roubar a verdura da sua mão. É o momento perfeito para tirar fotos. 

Busch Gardens TampaEu adorei a experiência. Mas já vou alertando que ocorre debaixo do sol: capriche no protetor solar, bote um boné, leve uma garrafa de água junto, especialmente se for no verão.

Também existem tours de "cuidadores por um dia" e outros para se aproximar e aprender mais sobre elefantes, tigres, guepardos, preguiças, entre outros animais. É necessário fazer reserva. Você vê mais detalhes e os preços desses tours pagos à parte neste link.

Busch Gardens Tampa

Apresentações

As apresentações não são o carro-chefe do parque, mas tem algumas opções, voltadas para toda a família. Algumas, são em teatros fechados, bom para quando chove ou o sol está castigando demais. Você consegue consultar os horários no aplicativo ou no site. 

Busch Gardens Tampa

  • Animal Tales (foto): apresentação educativa sobre alguns animais do parque no Teatro Pantopia. É leve, com algumas piadinhas, e você aprende muitas curiosidades sobre eles. Mas não espere nenhum espetáculo: é tipo uma aula com exibição de algumas espécies. 
  • Icons: Espetáculos musicais realizados no palco do Dragon Fire Gril. Você e sua família poderão aproveitar apresentações ao vivo ao som de músicas icônicas enquanto comem alguma coisa ou apenas descansam no ar-condicionado mesmo. 
  • Rhythm of Nature: É o espetáculo no gelo do Busch Gardens Tampa, realizado no teatro Maroccan Palace. Na trama, um herói corajoso embarca para uma jornada mágica para descobrir as maravilhas do reino animal e abraçar o seu destino. 
  • Welcome to our Street: os personagens da Vila Sésamo fazem um show para dar as boas-vindas aos seus novos amigos da Sesame Street. Desde dança até espetáculo de mágicas, cada um tem uma ideia diferente de como receber os novos vizinhos. 
  • Storytime na Sesame Street Safari of Fun: momento de contação de histórias com os personagens favoritos da Sesame Street. A apresentação acontece diariamente no palco do Sunny Day Theater.

O Busch Gardens também tem eventos especiais ao longo do ano, como o Summer Nights, que em 2025 promoveu show de drones no céu, evento de Halloween e o Bier Fest, festival de cervejas em estilo alemão. Você vê a programação e datas neste link

 

Restaurantes e lanchonetes

O Busch Gardens tem cerca de 15 restaurantes, lanchonetes e quiosques para comprar comida ou bebida durante o dia de passeio, ficam espalhados pelas diferentes áreas do parque. Mas como de praxe nos parques da Flórida, nada é muito barato. Eu fui comprar um picolé e uma água e saiu quase 15 dólares. 

Mas se eu puder sugerir um lugar para chegar com fome, é a área Pantopia, onde tem lanchonetes, sorveteria e também o Dragon Fire Grill and Pub. E é ali no palco desse restaurante que ocorrem os espetáculos musicais Icons, então dá para comer alguma coisa enquanto assiste a um show. 

Trata-se de um restaurante no estilo de mercado, com áreas separadas por tipo de culinária (tem pratos de frango, hambúrgueres e cozinha asiática) e pub. Um prato de frango empanado com molho de laranja e arroz frito ali dava 19 dólares em 2025. Foi exatamente o que eu pedi, e parecia o prato mais apetitoso mesmo. A sobremesa de abacaxi e coco da foto eu não recomendo.

Em via de regra, as refeições no parque são por bandejão — você pega o prato desejado, a bebida e a sobremesa, se quiser, e passa no caixa. Ali no Dragon Fire Grill, as mesas são longas e compartilhadas. 

Para beber uma cerveja vendo amimais africanos, vá ao Giraffe Bar. Ele consta com vista panorâmica da Serengeti Plain, além de uma seleção de bebidas especiais, coquetéis, cervejas artesanais locais, vinhos e destilados. 

Fica em um casarão muito bonito perto da montanha-russa Cheetah Hunt, junto com a Treetop Kitchen e a Oasis Pizza. Eu gosto bastante das pizzas dos parques United Parks, acho um dos lanches que mais compensam. 

Busch Gardens Tampa

Plano de alimentação

O plano de alimentação All-Day Dining Deal está disponível para compra no site, no app ou no parque mesmo, e permite comer em determinados restaurantes por um preço fixo. 

Se você quer fazer mais de uma refeição no parque, é uma boa ideia. Com essa pulseira, dá para comer um prato principal, uma entrada/sobremesa e um copo de refri a cada 1 hora e meia, a um preço fixo. Custava 42 dólares para adultos e 30 dólares para crianças em agosto de 2025, comprando pela internet. Para ter uma ideia: apenas o meu almoço, com prato principal, refri e sobremesa, deu 37 dólares. Só atente que não vale em todas as operações, é só nos restaurantes relacionados. 

Como eu corro muito mais do que como nesses parques, dificilmente compraria esse passe. Mas para quem costuma se alimentar minimamente bem, pode ser negócio. Só atente que não é válido em todas as operações: em 2025, era aceito no Zagora Café, Oasis Pizza at Serengeti Overlook, Dragon Fire Grill, Zambia Smokehouse e Chick-fil-A.

Para quem sente muita sede em vez de fome, a dica é comprar um copo refil de bebidas, que tem valor fixo por dia e paga-se uma pequena quantia para recarregá-lo ao longo do dia. 

Passe de fira rápida

Quick Queue é o nome do fura-fila do Busch Gardens e dos outros parques do Sea World. Ele pode ser comprado pela internet, no aplicativo ou no próprio parque. Nossa sugestão é que não compre antecipadamente, deixe para decidir no dia, porque há a oportunidade de ver se as filas estão realmente cheias. Quando eu fui, durante a semana em agosto, não tinha tanta fila. 

Os preços variam de acordo com o dia da semana e também a temporada. Mas a título de dar exemplo, em agosto de 2025, estava custando a partir de 17,50 dólares, podendo custar até 60 dólares aos finais de semana. Isso fora o valor do ingresso, obviamente. 

Há três tipos de Quick Queue: um permite usar a fila rápida uma vez em cada atração (Quick Queue Limited); o outro, usá-la quantas vezes quiser (Quick Queue Unlimited), e recentemente criaram também o Unlimited Plus, o único que inclui o acesso preferencial a Iron Gwazi e a Phoenix Rising. Era assim em 2025, né, as atrações podem mudar. Segundo o parque, esse passe representa uma economia de 90% de tempo nas filas. 

Veja os preços e reserve neste link

Hotéis próximos ao Busch Gardens

Tampa não tem a estrutura gigantesca de Orlando, mas ainda assim tem muitos hotéis, para variados orçamentos. A gente preparou uma lista de sugestões, incluindo os mais reservados e melhor avaliados pelos hóspedes nessa região. 

Repare que a maioria fica mais próximo ao centro da cidade, a cerca de 20 minutos de carro do Busch Gardens. Se você pretende ficar bem pertinho do parque, o Hampton Inn & Suites by Hilton Tampa Busch Gardens Area e o Hyatt Place Busch Gardens são boas opções. 

Busch Gardens: fotos

Busch Gardens Tampa

McKinley Drive,10165
Hillsborough County
33612